Autor Tópico: Fortíssimas evidências científicas de espíritos  (Lida 52859 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Fortíssimas evidências científicas de espíritos
« Resposta #75 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:00:19 »
Olha só quem está aqui  :lol:

Tá de férias? Como conseguiu escrever tanto em tão pouco tempo?  :o

ps. Vc está bem mocinho sumido?  :)

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #76 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:02:27 »
Então você está enganado.  O pesquisador pode até ter fraudado, isso não faz diferença; os resultados tem de ser verificáveis independentemente de qualque jeito.

Mas foi o que o pesquisador fez. Veja o trabalho de verificação que ele fez, e ainda pedindo verificação indepentente por outros:

VERIFICAÇÃO

Eisenbeiss, a fim de executar esta verificação, elaborou 39 perguntas, todas as informações derivadas das longas transcrições de Rollans de 31 julho de 1986, divididas nas três categorias seguintes :-

I. Questões relativas à esfera pessoal de Maróczy (15),

II. Questões de natureza geral sobre o jogo de xadrez de Maróczy (13),

III. Questões sobre sucessos em torneio de Maróczy (11).

Eisenbeiss pediu a Korchnoi para verificar muitas das declarações supostamente feitas por Maróczy sobre seus torneios de xadrez, mas ele disse que não poderia, porque não sabia as respostas e levaria tempo e esforço demasiado para descobrir.

Eisenbeiss então contactou o Hungarian Chess Club [Clube de Xadrez Húngaro] e, eventualmente, teve a sorte de encontrar o Sr. László Sebestyén em setembro de 1986, um historiador e perito em xadrez, que concordou em fornecer as respostas. Sebestyén não foi informado sobre o motivo das perguntas, mas foi levado a acreditar que estava contribuindo para uma publicação da vida de xadrez de Maróczy. Conseqüentemente, Sebestyén nunca teve contato com Rollans ou Korchnoi.

Sebestyén consultou várias bibliotecas (a biblioteca de Budapest Chess Club, Library of the Hungarian Parliament, Library of the Hungarian Scientific Academy), dois filhos vivos de Maróczy (ambos com mais de 80 anos) e um primo. Trabalhando por mais de 70 horas, ele conseguiu achar respostas para quase todas as perguntas, as quais remeteu para Eisenbeiss em 17 de setembro 1986, que por sua vez pagou Sebestyén por seu minucioso trabalho.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #77 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:05:26 »
Olha só quem está aqui  :lol:

OIIIIII, vc me achou sozinha ou o Apodman te alertou da minha presença? :biglol:

Tá de férias? Como conseguiu escrever tanto em tão pouco tempo?  :o

É que eu uso muito Ctrl+C e Ctrl+V.

ps. Vc está bem mocinho sumido?  :)

De saúde sim. Financeirramente não. mas saúde é o que interessa, o resto não tem pressa. :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #78 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:05:37 »
No post acima acabei de mostrar pq telepatia não é satisfatória.

Desculpe a franqueza, mas você realmente acha que conseguiu fazê-lo?

Não só eu, como os autores acham.

O que não deixa de ser surpreendente, até mesmo suspeito: não é preciso ser muito inteligente para perceber que telepatia não tem de necessariamente ser completamente confiável ou não existir.

E por que o privilégio para a hipótese de existência de espíritos?

Porque até que provem o contrário:

a) é a mais simples .

Mais simples do que o quê, e por qual critério?  É uma hipótese um tanto carnavalesca, principalmente para se sustentar a partir de algo tão questionável como uma partida de xadrez e vagas alegações de lembranças de outras vidas ou conhecimentos misteriosos.

b) é testável. Se vc ler o artigo, verá que o autor fez um teste para diferenciar espíritos de clarividência (e mesmo fraude), no trecho:

É testável, mas não conseguiu ser comprovada até hoje - a despeito de muitos esperançosos e não poucos fraudadores terem tentado.

"Em 4 de agosto de 1988, a revista suíça de xadrez Schachwoche, 31, publicou um anúncio para o Schweizerische Volksbank com uma pergunta-desafio ao leitor, a qual Eisenbeiss a propôs a Maróczy, via Rollans. A pergunta era: Quem foi o fundador austríaco de Vera Menchik Club?"

