Autor Tópico: Melhor investimento  (Lida 11765 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Melhor investimento
« Resposta #125 Online: 22 de Junho de 2015, 23:21:21 »
[...]
Se não se importa em responder: no fim das contas qto tem sido sua taxa de retorno a.a. média com sua carteira? Se ligar para responder, basta me ignorar.

Entre 6% a 8% acima de inflação ao ano.

Não é nada de excepcional.

Grazie, maestro!!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 22 de Junho de 2015, 23:25:55 »
[...]
Chutou bem... tenho menos de 30, o estado civil (só namorando) e em algo sobre uma boa reserva. Nada de excepcional.

Já tem imóvel(is) próprio(s) para locação e moradia ou ainda não tem e paga aluguel?

Se for o segundo caso, pense em adquirir um por segurança.

Minha renda média ta (muito) longe de ser superior a 30k/mês mas é superior à das pessoas da minha idade e região e, a grande merda, é que isso acontece em função do meu trabalho que antes era razoavelmente estável mas de um bom tempo pra cá tem se mostrado frágil e o cenário em longo prazo de acordo com análises sérias é um tanto de trevas. Uma das vantagens é que a minha função pode ser executada em grandes negócios, independente do ramo, variando em grau. De toda forma, não tenho nem um passarinho pra tratar e estaria disposto arriscar consideravelmente, agora é o momento ideal, mas desde que houvesse algum fundamento motivador pra aceitação de risco, dado que nós aqui não estamos muito acostumados a acreditar no místico (exceto algumas vezes em futebol e política).

Você é jovem, inteligente, perspicaz e descompromissado formalmente. Se já tiver pelo menos um imóvel e uma reserva em renda fixa que lhe garanta uma cobertura de, digamos, 12 meses em caso de desemprego, não vejo porque não investir um percentual razoável do seu dinheiro em níveis mais arriscados. Além disto você não me parece ser do tipo 'desesperado', que ao primeiro solavanco de mercado venderia as suas ações e realizaria um prejuízo.

Estou realmente tentando entender qual é a possibilidade de aparecer mais um buracasso pra BR (que por ter fonte inesgotável de recurso do povo nunca irá em definitivo pro brejo) versus a possibilidade das ações ganharem bastante corpo em pouco tempo.

Basicamente, o que pode acontecer no curto tempo para dar impulso às ações da dinossaura BR?

Se a 'dita cuja' fosse privatizada ou, pelo menos, dirigida como uma empresa privada, a Petrobrás geraria um ganho enorme para os seus acionistas, tanto em fornecimento de dividendos como na valorização das ações.

Mas isto não ocorrerá tão cedo porque toda a caterva (políticos e funcionários) não vai querer perder as 'mamatas' que ela entrega. Então a situação só vai melhorar mesmo, depois que a 'operação Lava a Jato' terminar e houver uma recuperação da credibilidade, abaladíssima pelas manipulações na contabilidade e pelas propinas que corriam (e ainda correm, não se iluda) lá. 

Este certamente não é o meu caso para a idade (tenho 52 anos) e para a estabilidade (alterno atividades como empresário e como autônomo).
Well, me parece que você ainda tem mais estabilidade do que muita gente que conheço e que trabalha para tubarões do setor privado. Graças em boa parte a gente sabe a quem...

Eu sou o cara mais conservador em termos de investimento.

Penso um bilhão de vezes antes de tomar qualquer decisão.
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 23:28:01 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #127 Online: 22 de Junho de 2015, 23:28:42 »
Pega os 600k que você ia investir no apartamento e compra em T.D. Vende o que você ganha de juros (600k * 13% / 12 = 6.5k) e paga o aluguel do apartamento e mora lá ( 600k * 0.6% = 3.6k). Você ganha 2.9k por mês.
Não quero para morar, apenas para alugar. Costumo investir em imóveis.

Melhor ainda. Você prefere ganhar 6.5k ou 3.6k?

Repito, o melhor índice para investimento de imóvel é o Aluguel/Preço. E pelo o que você falou está muito caro ainda.

