Autor Tópico: Evidências de que Ele Existe !  (Lida 23245 vezes)

Offline ....

• Nível 02
  • *
  • " Oh Jesus I live because YOU live"
Re: Evidências de que Ele Existe !
« Resposta #100 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:03:39 »
Fernando Silva...
voce esta totalmente equivocado meu caro....
"Ao invés de nos preocuparmos com tudo que nao devemos fazer, deveriamos nos preocupar com o que devemos fazer para demosntrar todo o nosso amor por Deus e pelo nosso semelhante"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:06:49 »
Acredito que as vezes falta voces se darem oportunidade para absorver o que um Cristao fala aqui
Acho que a maioria de nós aqui já foi cristã um dia. Você não nos está trazendo nenhuma novidade. Às vezes, do jeito que os crentes chegam nos fóruns céticos, postando trechos da Bíblia, dá a impressão de que eles acreditam que aquilo é uma novidade para nós e que nós vamos ler e cair de quatro, maravilhados.

Pelo contrário, nós é que os surpreendemos ao mostrar a podridão da Bíblia, que eles nunca leram direito.
mas as vezes me pergunto por que querer provar que Deus nao existe, mesmo se nao exitisse, mas é a crenca nEle que ainda torna o planeta terra um lugar habitavel... :)
lembre-se: é so minha opiniao.
Lembre-se: sua opinião é ofensiva. Ela insinua que, se só houvesse gente como nós, o mundo seria inabitável. Ou há outra interpretação para o que você disse?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:08:08 »
Fernando Silva...
Pode explicar melhor? Quem sabe eu consigo entender...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #103 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:09:21 »
Fernando Silva...

Amands, no caso, se você diz que ele está equivocado, seria interessante na mesma postagem você esclarecer o por quê de pensar assim... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline ....

• Nível 02
  • *
  • " Oh Jesus I live because YOU live"
« Resposta #104 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:09:42 »
Fernando
ja que o que eu falo aqui nao é novidade
me retiro do forum agora
e tambem nao quis ofender ninguem!
percebo que voce leva tudo pro lado ofensivo...estou conversando numa boa, se voce nao crer em Deus, poxa...beleza , tudo bem, ;e direito seu....
"Ao invés de nos preocuparmos com tudo que nao devemos fazer, deveriamos nos preocupar com o que devemos fazer para demosntrar todo o nosso amor por Deus e pelo nosso semelhante"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:09:53 »
Fernando Silva
de tudo que voce falou, so posso te falar uma coisa...
.......
que eu nao tenho mais nada pra dizer a ti....é a sua opiniao e respeito...
Você não serve para missionária. Não vai convencer ninguém se o seu único argumento é "eu acredito e você deveria acreditar também. Se não acredita, tchau".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:15:03 »
Minha primeira postagem foi às 12:46:22. Ela desistiu às 13:09:42, sendo que passou parte deste tempo respondendo a outros foristas. Não creio que algum argumento meu tenha sido realmente analisado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:21:10 »
Luis Dantas...
Acredito que às vezes falta vocês se darem oportunidade para absorver o que um Cristão fala aqui, pois meu caso por exemplo, aqui, não estou na intenção de converter ninguem aqui, isso eu faco pessoalmente, como ja fiz com um ateu, só quero expor meu ponto de vista e aos poucos falar minha experiencia de vida, e posso (dependendo, é claro, do cristao, até porque discordo de qualquer cristão que chegar em qualquer lugar e falar "se voce não crer em Deus voce vai pro inferno"), só isso.... :) nada de mais, nao me levem a mal mesmo :)

Ok, mas eu estou realmente curioso, você acredita que nós não tivemos suficiente contato com o Cristianismo?   Muitos de nós já fomos cristãos inclusive, e duvido que haja mais do que uns três ou quatro (se tanto) que não tem amplo contato com cristãos "ao vivo".

É verdade que o fórum tem um ambiente um tanto diferenciado, mas não acho pessoalmente que seja TÃO diferenciado.

Por outro lado, não vejo a hora do Maykon voltar a postar... :)

(...)

vejo que algumas religiões, realmente usam o nome de Deus para atingir terceiros, coisas que eu não concordo, por isso levo sempre comigo uma frase "agradar primeiramente a Deus e nosso semelhante" eu vejo que muitos evangélicos se comportam muito mal so porque se dizem "crentes", é por isso que estou aqui, para tirar essa visao que todos os evangélicos desejam morte para os ateus, céticos, espíritas, falam absurdos que nao devem serem ditos, são pessoas sem discernimento, eu só to aqui pra mostar que nem todos sao assim.

Sem problema, mas eu não me referia a intenções hostis para com quem não é da mesma crença.  Isso é claramente errado e sei que a maioria dos crentes percebe isso e se comporta com suficiente dignidade.