A revista publicou a resposta depois, e mesmo depois da resposta o espírito ainda não sabia responder. Isso mostra que clarividência não explicava o caso, e nem a fraude (o médium não consultava revistas de xadrez).

Vamos lá, você sabe tão bem quanto eu que isso não prova nada.

(mas a meu ver há boas evidências de reencarnação).

Mas a cultura seria tão diferente do que é se houvesse reencarnação... suponho que você já leu minha refutação à idéia, não?

Já li. Essa questão do budismo é tratada nos livros de Stevenson e Tucker. Vamos deixar essa discussão para outro momento.

Perfeitamente.  E por que não deixar a discussão sobre existência de espíritos para outro momento também?  Primeiro podíamos demarcar se há algum fenômeno notável aqui, depois especulamos sobre possíveis explicações.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #79 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:08:12 »
Então você está enganado.  O pesquisador pode até ter fraudado, isso não faz diferença; os resultados tem de ser verificáveis independentemente de qualque jeito.

Mas foi o que o pesquisador fez. Veja o trabalho de verificação que ele fez, e ainda pedindo verificação indepentente por outros:

(...)

Muitos nomes, muitos detalhes pitorescos, mas não é exatamente um teste duplo-cego.  Não vejo como se possa considerar essa análise como definitiva, pelo menos assim de cara.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #80 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:17:14 »
Vitor,

Acabei de te ver aqui :lol:

Eu ainda não li o tópico, tem muita coisa já no debate :vergonha:

Mas vi que vc e o Apodman já começaram a troca de ironias, né? Ah, crianças ::)

Qdo eu conseguir ler eu volto :ok:

[]s

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #81 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:25:09 »

O que não deixa de ser surpreendente, até mesmo suspeito: não é preciso ser muito inteligente para perceber que telepatia não tem de necessariamente ser completamente confiável ou não existir.

A questão não é ela ser confiável ou não. Ela por si só, é incapaz de explicar o caso. Gauld sumariza um argumento contra telepatia usando o exemplo de um jogador de bridge (que no nosso caso, é de xadrez):

"Suponhamos, por exemplo, que um certo morto (vamos chamá-lo professor Sharp) tenha sido, em vida, adepto do jogo de bridge. E agora supostamente controla um médium que nada sabe do jogo. O médium consegue jogar várias partidas de bridge com competência. Isto deve valer como evidência da sobrevivência de Sharp. Pois nem todos sabem jogar bridge, e só uns poucos sabem jogar bem, ao passo que o médium não, poderia:
a)   mostrar que a influência “Sharp” não pode ser a personalidade normal do médium, e
b)   estreitar as origens da influência de modo a incluir o falecido Sharp.
Outras facetas do controle Sharp poderão estreitar a faixa, talvez até o próprio Sharp. Se, por outro lado, a influência “Sharp” era totalmente ignorante quanto a bridge, ou jogou mal, nos daria uma boa dose para pensar que o controle não poderia ter sido o falecido professor Sharp.
Vamos presumir que seja absolutamente certo que o médium nada saiba de bridge. Então podemos perguntar qual seria a explicação de sua súbita habilidade no bridge senão a de que o médium foi controlado ou “incorporado” pelo falecido Sharp ou um de seus falecidos colegas de jogo? Poderia ser sugerido que o médium aprendeu clarividentemente as regras do jogo, lendo um livro de instruções, ou telepaticamente, lendo a mente de jogadores de bridge. Poderia consultar clarividentemente um livro sobre o assunto, ou visualizar telepaticamente um lista prática do que se deve e/ou não fazer da mente de um bom jogador. Mas todo este estudo extra-sensorial permitiria ao médium jogar uma partida competente, assim que fosse controlado pelo suposto professor Sharp? Por certo que não: há muito mais a aprender para jogar bem o bridge, do que só decorar as regras e vislumbrar uma lista de sugestões. O requisito fundamental é praticar, por horas e horas, inteligente e atentamente, contra bons adversários. E ninguém vai sugerir que isso possa ser obtido por PES.
Parece-me, portanto, que mesmo que concordemos que as regras do bridge possam ser aprendidas por PES (e não sei de uma só partícula de evidência que uma PES de tamanho grau já tenha ocorrido), a teoria da super-PES ainda não daria qualquer explicação plausível da capacidade do controle Sharp para jogar uma partida de bridge.
O exemplo, é claro, é hipotético, mas tem grande aplicabilidade. Não nos parece provável que habilidade e competência intelectual ou física possam ser adquiridas por PES. Se um comunicador mediúnico inegavelmente exibe uma habilidade ou competência inusitadas que possuía em vida, e que se sabe que o médium não tem, o fato poderá ser de difícil digestão para a teoria da super-PES. É tempo de perguntar se qualquer caso real nos levará tão longe quanto nosso caso hipotético."

