Autor Tópico: Ensino de Física e PCN+  (Lida 13032 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Ensino de Física e PCN+
« Online: 10 de Fevereiro de 2008, 22:49:54 »
Conversava hoje sobre os tais Parâmetros Curriculares Nacionais com um professor do Estado.Contava-me ele como foi difícil a adaptação de sair de uma escola particular para a pública. Não apenas pela limitação dos alunos (que não anda muito diferente, já que os de escola particular não querem nada), ou pela infra-estrutura dos colégios (essa sim significativa); mas principalmente porque nas escolas do Estado está a pleno vapor a implantação do tal PCN+.

O que vem a ser isso? Bem, vocês podem ler por vocês mesmos os Parâmetros definidos para o ensino de Ciências da Natureza, Matemática e sua Tecnologias na página da SBF:

http://www.sbfisica.org.br/arquivos/PCN_CNMT.pdf

É grande, mas instrutivo. E aterrorizante.

À primeira vista, parece um longo tratado sobre a importância da Interdisciplinaridade, sobre como os professores devem buscar recorrer à História, Filosofia, Poesia, e demais ciências naturais para explicar cada fenômeno físico. E sempre tentando contextualizar o aluno quanto ao período em que as descobertas foram feitas, dando assim uma cara mais humana e menos "quadrada" sobre as ciências. Não li o PCN+ de Matemática e Química, mas imagino que seja parecido.

Eu sempre gostei de Interdisciplinaridade. Modéstia à parte, já dava aulas assim antes da palavra virar moda nos círculos de pedagogos; e embora nem todos os alunos gostassem, tive lá meus sucessos significativos e continuava a fazê-lo. Uma das coisas que sempre dizia aos meus alunos - e nisso repetia o que meu pai me ensinara - é que não se deve estudar física e matemática tentando decorar fórmulas, mas sim compreendendo-as. Sempre tentei fazer os meninos verem que por trás daquela abstração existia um mundo muito real, com experiências muito reais a nortear aquele aparente emaranhado de letras e números.

Muito bem. No papel, o PCN+ é muito bonito. Então, o professor me mostrou o livro que, segundo ele, é o único escrito de acordo com os princípios do documento; ou, pelo menos, um que está de acordo com os fiscais e secretários de educação esperam que sejam os princípios do documento. Comecei a folhear o livro e vi que, realmente, continha referências aos mais diversos temas para melhor ilustrar certos fenômenos da Ótica, da Mecânica Ondulatória e demais partes correspondentes ao que no meu tempo de colégio se chamava "Física 2". E então eu reparo algo: o livro não traz exercício numérico nenhum. De fato, quase não tem nenhuma equação, a não ser uma ou outra mais fundamental.

Pergunto ao professor se esperava-se que o ele complemente o livro e forneça o material que está faltando. Ele diz que não; que deve deixar de lado as equações da Cinemática e da Termologia em troca de fazer os alunos apresentarem "pesquisas" caseiras e apresentar cartolinas bonitas. Quando ele tem que aplicar uma prova, o que quase nunca acontece, é orientado a usar as equaçõezinhas mais bestas, desde que tenha feito exercícios idênticos (não parecidos - idênticos) em classe.

Fico um bocado perturbado. ISSO é o que estão ensinando às crianças nas aulas de Física? ISSO é o que os secretários entendem por Interdisciplinaridade? Como se espera que esses alunos se tornem os Engenheiros e Cientistas que o país precisa se o conteúdo de Exatas é reduzido a uma mera historinha entremeada com trechos de poesia e letras de música?

Está decidido. Meus filhos terão educação complementar em casa.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 22:52:01 por Dbohr »

Danieli

• Visitante
Re: Ensino de Física e PCN+
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:04:32 »
Sempre tive que me dedicar muito a Física para conseguir compreender algo realmente. Meu ápice foi sair de um modesto colégio público e me enfiar dentro do Senai com o objetivo de sair de lá Técnica em Eletrometalmecânica. Se deu certo? Claro que não, primeiro que não é a minha área do conhecimento favorita, segundo que eu tinha que me matar em dez para entender aquilo tudo (e lógico não foi um feito meu) e terceiro meu ensino médio não passou disso aí, trabalho em cartolina, e umas perguntas bestas para entregar duas semanas depois para o professor.

