Autor Tópico: Melhor investimento  (Lida 11764 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Melhor investimento
« Resposta #100 Online: 22 de Junho de 2015, 22:13:11 »
Mas camaradas, dado o valor absurdamente baixo da ação de agora, não é grande o potencial de crescimento percentual? No meu ponto de vista é exatamente isso que devo buscar em primeiro objetivo.

Geo, pq exatamente 15% enquanto teto?

Nope, ele falou de 15% do seu capital destinado a investimentos de risco.

É um número que você estaria disposto a perder. Se você tem perfil mais arrojado e acha que seu capital de risco pode chegar a 50% do seu investimento, invista 7,5% na petrobras.

E boa sorte.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 22 de Junho de 2015, 22:14:04 »
Mas camaradas, dado o valor absurdamente baixo da ação de agora, não é grande o potencial de crescimento percentual? No meu ponto de vista é exatamente isso que devo buscar em primeiro objetivo.

O dinheiro que você tem se destina apenas para isto (investimento de risco)?

Ele não será necessário para mais nada?

Se for este o caso você pode investir mais nela e em empresas como a Vale (minérios de ferro, manganês e cobre continuarão sendo usados em larga escala por muitas décadas ainda) e as que lidam com energia alternativa, especialmente as solares.

Não há nada de científico na determinação deste limite. Nas aplicações de maior risco, eu costumo dividir entre cinco (20%) e dez (10%) fontes de investimento para cada segmento. O 15% é apenas a situação intermediária na minha carteira deste tipo de investimentos.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #102 Online: 22 de Junho de 2015, 22:17:13 »
Eu acho que uma empresa do porte da Petrobrás, protagonista da economia, não pode ficar em baixa por muito tempo. Pode não ser uma boa investir para retorno imediato, mas parece meio que intuitivo apostar algo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 22 de Junho de 2015, 22:19:00 »

É um número que você estaria disposto a perder. Se você tem perfil mais arrojado e acha que seu capital de risco pode chegar a 50% do seu investimento, invista 7,5% na petrobras.

E boa sorte.

Esta é uma conclusão possível.

Cada caso deve ser bem analisado.

Mas eu ainda sou de um tempo em que investimento real ocorria por meio de imóveis; a proteção de capital por meio da posse física de ouro, platina e diamante e a renda ativa por meio de trabalho e a passiva, por aluguel.

O resto era 'fumaça'.

E ainda penso assim, com uma ou outra modificação.  :)
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #104 Online: 22 de Junho de 2015, 22:20:54 »

Não entendi onde eu perguntei algo distinto. Queria entender o pq exatamente dele ter sugerido 15% e não 20% por exemplo. Ja explicou.

E boa sorte.

Muito interessante essa pergunta.

Quanto você está disposto a perder do seu capital?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 22 de Junho de 2015, 22:23:28 »
[...]

Esta é fácil de responder:

Em termos absolutos: 0!!!!  :P

Em termos percentuais: 0,00%!!!!  :P
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #106 Online: 22 de Junho de 2015, 22:24:45 »

O dinheiro que você tem se destina apenas para isto (investimento de risco)?

Ele não será necessário para mais nada?

Se for este o caso você pode investir mais nela e em empresas como a Vale (minérios de ferro, manganês e cobre continuarão sendo usados em larga escala por muitas décadas ainda) e as que lidam com energia alternativa, especialmente as solares.

Não há nada de científico na determinação deste limite. Nas aplicações de maior risco, eu costumo dividir entre cinco (20%) e dez (10%) fontes de investimento para cada segmento. O 15% é apenas a situação intermediária na minha carteira deste tipo de investimentos.

Boa!

Minha grana pra investimento está toda pra isso mesmo, investimento. Difícil precisar quanto é para investimento de risco e quanto de baixo. Obviamente qualquer perda me afeta, mas gostaria de ganhar o máximo possível no menor prazo o que tb é óbvio.

Tem sido difícil pra mim exatamente encontrar a melhor dosagem da coisa.

Seu caminho me parece bom!

