Autor Tópico: Mulheres agredidas por maridos evangélicos  (Lida 12152 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Mulheres agredidas por maridos evangélicos
« Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:31:44 »
08/03/2006
Fonte: Jornal da Tarde

Das 3 mil mulheres que procuram ONG da Zona Leste que assiste vítimas de violência, 90% são evangélicas agredidas física ou verbalmente pelos maridos - que, na igreja, são exemplos de bondade

MARINÊS CAMPOS

Quem vê Antonio na rua, Bíblia debaixo do braço, roupa social, jeito de gente boa, já imagina: 'O sujeito é crente.' Na igreja, então, o homem é um exemplo de bondade. É calmo, freqüenta o curso para se tornar obreiro (quando se formar, dará aula na escola dominical), vira anjo ao cruzar a porta do templo. 'Faz pregações maravilhosas', diz a mulher, Joana, 39 anos, casada há 15 com Antonio. 'Ele fala sobre a paz e como todos devem amar seus inimigos.'

Só que Antonio, manso como uma ovelha do rebanho do Senhor ao lado de seus 'irmãozinhos', se transforma em bicho bravo quando está sozinho com a família. Dentro de casa, diz palavrões, agride a mulher. 'Ele já me agarrou pelo cabelo e me jogou em cima da cama', conta Joana. 'Também atirou um frasco de xampu na minha cabeça. Não sei por que age assim.'

Como Joana, outras evangélicas, com saias longas, cabelos e mágoa pesando sobre os ombros, também não entendem a mudança de seus homens quando eles põem os pés fora da igreja e brandem as mãos dentro de casa. E, cansadas de não achar refúgio na paz de seus templos - elas preferem não divulgar o nome das igrejas que freqüentam -, encontraram abrigo na Casa de Isabel, uma ONG da Zona Leste que, em parceria com a Prefeitura e o Estado, oferece assistência psicológica e jurídica a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.

A romaria de evangélicas à Casa de Isabel está assustando a pesquisadora da área da violência e presidente da entidade Sônia Regina Maurelli. A ONG atende 3 mil mulheres por mês. 'Posso afirmar que 90% são freqüentadoras assíduas de igrejas evangélicas', diz a pesquisadora. 'Me surpreende é ver as mulheres submetidas à doutrina das igrejas. Ser submissa não é tolerar espancamento.'

Analisando suas estatísticas, Sônia observa que grande parte das igrejas não oferece aos fiéis um trabalho de aconselhamento. 'Se existisse, esta casa não estaria tão cheia. Acredito que essas mulheres estão nos procurando porque estão lendo e se informando mais.' Joana, a mulher de Antonio, admite que as portas da Casa de Isabel foram as únicas que se abriram para socorrê-la: 'Procurei a pastora da minha igreja e ela me falou que problema como o meu tinha de ser resolvido entre marido e mulher.'

A palavra-chave citada pelas evangélicas ouvidas pelo JT foi 'submissão' - além de Joana, Lurdes, 33 anos, e Ana, 54, concordaram em falar sobre o que acontece dentro de suas casas. Joana diz: 'Quando reclamo com o Antonio, ele fala de um versículo bíblico: "Mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos". Só que a Bíblia não fala para a gente ser escrava deles.'

Ana, 33 anos de casada, convive com o marido que esqueceu os ensinamentos sobre respeito e harmonia: 'Não tenho nenhum carinho. Só palavrões. A agressão verbal às vezes é pior que tapa. Um tapa você revida, mas a mágoa nada pode tirar.' Muitas vezes, Ana pensou em separação, mas desistiu: 'Ele me xinga. Depois fica mansinho e lava a louça para mim.'

Joana também fica dividida entre deixar Antonio, por causa das agressões, e a culpa que sente por não se considerar uma boa dona de casa. 'Não sei arrumar um guarda-roupa tão impecável como minha mãe', conta. 'Detesto passar roupa e ele só usa camisa social.'

Casada há 9 anos, Lurdes, até pouco tempo atrás, ia com o marido à igreja. Hoje, depois de uma decepção, ele parou de freqüentar o templo: ' Viu uns "irmãos" da igreja bebendo num bar e ficou revoltado. Não me bate, mas me humilha e diz todo tipo de palavrões.'

A vida de Lurdes se tornou mais difícil depois que, meses atrás, foi vítima de estupro. 'Começou a dizer que, se fui atacada, é porque dei bola para o estuprador. Eu não exponho meu corpo. Mas meu marido não teve compreensão. Vive dizendo: "Você não é uma mulher direita". Não posso contar com ninguém na igreja porque lá me dizem: "Ninguém precisa de psicólogo. Aqui, o psicólogo é Jesus".'

