quer dizer, fora o fato de que é muito mais legal ter um rei do que não ter um? ser a única monarquia das américas? ter condecorações que valham alguma coisa? porque essas condecorações republicanas são todas fajutas. medalha da ordem-de-não-sei-o-quê não vale nada. nenhuma equivale ao título de Sir, ou, no nosso caso, Dom, que é muito mais legal. essa é a parte estética do argumento. pra mim ela já basta.
fomos uma monarquia desde a nossa mais tenra idade; o retorno dos orleans e bragança seria um encontro com o nosso passado, a recuperação de algo que perdemos. o rei é elemento de coesão e personificação do espírito nacional. fora isso, não há fortes motivos práticos pra ter um rei nos moldes de uma monarquia constitucional.
os orleans e bragança, no entanto, não querem só voltar. querem voltar do jeito que estavam quando da vigência da constituição de 1824, detendo o poder moderador. embora seja algo com que eu simpatize, não espero que ninguém pense do mesmo jeito. como eu disse, já foi muito tempo de propaganda liberal-republicana. o espírito dos tempos é outro.