Pergunta: vc discorda de Gauld?

Mais simples do que o quê, e por qual critério? 

Mais simples que fraude, que PES, SUPER-PES... Gauld  a meu ver, acima, deu bons motivos para as duas últimas. Fraude é tratada nos dois artigos, de 2006 e 2007.

É uma hipótese um tanto carnavalesca, principalmente para se sustentar a partir de algo tão questionável como uma partida de xadrez e vagas alegações de lembranças de outras vidas ou conhecimentos misteriosos.

Esse exemplo é o mais próximo que temos do exemplo hipotético de Gauld. Porque uma partida de xadrez seria questionável? Vc acha que qualquer um pode atingir esse nível de jogo? E mais: acha que qualquer um imita o estilo d ejogo do falecido?

É testável, mas não conseguiu ser comprovada até hoje - a despeito de muitos esperançosos e não poucos fraudadores terem tentado.

Prova em Ciência só existe em matemática, em que vc conhece todas as variáveis envolvidas. Nas ciências naturais essa palavra não existe em sentido absoluto, apenas relativo. Se a prova é suficiente ou não, isso depende de cada um. Vários cientistas acham suficiente. Outros não.

Vamos lá, você sabe tão bem quanto eu que isso não prova nada.

Depende do sentido de prova que vc usa. Se vc quer uma prova absoluta, isso não existe nas ciências naturais.

Perfeitamente.  E por que não deixar a discussão sobre existência de espíritos para outro momento também?

Porque é justamente isso que trata o artigo, de mediunidade, espíritoas, não de reencarnação.

Primeiro podíamos demarcar se há algum fenômeno notável aqui, depois especulamos sobre possíveis explicações.

Perfeitamente. Para isso vc precisa não só ler o artigo de 2006, como o de 2007. Já leu?

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #82 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:29:26 »

(...)

Muitos nomes, muitos detalhes pitorescos, mas não é exatamente um teste duplo-cego.  Não vejo como se possa considerar essa análise como definitiva, pelo menos assim de cara.

Vc quer sempre análises definitivas. Isso não existe nas ciências naturais. Qualquer análise só pode apontar na direção mais provável.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #83 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:31:16 »
Aviso que terei de sair agora. Responderei a novos comentários ou de noite ou só amanhã mesmo.

APODman

• Visitante
« Resposta #84 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:15:58 »
Vários. Só dos últimos 20 anos:

Ah, estava faltando Stevenson !

Vamos lá, tenhamos fé, assim que tivermos fé o suficiente veremos como os estudos de caso de Stevenson são provas dignas da existência de reencarnação.

[ ]´s

Não só de Stevenson, como de Antonia Mills, Erlendur Haraldsson, Jünger Keil, Jim Tucker, Parisha, e vários outros que pesquisaram tais casos e chegaram às mesmas conclusões.

Sim, eu percebi, toda a tropa do "acreditem em mim".

Só faltou Peixotinho, Chico, etc

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #85 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:18:46 »
E qual canal de televisão vc gostaria que divulgasse as pesquisas que teria maior impacto que uma Superinteressante?

Não existe, simplesmente pq um canal de tv é uma midia, a eles só interessa audiência, e a fatia espiritóide da audiência é interessante de ser atraida.

Bom, já mostrei revistas com fator de impacto que publicam tais casos e divulgação pela mídia. Que mais querem? Hummm?