Se não se importa em responder: no fim das contas qto tem sido sua taxa de retorno a.a. média com sua carteira? Se ligar para responder, basta me ignorar.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #107 Online: 22 de Junho de 2015, 22:25:15 »
[...]

:lol:

Nisso nós estamos alinhados, Geo!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 22 de Junho de 2015, 22:27:20 »
2

Não estou disposto a perder.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 22 de Junho de 2015, 22:28:41 »
Que acha do imóvel Geo?
Qual é a metragem quadrada total e útil? Quanto custará o condomínio?

A construção é mesmo por uma SPE?

Quem fará a administração?
80M2, 630K, duas garagens, varanda, area técnica.. andar bem alto face norte.

80m2 é a área útil privativa, certo?

Quanto é a total?

R$ 630.000,00 para 80m2 resulta em 8.000 o m2. Isto é um preço bom para São Paulo, dadas as condições gerais deste imóvel?

Lazer super completo.

A alugabilidade se dá devido às torres corporativas e pela proximidade da berrine e das grandes empresas da região.

E de quanto seria a estimativa de aluguel hoje?

Condominio em torno de 8 reais o M2.

O valor está razoável.

Você já pensou em investir e imóveis fora de São Paulo (capital ou até mesmo do estado)?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 22 de Junho de 2015, 22:29:00 »
Só insisto em uma coisa. Quem quer rentabilidade e grana fácil, descartando possíveis melhores oportunidades mas com maior risco, nem fica procurando. Tesouro Direto, após a próxima reunião do COPOM.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 22 de Junho de 2015, 22:32:08 »
Que acha do imóvel Geo?

Quanto é a total?

Sim privativa. Não sei quanto é a total. Inclui o Hall e as garagens não? Deve dar uns 130M2, mas em SP não se conta mais assim.

R$ 630.000,00 para 80m2 resulta em 8.000 o m2. Isto é um preço bom para São Paulo, dadas as condições gerais deste imóvel?

Sim, muito muito bom para a região. Só que... não está acabado.. e é Odebrecht.

Lazer super completo.

A alugabilidade se dá devido às torres corporativas e pela proximidade da berrine e das grandes empresas da região.

Creio que 3600,00

O valor está razoável.

Você já pensou em investir e imóveis fora de São Paulo (capital ou até mesmo do estado)?

Já pensei em santos. Se tivesse feito estava ferrado, os imóveis derreteram lá.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 22 de Junho de 2015, 22:32:42 »
[...]

Falando sério.

Eu não sei qual é a sua idade, nem o seu rendimento mensal e nem o seu grau de 'poupança'.

Mas se você tiver menos que 30 anos, tiver um emprego com um rendimento bom (acima de R$ 30 mil/mês) e razoavelmente estável, já possuir uma boa reserva em renda fixa e for solteiro, é o perfil ótimo para arriscar.

Este certamente não é o meu caso para a idade (tenho 52 anos) e para a estabilidade (alterno atividades como empresário e como autônomo).
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 22 de Junho de 2015, 22:33:51 »
SP numa região boa no longo prazo não tem erro, pois as empresas estão cada vez mais concentradas e o trânsito cada vez mais absurdo.

Com a tendência do crédito imobiliário ficar estagnado ou mesmo voltar ao que era 10 anos atrás, um cenário provável é o aumento dos aluguéis.

Nessas crises, quem se ferra sempre são os mais pobres. Quem tem dinheiro está investindo a 16% aa.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 22 de Junho de 2015, 22:39:54 »
Que acha do imóvel Geo?

Quanto é a total?

Sim privativa. Não sei quanto é a total. Inclui o Hall e as garagens não? Deve dar uns 130M2, mas em SP não se conta mais assim.

Então é um apartamento bem razoável para o atual padrão.

E parabéns para vocês, paulistas, ao não contarem mais a área como eu perguntei porque aqui, em Curitiba, os idiotas das imobiliárias e das construtoras consideram as áreas não privativas e "socam" no preço final.

Sim, muito muito bom para a região. Só que... não está acabado.. e é Odebrecht.

