Autor Tópico: Mulheres agredidas por maridos evangélicos  (Lida 12156 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Mulheres agredidas por maridos evangélicos
« Resposta #100 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 20:51:09 »
Na minha experiência, Luz, os homens tendem a definir papéis porque as mulheres tendem a fugir dessas definições...

É exatamente o que eu não consigo compreender. Porque nunca acreditei que pudesse funcionar essa coisa de um definir que papel o outro vai representar para atender às suas próprias expectativas - por minha experiência, pelo menos, gera apenas frustração e insegurança.

Pode até perdurar por anos, como, às vezes, percebo à minha volta, mas a um preço muito alto, na minha opinião. Pelo menos aqui, na minha cabeça, relações são uma parceria para benefício dos dois, que pede investimento mútuo com retiradas equivalentes ou vai haver cobranças.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #101 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 20:57:52 »
Não sei o que você entende por um papel.  Para haver relacionamento, tem de haver troca, diálogo, entendimento.  Sem algum tipo de definição, fica difícil haver esse entendimento.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #102 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 00:21:09 »
Não sei o que você entende por um papel.  Para haver relacionamento, tem de haver troca, diálogo, entendimento.  Sem algum tipo de definição, fica difícil haver esse entendimento.

Por "estipular" papéis quero dizer tentar manipular a relação, atropelando o outro. Não estou falando de relações saudáveis que terminam por falta de afinidades, mas de relações que a experiência não teria permitido ir adiante.

É claro que dentro de uma relação, ambos precisam assumir o seu papel, fazer a sua parte - relações, como você mesmo diz e concordo, são trocas.

Nessas relações a que me refiro, no entanto, a coisa parece caminhar para uma espécie de exigência de favores e quase sempre meio unilateral onde um acha que outro sempre tem que ceder mais por sua própria natureza.

É nesse sentido que sempre achei os homens, mas não todos, meio paternais em suas relações amorosas. E eu sempre fui muito brava quando sinto meu espaço invadido, então, você já pode imaginar que não foi muito fácil.

rizk

• Visitante
« Resposta #103 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 17:23:52 »
É nesse sentido que sempre achei os homens, mas não todos, meio paternais em suas relações amorosas. E eu sempre fui muito brava quando sinto meu espaço invadido, então, você já pode imaginar que não foi muito fácil.
Já eu tenho mais a sensação de que eles querem ser "pais" na hora de mandar, mas "filhos" na hora em que se precisa pôr a mão na massa.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 19:16:40 »
Não são todos...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 01:30:21 »
Por "estipular" papéis quero dizer tentar manipular a relação, atropelando o outro.

Ora, mas isso é muito mais típico de mulheres do que de homens...

Se você reparar bem, não é muito fácil para um homem encontrar PERMISSÃO para ser algo além de paternal...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #106 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 11:06:39 »
Por "estipular" papéis quero dizer tentar manipular a relação, atropelando o outro.

Ora, mas isso é muito mais típico de mulheres do que de homens...

Bom, aí já não sei, mas tem algo interessante nessas discussões. Homens e mulheres parecem tão diferentes, no geral, mas tão semelhantes, no particular. Sempre que a gente começa a questionar detalhes nas relações parece tão difícil dicernir características tipicamente masculinas ou femininas.

Se você reparar bem, não é muito fácil para um homem encontrar PERMISSÃO para ser algo além de paternal...

Eu acho que parte da culpa pode ser das mulheres, sim, mas só parte.  ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 11:58:05 »
Temos de ter cuidado para não cair no reducionismo, também.   Ser homem ou mulher é só um fator entre muitos outros.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #108 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:09:46 »
Meu irmão uma vez me disse que homens gostam de mulheres "manhosas", pq no fundo, gostam de dar proteção às mulheres (ele disse isso pq me achava muito "arredia", tinha mania de resolver tudo sozinha e nunca pedir ajuda  :vergonha:).

Não sei se é verdade, mas eu costumo pedir ajuda pro Carlos mesmo quando não preciso, e ele se sente bem com isso  :)

Será que tem mesmo esse fator?  :hein:

Confesso também que tenho mania "mãe", coisas como ficar preocupada se ele comeu direitinho, se está bem  :P

Vai ver a gente define os papéis sem nem ao menos perceber, o chato é quando um decide "manobrar" o outro  :hmph:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #109 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 20:33:31 »
Minha impressão é que esse fator se deve ao conforto de ter uma linguagem em comum, de saber o que esperar e o que buscar um no outro.

Para muita gente funciona bem.  Para muita gente funciona mais-ou-menos.  Para muita gente não convém.

Uma coisa é certa: não ter um mínimo de confiança em que se pode prever ou entender o que o outro quer não é confortável.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #110 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 21:17:34 »
Homem que bate em mulher é um covarde... tem mais é que tomar uma coça de pau até largá-lo encolhido no chão, se mijando e pedindo pela mãe.

E eu vejo uma situação destas acontecendo, parto para as vias de fato no mesmo instante.  :bate: :evil:

Porque toda essa proteção em torno da mulher ? Elas podem ser mais fracas mas não são vegetais.