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Mulheres agredidas por maridos evangélicos
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:55:00 »
Revoltante...

Ps. Waldon, seja bem-vindo. Se puder, passe no tópico de apresentações.
Ps2. Tem link para a fonte da notícia?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 12:00:33 »
Fonte: Jornal da Tarde   :D

Já vi muitos casos assim, isso que dá deixarem um bosta de um fracassado feito Paulo fundar uma igreja  :x

Agora dá nisso, os caras fazem a merda e se justificam pela bíblia  :ok:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 00:54:13 »
Religião e moral são coisas totalmente desvinculadas.

Gente ruim tem em todo lugar, quer seja o cara religioso, agnóstico ou ateu.

Acho que devemos condenar esse tipo de argumento, do mesmo modo que condenamos o papa quando ele atribuiu aos ateus todos os males da humanidade, citando como exemplo as mortes da revolução bolchevique.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 09:58:43 »
Religião e moral são coisas totalmente desvinculadas.

Gente ruim tem em todo lugar, quer seja o cara religioso, agnóstico ou ateu. 

Gente ruim tem em todo lugar sim...

Mas...

O agravante nessa situação é que a tecnicamente a Igreja aprova esse tipo de comportamento ao exigirem que as esposas sejam submissas :wink:

Se subjugar a alguém significa "apanhar calada", infelizmente.

[]s

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:15:38 »
O agravante nessa situação é que a tecnicamente a Igreja aprova esse tipo de comportamento ao exigirem que as esposas sejam submissas :wink:
:

Acho que não são só esposas não que devem ser submissas:

“Aquele que poupa a vara odeia seu filho, mas aquele que o ama tem o cuidado de discipliná-lo”. (Provérbios 13:24 NIV)

“Quem se recusa a surrar seu filho o odeia, mas quem ama seu filho o disciplina desde cedo”. (Provérbios 13:24 GW)

“Aquele que poupa sua vara [de disciplina] odeia seu filho, mas aquele que o ama o disciplina com diligência e o castiga desde cedo”. (Provérbios 13:24 Bíblia Ampliada)

“Os açoites que ferem, purificam o mal; E as feridas alcançam o mais íntimo do corpo.” (Provérbios 20:30 TB)

“Os castigos curam a maldade da gente e melhoram o nosso caráter.” (Provérbios 20:30 NTLH)

“Os golpes e os ferimentos eliminam o mal; os açoites limpam as profundezas do ser”. (Provérbios 20:30 NVI)

“É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.” (Provérbios 22:15 NTLH)

“A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele.” (Provérbios 22:15 RC)

“A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela”. (Provérbios 22:15 NVI)

“Todas as crianças são sem juízo, mas correção firme as fará mudar”. (Provérbios 22:15 CEV)

“A crianças por natureza fazem coisas tolas e indiscretas, mas uma boa surra as ensinará como se comportar”. (Provérbios 22:15 GNB)

“Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.” (Provérbios 23:13-14 RC)

“Não evite disciplinar a criança; se você a bater nela e castigá-la com a vara [fina], ela não morrerá. Você a surrará com a vara e livrará a alma dela do Sheol (Hades, o lugar dos mortos)”. (Provérbios 23:13-14 Bíblia Ampliada)

“Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno”. (Provérbios 23:13-14 RA)

“Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte”. (Provérbios 23:13-14 NTLH)

“Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura”. (Provérbios 23:13-14 NVI)

“É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha”. (Provérbios 29:15 NTLH)

“A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe”. (Provérbios 29:15 RA)

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe”. (Provérbios 29:15 RC)

“Uma surra e um aviso produzem sabedoria, mas uma criança sem disciplina envergonha sua mãe”. (Provérbios 29:15 GW)

Contudo, embora favoreça surras com vara, a Palavra de Deus não apóia o excesso e a violência:

“Corrija os seus filhos enquanto eles têm idade para aprender; mas não os mate de pancadas”. (Provérbios 19:18 NTLH)

“Castiga teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alçarás a tua alma”. (Provérbios 19:18 RC)

“Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo”. (Provérbios 19:18 RA)

“Corrija seus filhos antes que seja tarde demais; se você não castigá-los, você os está destruindo”. (Provérbios 19:18 CEV)

“Discipline seus filhos enquanto você ainda tem a chance; ceder aos desejos deles os destrói”. (Provérbios 19:18 MSG)

Texto completo em :

http://juliosevero.blogspot.com/2006/01/quando-um-pai-no-disciplina-o-prprio.html

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:20:35 »
Outro dia, estavamos passando por uma favela aqui de Contagem quando uma senhora com um olho roxo veio correndo na direção da viatura... ela disse que o genro tava espancando a filha dela, de 16 anos (depois vimos que o genro tinha 41)... entramos na casa e o cara tava batendo na menina com um cabo de vassoura enquanto ela segurava o filho do casal de 7 DIAS!!!