Fez MUITA diferença, e meus boletins não mentem eu tinha excelentes notas no ensino fundamental e médio. Mas conhecimento mesmo, era pífio, por isso digo que esse PCN+ aí, pode ter sido atualizado agora, mas sinceramente por pura preguiça por parte de alguns professores (consideremos o fato de que SC é o estado que mais paga mal os professores da rede pública) para ensinar, não me espanta que o método inovador seja aplicado desde há muito tempo (considerando que eu saí do segundo grau há 4 anos) nas salas de aula.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:10:13 »
O PCN existe em caráter oficial desde 1996, mas parece que apenas a partir de 2002 de disseminou.

Tive um professor de Matemática que falava no famoso Pacto da Mediocridade: o professor fingia que ensinava, os alunos fingiam que estudavam e o país fingia que ia pra frente... que lixo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:22:14 »
Citação de: Dbohr
Pergunto ao professor se esperava-se que o ele complemente o livro e forneça o material que está faltando. Ele diz que não; que deve deixar de lado as equações da Cinemática e da Termologia em troca de fazer os alunos apresentarem "pesquisas" caseiras e apresentar cartolinas bonitas. Quando ele tem que aplicar uma prova, o que quase nunca acontece, é orientado a usar as equaçõezinhas mais bestas, desde que tenha feito exercícios idênticos (não parecidos - idênticos) em classe.

:susto:
Isso me parece uma estratégia de ensino criada por pessoas medíocres, com o intuito de estimular a mediocridade.

Algo que me irrita é que muita gente nao parece entender é que a linguagem matemática serve para facilitar a
compreensao e a aplicaçao dos conceitos físicos, nao para dificultar [1]. Ela permite falar de relaçoes entre grandezas de
forma compacta e prática. Penso que muitos autointitulados pedagogos na verdade temem e desconhecem a matemática
mais básica, e querem evitar que as pobres crianças sofram tanto quanto eles sofreram.

Acho que também vou ser obrigado a complementar a educaçao de meus filhos em casa...  |(

[1] Já vi exemplos dessa forma de pensar aqui mesmo no CC.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Danieli

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:25:22 »
Mas é exatamente assim que funciona em algumas escolas, aqui em Joinville, mesmo não é difícil de citar que muitas escolas fazem esta "vista grossa" para o problema.
A UDESC, com o campus aqui em Joinville, comporta apenas os cursos da área tecnológica, no ano 2000 se não me falha a memória colocou na grade dos cursos (Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Ciências da Computação e Licenciatura em Física) uma disciplina especial de Matemática e Física para as primeiras e segundas fases, porque os alunos não estavam chegando preparados para a universidade.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:32:11 »
O triste é eu pegar o livro que me foi mostrado e ver que tem algumas coisas muito boas ali, e mesmo um ou outro conceito de Física muito bem explicado. Mas ao fim e ao cabo, se a gente não passa a linguagem da Física para o aluno, não estamos ensinando Física, mas sim uma história sobre Física. E não tem escapatória: a língua-mãe da gente é a Matemática.

Eu me pergunto o quanto da intenção disto está no PCN+ e o quanto está na cabeça dos secretários de educação. Porque o documento, como eu disse, não parece tão ruim lendo rapidamente.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:46:32 »
Me demiti de uma escola particular, entre outras coisas, por que esperavam que desse aulas assim. É palhaçada, eles querem que alunos do ensino médio tenham aulas de física e química como as de ciências do ensino fundamental...