Que tal experimentos de resultados que foram reproduzidos ( por favor não aos moldes do Stevenson em que um outro experimentador reproduziu o experimento pedindo que as pessoas relatassem novamente a história que disseram a  Stevenson ) que não exijam apenas que tenhamos fé no que afirma o autor.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #86 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:34:02 »
E por falar nisto interessante esta pesquisa com imageamento de auras:

"Imaging "auras" around and between plants: a new application of biophoton imaging."
Katherine Creath , Gary E Schwartz

Puxa que coincidência  ! O Dr Schwartz é o mesmo autor da pesquisa referendada por vc:

6) Anomalous Information Reception by Research Mediums Demonstrated Using a Novel Triple-Blind Protocol Explore The Journal of Science and Healing Volume 3, Issue 1, Pages 23-27 (January 2007)
 Julie Beischel, PhD1, Gary E. Schwartz, PhD1

Será que ele confirmou que as aplntas possuem bom gosto musical ?

Não sei. Vc tem o artigo para que possamos ler? Sabe o que diz?

De qualquer forma o Journal of Alternative and Complementary Medicine POSSUI fator de impacto na comunidade científica. Se publicou, é porque considerou que o artigo atende aos critérios científicos.

Journal of Alternative and Complementary Medicine

Área(s):
Medicina (Geral)

Tipo de Material: Periódicos com texto completo 
Forma de Aquisição: Assinado 
Analisado JCR 2006: sim     Fator de Impacto:  1,104  (JCR-2006) 
Número de citações: 1.083 
Editor/distribuidor: Ebsco    ISSN: 1075-5535 
Período disponível: 1998 - presente 

Title: Imaging "auras" around and between plants: a new application of biophoton imaging.
Author: Creath,-K; Schwartz,-G-E
Citation: J-Altern-Complement-Med. 2005 Dec; 11(6): 951-3
Abstract: None
Review References: None
Notes: None
Language: English
Publication Type: Journal-Article

Artigo incrível !

Puxa que bom para ele Vitor, em breve ele irá publicar um artigo sobre o impacto da energia da novela das 8 no crescimento de ervilhas.

Eu achei ótimo vc ter mostrado esse artigo, mostra que o Gary está buscando revistas do mainstream para publicar seus artigos, e está conseguindo. Valeu! :ok:

Por nada Vitor, as vezes sou bonzinho e tendo a ajudar um amigo em que a fé lhe é um componente estrutural.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #87 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:38:09 »
Não apela, Vitor.  Hipóteses são convincentes se explicam bem os fatos.  No fundo é simples assim.

Espíritos explica bem os fatos. Alienígenas com máquinas telepáticas não. No fundo é simples assim. Os autores consideraram a hipótese de telepatia e refutaram. Mostrei artigos que colocam sérios problemas nas evidências de alienígenas. Assim, "alienígenas + telepatia" não é nem um pouco parcimoniosa.

Isto pq vc GOSTA de crer em espíritos, como o Diego diz a cultura popular ( assim como aquela que afirma as propriedades de espíritos ) tb diz que aliens se comunicam por telepatia.

MAs vale lembrar que não é toda cultura popular que afirma que espírtos possm se ciomunicar conosco. Para católicos espíritos não interajem conosco, para adventistas, os espíritos dormem até o dia do juizo.

Pq seus espiritos são mais bonitos do que o dos outros e devem ser aceitos ?

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #88 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:45:04 »
Ora Vitor quem gosta de preencher o mundo de seres fantásticos é vc. ;)

Espíritos pq o autor gosta da idéia de espíritos ao invés de alienigenas. MAs como ele exclui a hipótese de duendes e aliens  ( Aliens e duendes são hipóteses tão esdúxulas quanto espírtos, apenas vc não concorda pq gosta dela, faz parte de sua cultura. )

Porque vc não testa a sua afirmação? escreva um artigo mostrando que alienígenas é uma hipótese mais convincente que espíritos, e veja se consegue publicar. Eu já mostrei vários artigos mostrando a problemática de alienígenas e com telepatia que msotram que essa hipótese não é parcimosiosa, vc não refutou. Agora, se vc mesmo assim acha mais parcimoniosa...é como disse. Tente publicar e veja no que dá.

Eu não refutei ?  De novo Vitor !  Eu me recordo da discussão no RV e sua única defesa ( em resumo ) é que a crença em espíritos os validam acima de outras hipóteses.

A propósito se vc me cobra um teste de minha afirmação concluo que toda sua fé nestes resultados é oriunda dos testes que vc fez para reproduzi-los. Correto ?