Ok, até aí, nada de tããão anormal... o cara devidamente controlado e preso, tiramos ele de dentro da casa algemado, aquele monte de gente querendo saber o que estava acontecendo quando, magicamente surge o líder comunitário/pastor com a pérola "Senhores, não precisa disso, ele é um bom homem... pergunta a qualquer um"... quando explicamos o que tinha acontecido, o pastor disse: "Mas minha filha, seu marido é nosso orador... tenho certeza que você pode perdoar ele... Jesus vai iluminar vocês"

Sem brincadeira, a menina e a sogra murcharam na mesma hora na frente do pastor e o comportamento delas virou outro, simplesmente queriam porque queriam que tirassemos as algemas e liberássemos o cara...

E viva a Lei Maria da Penha... :lol:

Por essa e outras razões, acho sim que evangélicas de clases sociais menos favorecidas são sim muito submissas aos maridos devido à imposição da religião de que "o homem é a cabeça do casal"
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:28:24 »
O cara tem mais de 40, 'embuxou' a filha de 16 e ainda a sogra o defende ???

Que vontade de responder para o pastor 'então vou te dar uma surra para elas me perdoarem isso também'   :muleta:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Suyndara

• Visitante
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:31:00 »
Outro dia, estavamos passando por uma favela aqui de Contagem quando uma senhora com um olho roxo veio correndo na direção da viatura... ela disse que o genro tava espancando a filha dela, de 16 anos (depois vimos que o genro tinha 41)... entramos na casa e o cara tava batendo na menina com um cabo de vassoura enquanto ela segurava o filho do casal de 7 DIAS!!!

Ok, até aí, nada de tããão anormal... o cara devidamente controlado e preso, tiramos ele de dentro da casa algemado, aquele monte de gente querendo saber o que estava acontecendo quando, magicamente surge o líder comunitário/pastor com a pérola "Senhores, não precisa disso, ele é um bom homem... pergunta a qualquer um"... quando explicamos o que tinha acontecido, o pastor disse: "Mas minha filha, seu marido é nosso orador... tenho certeza que você pode perdoar ele... Jesus vai iluminar vocês"

Sem brincadeira, a menina e a sogra murcharam na mesma hora na frente do pastor e o comportamento delas virou outro, simplesmente queriam porque queriam que tirassemos as algemas e liberássemos o cara...

E viva a Lei Maria da Penha... :lol:

Por essa e outras razões, acho sim que evangélicas de clases sociais menos favorecidas são sim muito submissas aos maridos devido à imposição da religião de que "o homem é a cabeça do casal"

Diego,

Jura pra mim que vc deu pelo menos uma "Biffa" daquelas na fuça desse cidadão, só diz isso pra eu ficar feliz :)

Eu, eu :bravo:

Ah, já se sabe né? O cabo de vassoura seria muito útil nesse caso ::)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:31:51 »
Dodo,

Espancar filhos também :) Mas isso até a Icar aprova :wink:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:35:30 »
O cara tem mais de 40, 'embuxou' a filha de 16 e ainda a sogra o defende ???

Que vontade de responder para o pastor 'então vou te dar uma surra para elas me perdoarem isso também'   :muleta:

Pior que é normal nesse tipo de situação a gente vê como essas pessoas são simples... é sempre "A vida tá difícil, mas jesus olha pela gente..."

Diego,

Jura pra mim que vc deu pelo menos uma "Biffa" daquelas na fuça desse cidadão, só diz isso pra eu ficar feliz :)

Eu, eu :bravo:

Ah, já se sabe né? O cabo de vassoura seria muito útil nesse caso ::)

Suy, vou dizer só uma vez!!!!

Polícia não bate em ninguém... quebra resistência... :lol: :lol:

E cabo de vassoura, por cabo de vassoura, a gente prefere usar o bom senso (também conhecido por presidiários como 'Direitos Humanos')... :hihi:

http://www.falconarmas.com.br/shop/images/BASTAO%2020.jpg

:hihi:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:53:01 »
Homem que bate em mulher é um covarde... tem mais é que tomar uma coça de pau até largá-lo encolhido no chão, se mijando e pedindo pela mãe.