Penso que muitos autointitulados pedagogos na verdade temem e desconhecem a matemática
mais básica, e querem evitar que as pobres crianças sofram tanto quanto eles sofreram.
Ah, não tenha dúvida de que é isso... e pior ainda são as justificativas que já tive de aturar: desde que a matemática de alguma maneira diminuiria a criatividade das crianças ( ::) ) até que a "matemática ocidental" não passa de uma ferramenta de dominação cultural capitalista... dá raiva... e me faz pensar se devo realmente terminar a licenciatura.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:48:49 »
Thufir, você é o único que eu me lembro agora que trabalhou em colégio com Física. Pode dar mais detalhes do teor das discussões em conselho de classe sobre esse afastamento da Matemática? Como ficou o ensino da própria Matemática? O PCN chegou a ser debatido?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:49:47 »
Eu estou muito assustado, gente. Muito assustado, de verdade. Não pensei que a coisa estivesse tão ruim.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:59:37 »
Dbohr, estou lendo o documento agora. Mais tarde, comento alguma coisa e repondo sua pergunta. :)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 00:12:25 »
Agora começo a me dar conta do que pode ter acontecido entre a redação do texto do PCN+ e da execução de suas idéias. É tão insidioso que chega a me dar asco. Prestem atenção nos trechos que vou destacar:

Citação de: PCN+
Resolução de problemas

Muitas vezes o ensino de Física inclui a resolução de inúmeros problemas, onde o desafio central para o aluno consiste em identificar qual fórmula deve ser utilizada. Esse tipo de questão, que exige, sobretudo, memorização, perde sentido se desejamos desenvolver outras competências.

Não se quer dizer com isso que seja preciso abrir mão das fórmulas. Ao contrário, a formalização matemática continua sendo essencial, desde que desenvolvida como síntese dos conceitos e relações, compreendidas anteriormente de forma fenomenológica e qualitativa. Substituir um problema por uma situação-problema, nesse contexto, ganha também um novo sentido, pois passa-se a lidar com algo real ou próximo dele.

Até aqui, nada parece estar errado, certo? Eu mesmo disse no post de abertura que decoreba não serve para nada. E todos sabemos que saber interpretar um enunciado é parte da resolução de qualquer questão. Prossigamos:

Por exemplo, é bastante diferente a natureza das competências envolvidas na solução de um dado problema, em que é apenas solicitado o cálculo da distância percorrida por um corpo com desaceleração constante, e de um outro, em que se solicita a análise das conseqüências de altas velocidades de veículos.

Luzes de alerta aqui!!

O que o autor do texto quer dizer? À primeira vista, sugere que o professor talvez deva incluir um comentário sobre os efeitos da desaceleração súbita no corpo humano. Muito bem. Mas o que está subjacente - e muito claro para quem viu a última prova do ENEM é que o que está realmente sendo sugerido ali é que se deixe a parte matemática de lado em favor de um textinho educativo sobre os perigos de andar em alta velocidade. O que é muito instrutivo e necessário num país com tantas mortes no trânsito, mas não é Física.

Prossigamos:

Embora nessas duas situações a solução do problema exija o mesmo instrumental matemático, a própria estratégia para a resolução de problemas é também bastante diferente. Enquanto na primeira, trata-se de associar os elementos do enunciado a uma equação matemática, já na segunda, são necessários a identificação da situação problema, o levantamento de hipóteses, a escolha de caminhos para a solução, além da análise dos resultados, principalmente no que diz respeito à sua coerência com o que o aluno conhece da realidade.

E aqui entra a escamoteação de novo. Ao dizer que as duas abordagens exigem o mesmo intrumental matemático, o autor do texto sugere que a segunda contará com as mesmas competências matemáticas, mas que adicionará novas competências coerentes com o que o aluno conhece da realidade. E aí vemos o desastre ideológico que foi o ENEM.

Então, das duas, uma: ou quem escreveu o ENEM não entendeu o que o PCN pretendia, ou entendeu bem demais. Se foi o primeiro caso, conta com a anuência do autor do PCN. Se foi o segundo...

Basta dizer que não sei o que é pior.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 02:11:56 »
Eu tenho um amigo recém-formado em física que dá aula em escola pública. Ele disse que pegou uma aula substituta de matemática. Os alunos estavam aprendendo equações. Só que a professora era realmente boçal, por exemplo, na equação: 3x = 9, ao invés dela ensinar que o 3 pode ser passado dividindo para o outro lado da igualdade, ela ensinou a turma a descobrir "que número vezes 3 que é igual a 9"!

Quando ele deu aula substituindo ela, ele ensinou a fazer o método simples... Mas se já não bastasse a professora não saber nem aquilo (ou simplesmente não querer ensinar), quando ela volta a dar aula e vê que os alunos sabem fazer equações do jeito mais fácil, ela diz aos alunos que trocar membros de lado da igualdade é ERRADO!