Mas a questão vai bem além.  Por exemplo, a fé leva a decisões sobre projetos de vida e prioridades financeiras que não tem como não ter consequências sobre parentes próximos e entes queridos.  Ou, para usar um exemplo menos controverso, será correto procurar contratar irmãos de fé em preferência sobre outros candidatos?

Até mesmo intenções aparentemente louváveis podem causar muito dano.  Um religioso tem de aceitar a responsabilidade pelas suas ações e escolhas como qualquer outra pessoa, esse é meu ponto.  Não é válido criticá-la por ter sua fé, mas também não é válido defendê-la quanto ao que ela faz concretamente simplesmente porque está seguindo sua fé; os atos devem ser válidos por si e passíveis de questionamento e crítica pelo que de fato são, independentemente de crenças pessoais.

Ou será que não?  O que você pensa a respeito?

Mais...
Nao temo a "verdade" de vocês,

E não queremos mesmo que a tema, até porque não é mais nossa do que sua, e não é para causar medo que a buscamos.  A fé deve de fato se sustentar na busca da verdade, inclusive para não correr o risco de se degenerar em crença supersticiosa ou até mesmo paranóia.

pois eu tenho a minha, mas procuro sempre ouvir tudo, como já falei, meu namorado é cético, sempre conversamos, ele expõe a ideia dele e eu a minha, como eu já falei, vocês podem acreditar no que vocês acharem melhor, podem questionar a fé,

E de fato o fazemos, inclusive por uma questão de respeito. :)

mas às vezes me pergunto por que querer provar que Deus não existe,

Relativamente poucos aqui querem provar que Deus não existe; muito mais frequente é querer mostrar que não é necessário crer nele, ou mesmo que a crença em sua existência pode causar mais dano do que a descrença quando não está acompanhada de discernimento e sabedoria.

E a motivação, na maior parte das vezes, é louvável. 

Se Deus existe, ele com certeza não há de se sentir lisonjeado em ver seu nome sendo mal empregado, nem de se ofender em ver pessoas sinceras lutando por uma existência mais digna para si e para seus semelhantes.

E se de alguma forma ele não é capaz disso, então que sentido faria tentar respeitá-lo, muito menos crer nele?

mesmo se não existisse, mas é a crenca nEle que ainda torna o planeta terra um lugar habitavel... :)
lembre-se: é so minha opiniao.

Acho que esse é o ponto em que mais discordo, Amands; na minha experiência pessoal não há nenhuma correlação nítida entre a crença em Deus e a qualidade de vida, sabedoria ou caráter.  São duas coisas basicamente independentes, que só se relacionam por características de personalidade individuais.  Conheço calhordas que crêem em Deus e usam o seu nome de forma francamente obscena, e conheço ateus que fazem uso extremamente construtivo da constatação de que é em nós que repousa a responsabilidade pelo nosso futuro...
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2008, 13:23:19 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #108 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:36:10 »
Acredito que as vezes falta voces se darem oportunidade para absorver o que um Cristao fala aqui, pois meu caso por exemplo, aqui, nao estou na intencao de converter ninguem aqui, isso eu faco pessoalmente,como ja fiz com um ateu, so quero expor meu ponto de vista e aos poucos falar minha experiencia de vida

Não pense que aqui só tem gente que nunca leu a Bíblia, ou que não conhece bem várias vertentes do cristianismo. Eu mesmo já fui Presbiteriano, a Suyndara e o Fernando foram católicos, e outros nunca foram nada, mas conhecem mais a Bíblia que muita congregação inteira combinada.

Nossos motivos não são apenas teológicos - se fossem, não teríamos passado da fase do ateísmo filosófico. Há muitos cientistas e cientistas-em-treinamento no fórum, e cada um pode desmontar facilmente a maioria dos argumentos teístas que se costuma apresentar.

No mais, experiência de vida é algo muito, muito subjetivo -- como podemos ter certeza que a sensação da presença de Deus significa que Ele está ali ao nosso lado? Especialmente se considerarmos que outras pessoas de credos vastamente diferentes sentem a mesma coisa? Como se pode decidir com certeza? 

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #109 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:39:34 »
Hmmm, mas ela foi embora do fórum ou do tópico??