Não só contar mas tb ter fé na contagem de quem contou e assim excluindo a possibilidade de que a acertibiliade da contagem ter sido um conto. :)

Se vc acha que o pesquisador fraudou, prove sua alegação. Em Ciência se faz assim. Quer um exemplo? Desde 2004, onze estudos publicados na revista Science foram retratados. Entre eles, os dois trabalhos falsificados pelo sul-coreano Hwang Woo-Suk sobre clonagem de células-tronco.

Veja que fraude não é simples de se manter. Tais pesquisadores não tem histórico de fraude. O Dr. Wolfgang Eisenbeiss, é um suíço corretor da bolsa e analista financeiro, autor e um doutor de economia (1965), com quarenta anos de experiência em pesquisa de sobrevivência. Veja que quando fraudes existem, elas são rapidamente descobertas.[/b][/quote]

Nem sempre Vitor, as vezes uma pesquisa não levanta tanto interesse e simplesmente passa batida.

Mas como vamos verificar se o fulano fraudou se não podemos rerpoduzir os resultados pela característica da pesquisa ?

Ok, eu mudo a colocação, acho que não fui claro: Devemos ter fé em quem escreveu a pesquisa ?

Sim. Ciência se faz com fé no pesquisador. Se vc duvidar de todos os pesquisadores, acaba a Ciência. Se houve fraude, prove. Foi o que ocorreu nos onze estudos retratados na Science desde 2004. Provaram a fraude, não ficaram na especulação.[/quote]

Com fé e com reprodução dos resultados.

E que vc pode conferir, pois os motivos estão bem claros.

Sim, clarissimos: pessoas com o tipo da cor dos olhos deles sempre dizem a verdade.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #89 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:47:36 »
OIIIIII, vc me achou sozinha ou o Apodman te alertou da minha presença?

Ora Vitor, foi o Videomaker quem lhe alertou sobre nossa presença no forum ?   :wink:

[ ]´s

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #90 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:48:35 »
Vários. Só dos últimos 20 anos:

Ah, estava faltando Stevenson !

Vamos lá, tenhamos fé, assim que tivermos fé o suficiente veremos como os estudos de caso de Stevenson são provas dignas da existência de reencarnação.

[ ]´s

Não só de Stevenson, como de Antonia Mills, Erlendur Haraldsson, Jünger Keil, Jim Tucker, Parisha, e vários outros que pesquisaram tais casos e chegaram às mesmas conclusões.

Sim, eu percebi, toda a tropa do "acreditem em mim".

Só faltou Peixotinho, Chico, etc

[ ]´s

Arranjei um tempo pra responder...

Qualquer pesquisador, ao publicar seu trabalho, é da tropa do "acreditem em mim". Tanto é assim, que desde 2004, onze estudos publicados na revista Science foram retratados. Entre eles, os dois trabalhos falsificados pelo sul-coreano Hwang Woo-Suk sobre clonagem de células-tronco.

Ou ainda:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u3202.shtml

Ou ainda:

http://medicalsuite.einstein.br/doc/eventos/metocien_fraude.pdf

Ciência, meu caro, se faz na base da confiança sobre o pesquisador. Não há ainda como fugir disso.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #91 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:01:22 »
E qual canal de televisão vc gostaria que divulgasse as pesquisas que teria maior impacto que uma Superinteressante?

Não existe, simplesmente pq um canal de tv é uma midia, a eles só interessa audiência, e a fatia espiritóide da audiência é interessante de ser atraida.

Bom, já mostrei revistas com fator de impacto que publicam tais casos e divulgação pela mídia. Que mais querem? Hummm?

Que tal experimentos de resultados que foram reproduzidos ( por favor não aos moldes do Stevenson em que um outro experimentador reproduziu o experimento pedindo que as pessoas relatassem novamente a história que disseram a  Stevenson ) que não exijam apenas que tenhamos fé no que afirma o autor.

Ciência ainda depende muito da confiança que se tem no pesquisador. Se não fosse por isso não teríamos dezenas de fraudes publicadas na Science desde 2004.

