Autor Tópico: E se comprovassem que Deus não existe?  (Lida 14191 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: E se comprovassem que Deus não existe?
« Resposta #75 Online: 24 de Janeiro de 2010, 03:20:45 »
Fernando Silva

Berehit disse - em  19 Jan 2010 - á  18:55:33.

Albert Einstein declarou: "Mas uma coisa eu sei: Deus não é malicioso"

........................................................... ....................................
Será que ele realmente disse isto? E, se disse, comprovou o que disse?

E se Deus existir e for um monstro? Ou for louco? Ou indiferente?
E se os seus conceitos de bondade e justiça não combinarem com os nossos?

Por que tentamos reduzir um ser infinito àquilo que cabe em nossa limitadíssima compreensão?

De facto, camarada Fernado Silva, eu apostaria que você tem muitíssima razão, no que diz... Todavia, eu desconfio que você fala de "alhos & eu de bugalhos".

Pode ser ou não ser - esse o seu caso - todavia atrevo-me mais uma vez, a perguntar-lhe, qual o referencial "divino" em que navega"?

Em termos de "trollitada" relativamente mística, para si, só é relevante, discutir se "deus" - existe ou não existe - só se for a bíblia mais ou menos moniteista, ou outro cartapácio "sagrado" mais ou menos idêntico?  
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 03:25:21 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #76 Online: 24 de Janeiro de 2010, 03:36:39 »
Mr. Mustard

Berehit,

E se comprovassem que Deus não existe?

Caríssimo camarada de Fórum: E se você esclarecesse finalmente, o que é que tem em mente, quando emprega a tão controversa palavra "deus"... :?:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #77 Online: 24 de Janeiro de 2010, 03:48:24 »
Profano

Isso é o que os juristas chamam de prova negativa ou prova impossível, não há como provar que algo não existe, mas sim que existe....ainda mais quando se trata de um conceito tão abstrato como a existência de deus, portanto, o ônus de provar a existência de deuses é de quem alega que eles existem.

Eu atrever-me-ia a concordar consigo - se - fosse possível identificar com eficácia, quem foi o primeiro forista a desafiar para andarmos à "trollitada"; foi um um céptico "ateu", mais ou menos agnóstico, ou foi um céptico agnótico, relativamente "teísta"... :?: :arrow: :)  

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #78 Online: 24 de Janeiro de 2010, 05:00:05 »
Contini

Berehit declarou em  20 Jan 2010, áS 16:23:10.

Me perdoem, mas realmente minha gramática está horrível. Vou tentar de novo:

A este elemento primordial chamamos de razão, QUE SUSTENTA e dá fundamento A TODO O UNIVERSO. Nem eu nem NINGUÉM TEM COMO ALTERAR A RAZÃO, SEM QUE O CAOS SE INSTALE E A VIDA CESSE.

........................................................... .................................

Esqueça tudo isso, é uma visão muito simplista. A ciência é uma ferramenta, a única, para se descobrir e entender o que é real, ela não se aplica a divagações filosóficas.

Caríssimo camarada de Fórum - esse seu apelar ao esquecimento - como se fosse uma visão mais alargada de inteligência, ou até mesmo uma forma muitíssimo mais sofisticada, de racionalidade comparada, leva-me a duvidar até que ponto, vai o seu entendimento sobre o que realmente significa, define ou mesmo conceitua, uma tão bela, magnífica e maravilhosa palavra: Ciência...

