Vamos sem mais delongas. Coloque os pilares do que você chama de esquerda. Mais uma vez você falou que esquerda não é isso.. não é aquilo... soltou mais um espantalho ao falar groselhas em torno de não deixar um homem escravisar o outro... dããã...
Eu já expliquei tudo isso em outro post. Se você não sabe o que é 'direita' e 'esquerda' não diga que estou falando groselhas, leia.
Denomina-se esquerda e direita as posturas políticas que, respectivamente, representam a mudança de um estado autocrático para um mais representativo, e os que não a querem. Também podem se denominar, neste sentido, liberais e conservadores. Os termos se originam da posição em que os primeiros parlamentares franceses pós-revolução se sentaram. Do lado direito, os partidários do rei, e do lado esquerdo, os partidários da democracia representativa sem monarquia.
Na esfera política, representantes de latifundiários e grandes empresários costumam ser de direita (conhece Ronaldo Caiado?). Defendem a propriedade privada e a manutenção de privilégios da exploração de recursos naturais, porque na prática já detém estas 'regalias' e não as querem perder.
Já representantes de esquerda provém de camadas sociais mais baixas, e lutam por direitos trabalhistas, mudanças sociais mais profundas para levar a uma maior igualdade social e menor distância entre classes sociais.
A direita não quer isso,
No momento em que perceber que direita é conservadorismo entenderá que a direita sempre tende a preservar essa escravização, porque entende que, como nem todos os homens são iguais, alguns serão donos e outros operários.
A questão é que, historicamente, sabemos que uma grande maioria de atuais donos de latifúndios e empresas deriva de concessões feitas no passado a famílias privilegiadas por serem da aristocriacia das antigas monarquias e impérios. Mas como havia terra e os países americanos precisavam do apoio da Europa, vieram os filhos de lavradores livres convidados a utilizar a terra ( após a lei áurea aqui no Brasil). Isso exclui as grandes populações de índios, 'crioulos', mulatos e negros que já estavam na América Latina, que continuou sendo governada por 'coronéis' ou 'caudilhos', filhos de antigos latifundiários, filhos de filhos de filhos de donos de terras.
Essa situação desigual causou tanto o desenvolvimento de uma nova classe média na América Latina, assim como criou grandes bolsões de pobreza, 'caseríos' ou favelas de excluídos sociais, livres porém desempregados ou sub-empregados.
Então, a direita, pelo menos na América Latina é assim: retrógrada, acostumada a corromper o estado para ganhar dinheiro, conservadora.
E é por isso que as leis trabalhistas no mundo todo surgem de mãos de populistas que precisam se aliar às classes sociais mais baixas para serem reconhecidos como poder, votados, eleitos. É assim com Vargas, passando por Perón e culminando em Allende, Chávez e Lula. Cada um com o seu grau de acerto ou erro, são populistas, mais ou menos ávidos de poder, mais ou menos convencidos de que só eles sabem como governar. A esquerda se transformou nisso. Mas leia sobre as revoltas de camponeses (que começam a acontecer na Inglaterra , França e Alemanha após a peste negra e duram até desencadear a Revolução Francesa e outras revoltas similares).
e o comunismo/socialismo SÓ TIVERAM ISSO, não tiveram outra experiência.
O comunismo sim, como expliquei, sofreu esse lado totalitário nos países que governou. Mas, como já disse e repeti, houveram partidos socialistas em todo o globo, mesmo em países capitalistas, e de muitas passeatas, lutas sociais e reclamos vieram as mudanças sociais e direitos que temos hoje, desde a jornada de trabalho de 8 horas (e não de 15), passando pela oficialização do trabalho (para eliminar o trabalho infantil) e leis trabalhistas no campo (para que trabalhadores do campo passasem a ter salário e não trabalhar pelo chão que pisavam como no começo do século XX).
Portanto eu posso, sem entender detalhadamente sua proposição, enquadrar sua crença/doutrina (como queira) no que normalmente é aceito por socialismo e comunismo, isto é, uma coisa imbecil sem a mínima sombra de dúvida.
Se quiser fingir os vários posts em que falei em social-democracia, sim. Você inclusive pode enterrar sua cabeça embaixo da terra se quiser. É triste, mas você pode. Não é justo, mas você pode. Já leu ALGUM post dos que eu escrevi sobre social democracia ? Você ignorava quais eram os líderes que iniciaram as revoltas trabalhistas do começo de século XX ?
Alias, quando você fala essas besteiras de revolução, qual o seu modelo? Qual o pais? possivelmente cuba? O que você acha do Che?
Cite qual besteira eu disse sobre revolução.