Mas há essa pesquisa, experimental, feita por outros, e que foi gravada, que foi reproduzida de forma também experimental por Stevenson:

http://br.geocities.com/existem_espiritos/reencarnacao_experimental_01

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #92 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:10:07 »
Title: Imaging "auras" around and between plants: a new application of biophoton imaging.
Author: Creath,-K; Schwartz,-G-E
Citation: J-Altern-Complement-Med. 2005 Dec; 11(6): 951-3
Abstract: None
Review References: None
Notes: None
Language: English
Publication Type: Journal-Article

Artigo incrível !

Que eu saiba, ao contrário do que vc diz, a revista TEM PEER-REVIEW:

http://www.liebertpub.com/manuscript.aspx?pub_id=26

THE JOURNAL OF ALTERNATIVE AND COMPLEMENTARY MEDICINE: Research on Paradigm, Practice, and Policy is a bimonthly peer-reviewed journal. It includes observational and analytical reports, ideas, commentary, and opinions on therapies currently thought to be outside the realm of conventional Western biomedicine that are gaining interest and warranting research to assess therapeutic value. The Journal includes current concepts in clinical care, including case reports, which will be valuable for physicians and other health care professionals who are seeking to evaluate and integrate these therapies into patient care protocols.

A primary goal of this international peer-reviewed journal is the establishment of rigorous and appropriate research methodologies; the Journal will develop and encourage publication standards to foster effective and reliable measurement, data collection, analysis, and interpretation. The Journal does not publish papers that have been submitted elsewhere.

Agora se o artigo não passou por peer-review, aí já não sei. Esse" Review References: None" acaso quer mesmo dizer que o artigo não passou por peer-review ou seria outra coisa?

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #93 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:14:08 »
Não apela, Vitor.  Hipóteses são convincentes se explicam bem os fatos.  No fundo é simples assim.

Espíritos explica bem os fatos. Alienígenas com máquinas telepáticas não. No fundo é simples assim. Os autores consideraram a hipótese de telepatia e refutaram. Mostrei artigos que colocam sérios problemas nas evidências de alienígenas. Assim, "alienígenas + telepatia" não é nem um pouco parcimoniosa.

Isto pq vc GOSTA de crer em espíritos, como o Diego diz a cultura popular ( assim como aquela que afirma as propriedades de espíritos ) tb diz que aliens se comunicam por telepatia.

MAs vale lembrar que não é toda cultura popular que afirma que espírtos possm se ciomunicar conosco. Para católicos espíritos não interajem conosco, para adventistas, os espíritos dormem até o dia do juizo.

Pq seus espiritos são mais bonitos do que o dos outros e devem ser aceitos ?

[ ]´s

1º: os autores trataram extensamente da questão de telepatia. Já apresentei aqui.

2º: já mostrei aqui refutações aos alienígenas.

3º: espíritos aqui não estão ligados a qualquer religião. O que interessa é saber se a mente sobrevive à morte. As evidências são que sim.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #94 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:22:16 »
A propósito se vc me cobra um teste de minha afirmação concluo que toda sua fé nestes resultados é oriunda dos testes que vc fez para reproduzi-los. Correto ?

Correto. Tratei de jogar xadrez como o espírito e me ferrei. Perdi feio para pessoas que nem campeões estaduais são... :biglol:

Falando sério, estou escrevendo com um jogador de xadrez um artigo sobre a pesquisa (bom, na verdade ele está escrevendo sozinho, e depois vai me mostrar para saber se não tenho nenhuma modificação a fazer. Não sei se meu nome vai entrar no artigo, depende do que ele tá escrevendo - que ainda não sei exatamente, só sei que ele está fazendo uma análise extremamente minuciosa do jogo). Depois é passar pro inglês e publicar.

Nem sempre Vitor, as vezes uma pesquisa não levanta tanto interesse e simplesmente passa batida.

Esse caso foi bastante noticiado pela mídia.

Mas como vamos verificar se o fulano fraudou se não podemos rerpoduzir os resultados pela característica da pesquisa ?

Pode reproduzir. Inclusive, os autores pedem isso. Mas até lá, já se tentou reproduzir o jogo pelo computador, sem sucesso. Houve reprodução de outros tipos de pesquisas mediúnicas. Já mostrei aqui até mesmo uma que foi elogiada por céticos.

Com fé e com reprodução dos resultados.