Afirmo isto camarada Contini... Porque, se por algum motivo, a "Filosofia natural" - inventou a escrita - foi para que fosse possível, passar de geração em geração, aquilo que pessoas tão formosas como Hipácia, Arquimedes, Euclides, Aristóteles e até Platão, Gutemberg, Galileu, Kepler, Newton e tantos outros "filósofos naturais", acumularam e até aperfeiçoaram, ao longo dos séculos e dos milénios, sem a qual toda a memória dos nossos queridos antepassados, se teria dissolvido no "irracionalismo" mais ou menos animalesco e oral; e assim - «eu, tu, ele, nós vós, e eles» - não poderíamos de forma alguma, estarmos a saborear, esta deliciosa "trollitada". Claro que estou evidentemente a referir-me à Internet, essa "miraculosa" obra prima de Mnemónicatecnia comparada. :!: :arrow: :idea: :)  

Esse "elemento primordial", que voce chama de "razão", tambem poderia chamar de "fadas", ou "klaatu barada nikto", só existe no plano da imaginação, especificamente, da sua.

Engano seu, caríssimo "trollitador" - o camarada Berehit - não está com uma "evidência anedótica", muito só na imaginação dele. O "giro-angular" - já está a ser experienciado e compartilhado - por muito mais pessoas do que você algum dia conseguirá imaginar...

E todavia - foi justamente você - numa interessantíma partida de "lero-lero", anterioriormente jogada, quem me chamou a atenção para o facto maravilhoso, que a sua "sacrossanta ciência", finalmente tinha redescoberto, a técnica de conseguir convencer o cérebro genial, a emitir para o seu "exterior", o seu magnífico e fantástico, holograma de massa mais ou menos "espiritual"; mais conhecido, como - eu - ou sentimento de mim, relativamente auto-percepcionado. :arrow: :!: :arrow: :D

Veja aqui:http://ciencia.hsw.uol.com.br/metodos-cientificos.htm

Está em linguagem simples e voce deve conseguir acompanhar.

Interessatíssima a sua sugestão, camarada de fórum... O que se me afigura como óbvio - é que também você - não está lá assim a conseguir acompanhar tão pragmaticamente bem, o que tão "racionalmente", está a aconselhar aos outros... :arrow: :idea: :arrow: :)

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 06:07:25 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #79 Online: 24 de Janeiro de 2010, 06:23:28 »
EliasLegend

-----------------------------
"Familiarity breeds contempt."

A este elemento primordial chamamos de razão, QUE SUSTENTA e dá fundamento A TODO O UNIVERSO. Nem eu nem NINGUÉM TEM COMO ALTERAR A RAZÃO, SEM QUE O CAOS SE INSTALE E A VIDA CESSE. Berehit, me parece que suas idéias tem um fundo de Kant (talvez seja só impressão minha...). De qualquer forma, concordo com Contini quando ele diz que é uma visão simplista, e até certo ponto unilateral, se me permite. Acho que quanto mais ângulos se puder observar a natureza a fim de produzir conhecimento, melhor.

[irony]Mas a Navalha de Occam existe pra ser usada[/irony].

Então faça lá você também - uma utilização muitíssimo mais parcimoniosa - da "Navalha de Occam"; porque senão, se você por acaso fosse "barbeiro" e tivesse uma barbearia, não era eu que lá poria os meus queridos pezinhos. :arrow: :)   

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #80 Online: 24 de Janeiro de 2010, 06:46:15 »
Contini

Berehit disse em 22 Jan 2010, 01:04:37.

Blábláblá, etc....

Possamos saber: que de tudo que aqui foi falado, foi do que falou Moisés, Buda, Jesus, .... Luter King e outros ... como os filósofos que tentaram em se aproximar ....

Blábláblá, etc....

Tente ser objetivo! Aqui voce não disse absolutamente nada!

Que você não entenda nada, ou simplesmente  discorde - é uma coisa - mas dizer, «Aqui voce não disse absolutamente nada!» é uma coisa muitíssimo diferente. :arrow: :idea: :arrow: :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #81 Online: 24 de Janeiro de 2010, 06:57:56 »
Berehit

Um dia cansado de ouvir, lhe disse o juiz: "A senhora com tudo isto, já considerou, que a senhora mesmo, e os demais procedem do macaco?"
Pondere ! Porque, como pensas, assim és!

