Para mim, pensar em espíritos é pensar num 'fantasma na máquina'. Isto é, não levar em consideração que o cérebro seja capaz de raciocinar, e inclusive de 'pensar que pensa', e de construir uma personalidade, etc.
Pode acreditar que levo em conta sim o poder do cérebro e sua manifestação física. Acho que até mais do que muitos céticos, já que considero isso imprescindível na formação da linguagem e da espécie humana. Está dentro do tema que quero abordar mais pra frente, Chomsky.
Por outro lado, como tentei mais de uma vez lhe demonstrar, a conscienciologia não é uma ciència. Seus preceitos não são demonstráveis. Os que claramente apelam para um espírito vc preferiu não se ater a estudá-los, então está cegando seu senso crítico.
Nem vem com essa de "tentar demonstrar". Estou aqui para um diálogo de igual para igual de não de submissão a sua possível demonstração da verdade. Isso é demais, algo para querer encerrar a conversa, fim de papo. Por isso que disse naquela outra resposta que prefiro discutir isso no tópico específico.
Mas respondendo, os meu preceitos são demonstráveis dentro do contexto consciênciológico, apesar de não ser aqui no contexto do fórum, mas o mundo não se resume a esse espaço.
E não me diga que estou cegando o meu senso crítico, já que isso é um ataque, no meu entender.
Espírito é algo que achamos que temos porque nossa mente é tão poderosa que criou esse estratagema por um motivo biológico, uma adaptação mais original.
Ou existem eventos sobrenaturais, que precisamos documentar e explicar (mas se forem sobrenaturais, como explicar a parte não-natural ?) ou não existem eventos e sim crenças reforçadas por grupos de pessoas que mantém essa crença; o caso é que existe uma explicação mais simples. E essa explicação mais simples explica deuses, cultos, crenças no mundo além deste mundo, espíritos, kas, tchis, etc.
Essa é a questão do tópico. Então na sua opinião a crença em deus e em espíritos tem a mesma base portanto seriam incompatíveis. É isso?
Não deixe de estudar nunca. Mas não deixe seu senso crítico de lado. A realidade é o que é, e se a ciência estuda alguma coisa é a realidade. Se ela é diferente ao que gostariamos, temos que entendê-la para realizar-nos e não o contrário.
O que mais gosto de fazer na vida é estudar e através desse novo caminho (retomando na verdade) tenho a oportunidade de estudar mais ainda. E estou aqui para trocar informações, mas como sempre digo, com respeito e igualdade, espero poder continuar assim.