Ele também falou dessa pressão por provas fáceis e aprovar todo mundo, quando eu perguntei por que ele simplesmente não reprovava todo mundo e mandava aquela escola pro inferno. Segundo ele, os pedabobos acreditam que se um aluno tirou zero nos três primeiros bimestres e tirou um 5 no quarto, ele deve ser aprovado, já que apresentou uma melhora nas notas...

É simplesmente aterrorizante pensar que a educação está assim. A impressão que tenho é que daqui uns 10 anos essa sociedade vai sucumbir...
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 02:15:37 por Oceanos »

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 02:42:53 »
Sinto muito, vou fazer rir aqui.
Muahahahahaha!
É muito engraçado "pedabobos" (Nem todos pedagógicos), é incrível eles acham não estão errados e não fazem porra nenhuma.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 07:32:32 »
Como se dá o processo de elaboração desses Parâmetros?  :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 07:38:05 »
Rapaz, eu gostaria de saber. Vou pesquisar mais hoje. Sei que contou com a colaboração de professores de cada área; alguns nomes eu pensei ter reconhecido. Sei também que a idéia vem desde 1996. E isso é que me dá ainda mais arrepios: já atravessa dois governos teoricamente opostos!

Estou pasmo. Como é que ninguém fala nada sobre isso na imprensa, meu Deus?! Como é que isso não está na pauta de debates nas Universidades? Entre a aplicação dessa política e o sistema de cotas estamos todos lascados. Estamos condenados a ser uma nação de operadores de Telemarketing.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 08:38:10 »
Isso me parece uma estratégia de ensino criada por pessoas medíocres, com o intuito de estimular a mediocridade.
é isso o que é, dr manhattan. ortega y gasset já previu tudo no célebre ensaio de 30.
O característico do momento é que a alma vulgar, sabendo-se vulgar, tem o denodo de afirmar o direito de vulgaridade e o impõe por toda a parte. Como se diz na América do Norte: ser diferente é indecente. A massa atropela tudo que é diferente, egrégio, individual, qualificado e seleto. Quem não seja como todo o mundo, quem não pense como todo o mundo, corre o risco de ser eliminado.
é tarde pra reclamar. a rebelião das massas já está em curso há décadas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 08:59:27 »

Fico um bocado perturbado. ISSO é o que estão ensinando às crianças nas aulas de Física? ISSO é o que os secretários entendem por Interdisciplinaridade? Como se espera que esses alunos se tornem os Engenheiros e Cientistas que o país precisa se o conteúdo de Exatas é reduzido a uma mera historinha entremeada com trechos de poesia e letras de música?

Faz um tempo que no IF-USP nós temos nos preocupado com o nível dos estudantes de licenciatura e a recente tendêcia de se preocuparem mais com os "conceitos" que com como resolver problemas...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 10:17:39 »
Isso é assustador... A educação é uma área estratégica para um país. Acho  que é a área mais importante de todas que requer constante atenção e uma grande quantidade de investimentos. Mas olhe só o que um monte de políticos imbecis que são movidos por ideologias estúpidas e não por um cérebro fazem. Quanto mais eu leio essas coisas mais eu me espanto ao saber como a situação consegue ser ainda pior do que eu imaginava.
 :'(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 10:28:03 »
é. é bom pra ver que o problema educacional brasileiro não é somente estrutural, mas também pedagógico. é mesmo triste que uma área tão vital seja tão menosprezada.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:21:07 »
Thufir, você é o único que eu me lembro agora que trabalhou em colégio com Física. Pode dar mais detalhes do teor das discussões em conselho de classe sobre esse afastamento da Matemática? Como ficou o ensino da própria Matemática? O PCN chegou a ser debatido?
Dbohr, a coisa toda era muito dissimulada. Nunca houve um pedido explícito por parte da pedagoga para que se evitasse o uso de equações, fórmulas e gráficos, mas ficava claro que era isso que ela queria.

Mais de uma vez fui orientado a priorizar discussões e debates em sala em vez de apresentar conteúdo e propor exercícios, ou a preferir filmes e mesmo músicas (!?) a aulas expositivas ou de correção de exercícios, sob a justificativa de que uma aula excessivamente matemática (o que, na cabeça da pedagoga, é qualquer coisa mais complexa que uma equação do primeiro grau) poderia promover a passividade entre os alunos.