Uma pessoa mais ou menos como Teillard de Chardin, não concordaria exactamente que nós viemos do "macaco" - mas talvez concordasse - que provavelmente o "Homem", vem de hominídeos, mais ou menos primatóides, ou antropóides, isso sim até eu concordo. :arrow: :)    
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 07:00:25 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #82 Online: 24 de Janeiro de 2010, 07:08:16 »
Pandora

Na  minha humilde opinião, se confirmassem que Deus não existe não mudaria nada, ainda haveria gente acreditando. Meu pai me disse que a avó dele ficou eufórica com a visita do homem à Lua, só para ver São Jorge e os anjos do Senhor no céu!! . Bem, como vocês sabem, ninguém viu nada disso mas a fé dela não se abalou, assim como de muita gente que pensou a mesma coisa.
Há provas da evolução mas tem gente que continua acreditando no criacionismo.

Não acredito que um dia a religião ou mesmo a fé serão eliminadas do mundo.

Caríssima Pandora: Eu digo, que é uma questão de «paralogismo comparado, em termos de realismo fantástico». :arrow: :idea: :arrow: :)

Trata-se de averiguar ignosticisticamente, o que é que você costuma compreender como "deus"...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 24 de Janeiro de 2010, 09:45:33 »
Fernando Silva
Berehit disse - em  19 Jan 2010 - á  18:55:33.
Albert Einstein declarou: "Mas uma coisa eu sei: Deus não é malicioso"

Será que ele realmente disse isto? E, se disse, comprovou o que disse?

E se Deus existir e for um monstro? Ou for louco? Ou indiferente?
E se os seus conceitos de bondade e justiça não combinarem com os nossos?

Por que tentamos reduzir um ser infinito àquilo que cabe em nossa limitadíssima compreensão?

De facto, camarada Fernado Silva, eu apostaria que você tem muitíssima razão, no que diz... Todavia, eu desconfio que você fala de "alhos & eu de bugalhos".

Pode ser ou não ser - esse o seu caso - todavia atrevo-me mais uma vez, a perguntar-lhe, qual o referencial "divino" em que navega"?
Não sei definir o que é um deus. Se um deus me aparecesse, eu não saberia dizer se ele era um deus.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #84 Online: 24 de Janeiro de 2010, 18:44:59 »
Pandora

Na  minha humilde opinião, se confirmassem que Deus não existe não mudaria nada, ainda haveria gente acreditando. Meu pai me disse que a avó dele ficou eufórica com a visita do homem à Lua, só para ver São Jorge e os anjos do Senhor no céu!! . Bem, como vocês sabem, ninguém viu nada disso mas a fé dela não se abalou, assim como de muita gente que pensou a mesma coisa.

Caríssima Pandora: Eu digo, que é uma questão de «paralogismo comparado, em termos de realismo fantástico». :arrow: :idea: :arrow: :)

Trata-se de averiguar ignosticisticamente, o que é que você costuma compreender como "deus"...

Bem, lendo o título do tópico, bem como aquilo que foi postado pelo autor, a pergunta não é o que eu entendo ser deus; e sim, caso fosse provado que deus não existe, o que aconteceria.. E, para mim, não mudaria nada. Haveria gente acreditando na bíblia, na torá, al corão... E, provavelmente a justificativa seria: na verdade deus não quis se revelar, do contrário, seria perdido o propósito da fé. Ou ainda: essa é apenas mais uma forma de deus testar minha fé.  Isso porque as pessoas que tem fé querem acreditar, precisam desse "consolo". E por mais evidências que tudo é mentira continuarão teístas. Comprovando que Deus não existe, podem algumas pessoas desacreditarem em tudo isso, mas acho que serão poucas.
Por isso usei a analogia da minha bisavó, ela tinha certeza de que veria anjos, São Jorge etc.... como ela não viu, usou aquelas frases que escrevi acima.
Quanto a minha compreensão de Deus, bem... a maioria das pessoas não fazem essa pergunta a si mesmo- muito menos quem acredita- então, presumi deus como aquele que sempre ouvi falar: o pai de todos nós, que criou o mundo, nos deu o livre arbítrio, etc...

