O panorama
1) Comprar um imóvel por 600K agora enquanto estamos em crise e com a Odebrecht sob suspeita pode gerar uma valorização para 1M em 1 ano e meio.
Risco: Odebrecht quebrar.
Por que o imóvel vai pra 1M em um ano? Duvido muito disso, não tem risco que precifique uma valorização de mais de 60% em um ano, nem título da dívida grega paga isso
2) Se valorizar, você pode querer vender ou alugar.
Alugar lá creio que é mais ou menos simples, pois tem as torres corporativas e a de escritório. Mas o aluguel renderá em torno do 0,6% do capital investido e menos que isso sobre o valor do imóvel atualizado.
Sério que o aluguel está a 0,6%? Isso dá 7,5% ao ano. Se você pegar os 600k, comprar um tesouro direto qualquer a uns 13%, e aluguar o lugar, dá prá tirar limpo 5.5% ao ano, ou uns 2 mil por mês. Está caro o apartamento.
3) vejo que quem possui uma carteira de imóveis se dá bem no longo prazo, invariavelmente.
Preformance passada não é indicação de performance futura. Foi isso que quebrou o mercado imobiliário em 2008.
Ou seja, tenho que acreditar que
A odebrecht não irá fechar e não precisarei do dinheiro. Se isso acontecer e a economia ficar melhor, posso ver meu investimento aumentar 30% em 1,5 anos.
Se a odebrecht fechar perco tudo.
Acho que não tenho culhões e reservas para apostar assim
A Odebrecht com certeza não quebra. Você deve comprar o imóvel se você quiser apostar numa possível subida no mercado, mas é isso, uma aposta. Só entenda os riscos.
Informação pessoal minha: estou tentando botar alugar um apartamento na Vila Madalena faz uns 6 meses quase, mas o mercado deu uma baixada forte. Muito cuidado ao deixar uma parte grande do seu patrimonio pessoal num investimento que demora muito pra tirar se der qualquer problema.