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #110 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:41:05 »
Na resposta 104 ela informa que foi do fórum.  Seria bom se ela decidisse rever essa decisão.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #111 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:44:01 »
Chalk it up another one for us :-|

Eu realmente queria entender qual o processo, juro... acho que vou perguntar ao Maycon como ele consegue.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2008, 13:47:18 por Dbohr »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #112 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:47:23 »
Sure... but under which heading shall this one go?  "Too bad they didn't stick around a bit more" perhaps?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #113 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:49:46 »
É, é por aí mesmo. Eu queria entender por que eles se ofendem tão facilmente. Tudo bem, eu já fui crente e tinha certas coisas que "me escandalizavam", mas até aí eu tinha 13, 14 anos e era muito bobo. Ela não me parecia nem um pouco boba. Ou o Jetro. Ou o AngeloItacare. Ou alguns outros crentes sinceros que já bateram aqui.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:54:11 »
É, é por aí mesmo. Eu queria entender por que eles se ofendem tão facilmente. Tudo bem, eu já fui crente e tinha certas coisas que "me escandalizavam", mas até aí eu tinha 13, 14 anos e era muito bobo. Ela não me parecia nem um pouco boba. Ou o Jetro. Ou o AngeloItacare. Ou alguns outros crentes sinceros que já bateram aqui.
Há vários anos, com base em meus primeiros confrontos com proselitistas no meu trabalho, escrevi isto:
É muito difícil discutir com um crente. Por mais boa vontade que ele tenha em analisar
os argumentos racionais que lhe são apresentados, por mais que reconheça que fazem
sentido, ainda assim ele se agarrará a sua fé. Não percebe que está sendo controlado
pelo corpo estranho implantado em sua mente, que não lhe permite questionar sua
crença. Pode ficar chocado ou confuso com alguma coisa mas logo arranjará uma
explicação que lhe pareça plausível o bastante e se dará por satisfeito, sem se
preocupar em examiná-la por todos os lados, ou apenas esquecerá rapidamente o fato
incômodo. Ele tem fé e isto lhe basta. Demonstrações lógicas e provas cabais não são
necessárias. Ele tem o sentimento, e não a convicção racional, de que sua crença está
baseada em algo muito profundo que a simples razão não pode alcançar.
Podemos classificar suas reações em alguns tipos básicos:
uns se afastam horrorizados assim que percebem o que está sendo discutido.
Outros começam a argumentar mas, ao sentir que não têm como se defender, tentam
mudar de assunto com um ar assustado. Outros ainda discutem por longo tempo,
embora a discussão não leve a nada pois insistem em citar a Bíblia e não respondem
a nenhuma pergunta diretamente. Acham que vão convencer pela repetição das mesmas
baboseiras. Alguns entregam folhetinhos com trechos da Bíblia e dizem que a leitura vai
abrir o coração do descrente para Jesus. Finalmente, há os que se irritam com a "teimosia"
do interlocutor em não aceitar "a palavra de Deus", que a eles parece clara, e se tornam
agressivos, ameaçando-o com o fogo do inferno. Tais discussões podem ser desagradáveis.
Assusta e incomoda assistir à súbita transformação de uma pessoa até então razoável num
fanático dominado por idéias fixas e que nos acusa de estar possuídos pelo diabo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #115 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:54:25 »
Talvez seja exatamente o que ela dá a entender implicitamente: uma convicção sincera de que a crença em Deus é (por assim dizer "automaticamente") um subsídio à qualidade de vida das pessoas como um todo, e nunca (ou raramente) um obstáculo ou problema.

Às vezes eu me esqueço de quanta gente ainda se choca com a existência de ateus sinceros.  Imagino que pode ser um baque e uma fonte de confusão encontrá-los pela primeira vez depois de nunca ter precisado pensar sobre o assunto.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #116 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:59:30 »
Às vezes eu me esqueço de quanta gente ainda se choca com a existência de ateus sinceros.  Imagino que pode ser um baque e uma fonte de confusão encontrá-los pela primeira vez depois de nunca ter precisado pensar sobre o assunto.

Será que é isso mesmo?

Eu estou aqui há vários minutos tentando me lembrar de todas as vezes que encontrei um ateu sincero quando eu era crente. Eu tinha uma reação meio exasperada assim como o Fernando postou, mas não consigo me recordar direito exatamente como era. De fato, foi há tanto tempo atrás, e eu era tão diferente, que não consigo mais me identificar com aquele pré-adolescente cheio de certezas :-)

A época de Unicamp, quando conheci o Aniello eu lembro melhor, mas ali eu estava na fase de acreditar no Deus das Lacunas... faltava pouco :-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:00:17 »
Pode ser difícil para um crente admitir que é possível existirem ateus sinceros e felizes, principalmente quando ele está convicto de que só há felicidade para quem crê.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #118 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:02:21 »
Sinceramente, até achei que ela seria diferente quando entrou aqui e tal, mas agora me parece que ela veio só pra voltar pro culto e dizer: "ah, mas como esses ateus são desalmados, eu tento falar pra eles de como gizuis é maravilhoso e bom e eles nem querem me ouvir, nossa como ateu é malvado."