Offline EliasLegend

• Nível 03
  • *
  • "Familiarity breeds contempt."
« Resposta #85 Online: 25 de Janeiro de 2010, 23:19:53 »
@lusitano:
Solicito-lhe por favor que me descreva o seu ponto vista, sobre o qual se fundamenta para utilizar a palavra "Deus"...
No exemplo que eu citei do "elefante atrás da parede", é possível especificar um local (no caso, atrás da parede) onde tal argumento de inexistência poderia ser provado. Quando disse que isso seria impraticável no caso de Deus, é a essa especificidade que estava me referindo.

Então faça lá você também - uma utilização muitíssimo mais parcimoniosa - da "Navalha de Occam"...
Crítica humildemente aceita. :)

Nota: o que eu boto entre [irony]...[/irony] não deve mesmo ser levado muito a sério. Culpa minha...

"E esse é o fator decisivo. Não podemos vencer contra obsessão. Eles se importam, e nós não. Então eles vencem."
Douglas Noel Adams in: A Vida, O Universo e Tudo Mais

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #86 Online: 26 de Janeiro de 2010, 08:51:13 »
Mr. Mustard

Berehit,

E se comprovassem que Deus não existe?

Caríssimo camarada de Fórum: E se você esclarecesse finalmente, o que é que tem em mente, quando emprega a tão controversa palavra "deus"... :?:

Arthur,

Eu estava tentando trazer o forista ao debate, mas o mesmo foi banido. Ele estava argumentando de uma forma ilegível, por isto fiz uma pergunta direta.

Da minha parte, não faço qualquer força para entender Deus ou a palavra em si. Sou totalmente agnóstico. Deixo a crença ou a descrença em Deus para aqueles que realmente se importam em tentar entender tal entidade, conceito ou seja lá o que for.

Acredito somente na capacidade humana de entender as coisas por observação e estudos. Não me importo com crenças e/ou dogmas, pois na minha visão, são apenas, a grosso modo, controle de massas. Infelizmente eu não conheço uma única doutrina que se atualizou ao longo dos anos, todas são arcaicas e demandam um retrocesso intelectual, por isto ainda funcionam tão bem nos dias de hoje. Parece me que as pessoas ainda insistem na máxima da Lei do menor esforço, seja por cultura e/ou tradição.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #87 Online: 28 de Janeiro de 2010, 11:15:21 »
Salvé, oh "deuses" - que a Paz, a Saúde e a bem-aventurança - sejam convosco.  :!: :arrow: :idea: :arrow: :ok: :arrow: :)

especulativamente - artur.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #88 Online: 28 de Janeiro de 2010, 11:19:26 »
Fernando Silva

........................................................... ....................

Não sei definir o que é um deus. Se um deus me aparecesse, eu não saberia dizer se ele era um deus.

Caro Fernado, acho a sua resposta muito boa. :ok: Todavia como nós estamos num fórum que aprecia, tolera e estimula a discussão céptica, digo-lhe o seguinte:

Nasci num mundo «cristão, islâmico, judaico, indú, animista, xamanista, espírita, Kardecista ou não, umbandista, ateu», etc... Enfim num planeta "vivo", mais ou menos místico, político, religioso, divino, materialista e até espiritualista. :)

Fui crescendo nessa mixórdia religiosa - até que percebi - se queria adquirir alguma racionalidade comparada, tinha de me atrever a audácia de mordiscar a fruta proibida por "jeová", que ele próprio cultivou; e se calhar para seu próprio consumo pessoal, uma vez que era jardineiro.

Mas a maior promessa, era que ele também tinha plantado uma planta comestível que proporcionava a vida eterna, o que realmente me fascinou, e que considerei incrivelmente paradoxal. :|

Pelo meu entendimento actual, confesso honestamente, que esse foi o meu primeiro referencial, sobre o que se pode entender como "deus".