Mas se for uma SPE o perigo diminui muito. Você já leu o contrato?

Lazer super completo.

Creio que 3600,00

Ou seja, pouco mais de 0,50% ao mês o que não é ruim se o imóvel tiver um bom potencial de valorização de tal modo que a inflação seja anulada pela correção imobiliária e ainda possa haver um ganho real.

O valor está razoável.

Já pensei em santos. Se tivesse feito estava ferrado, os imóveis derreteram lá.

E em cidades turísticas (Florianópolis) ou em metrópoles pujantes, como Curitiba e Porto Alegre?
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 22:51:56 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #115 Online: 22 de Junho de 2015, 22:41:17 »
O panorama

1) Comprar um imóvel por 600K agora enquanto estamos em crise e com a Odebrecht sob suspeita pode gerar uma valorização para 1M em 1 ano e meio.

Risco: Odebrecht quebrar.

Por que o imóvel vai pra 1M em um ano? Duvido muito disso, não tem risco que precifique uma valorização de mais de 60% em um ano, nem título da dívida grega paga isso

2) Se valorizar, você pode querer vender ou alugar.
Alugar lá creio que é mais ou menos simples, pois tem as torres corporativas e a de escritório. Mas o aluguel renderá em torno do 0,6% do capital investido e menos que isso sobre o valor do imóvel atualizado.

Sério que o aluguel está a 0,6%? Isso dá 7,5% ao ano. Se você pegar os 600k, comprar um tesouro direto qualquer a uns 13%, e aluguar o lugar, dá prá tirar limpo 5.5% ao ano, ou uns 2 mil por mês. Está caro o apartamento.

3) vejo que quem possui uma carteira de imóveis se dá bem no longo prazo, invariavelmente.

Preformance passada não é indicação de performance futura. Foi isso que quebrou o mercado imobiliário em 2008.

Ou seja, tenho que acreditar que

A odebrecht não irá fechar e não precisarei do dinheiro. Se isso acontecer e a economia ficar melhor, posso ver meu investimento aumentar 30% em 1,5 anos.

Se a odebrecht fechar perco tudo.

Acho que não tenho culhões e reservas para apostar assim :-(

A Odebrecht com certeza não quebra. Você deve comprar o imóvel se você quiser apostar numa possível subida no mercado, mas é isso, uma aposta. Só entenda os riscos.

Informação pessoal minha: estou tentando botar alugar um apartamento na Vila Madalena faz uns 6 meses quase, mas o mercado deu uma baixada forte. Muito cuidado ao deixar uma parte grande do seu patrimonio pessoal num investimento que demora muito pra tirar se der qualquer problema.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 22 de Junho de 2015, 22:44:41 »
[...]
Se não se importa em responder: no fim das contas qto tem sido sua taxa de retorno a.a. média com sua carteira? Se ligar para responder, basta me ignorar.

Entre 6% a 8% acima de inflação ao ano.

Não é nada de excepcional.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 22 de Junho de 2015, 22:49:01 »
O panorama

1) Comprar um imóvel por 600K agora enquanto estamos em crise e com a Odebrecht sob suspeita pode gerar uma valorização para 1M em 1 ano e meio.

Risco: Odebrecht quebrar.

Por que o imóvel vai pra 1M em um ano? Duvido muito disso, não tem risco que precifique uma valorização de mais de 60% em um ano, nem título da dívida grega paga isso

O preço do imóvel construído chega facilmente a 12K o metro na região. De fato, esse imóvel era vendido a 12K na planta, o preço desmoronou agora porque ninguém vende mais imóvel na planta.

Foi muito comum por muitos anos haver uma valorização de 20% a.a durante a construção. No caso de você comprar por um preço bem abaixo do que vale um pronto, essa mesma valorização pode ocorrer, mais devido a boa compra do que a variação do imóvel pronto.

2) Se valorizar, você pode querer vender ou alugar.
Alugar lá creio que é mais ou menos simples, pois tem as torres corporativas e a de escritório. Mas o aluguel renderá em torno do 0,6% do capital investido e menos que isso sobre o valor do imóvel atualizado.