Mesmo texas subiu. Demorou 4 anos mas subiu em uma crise completamente desproporcional ao que aconteceu aqui, sem falar que foi a primeira vez no pós guerra que os imóveis pararam de subir nos EUA. Detroit está com esse problemas por motivos diferentes.

Texas deve muito à revolução do Petróleo. Apesar da maioria do shale estar lá nas dakotas, a infra está toda aqui, refinarias e oleodutos. Além de ter uma reserva boa de gás no Norte do Texas.

Eu sempre alerto quem pensa em investir em imóvel. É muito mais arriscado do que as pessoas pensam, de fato é quase sempre o asset mais arriscado de uma carteira de uma pessoa média.

Aí é broca mesmo. Está pedindo caro?

Estou pedindo uns 5k pra uns 75m2, o que dá um preço de uns 10k o m2. Apartamento decorado e mobilhado, fiz pra morar. Se conhecer alguém...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #128 Online: 22 de Junho de 2015, 23:31:01 »
Porque você acha que a Odebrecht não quebra Partiti?

É a mais internacional e diversificada das construtoras. O problema dela é que muito vêm de Petróleo ou de países que vivem de Petróleo, então ela vai passar por uns perrengues, pode rolar uma concordata ou outra, mas falência é difícil.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #129 Online: 22 de Junho de 2015, 23:33:58 »
Estou realmente tentando entender qual é a possibilidade de aparecer mais um buracasso pra BR (que por ter fonte inesgotável de recurso do povo nunca irá em definitivo pro brejo) versus a possibilidade das ações ganharem bastante corpo em pouco tempo.

Basicamente, o que pode acontecer no curto tempo para dar impulso às ações da dinossaura BR?

Se a 'dita cuja' fosse privatizada ou, pelo menos, dirigida como uma empresa privada, a Petrobrás geraria um ganho enorme para os seus acionistas, tanto em fornecimento de dividendos como na valorização das ações.

Mas isto não ocorrerá tão cedo porque toda a caterva (políticos e funcionários) não vai querer perder as 'mamatas' que ela entrega. Então a situação só vai melhorar mesmo, depois que a 'operação Lava a Jato' terminar e houver uma recuperação da credibilidade, abaladíssima pelas manipulações na contabilidade e pelas propinas que corriam (e ainda correm, não se iluda) lá. 

Eu só não acredito tanto na coerência e inteligência do investidor, que também habitualmente tem caído em grandes esquemas e propagandas.

Por exemplo, o valor da PETR4 em 23 de Março era de R$9,35 hoje R$13,20. Posso estar perdendo algum ponto no argumento, mas embora esteja em declínio quanto já valorizou? E se comparada à época de fundo do poço, de R$8,00?

É exatamente isso que tem me chamado atenção, embora eu tb saiba de todos os buracos midiáticos. Não sei se passei essa mensagem, mas não acho que há saúde na empresa ou que ela tenha se recuperado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 22 de Junho de 2015, 23:40:25 »
[...]
Eu só não acredito tanto na coerência e inteligência do investidor, que também habitualmente tem caído em grandes esquemas e propagandas.

Nem eu acredito. Aliás, nem na minha, hehehehe.

Por exemplo, o valor da PETR4 em 23 de Março era de R$9,35 hoje R$13,20. Posso estar perdendo algum ponto no argumento, mas embora esteja em declínio quanto já valorizou? E se comparada à época de fundo do poço, de R$8,00?

Você pretende comprar ações visando o recebimento de dividendos e lucros ou vai especular mesmo, ou seja, entra na baixa e sai vendendo após atingir um dado benchmark?

É exatamente isso que tem me chamado atenção, embora eu tb saiba de todos os buracos midiáticos. Não sei se passei essa mensagem, mas não acho que há saúde na empresa ou que ela tenha se recuperado.

Potencial ela tem. Sem dúvida.

O problema é o que ela sofre de manipulação governamental e o fato de que é um 'fundo de quintal' dos funcionários.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 22 de Junho de 2015, 23:41:41 »
Pega os 600k que você ia investir no apartamento e compra em T.D. Vende o que você ganha de juros (600k * 13% / 12 = 6.5k) e paga o aluguel do apartamento e mora lá ( 600k * 0.6% = 3.6k). Você ganha 2.9k por mês.
Não quero para morar, apenas para alugar. Costumo investir em imóveis.