Tem mulher que abusa desta super "não bata" em mulher.
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #111 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 00:36:23 »

Nem me fala.  Conheço umas bipolares que fazem desse abuso um verdadeiro estilo de vida, com direito a ELAS descerem o braço sempre que tem vontade...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #112 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 00:41:02 »

Nem me fala.  Conheço umas bipolares que fazem desse abuso um verdadeiro estilo de vida, com direito a ELAS descerem o braço sempre que tem vontade...
Ahh mas se o homem for um homem de 1,90... fortão... nenhuma mulher não tem nem chance.... homens são na maioria das vezes maiores e mais fortes que a mulher....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #113 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 00:42:58 »
Ahh mas se o homem for um homem de 1,90... fortão... nenhuma mulher não tem nem chance.... homens são na maioria das vezes maiores e mais fortes que a mulher....

Só que eles correm o risco de ficar marcados se erguerem um dedo, e as mulheres se bobear ficam famosas se descerem o braço... nesse ponto homem só leva vantagem se sua meta for a agressão em si.

Danieli

• Visitante
« Resposta #114 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 00:45:07 »
Acho que eles estão falando das mulheres que usam e abusam da Lei Maria da Penha como escudo, para a violência causada primeiramente por elas dentro do próprio lar. Coisa que AQUI não é raro de se ver.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 06:04:30 »
Acho que eles estão falando das mulheres que usam e abusam da Lei Maria da Penha como escudo, para a violência causada primeiramente por elas dentro do próprio lar. Coisa que AQUI não é raro de se ver.

A Lei Maria da Penha é muito recente, imagine quando ela estiver totalmente arraigada nos nossos costumes, como a ECA.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #116 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 06:48:25 »
Eu acho que a Lei Maria da Penha deveria proteger homens e mulheres. Embora a enorme, vasta maioria seja de mulheres que apanham de seus maridos; e de marmanjos que não pagam pensão em dia; e de toda sorte de canalhice, já ouvi casos o bastante de mulheres que se fazem de vítima para espezinhar ex-maridos para concluir que a lei precisa ser ampliada.

No fim, somos todos humanos falíveis.   :-|

rizk

• Visitante
« Resposta #117 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:26:35 »
Ah, eu não sei não disso de Lei Maria da Penha. É muito evidente que quem mais sofre com violência doméstica são as mulheres casadas com homens... uma vez que a diferença esteja "corrigida", devem expandi-la (ou, se deus existir e for bom, revogá-la de vez e não falemos mais nisso hehe)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #118 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:59:13 »
Como eu disse, a vasta, imensa e vergonhosa maioria dos casos é de homens fazendo mulheres passarem maus bocados. :-)

Mas e quando acontece o contrário, como se faz? E o peso do sarcasmo da sociedade em cima de um marmanjão que apanha de mulher; ou a condescendência do Judiciário contra pais que vêem seus direitos feridos?

Estatísticas desfavoráveis aos homens existem por um motivo; mas acho que se é para ter lei, que se aplique a todos os casos de agressão e abuso. Até o dia em que não precisemos mais dessa lei :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #119 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 11:06:20 »
Acho que a Lei Maria da Penha deveria proteger as pessoas que são agredidas pelo cônjuge, independente do sexo deste.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 20:58:00 »
Também concordo 'mais ou menos'.... Mas acho que perderia o sentido. Sei lá, é mais fácil violência contra a mulher de que o contrário... ...daí uma lei mais enfática para a proteção à mulher, não?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #121 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 09:52:05 »
Homem apanhar de mulher?  :o

Estranho, sempre penso que homens tenham ao menos duas vezes mais forças, não dá pra segurar o punho da criatura? sei lá.

O problema da mulher que apanha é que em geral ela não consegue se defender, não?

Quem dera as pessoas aprendessem mais o dom do diálogo ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #122 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 10:43:24 »
Há situações em que um homem não tem condição de se defender de uma mulher, Suyndara.

Por motivos inclusive físicos, mas talvez mais frequentemente emocionais.  Nem todo homem é um brutamontes insensível, impossível de deter ou de intimidar.  Só eu e uns poucos eleitos :)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #123 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 11:07:01 »
Há situações em que um homem não tem condição de se defender de uma mulher, Suyndara.

Por motivos inclusive físicos, mas talvez mais frequentemente emocionais.  Nem todo homem é um brutamontes insensível, impossível de deter ou de intimidar.  Só eu e uns poucos eleitos :)

Muito medo dessas mulheres então :o (se bem que já vi umas bem "fortonas" mesmo por aí...)

Talvez seja mesmo emocional, há 2 anos eu apanhei da minha mãe, literalmente falando. Eu poderia mesmo ter segurado ela, mas não consegui, o respeito falou mais alto :vergonha:

Eleitos né? :P Sorte sua (e delas :))

Acho que se a briga chega a via de fatos (agressão) é pq o ódio pelo outro se tornou incontrolável. Então algo com certeza está muito errado. No mínimo, se perdeu o respeito.

[]s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #124 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 11:24:27 »
Suspeito que é bem por aí, até pela limitada experiência que tenho com mulheres agredidas; o medo da agressão física geralmente é bem menor do que o de constatar que o relacionamento naufragou. 

A tentação de fugir e fazer de conta que não aconteceu nada que não possa ser esquecido é muito forte.

Realmente lamentável, e não raro leva a algum tipo de tragédia.  :(

Homens, porém, não estão imunes a passar pelo mesmo tipo de drama.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!