Sério que o aluguel está a 0,6%? Isso dá 7,5% ao ano. Se você pegar os 600k, comprar um tesouro direto qualquer a uns 13%, e aluguar o lugar, dá prá tirar limpo 5.5% ao ano, ou uns 2 mil por mês. Está caro o apartamento.

como eu posso ter o aluguel e o T.D ao mesmo tempo? Não entendi.

3) vejo que quem possui uma carteira de imóveis se dá bem no longo prazo, invariavelmente.

Preformance passada não é indicação de performance futura. Foi isso que quebrou o mercado imobiliário em 2008.

Olhe agora os preços dos imóveis nos EUA.

A odebrecht não irá fechar e não precisarei do dinheiro. Se isso acontecer e a economia ficar melhor, posso ver meu investimento aumentar 30% em 1,5 anos.

A Odebrecht com certeza não quebra. Você deve comprar o imóvel se você quiser apostar numa possível subida no mercado, mas é isso, uma aposta. Só entenda os riscos.

Informação pessoal minha: estou tentando botar alugar um apartamento na Vila Madalena faz uns 6 meses quase, mas o mercado deu uma baixada forte. Muito cuidado ao deixar uma parte grande do seu patrimonio pessoal num investimento que demora muito pra tirar se der qualquer problema.

Vila Madalena é um excelente bairro mas ainda demanda grandes deslocamentos para as áreas de concentração de empresas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 22 de Junho de 2015, 22:50:08 »
Performance passada não é indicação de performance futura. Foi isso que quebrou o mercado imobiliário em 2008.

Concordo sobre a primeira parte. Sem dúvida.

Mas discordo sobre a segunda. O que quebrou o mercado imobiliário (no EUA) foi a ganância e a forma e intensidade de alavancagem usando os imóveis.

Como eu já escrevi anteriormente. Quem investe em imóveis deve ter uma boa reserva em renda fixa para suportar as fases ruins.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 22 de Junho de 2015, 22:52:47 »
Meu sonho é ter cinco imóveis alugados a valor médio de 4K. Seria uma maneira de usar a oportunidade da baixa do mercado para dar mais um tiro.

É uma visão de seguro desemprego.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 22 de Junho de 2015, 23:01:03 »
Meu sonho é ter cinco imóveis alugados a valor médio de 4K. Seria uma maneira de usar a oportunidade da baixa do mercado para dar mais um tiro.

É uma visão de seguro desemprego.

Eu estou montando paulatinamente uma carteira de imóveis de baixo valor e que rendem algumas centenas de reais de aluguel cada um. Baixos valores de condomínio e de IPTU são essenciais.
Foto USGS

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #121 Online: 22 de Junho de 2015, 23:08:38 »
O preço do imóvel construído chega facilmente a 12K o metro na região. De fato, esse imóvel era vendido a 12K na planta, o preço desmoronou agora porque ninguém vende mais imóvel na planta.

Foi muito comum por muitos anos haver uma valorização de 20% a.a durante a construção. No caso de você comprar por um preço bem abaixo do que vale um pronto, essa mesma valorização pode ocorrer, mais devido a boa compra do que a variação do imóvel pronto.

Não é por que o imóvel estava a 12k que ele vai voltar a esse patamar. E lógico, construção sempre demora mais, tem todos os custos de adquirir o imóvel, tem que reformar pra ficar apresentável, etc... Tudo isso é imbutido no preço, certeza, mas eu suspeitaria se o preço vai subir pra isso mesmo.

Pega os 600k que você ia investir no apartamento e compra em T.D. Vende o que você ganha de juros (600k * 13% / 12 = 6.5k) e paga o aluguel do apartamento e mora lá ( 600k * 0.6% = 3.6k). Você ganha 2.9k por mês.

Em alguns lugares, como NY e San Francisco, certeza. Agora olha Detroit, ou uns suburbios de Vegas, ou Flórida. Além disso, quanto tempo demorou? Também compare com quem investiu em tesouro e/ou açoes.

