Eu não estou defendendo nenhuma delas, apenas apontando que quando se fala desse tipo de coisas que dependem do "imaterial" para existir, podemos inventar uma série de outras explicações/mecanismos que são tão boas quanto, mesmo usando as mesmas "evidências".
Concordo. Assim como em todas as descobertas científicas.
Não exatamente, com descobertas científicas de verdade, geralmente as possíveis respostas são bem mais limitadas, porque estamos falando de coisas de verdade. Se aceitamos respostas que vão além do científico, aí sim aumenta muito mais o número de "respostas" possíveis, podemos imaginar qualquer coisa, praticamente sem restrição pela realidade.
A diferença essencial destas é que a sobrevivência da consciência apela mais ao ser humano, por motivos talvez instintivos até, mais ou menos como aquela coisa das crianças naturalmente criarem antropomorfismos e animismos, vontades e intenções para fenômenos naturais e etc, são "criacionistas natos".
Não precisa ser criacionista para ter este tipo de visão. Quando imaginamos ou negamos Deus, temos argumentos a favor e contra que são, justamente, antropomórficas e animistas. A maioria das pessoas não tem uma visão transcendente a respeito de qualquer coisa.
Não quis dizer que as pessoas são criacionistas para ter esse tipo de visão... apenas que provavelmente são fenômenos relacionados, a natureza do pensamento que cria o criacionismo e deuses em geral, e a sobrevivência após a morte.
Somos animais sociais, temos o que se chama de "teoria da mente", que é um instinto ou capacidade de atribuir intenções, motivações e pensamentos para os outros indivíduos do grupo. O que se sugere (não é idéia minha) é que essa capacidade acabe "vazando", viciando o nosso pensamento e os humanos tenham naturalmente a tendência a ver "intenções" nas coisas, ou se indagar sobre coisas como "o objetivo de tudo". Algo similar, um tipo de o desejo/instinto de sobrevivência individual, também possivelmente influencia bastante na origem idéia de sobrevivência após a morte, acho que é uma idéia com um forte apelo, quase que "fisiológico", natural.