É possível pensar uma outra forma de organização social em que , além da representação política , a alocação de recursos seja também determinada democraticamente pelos cidadãos , em que o interesse da global comunidade e não a dos atores econômicos na regulação cega do mercado seja o determinante dos investimentos , em suma que a sociedade organizada decida como alocar e distribuir o que organizadamente produz ? Acredito que sim e isto tem o antigo nome de socialismo.
Algo mais ou menos nesse sentido Luiz? http://blog.controversia.com.br/2009/04/17/chomsky-nacionalizaes-so-um-passo-para-a-democratizao/
....
Fiquei com dúvida na forma em que vocês abordam a desigualdade social. Quando vocês falam desigualdade social devo entender que estão se referindo a desigualdade de oportunidades e condições necessárias para que cada pessoa possa exercer seu potencial ou devo entender como desigualdade o fato de uma pessoa ser distinta da outra em gostos, desejos, aspirações e etc ?
Olha Velho , nesta discussão estão se interligando alguns temas. Deixa ver se consigo apresentar de uma forma mais organizada:
O que Chomsky coloca é basicamente o que a corrente de esquerda com que me identifico defende: ampliar o conceito de democracia para incluir não só a esfera política mas também a econômica. O objetivo é criar estruturas sócio-político-econômicas que permitam superar as desigualdades sociais oriundas do acesso diferencial aos bens da civilização , acesso este que na nossa sociedade está submetido á regulação pelas leis econômicas do sistema. Isto significa , em útima análise , definir que alguns avanços civilizatórios da humanidade devem ser considerados direitos de qualquer ser humano em qualquer sociedade ; fora os direitos já consagrados (liberdade de expressão , dautodeterminação , etc...) o acesso á educação , á alimentação . á moradia devem ser considerados direitos inalienáveis.
Para a isso a economia passa a ser a serva e não mais a regente da organização social , a economia ( gestão da produção e distribuição de bens) passa a ser subordinada à política ( gestão do interesse dos cidadãos). Se , por exemplo , uma sociedade decide que qualquer cidadão tem que ter acesso a uma ingesta alimentar mínima compete a esta mesma sociedade , através dos organismos de organização econômica e política , criar os meios para que este objetivo seja atingido. As formas que podem assumir estes meios e organismos certamente serão variadas de acordo com as características de cada formação social , mas o que para mim é certo é que a base para qualquer uma delas é a ampliação do campo de ação democrática , o que implica na mudança do conceito de democracia representativa como temos agora.
Como o exemplo que Chomsky coloca é preciso inverter o vetor da representação democrática: os cidadãos decidem suas necessidade e reivindicações e os candidatos surgem para representá-los e não como atualmente em que os partidos e seus candidatos apresentam propostas e se propõem a representar os cidadãos que concordam com eles. Junto com isso vem a necessidade de mudar as estruturas atuais da política ( partidos , parlamento , etc...) para permitir uma maior representatividade dos diferentes estratos sociais e também um maior controle dos eleitores sobre os eleitos ; propostas como candidaturas individuais ( sem partido) , revogação de mandatos por referendo dos eleitores e outras são algumas a serem consideradas. `
A desigualdade de talentos , de caráter , sempre existirá em qualquer tipo de sociedade. Sob qualquer forma de organização social existirão os decentes e os FDP , os éticos e os canalhas , mas algumas formas facilitam mais as características positivas e outras as negativas. Uma organização da política como a que temos no Brasil favorece aos que a fazem de meio de (boa)vida , uma organização como a aventada por Chomsky teria um efeito contrário.
Nas discussões sobre esquerda e socialismo eu fico por vezes espantado como uma parte dos foristas com que debato não consegue entender a heterogeneidade de posições que estes termos comportam . por vezes díspares. Em um tópico anterior já tinha dito que defino socialismo como gestão democrática da economia e não como comando burocrático/autoritário , mas o peso da experiência soviética é tão forte que não se consegue conceber que há um outra definição e , o que é pior , que antecede à própia revolução russa. Em termos de socialismo sou um tradicionalista , meu conceito é pré-1914
Alem disso sempre que se fala em socializar a economia se entende por isso estatizá-la , quando socializar algo significa passar o controle para os cidadãos e não necessariamente ( e , ao meu ver , nunca preferencialmente) através do Estado. Uma empresa socializada significa que ela passou ao comando e gestão dos seus própios empregados , uma forma de cooperativismo como já há exemplos parciais em empresas européis recuperadas ( veja
este tópico). Se em algum momento estas empresas se tornarem a forma dominante da economia poderemos dizer que chegamos à sociedade socialista de Marx (definida como "comunidade dos produtores associados"). Mas independente das formas de propiedade existentes ( privada, coletiva , estatal )ou outras que possam vir a existir e coexistir o núcleo central do conceito de socialismo é a gestão democrática da economia.
Uma explanação interessante do conceito do socialismo que vai no sentido do que falei é o apresentado por Michael Löwy como
Ecossocialismo.
De qualquer maneira todas as discussões sobre as formas que uma gestão socialista poderá assumir devem ser vistas como "declarações de intenção" e não como "receitas de bolo" , a cozinha da história supreende o mais confiante dos profetas.
obrigado por sua resposta Luiz
Não há de que.
O capitalismo é uma questão extremamente simples Luiz e o DDV coloca muito bem quando diz que é um sistema que aflora naturalmente quando não há relação de escravidão entre as partes, quando há a possibilidade de se ter propriedade privada e quando eu tenho a permissão de me dispor desses bens.
Aí é que está. Discordo desta conceituação de capitalismo mas não vou poder explanar agora para não gerar um off-topic e por falta de tempo.
Mas retorno depois , no tópico em que o DDV postou