Como eu tenho uma costela "filosófica", a bíblia, foi para mim o primeiro exercício de livre pensamento, já que ambicionei e adorei o odor muitíssimo agradável e peculiar, do irresistível fruto proibído.

O que me impressionou profundamente, foi que "jeová" nos pariu pelas próprias mãos, com toda a paixão amorosa, que um hermafrodita «omnisciente, omnipotente e omnipresente» pode e deve conseguir fazer, quando sabe como o realizar.

Portanto como primeiro princípio - ou "Pai-Mãe" fundamental e original - na minha "modesta" opinião, não poderia haver melhor. :D Portanto, nós somos filhos-primos de "Jeová" - logo somos "deuses" - dado que está escrito, que somos a sua imagem e semelhança. :)

Atrevo-me a citar para o efeito, uma "evidência anedótica", à qual achei muitíssima piada...

Na criação da Terra e de todas as criaturas vivas, ele disse: faça-se tal e qual como eu desejo!!! «Porque EU QUERO um ninho, perfeitamente confortável, acolhedor e pacífico, para a filharada que estou prestes a "dar à luz";» tal como mandaria a soberana e imperial "matriarca-patriarca", líder principal duma fantástica raça ou família de "cientistas e engenheiros" siderais; mais ou menos hermafrodíticos, com uma tecnologia fantástica, que me parece ser acessível ao ser humano. :)

Entretanto numa conversa mais ou menos humorística, e muitíssimo amorosa, com o seu supremo engenheiro "astral", perguntou: parir, uma bela e magnífica raça de mutantes, mais ou menos hermafrodíticos como nós, será uma árdua e esgotante tarefa, ou um dos mais maravilhosos prazeres que eu posso vir a sentir, alguma vez imaginado e concebido, já que estou em "trabalho" de parto...

Respondeu o supremo engenheiro da fantástica frota de legionários naturais: concerteza, que é um prazer, camarada e amada(o) comandante... Porque se fosse um trabalho, encarregavas-me a mim, a maçada de os fazer :arrow: :!: :idea: :D

Dessa forma, concluí eu mais ou menos filosofica, e cientificamente... Portanto somos "deuses", porque somos animais razoavelmente humanos. :)

Isto numa análise do géneses bíblico. E por leitura doutras religiões chego à mesmíssima conclusão. A humanidade é divina por opção honorífica, ou por simples vaidade natural ou atribuição poética, mais ou menos religiosa e política: ver um Homem, é ver um deus.

Digo isto, porque desde há bastante tempo percebi, que o homem é naturalmente teocrático, isto é: Nós como seres gregários e sociáveis, temos tendências a gerar lideranças religiosas que não passam de puros sistemas políticos mais ou menos autoritários.

Por esse motivo, decidi que nós somos deuses por natureza; porque quem gera deuses e os consegue concretizar, é mesmo Divino.

Para tal, realço a divina paródia romântica grego-romana mais ou menos "trollitada", como exemplo: Tendo um determinado "herói" alcançado por mérito próprio, numa "democracia" eficientemente organizada, o imperialinato, o mais lógico é autopromover-se, ou ser promovido a divindade, com aprovação unânime do senado e restante população.

E assim foi - César alcançou a Divindade - por decreto de lei do seu poderoso aparelho de estado; depois de, por legítima justiça hierárquica, como emérito e competente benfeitor do seu querido povo, ter muito antes ter sido aclamado por unanimidade senatorial ao posto maior que uma república aristocrática concede a um homem ou mulher, mais ou menos hermafrodita; Imperador.

Logo para o meu entendimento actual, um "deus", é um homem e uma humanidade titânicos, absolutamente geniais: :arrow: :idea: :)

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 02:59:59 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #89 Online: 29 de Janeiro de 2010, 03:25:07 »
Pandora

Na  minha humilde opinião, se confirmassem que Deus não existe não mudaria nada, ainda haveria gente acreditando.

