Eu não entendo nada de física, então vou fazer uma pergunta que provavelmente soará como idiotice. Mas prefiro perguntar a permanecer na ignorância.
Porque a existência de um ser composto de energia é uma impossibilidade?
Porque energia não é matéria.
É o seguinte, suponho que sua pergunta seja: "porque a existência de um ser inteligente composto de energia e capaz de interagir com o mundo material é uma impossibilidade.
Bem, até onde sabemos, a inteligência é uma propriedade de sistemas que processam informação. Esse processamento pressupõe uma
interação entre as diversas partes que compõem o sistema, cujos diferentes estados codificam memórias e permitem a reação a estímulos. Os únicos sistemas desse tipo que conseguimos imaginar são: a) sistemas físicos (processadores baseados em dispositivos CMOS, computadores
quânticos, redes neurais naturais etc.) e b) software (que alguem pode argumentar que não são materiais) que por sua vez são implementados nos sistemas do tipo a).
Um exemplo de b) seriam hipotéticos computadores implementados em autômatos celulares, do tipo do "Jogo da Vida".
No que se refere à energia:
Pense na energia como um artifício de contabilidade: ela é uma grandeza que nos permite descrever e prever o comportamento de
sistemas de partículas. Ela só existe na medida em que existem partículas*. Além disso, a energia de um sistema depende do observador:
a energia cinética de um caminhão em movimento, medida por alguem na boléia, é zero.
É como eu sempre digo aos estudantes: falar de um ser composto de energia pura é tão ridículo como falar de um ser composto de
inflação pura.
EDIT:
*Uma excessão pode ser feita no caso da energia associada à curvatura do espaço-tempo na Relatividade Geral. Ela pode existir
mesmo na ausência de matéria. Acho