Vila Madalena é um excelente bairro mas ainda demanda grandes deslocamentos para as áreas de concentração de empresas.

É em cima da linha verde (uns 50m). São 3 estações da Paulista no contra-fluxo. Mais fácil para ir para empresas impossível.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #122 Online: 22 de Junho de 2015, 23:09:45 »
[...]

Falando sério.

Eu não sei qual é a sua idade, nem o seu rendimento mensal e nem o seu grau de 'poupança'.

Mas se você tiver menos que 30 anos, tiver um emprego com um rendimento bom (acima de R$ 30 mil/mês) e razoavelmente estável, já possuir uma boa reserva em renda fixa e for solteiro, é o perfil ótimo para arriscar.

Chutou bem... tenho menos de 30, o estado civil (só namorando) e em algo sobre uma boa reserva. Nada de excepcional.

Minha renda média ta (muito) longe de ser superior a 30k/mês mas é superior à das pessoas da minha idade e região e, a grande merda, é que isso acontece em função do meu trabalho que antes era razoavelmente estável mas de um bom tempo pra cá tem se mostrado frágil e o cenário em longo prazo de acordo com análises sérias é um tanto de trevas. Uma das vantagens é que a minha função pode ser executada em grandes negócios, independente do ramo, variando em grau. De toda forma, não tenho nem um passarinho pra tratar e estaria disposto arriscar consideravelmente, agora é o momento ideal, mas desde que houvesse algum fundamento motivador pra aceitação de risco, dado que nós aqui não estamos muito acostumados a acreditar no místico (exceto algumas vezes em futebol e política). Estou realmente tentando entender qual é a possibilidade de aparecer mais um buracasso pra BR (que por ter fonte inesgotável de recurso do povo nunca irá em definitivo pro brejo) versus a possibilidade das ações ganharem bastante corpo em pouco tempo.

Basicamente, o que pode acontecer no curto tempo para dar impulso às ações da dinossaura BR?

Este certamente não é o meu caso para a idade (tenho 52 anos) e para a estabilidade (alterno atividades como empresário e como autônomo).

Well, me parece que você ainda tem mais estabilidade do que muita gente que conheço e que trabalha para tubarões do setor privado. Graças em boa parte a gente sabe a quem...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 22 de Junho de 2015, 23:17:04 »

Não é por que o imóvel estava a 12k que ele vai voltar a esse patamar. E lógico, construção sempre demora mais, tem todos os custos de adquirir o imóvel, tem que reformar pra ficar apresentável, etc... Tudo isso é imbutido no preço, certeza, mas eu suspeitaria se o preço vai subir pra isso mesmo.

Existe uma valorização crescente em função da proximidade do lançamento do imóvel. Fiz ofertas para outros imóveis prontos no Brooklin e não consegui M2 menor do que 13K para pagamento a vista.

A oportunidade é comprar barato agora porque não tem como se financiar e precisam de dinheiro.

Pega os 600k que você ia investir no apartamento e compra em T.D. Vende o que você ganha de juros (600k * 13% / 12 = 6.5k) e paga o aluguel do apartamento e mora lá ( 600k * 0.6% = 3.6k). Você ganha 2.9k por mês.
Não quero para morar, apenas para alugar. Costumo investir em imóveis.

Em alguns lugares, como NY e San Francisco, certeza. Agora olha Detroit, ou uns suburbios de Vegas, ou Flórida. Além disso, quanto tempo demorou? Também compare com quem investiu em tesouro e/ou açoes.

Mesmo texas subiu. Demorou 4 anos mas subiu em uma crise completamente desproporcional ao que aconteceu aqui, sem falar que foi a primeira vez no pós guerra que os imóveis pararam de subir nos EUA. Detroit está com esse problemas por motivos diferentes.

É em cima da linha verde (uns 50m). São 3 estações da Paulista no contra-fluxo. Mais fácil para ir para empresas impossível.

Aí é broca mesmo. Está pedindo caro?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 22 de Junho de 2015, 23:17:26 »
Porque você acha que a Odebrecht não quebra Partiti?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!