Pesquisas mediúnicas estão sempre sendo reproduzidas. Lembro de uma de 2001 que foi elogiada por céticos, outra de 2004 e agora a de 2007 pelo Schwartz. As outras duas são:

8.   Roy AE, Robertson TJ. A double-blind procedure for assessing the relevance of a medium's statements to a recipient. Journal of theSociety for Psychical Research. 2001;65(3): 161-174.

9.   Roy AE, Robertson TJ. Results of the application of the Robert­son-Roy protocol to a series of experiments with mediums and participants. Journal ofthe Society for Psychical Research. 2004;68(l): 18-34.

A de 2001 é que foi elogiada pelos céticos, aqui: http://www.skepticreport.com/pseudoscience/robertsonroy2.htm.

Não achei críticas à de 2004.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 13:47:52 por Vitor Moura »

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #95 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:24:26 »

Ora Vitor, foi o Videomaker quem lhe alertou sobre nossa presença no forum ?   :wink:

[ ]´s

Na verdade eu fui expulso de algumas comunidades e resolvi vir para cá. Vi umas mensagens do Videomaker e alguma suas e da Suyndara, querendo que eu e o Julio estivéssemos aqui :biglol:

APODman

• Visitante
« Resposta #96 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:25:29 »
Apenas respondendo um ponto antes de sair ( retorno a noite ):

Agora se o artigo não passou por peer-review, aí já não sei. Esse" Review References: None" acaso quer mesmo dizer que o artigo não passou por peer-review ou seria outra coisa?

"The RF field indicates the number of bibliographic references for records categorized under the Review."

Ou seja, o artigo não teve impacto algum em 3 anos de publicação.

Até mais tarde.

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #97 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:59:09 »

Ora Vitor, foi o Videomaker quem lhe alertou sobre nossa presença no forum ?   :wink:

[ ]´s

Na verdade eu fui expulso de algumas comunidades e resolvi vir para cá. Vi umas mensagens do Videomaker e alguma suas e da Suyndara, querendo que eu e o Julio estivéssemos aqui :biglol:

Que tchuco :P

Eu só não aguento é o tanto que vcs escrevem :'( (depois mulher é que fala demais, sei ::))
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 14:12:42 por Suyndara »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #98 Online: 17 de Janeiro de 2008, 14:12:11 »
Ainda tô no primeiro link, o da Piper.

Pergunta n° 1: Que diabos é "mediunidade intelectual"? Não entendi onde isso se encaixa no contexto...

A estória é bem interessante, daria um bom programa de TV, mas como é muito antiga e data da época de ouro do ilusionismo fica difícil avaliar a veracidade do caso.

Mas vejamos algumas coisas interessantes:

Phinuit realmente parece uma personalidade secundária dramatizada pelo inconsciente da médium a qual, em estado de dissociação, captava telepaticamente algumas informações na mente de pessoas presentes. Os diversos "controles" que assumiram o comando na fase final da mediunidade de Piper falavam constantemente material desconexo e sem sentido.

Isso é um caso de personalidade múltipla? Pq a médium personificaria pessoas inexistentes? Charlatanismo? Doença?

Além disso, não parece razoável dar uma interpretação não-espiritualista a casos fortes de comunicação cruzada. Por fim, a teoria da transmissão apresenta-se como uma interpretação muito forte, mas a qual precisa responder por que certas personalidades falecidas se ajustam melhor ao médium, como o processo de comunicação funciona e como pode ser melhorado qualitativamente, reduzindo a interferência do psiquismo do médium.

Pra mim não parece razoável é afirmar que houve de fato uma comunicação com espíritos, já que a interferência psíquica da médium é algo incontestável.

De toda forma, muito velha essa. Vou ler os outros e depois volto :ok:

[]s

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #99 Online: 17 de Janeiro de 2008, 14:16:22 »
Apenas respondendo um ponto antes de sair ( retorno a noite ):

"The RF field indicates the number of bibliographic references for records categorized under the Review."

Ou seja, o artigo não teve impacto algum em 3 anos de publicação.

Até mais tarde.

[ ]´s

Ah, mas então passou por peer-review, ele só não foi citado por outros artigos. Isso aí o pesquisador não controla, se a pesquisa dele vai ser replicada ou não, se vai servir de referência a outros artigos ou não. Só podemos esperar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!