A revolução cubana foi uma união de forças liberais para destituir um governo fantoche colocado pelos EUA, que controlavam o governo desde a invasão a Panamá e Cuba por Roosevelt, que apoiou uma 'revolução' para independizar Panamá de Colômbia, e expulsou os espanhóis de Cuba simulando ter sido agredido, o que se demonstrou depois ser uma fraude (
http://es.wikipedia.org/wiki/Theodore_Roosevelt) Mas enfim, a Revolução Cubana começou como a tentativa de destituir esta aristocracia, mas acabou não só criando outra, senão que Fidel Castro abandou e/ou fuzilou seus próprios colegas da revolução enquanto se alinhava com os russos. A revolução passou a ser uma experiência russa de como governar na América Latina, e a ilha se converteu no latifúndio castriano para testar suas teoriazinhas econômicas furadas, que se sustentaram enquanto os russos 'bancaram' a brincadeira.
Isso não quer dizer que americanos estejam certos, ou que o socialismo seja groselha. Significa que somos humanos, querido Agn. Significa que líderes 'sobem na cabeça' e fazem o que querem, ignoram que os pôs lá e começa tuuuudo de novo.
El Che foi um médico que se revoltou com as condições de vida das pessoas de classe baixa na América Latina, e quis mudar isso à bala. So que à bala o único que fazemos é apoiar gente violenta, e nada bom pode sair disso. Porém seus inimigos também rsolvem as coisas à bala, então não tem o que dizer contra.
O Comunismo, como já afirmei também, no sentido de ser uma 'ditadura do proletariado', é uma distorção equivocada de dizer que se dará privilégios a uma classe social mais baixa para 'equilibrar as coisas'. Mas essa é uma manobra política para que uma elite, desta vez fardada e 'de esquerda', tome o poder e faça como os porcos da 'Revolução dos bichos' tão bem retratava pelo genial Orwell. Acho que concordamos com isso, certo ? Os porcos, isto é, os 'líderes da revolução', na verdade têm inveja da aristrocracia (os 'humanos') e querem ser como eles. Então acabam fundando uma nova aristocracia, uma aristocracia 'de esquerda'.
Você precisa afirmar algo. Quais são os pilares da sua nova esquerda? Estou esperando essa definição desde que entrei no CC.
Lula é de esquerda, FHC é de esquerda, Sarney também... Pls seja mais detalhado nos pilares práticos que você defende.
Sarney era do Arena, Agnóstico, já era senador na ápoca da ditadura, é de família aristocrática do Maranhão! Ele fundou o PDS, brigou quando o Maluf se apossou dele, e agora está no PMDB. É capaz de se eleger por um estado que se quer conhece, mesmo que seja para continuar no poder. Você quer realmente que ensine Historia do seu próprio pais ? Sarney é populista de centro, uma maria-vai-com-as-outras, se estiver Stalin ou Churchill ou Perón no governo, ele vai apoiar. É o que a gente na Argentina chama de 'corchito' (rolha), não afunda nunca. Para dizer que para continuar no governo apoiou Lula! Engoliu o sapo barbudo !
"Pilares práticos" ? Justiça social. Propriedade privada, com concessões governamentais para explioração de recursos naturais. O Estado como regulador e não executor, enxugando sua máquina, mas sem perder o controle totalmente (como deveriam ser Anatel e outras entidades reguladoras). Diminuição da carga tributária e incentivo a pequenas empresas. É isso, centro-esquerda é isso.
Agora, se para você direita é democracia, então eu sou de direita
O que eu afirmo (e acho que Dodo também) é que esquerda não é (só) Hugo Chávez. Esquerda também é Charles Chaplin, esquerda foi Gandhi. Esquerda é Miterrand, esquerda é Zapatero. Pessoas de esquerda mudaram a sua vida. Eu não tenho a solução genial na ponta do lápis, eu digo que a direita está historicamente (e mais na Am Lat) associada a uma aristocracia que nunca 'largou o osso' e que precisa desafogar principalmente a classe média, esta sim que poderá gerar a justiça social que queremos. Isto é, deixarmos de ser 'burgueses' versus 'operários' para sermos empresários e trabalhadores liberais.
É minha opinião, posso estar errado. Mas você não tem o direito de dizer que esquerda é a Russia, ou CUba e pronto. É ignorância política. É um pecado moderno, como não conhecer John Lennon
(eeeeh, isto é brincadeira!)
Mas o que eu disse centenas de vezes, e seria estranho que não tenha lido, que eu sou de centro-esquerda, e se votasse neste país votaria no PSDB ou PT. Não votaria no DEM, por exemplo, que é centro direita. E muito menos no PMDB, que não é nada, são um bando de vira-casaca que ficam a favor do governo que for, só para não perder os cargos (como aliás, já foi o DEM, mas acabou se esvaziando).