Aliás, quanto aos exercícios em si a orientação era que fossem feitos em sala, por mim, para que os alunos os copiassem nos cadernos (e alguns deles nem isso faziam) e estudá-los em casa. Coisa que não fiz, o que me levou várias vezes à “conversas” com a pedagoga...

Não sei dizer exatamente como a disciplina de matemática foi afetada, mas sei que foi afetada: quando entrei lá, boa parte dos alunos tinha dificuldades com leitura de gráficos, proporções, sistemas de equações e outras ferramentas que eu tive de suprir ao longo do ano.

Não lembro de termos debatido o PCN, mas confesso que entre planejar e dar aulas, as turmas de reforço, a universidade e a iniciação científica, mal tive tempo de ler alguma coisa a respeito, que dirá debatê-lo. De qualquer maneira, a proposta da escola casava com o espírito do PCN, de acordo com a pedagoga (ou com o que ela entendeu dele).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 19:35:23 »
Falando em mediocridade no ensino e interdisciplinaridade, me lembrei disso: ../forum/topic=13122.0.html

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 20:26:06 »
Lembrei foi da discussão sobre como profissionais da área de humanas não vem com importância as ciências ditas exatas. Os pedabobos acham que o ensino de matemática, física e química é um atraso para os alunos, que a cobrança dessas matérias são massificantes. O que se tem ai é uma lenta retirada dessas matérias da pauta do ensino brasileiro.

Tenho pena dessa nova geração.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 20:38:16 »
Sem querer brincar de peteca com a responsabilidade, mas enquanto os alunos não se importarem e os pais não se envolverem com a escola, os pedabobos continuarão fazendo o que bem entenderem com pouquíssima resistência.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 21:03:44 »
Dbohr, a coisa toda era muito dissimulada. Nunca houve um pedido explícito por parte da pedagoga para que se evitasse o uso de equações, fórmulas e gráficos, mas ficava claro que era isso que ela queria.

Mais de uma vez fui orientado a priorizar discussões e debates em sala em vez de apresentar conteúdo e propor exercícios, ou a preferir filmes e mesmo músicas (!?) a aulas expositivas ou de correção de exercícios, sob a justificativa de que uma aula excessivamente matemática (o que, na cabeça da pedagoga, é qualquer coisa mais complexa que uma equação do primeiro grau) poderia promover a passividade entre os alunos.

Aliás, quanto aos exercícios em si a orientação era que fossem feitos em sala, por mim, para que os alunos os copiassem nos cadernos (e alguns deles nem isso faziam) e estudá-los em casa. Coisa que não fiz, o que me levou várias vezes à “conversas” com a pedagoga...
Eu não tive oportunidade, ainda, de montar o meu rizkíssimo plano de aulas. Porém, TODO SANTO ANO em que eu esteja matriculada em algum curso com calouros, pelo menos metade deles, INVARIAVELMENTE, diz com ORGULHO que não é enciclopédia pra ter as datas e nomes assim na ponta da língua.

Eu digo isso, também. Mas 1) eu me ENVERGONHO; 2) chego em casa e abro os livros e fico numa nóia até descobrir; 3) eu nunca cheguei ao ponto de sustentar que a Sanção Pragmática é após a Revolução Francesa (fatos reais! fatos reais!).

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:34:34 »
Lembrei foi da discussão sobre como profissionais da área de humanas não vem com importância as ciências ditas exatas. Os pedabobos acham que o ensino de matemática, física e química é um atraso para os alunos, que a cobrança dessas matérias são massificantes. O que se tem ai é uma lenta retirada dessas matérias da pauta do ensino brasileiro.

Tenho pena dessa nova geração.

Acredito que seja até um pouco pior, as humanas dão a impressão de que também foram afetadas por essas mudanças e não perceberam. Mnha filha aprendeu que Cristovão Colombo foi um conquistador sanguinário, minha outra filha provavelmente vai aprender que ele era sanguinário, além de estuprador e canibal. Meus netos vão queimar imagens dele no pátio das esolas.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!