Caríssima Pandora, estou no mais absoluto acordo consigo. :ok:

Meu pai me disse que a avó dele ficou eufórica com a visita do homem à Lua, só para ver São Jorge e os anjos do Senhor no céu!! . Bem, como vocês sabem, ninguém viu nada disso mas a fé dela não se abalou, assim como de muita gente que pensou a mesma coisa.

Saiba que há pessoas, que conseguem acreditar, que o criacionismo é uma forma de evolução.

Para que isso fosse possível, tinha que desaparecer a Humanidade.

Caríssima Pandora: Eu digo, que é uma questão de «paralogismo comparado, em termos de realismo fantástico».   

...........................................................

Bem, lendo o título do tópico, bem como aquilo que foi postado pelo autor, a pergunta não é o que eu entendo ser deus; e sim, caso fosse provado que deus não existe, o que aconteceria..

Não há dúvida que tem razão. :ok: Acontece que eu desejava saber, em que referencial divino se fundamenta, para usar a tâo interessante palavra "deus". :)

E, para mim, não mudaria nada. Haveria gente acreditando na bíblia, na torá, al corão... E, provavelmente a justificativa seria: na verdade deus não quis se revelar, do contrário, seria perdido o propósito da fé. Ou ainda: essa é apenas mais uma forma de deus testar minha fé.  Isso porque as pessoas que tem fé querem acreditar, precisam desse "consolo". E por mais evidências que tudo é mentira continuarão teístas. Comprovando que Deus não existe, podem algumas pessoas desacreditarem em tudo isso, mas acho que serão poucas.
Por isso usei a analogia da minha bisavó, ela tinha certeza de que veria anjos, São Jorge etc.... como ela não viu, usou aquelas frases que escrevi acima.

A questão é: porque é que a maioria da população mundial, ainda precisa do consolo da fé "teísta"?

Quanto a minha compreensão de Deus, bem... a maioria das pessoas não fazem essa pergunta a si mesmo- muito menos quem acredita- então, presumi deus como aquele que sempre ouvi falar: o pai de todos nós, que criou o mundo, nos deu o livre arbítrio, etc...

Então está se referindo à "bíblia", para fundamentar o seu "ateísmo ou agnosticismo", não é assim? 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #90 Online: 29 de Janeiro de 2010, 03:38:32 »
EliasLegend

........................................
"Familiarity breeds contempt."

Solicito-lhe por favor que me descreva o seu ponto vista, sobre o qual se fundamenta para utilizar a palavra "Deus"...

...........................................................

No exemplo que eu citei do "elefante atrás da parede", é possível especificar um local (no caso, atrás da parede) onde tal argumento de inexistência poderia ser provado. Quando disse que isso seria impraticável no caso de Deus, é a essa especificidade que estava me referindo.

:ok: O problema é que o seu argumento, embora seja perfeitamente válido numa concepção bíblica/corânica, não o é, num contexto hindú, ou espinosiano...

Então faça lá você também - uma utilização muitíssimo mais parcimoniosa - da "Navalha de Occam"...Crítica humildemente aceita.

Nota: o que eu boto entre [irony]...[/irony] não deve mesmo ser levado muito a sério. Culpa minha...

:ok: Claro - uma vez que Guilherme de Occam - era um monge "teísta". :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #91 Online: 29 de Janeiro de 2010, 03:58:50 »
Mr. Mustard

Caríssimo camarada de Fórum: E se você esclarecesse finalmente, o que é que tem em mente, quando emprega a tão controversa palavra "deus"...  

Arthur,

Eu estava tentando trazer o forista ao debate, mas o mesmo foi banido. Ele estava argumentando de uma forma ilegível, por isto fiz uma pergunta direta.

Também me parece que ele estava argumentando de uma forma bastante ilegível e não levava em conta as regras forenses.

Da minha parte, não faço qualquer força para entender Deus ou a palavra em si. Sou totalmente agnóstico. Deixo a crença ou a descrença em Deus para aqueles que realmente se importam em tentar entender tal entidade, conceito ou seja lá o que for.

