Luis Dantas...
Acredito que às vezes falta vocês se darem oportunidade para absorver o que um Cristão fala aqui, pois meu caso por exemplo, aqui, não estou na intenção de converter ninguem aqui, isso eu faco pessoalmente, como ja fiz com um ateu, só quero expor meu ponto de vista e aos poucos falar minha experiencia de vida, e posso (dependendo, é claro, do cristao, até porque discordo de qualquer cristão que chegar em qualquer lugar e falar "se voce não crer em Deus voce vai pro inferno"), só isso.... nada de mais, nao me levem a mal mesmo
Ok, mas eu estou realmente curioso, você acredita que nós não tivemos suficiente contato com o Cristianismo? Muitos de nós já fomos cristãos inclusive, e duvido que haja mais do que uns três ou quatro (se tanto) que não tem amplo contato com cristãos "ao vivo".
É verdade que o fórum tem um ambiente um tanto diferenciado, mas não acho pessoalmente que seja TÃO diferenciado.
Por outro lado, não vejo a hora do Maykon voltar a postar...
(...)
vejo que algumas religiões, realmente usam o nome de Deus para atingir terceiros, coisas que eu não concordo, por isso levo sempre comigo uma frase "agradar primeiramente a Deus e nosso semelhante" eu vejo que muitos evangélicos se comportam muito mal so porque se dizem "crentes", é por isso que estou aqui, para tirar essa visao que todos os evangélicos desejam morte para os ateus, céticos, espíritas, falam absurdos que nao devem serem ditos, são pessoas sem discernimento, eu só to aqui pra mostar que nem todos sao assim.
Sem problema, mas eu não me referia a intenções hostis para com quem não é da mesma crença. Isso é claramente errado e sei que a maioria dos crentes percebe isso e se comporta com suficiente dignidade.
Mas a questão vai bem além. Por exemplo, a fé leva a decisões sobre projetos de vida e prioridades financeiras que não tem como não ter consequências sobre parentes próximos e entes queridos. Ou, para usar um exemplo menos controverso, será correto procurar contratar irmãos de fé em preferência sobre outros candidatos?
Até mesmo intenções aparentemente louváveis podem causar muito dano. Um religioso tem de aceitar a responsabilidade pelas suas ações e escolhas como qualquer outra pessoa, esse é meu ponto. Não é válido criticá-la por ter sua fé, mas também não é válido defendê-la quanto ao que ela
faz concretamente simplesmente porque está seguindo sua fé; os atos devem ser válidos por si e passíveis de questionamento e crítica pelo que de fato são, independentemente de crenças pessoais.
Ou será que não? O que você pensa a respeito?
Mais...
Nao temo a "verdade" de vocês,
E não queremos mesmo que a tema, até porque não é mais nossa do que sua, e não é para causar medo que a buscamos. A fé deve de fato se sustentar na busca da verdade, inclusive para não correr o risco de se degenerar em crença supersticiosa ou até mesmo paranóia.
pois eu tenho a minha, mas procuro sempre ouvir tudo, como já falei, meu namorado é cético, sempre conversamos, ele expõe a ideia dele e eu a minha, como eu já falei, vocês podem acreditar no que vocês acharem melhor, podem questionar a fé,
E de fato o fazemos, inclusive por uma questão de respeito.
mas às vezes me pergunto por que querer provar que Deus não existe,
Relativamente poucos aqui querem provar que Deus não existe; muito mais frequente é querer mostrar que não é necessário crer nele, ou mesmo que a crença em sua existência pode causar mais dano do que a descrença quando não está acompanhada de discernimento e sabedoria.
E a motivação, na maior parte das vezes, é louvável.
Se Deus existe, ele com certeza não há de se sentir lisonjeado em ver seu nome sendo mal empregado, nem de se ofender em ver pessoas sinceras lutando por uma existência mais digna para si e para seus semelhantes.
E se de alguma forma ele não é capaz disso, então que sentido faria tentar respeitá-lo, muito menos crer nele?
mesmo se não existisse, mas é a crenca nEle que ainda torna o planeta terra um lugar habitavel...
lembre-se: é so minha opiniao.
Acho que esse é o ponto em que mais discordo, Amands; na minha experiência pessoal não há nenhuma correlação nítida entre a crença em Deus e a qualidade de vida, sabedoria ou caráter. São duas coisas basicamente independentes, que só se relacionam por características de personalidade individuais. Conheço calhordas que crêem em Deus e usam o seu nome de forma francamente obscena, e conheço ateus que fazem uso extremamente construtivo da constatação de que é em nós que repousa a responsabilidade pelo nosso futuro...