Melhor ainda. Você prefere ganhar 6.5k ou 3.6k?

Repito, o melhor índice para investimento de imóvel é o Aluguel/Preço. E pelo o que você falou está muito caro ainda.

Partiti são coisas distintas. Se eu tiro 6,5K do meu investimento eu destruo sua valorização em alguns anos devido a inflação. Se eu tiro os 3,6K eu posso na média ter uma valorização de 12 a 15% aa que é o que é esperado (sem contar o possível incremento entre o dia de hoje e o lancamento)

Se eu for deixar os 6,5 K rendendo, o investimento financeiro é ainda melhor, pois é juro sob juro, enquanto o imóvel tem um valor de aluguel que não adiciona valor ao investimento, salvo o que é dado pelo mercado.

São coisas bem distintas. Acho que você não está vendo todos os aspectos.

Se eu tenho um rendimento de 0,6 sobre 600 e daqui um ano e meio esse 600 vale 900, o ganho foi espetacular.

Tenho um imóvel que tentei comprar uma outra unidade pelo preço de um ano atrás e não consegui, a base deles, em plena crise, foi 25% maior para uma unidade não tão boa (meu andar era o 32 e o que estava a venda era no 21).

Não teve negócio.

Minha teoria é que existem alguns lugares "premium" que tem uma densidade de empresas muito grande. Consigo listar aqui empresas como Pfizer, Accenture, Oracle, Delloite, Vivo, Claro, SAP, Nestle, Jonhson, Unisys, Cargil, Coca, Pepsico, HP, LG, Lilly, Votorantin, BRF, GE, Philips, Rede Globo etc.. etc.. todas apinhadas na mesma região.

Claro que tem o risco de não alugar, mas deveria ser menor devido a essa característica.

Mesmo texas subiu. Demorou 4 anos mas subiu em uma crise completamente desproporcional ao que aconteceu aqui, sem falar que foi a primeira vez no pós guerra que os imóveis pararam de subir nos EUA. Detroit está com esse problemas por motivos diferentes.

Texas deve muito à revolução do Petróleo. Apesar da maioria do shale estar lá nas dakotas, a infra está toda aqui, refinarias e oleodutos. Além de ter uma reserva boa de gás no Norte do Texas.

Eu sempre alerto quem pensa em investir em imóvel. É muito mais arriscado do que as pessoas pensam, de fato é quase sempre o asset mais arriscado de uma carteira de uma pessoa média.

Aí é broca mesmo. Está pedindo caro?

Estou pedindo uns 5k pra uns 75m2, o que dá um preço de uns 10k o m2. Apartamento decorado e mobilhado, fiz pra morar. Se conhecer alguém...
[/quote]
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 22 de Junho de 2015, 23:44:24 »
Quanto a Odebrecht.

Ela uso o Holding para obter financiamento.

Partiti, conhece algo sobre SPEs e patrimônio de afetação?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #133 Online: 22 de Junho de 2015, 23:50:48 »

Você pretende comprar ações visando o recebimento de dividendos e lucros ou vai especular mesmo, ou seja, entra na baixa e sai vendendo após atingir um dado benchmark?

A intenção é especular mesmo, ou seja, entra na baixa e sai vendendo após atingir um pico.  :lol:

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #134 Online: 23 de Junho de 2015, 00:02:29 »
Partiti são coisas distintas. Se eu tiro 6,5K do meu investimento eu destruo sua valorização em alguns anos devido a inflação. Se eu tiro os 3,6K eu posso na média ter uma valorização de 12 a 15% aa que é o que é esperado (sem contar o possível incremento entre o dia de hoje e o lancamento)

Se eu for deixar os 6,5 K rendendo, o investimento financeiro é ainda melhor, pois é juro sob juro, enquanto o imóvel tem um valor de aluguel que não adiciona valor ao investimento, salvo o que é dado pelo mercado.

São coisas bem distintas. Acho que você não está vendo todos os aspectos.