Acho compreensível e admirável a sua posição e respeito-a completamente. :ok:

Acredito somente na capacidade humana de entender as coisas por observação e estudos. Não me importo com crenças e/ou dogmas, pois na minha visão, são apenas, a grosso modo, controle de massas. Infelizmente eu não conheço uma única doutrina que se atualizou ao longo dos anos, todas são arcaicas e demandam um retrocesso intelectual, por isto ainda funcionam tão bem nos dias de hoje. Parece me que as pessoas ainda insistem na máxima da Lei do menor esforço, seja por cultura e/ou tradição.

Concordo inteiramente consigo nesse aspecto. Mas também concordo, com aquele filósofo antigo que disse, que o Homem é um ser magnífico e fantástico; que através do seu génio e talento, acontece na Natureza, como se de facto, fosse um "deus"...

O que me parece querer dizer... Se existe algum "deus" na Natureza, só pode ser o próprio Homem! :)

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 04:01:46 por lusitano »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 29 de Janeiro de 2010, 07:57:37 »
Nunca houve nenhuma evidência minimamente séria que Deus existe para que se precise provar a sua não existência.

Lusitano... a natureza existe a bilhão de anos, antes mesmo da existência do homem.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #93 Online: 29 de Janeiro de 2010, 13:37:40 »
Pandora

Então está se referindo à "bíblia", para fundamentar o seu "ateísmo ou agnosticismo", não é assim?  

Não exatamente. Minha ideía de deus é a presente nas religiões judaica, cristã e islâmica. Não seria uma consciência ou transcedência universal, a natureza, etc, mas sim um "ente dotado de vontade e personalidade". Fui criada praticamente no catolicismo, fui batizada, fiz primeira comunhão ( e foi nessa época que eu comecei a duvidar), só não fiz crisma (acho que é isso) porque nessa época já não acreditava na igreja mas ainda em deus. Procurei outras religiões sem  que alguma me convencesse. Por volta dos meus 15 anos comecei a pesquisar e estudar a história do cristianismo, dos povos do mediterrâneo, "leitura feminista", filosofia,biologia (principalmente na época do vestibular), li a bíblia, etc. Até que "me converti ao ateísmo" por que foi a única coisa que fez sentido em tudo isso. E Lembrando que estou resumindo ao máximo.

Agora respndendo sua pergunta por que muitas pessoas precisam da fé.

A maioria das pessoas é simples e com pensamentos simples. Pense na maior parte da população brasileira, por exemplo, que tem uma educação deficiente ou nenhuma, o que para elas seria mais simples de compreender o pensamneto científico ou a explicação deus fez tudo/ deus quis assim?
Entretanto, se fosse simplesmente assim, quem tivesse conhecimento seria ateu, o que não ocorre.  Aqui entra o que, na minha opinião são os motivos mais fortes das pessoas ainda acreditarem:
1- A fé proporciona conforto e a ciência não. Aquela diz que há um deus olhando tudo o tempo todo e que cedo ou tarde fará justiça. Aquele filho que morreu agora está junto de deus, num lugar bom. " É mais fácil um camelo passar num buraco de uma agulha que um rico entrar no reino do céu", entre outros...
2- Ninguém pode explicar o que acontece após a morte e o que o ser humano não conhece, a princípio teme. A religião além de "explicar" o que acontece, dá ferramentas para que a pessoa a contorne (aceitar jesus, liberar-se de maus karmas, etc...)
3- Não é todo mundo que tem coragem de assumir seus erros. A fé dá a possibilidade de colocar a culpa em terceiros, como Hormer Simpson " a culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser".
4- A fé dificulta mudanças na ordem estabelecida. As pessoas acham que possuem todas as respostas que precisam e por isso não fazem mais perguntas, tudo se resume na vontade de deus; e se questionar a vontade de deus, tem-se a resposta: ele trabalha de formas misteriosas.