E eu vejo uma situação destas acontecendo, parto para as vias de fato no mesmo instante.  :bate: :evil:

Offline Linux

• Nível 01
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 11:31:12 »
Eles limitam-se a aplicar o evangelho.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 12:07:17 »

E devemos nos limitar em aplicar-lhes a porrada.  |( :twisted:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 12:19:51 »

E devemos nos limitar em aplicar-lhes a porrada.  |( :twisted:

:| As vezes violência justifica violência.

:x Concordo que esses covardes precisam receber um lindo soco no meio do nariz para aprender a virar gente.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 12:39:35 »
Eu sei bem que um erro não justifica o outro etc & tals... mas tudo é muito "bonito" quando é visto de longe.

A muitos anos atrás minha irmã arrumou um namoradinho... eu estou chegando em casa depois do serviço e quando entro em casa encontro-o batendo nela. O sangue subiu para a cabeça e só parei quando chegou a polícia e a ambulância.
Não admito sob hipótese nenhuma um homem batendo em uma mulher, mesmo que a mulher seja a mais detestável do mundo, se afaste dela então.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 15:16:09 »
Suy, vou dizer só uma vez!!!!

Polícia não bate em ninguém... quebra resistência...

Eu sei disso  :hihi:

Já vi meu irmão contando essas estórias assim com os amigos deles. E claro, bombeiro também não bate, só socorre  :lol:

-------------------------

Spit,

Pois é, mulher por vezes leva um loucura, irrita, enche o saco, atormenta  ::)

Mas achar que dá pra resolver no muque é covardia. Se vc ver a secura do meu braço perto do braço do meu marido, dá até medo  :lol: Por isso acho que o marido é o que defende a esposa, e não o que espanca  :P

Eu brigava muito com meu irmão, qdo ele ficava com mto ódio ele dava uma porrada na parede. Eu calava na hora, por conta do susto. Funciona como efeito moral e pelo menos ele sempre soube que meu bíceps mal dá pra bater massa de bolo  :histeria:

Eu por mim, acho que um cidadão que agride mulher e filho merece sim uma surra  :ok: (Com gesuix ou sem ele)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 15:28:18 »
Eu sou um dos que tem este habito de socar as paredes, mas prefiro socar as paredes do que agredir uma pessoa, ainda mais sendo uma criança ou uma mulher.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #19 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 15:30:03 »
O problema é que a mulher ja está condicionada... a minha esposa me disse que atende um monte de casos assim e a mulher vai lá na delegacia e retira a queixa para não ficar sem 'o homem da casa'   :nojo:

Quanto a socar paredes, nunca estive numa situação em que uma mulher me levasse a passar a gostar  de paredes , em geral paredes são muito mais duras do que a minha mão, se for assim que soque ela a parede  :D :D
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 15:30:23 »
Eu não entendo isso de "não bater em mulher", principalmente para os que defendem bater em alguém. Eu não bateria em uma mulher minha por um motivo diferente: devo-lhe respeito. Mas as coisas mudam... Se um dia eu chegar em casa, e ver ela fazendo uma suruba e ainda rir da minha cara, duvido que eu não vá perder a cabeça e partir pra cima de todo mundo.

Sexo e idade não é motivo para me fazer querer brigar ou não. Intenção é.

Eu já bati em mulher. E olha que não sou de briga. Foi a filha do marido do meu pai. Ela tinha batido na minha irmã menor e estava xingando ela de vaca. Eu só briguei porque ela não prevaricou quando eu mandei ela bater EM MIM ao invés de pegar a pequena. Não me arrependo nem um pouco. Aliás, me arrependo de ter dado tapas, e não socos. Me arrependo de ter chutado uma cadeira e essa ter voado e ter quebrado o vidro do fogão. O que fez, meu pai, covarde mor e pau-mandado, me culpar ainda...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 15:32:53 »
Tem também a do cara, bom cristão, que violentava as 5 filhas... não lembro bem das idades, mas era algo entre 4 e 12 anos... e que a esposa se resumia a depois levar no posto pra tratar dizendo que tinham sido atacadas por um estranho...

Razão?? Quando o pastor foi procurado, disse que o marido tava passando por uma fase difícil... ¬¬

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #22 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 16:08:06 »
Foi a filha do marido do meu pai.

:o Quem?

A filha do MARIDO do seu pai?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 16:10:58 »
É que é ela que manda na relação... O marido é ela, a mulher é meu pai. :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #24 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 16:17:20 »
 :|

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!