Se eu tenho um rendimento de 0,6 sobre 600 e daqui um ano e meio esse 600 vale 900, o ganho foi espetacular.

Sim, aí você está contando com a valorização imobiliária. Aí o aluguel pouco importa mesmo, porque você parte do princípio que vai ganhar 12% + aluguel, o que não é sempre verdade. Ou até pode ser, mas em uns 20 anos, se você aguentar as baixas todo esse tempo.

E se é pra ganhar da inflação, compre uma NTN-B. Você ganha inflação + uns 7%, mais do que o aluguel.

E sim, investindo em tesouro você tem a liquidez de re-investir os rendimentos, o que você não tem com o imóvel. Daí o valor da liquidez.

Eu não estou falando que investimento imobiliário é ruim, eu só acho arriscadíssimo colocar a maior parte do seu patrimônio nisso. Isso que quebrou muita gente aqui, e um dia vai acontecer o mesmo no Brasil, questão de tempo. Acontece em todo lugar, não é só a crise de 2008.

Tenho um imóvel que tentei comprar uma outra unidade pelo preço de um ano atrás e não consegui, a base deles, em plena crise, foi 25% maior para uma unidade não tão boa (meu andar era o 32 e o que estava a venda era no 21).

Não teve negócio.

Minha teoria é que existem alguns lugares "premium" que tem uma densidade de empresas muito grande. Consigo listar aqui empresas como Pfizer, Accenture, Oracle, Delloite, Vivo, Claro, SAP, Nestle, Jonhson, Unisys, Cargil, Coca, Pepsico, HP, LG, Lilly, Votorantin, BRF, GE, Philips, Rede Globo etc.. etc.. todas apinhadas na mesma região.

Claro que tem o risco de não alugar, mas deveria ser menor devido a essa característica.

Bom, tem o meu exemplo. O preço está no mesmo patamar a uns 2-3 anos, e não consigo alugar. E falo com o pessoal das imobiliárias e eles são unânimes em falar que a tendência é de baixa.

Outra coisa importante, o preço de fato é o preço do último negócio fechado na região. O que estão pedindo é sempre inflacionado ao preço real.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 23 de Junho de 2015, 00:05:07 »
TD não tem liquidez garantida Partiti. É marcado a mercado. Você pode perder metade se precisar tirar antes.

Já fundos de curto prazo, você sim tem liquidez, mas a queda do juro pode fazer seu investimento despencar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #136 Online: 23 de Junho de 2015, 00:05:54 »
Quanto a Odebrecht.

Ela uso o Holding para obter financiamento.

Partiti, conhece algo sobre SPEs e patrimônio de afetação?

Sim, a Holding segura bem. Capaz de venderem algumas coisas pra segurar o principal também.

A propósito, sabe qual o maior sintoma de que uma empresa cresce com apoio/ajuda/influência governamental? Basta ela ser um conglomerado com empresas bem distintas entre si. A única sinergia que é comum a essas empresas é o contato governamental.

Nunca ouvi falar sobre SPEs, pelo menos não em português. O que é?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 23 de Junho de 2015, 00:09:01 »
https://pt.wikipedia.org/?title=Sociedade_de_prop%C3%B3sito_espec%C3%ADfico

Todas as incorporações hoje tem que ser uma SPE. E o grupo tem que fazer um provisionamento de modo que a obra tenha um P&L separado do grupo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #138 Online: 23 de Junho de 2015, 00:09:48 »
TD não tem liquidez garantida Partiti. É marcado a mercado. Você pode perder metade se precisar tirar antes.

Já fundos de curto prazo, você sim tem liquidez, mas a queda do juro pode fazer seu investimento despencar.

Compra LFT, é marcada a mercado, risco zero. E o risco da taxa de juros também entra no preço do imóvel, até multiplicado. Com capital mais caro fica mais difícil entrar no mercado, a demanda cai e os preços também.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #139 Online: 23 de Junho de 2015, 00:11:42 »
https://pt.wikipedia.org/?title=Sociedade_de_prop%C3%B3sito_espec%C3%ADfico

Todas as incorporações hoje tem que ser uma SPE. E o grupo tem que fazer um provisionamento de modo que a obra tenha um P&L separado do grupo.