Espero não ter esquecido de nada, se esqueci depois acrescento. E espero ter conseguido me explicar, caso contrário, tento novamente   :hihi:
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 20:50:33 por Pandora »

Offline EliasLegend

• Nível 03
  • *
« Resposta #94 Online: 29 de Janeiro de 2010, 16:13:39 »
@lusitano

Talvez vc não tenha entendido meu argumento. Eu não quero dizer que não se pode provar que Deus, em específico, não existe. Eu quero dizer que não se pode provar que algo (qualquer coisa) não existe, a menos que se diga "onde" e "quando" essa coisa não existe. E esse não é um problema filosófico, é um problema probabilístico! Quando se trabalha em um espaço-tempo infinito (sem especificidade), qualquer coisa pode existir. Veja bem, não quero dizer que exista, e sim que pode existir.

Além do mais, reiterando ao assunto principal do tópico (a comprovação), acredito que, como diria o grande Douglas Adams, "a prova nega a fé", pois as divindades são frutos da crença, não da prova. Então acredito, como a Pandora, que a religião não pode ser eliminada com uma prova, pois a única que demanda prova é a ciência - é um dos grandes diferenciais entre as duas. Se alguém comprova que um deus não existe, acho que haverá espaço para outro mais do que suficiente, movido pela fé.

"E esse é o fator decisivo. Não podemos vencer contra obsessão. Eles se importam, e nós não. Então eles vencem."

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #95 Online: 30 de Janeiro de 2010, 01:20:13 »
E se...

Bem dai eu poderia tambem provar que não existe nenhum bule-verde-florscente-voador-cheio-de-macarrão na orbita de saturno...
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #96 Online: 30 de Janeiro de 2010, 22:52:40 »
A própria definição teológica do termo Deus o torna "improvável" - um "ser" indetectável por qualquer meio imaginável.

Assim, para os teólogos, o simples fato de deus nunca dar as caras não quer dizer que ele não exista. Espertos esses caras.
Mas acontece que esses mesmos caras esquecem, ou não querem lembrar, que um ser indetectável por qualquer meio imaginável e um "ser" inexistente são a mesma coisa.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #97 Online: 31 de Janeiro de 2010, 00:18:40 »
Os teístas mais crentes que conheço precisam de uma explicação bem longa e cuidadosa sobre ônus da prova e a impossibilidade de comprovar que uma coisa NÃO existe para entender o problema lógico de dizer que um deus existe, sem comprová-lo. Nenhum dos crentes que conheço percebeu o problema lógico e a impossibilidade científica de comprovação até que fiz comparações bem absurdas.

A força da crença é mais forte. E em certos momentos este tópico também foi assim...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline EliasLegend

• Nível 03
  • *
« Resposta #98 Online: 31 de Janeiro de 2010, 00:37:12 »
A própria definição teológica do termo Deus o torna "improvável" - um "ser" indetectável por qualquer meio imaginável.
Isso tem uma consequência interessante: uma coisa indetectável não pode ser teorizada no método científico, pois isso impediria a falseabilidade de tal teoria.
A mesma coisa aconteceu com o "éter" no início do século XX. Ele surgiu da necessidade de que houvesse um meio por onde a luz se propagasse, uma vez que havia sido descoberto seu caráter ondulatório. Tudo que era onda, até então, se propagava em alguma coisa. Com a luz não deveria ser diferente.
Então, vieram dizendo que havia um material, chamado "éter", que permeava todo o espaço, e era por onde a luz deveria se propagar. O problema é que essa teoria propunha também que o éter seria indetectável por qualquer meio imaginável. Isso impedia que se pusesse a prova sua existência, e durante muito tempo a idéia de éter não foi considerada "cientifica". Era quase uma questão de fé mesmo...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #99 Online: 31 de Janeiro de 2010, 00:58:04 »
Eu sempre pensei que as definições sem sentido que existem de deus é que são a maior prova de sua inexistência.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!