O que é uma pena, queria ver mais crentes como o Maycon ou a Gui.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:03:41 »
Eu estou aqui há vários minutos tentando me lembrar de todas as vezes que encontrei um ateu sincero quando eu era crente. Eu tinha uma reação meio exasperada assim como o Fernando postou, mas não consigo me recordar direito exatamente como era. De fato, foi há tanto tempo atrás, e eu era tão diferente, que não consigo mais me identificar com aquele pré-adolescente cheio de certezas :-)
Quanto eu tinha uns 12 anos, li um artigo no jornal sobre a possibilidade de os discípulos terem retirado o corpo de Jesus do túmulo para dar a impressão de que ele tinha ressuscitado.
Isto está nos próprios evangelhos, mas a idéia nunca tinha me ocorrido e foi um choque. Um choque tão violento que eu o empurrei para baixo do tapete e só fui me lembrar daquilo quando já estava me desconvertendo.

Danieli

• Visitante
« Resposta #120 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:04:31 »
Talvez seja exatamente o que ela dá a entender implicitamente: uma convicção sincera de que a crença em Deus é (por assim dizer "automaticamente") um subsídio à qualidade de vida das pessoas como um todo, e nunca (ou raramente) um obstáculo ou problema.

Mas aí ela pediu abraça mas não encosta né? Se eu estou num ambiente com opiniões totalmente contrárias a minha não deveria esperar apoio. Ao menos na época em que eu era cristã, procurava fugir do mal e não tentar aliciar ele para o meu lado ou tentar fazê-lo compreender a minha posição diante do cristianismo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #121 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:09:21 »
M
as aí ela pediu abraça mas não encosta né?

É...

Se eu estou num ambiente com opiniões totalmente contrárias a minha não deveria esperar apoio.

Nesse grau, realmente não.  Um fórum que se auto-intitula Clube Cético não é lugar para se buscar apoio a dogmas.

Ao menos na época em que eu era cristã, procurava fugir do mal e não tentar aliciar ele para o meu lado ou tentar fazê-lo compreender a minha posição diante do cristianismo.

Eu vejo mérito em "não fugir do mal", mas acredito e espero que ela tinha uma visão um pouco mais madura do que essa.  Se ela procurava mal aqui, deve ter se desapontado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:12:09 »
Acredito que as vezes falta voces se darem oportunidade para absorver o que um Cristao fala aqui, pois meu caso por exemplo, aqui, nao estou na intencao de converter ninguem aqui,
Isto me parece uma contradição: "não vim converter ninguém, mas acho que vocês precisam ouvir o que os cristãos falam".

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #123 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:15:03 »

O que é uma pena, queria ver mais crentes como o Maycon ou a Gui.

Acredito que as vezes falta voces se darem oportunidade para absorver o que um Cristao fala aqui, pois meu caso por exemplo, aqui, nao estou na intencao de converter ninguem aqui,
Isto me parece uma contradição: "não vim converter ninguém, mas acho que vocês precisam ouvir o que os cristãos falam".

Olha, não posso afirmar nada sobre as intenções da Amands. Só posso confiar na palavra dela :-)

No mais... eu sinceramente gostaria que nosso fórum tivesse mais crentes com quem a gente pudesse conversar numa boa, e não bater boca. Dez mil anos de civilização não conseguiram responder se Deus existe ou não convincentemente; não vai ser um fórum de internet que vai conseguir. Só que nós temos tantas outras áreas, tantos outros assuntos... que não entendo por que eles escolhem se prender neste.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #124 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:17:06 »
Copelli
acho que ase um dia voce achar que seria bom procurar, ate mesmo para uma nova experiencia, por que nao??
Como eu ja disse, quando eu tinha meus 15, 16 anos, cheguei acreditar que Deus nao existia e colocava todas as minhas ideias pra minha mae que ja era crista, sempre conversamos muito...ate o momento que as coisas foram acontecendo, fui sentindo e posso afirmar que muita coisa mudou...mas nao vou entrar em detalhes... :)
quanto ao putz putz putz....so te digo uma coisa: eu amoooo rsrsrrsrsrrs :), mas so o putz putz, nada de docinhos menino!!!
Eu fui criado em familia evangelica, na igreja Batista, que é a religião de toda minha familia da parte da minha mãe. Já da parte do meu pai, tem de tudo que pode se imaginar, mas a maioria prefere um bar a uma igreja. Cheguei até em pensar em batizar, em agreditar em alguma forma impessoal de deus, mas nunca senti nada que não pudesse ser denominado por: paz, alegria, e etc...etc... Sem contar os sentimentos ruins que o cristianismo nos inflige, medo, culpa, e etc...etc.

Nunca senti algo de sobrenatural, ou diferente disso. E olhe que quando criança eu tentei, isso garanto. Mas numa vida inteira nunca senti nada que me desse a certeza de que deus existe, e somente isso seria uma "prova" de sua existencia, o fato de pra mim ele ser real. O que nunca aconteceu de fato.

Quanto putz...puz eu não gosto, aceito só as balinhas e os docinhos muito obrigado.  :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!