O que não muda muito, a incorporação pode pegar grana subsidiada da Holding. Isso é obviamente péssimo para os acionistas, mas governança corporative é absurdamente fraca no Brasil mesmo... :roll:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 23 de Junho de 2015, 00:13:39 »
LFT é pos, é o mesmo problema dos rendas fixas em bancos. Se o juro baixar, você não segura sua rentabilidade.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 23 de Junho de 2015, 00:14:18 »

Compra LFT, é marcada a mercado, risco zero. E o risco da taxa de juros também entra no preço do imóvel, até multiplicado. Com capital mais caro fica mais difícil entrar no mercado, a demanda cai e os preços também.

LFT é pos, é o mesmo problema dos rendas fixas em bancos. Se o juro baixar, você não segura sua rentabilidade.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #142 Online: 23 de Junho de 2015, 00:32:25 »

Cara, é a definição de risco zero, inclusive é a taxa usada em todos os modelos financeiros como risco zero. Se você quer ter mais rentabilidade, tem que perder em liquidez e/ou risco. Não tem mágica.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 23 de Junho de 2015, 00:43:37 »
Sim. Mas perto do TD pré, você poderia deixar de ganhar 15% aa e ir para 7% aa.

Não tem mágica, mas tem que ver qual o cenário que melhor se adequa a você. Tenho um AP que comprei quando casei e está com minha sogra hoje, itaim bibi, prédio do início dos anos 80, velho e sem graça, na melhor rua do itaim. Paguei 75 há 16 anos, acabou de ser vendido um similar por 850K, rentabilidade de 16% aa. Imagina se estivesse alugado??

Entende a questão? Se seu objetivo é longo prazo, sua equação financeira muda completamente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 23 de Junho de 2015, 22:03:36 »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #145 Online: 23 de Março de 2017, 11:57:02 »
Parcos 16 mil em PGBL em nome de dois filhos, e não vejo render quase nada.

Vale a pena retirar, pagar o imposto de renda, e colocar em algum desses tipos de tesouro direto?

Dá pra investir uma merreca dessa em TD? Em qual modalidade (TD 2018, selic, sei lá o que mais?)
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 23 de Março de 2017, 12:54:28 »

Vale a pena retirar, pagar o imposto de renda, e colocar em algum desses tipos de tesouro direto?

Não sou um grande conhecedor, mas acho que vale a pena sim.

Dá pra investir uma merreca dessa em TD? Em qual modalidade (TD 2018, selic, sei lá o que mais?)

A partir de R$ 30 já dá pra investir em Tesouro Direto. Como a Selic está caindo, o mais recomendado hoje são os títulos de IPCA + Juros (normalmente variam de 5 a 6% de juros, fora o IPCA) ou prefixados.
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 23 de Março de 2017, 13:34:51 »

O fundo está lastreado somente em títulos públicos?

Você pode escolher um menos conservador, com uma parcela alocada em ações e fundos imobiliários.

Tem que analisar pelo menos três fatores: Quanto é a taxa de administração, qual é o objetivo desta aplicação e qual foi a forma de tributação escolhida. Se a taxa for 1% ou menos, o objetivo for o pagamento e ou financiamento de algo para daqui 10 anos e a tributação for regressiva, eu deixaria o dinheiro aplicado por estes 10 anos e o dinheiro novo aplicaria em TD.

A partir de R$ 50,00 ou R$ 100,00 dá para aplicar no TD.*

A modalidade dependerá do objetivo desta verba e do prazo que você quer aplicar.

P.S.

O Fabrício mencionou que o mínimo é R$ 30,00. Ele está corretíssimo.
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 14:37:50 por Geotecton »
Foto USGS

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #148 Online: 23 de Março de 2017, 14:17:53 »
Obrigado pela atenção, Geotecton.

Como não sei dar as informações ou responder à maioria das perguntas, vou pesquisar no site do banco e volto aqui.

Valeu.

Edit: tinha visto só a última mensagem, a do Geotecton.
Obrigado também ao Fabricio.
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 14:20:38 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!