Autor Tópico: Ensino de Física e PCN+  (Lida 13034 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Ensino de Física e PCN+
« Resposta #50 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:43:09 »
Eu também Dantas, até por que já noto isso em meus alunos do cursinho, infelizmente.

Aliás, hoje digo que infelizmente, dou uma aula de física num cursinho pré-vestibular mais completa do que se dá em muito colégio (particular) por aí... :(

Um aluno de nível superior, na universidade onde trabalho, estava com crise de consciência porque o papel dele era destruir empregos com a tecnologia.
Cara ... que lavagem cerebral esse rapaz sofreu.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #51 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:49:19 »
Citação de: Dodo
Cara ... que lavagem cerebral esse rapaz sofreu.

Cara, mas bem ou mal a ideologia Luddita sempre existiu, antes mesmo do cara que lhe deu o nome. O problema é quando o Luddismo se torna institucionalizado e dominante.

Qual é toda a minha crítica ao PCN? Decerto não contra a Interdisciplinaridade, que sempre pratiquei por achar uma boa idéia. Mas é preciso ter em vista que a Interdisciplinaridade é um aditivo ao currículo. Eu fui atrás do ENEM do ano passado e fiquei totalmente pasmo com o nível das questões. E ainda teve gente achando aquilo difícil! Aquilo não pode passar como exame do Ensino Médio; mal e mal cabe como prova de conhecimentos gerais.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #52 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:56:09 »
Qual é toda a minha crítica ao PCN? Decerto não contra a Interdisciplinaridade, que sempre pratiquei por achar uma boa idéia. Mas é preciso ter em vista que a Interdisciplinaridade é um aditivo ao currículo. Eu fui atrás do ENEM do ano passado e fiquei totalmente pasmo com o nível das questões. E ainda teve gente achando aquilo difícil! Aquilo não pode passar como exame do Ensino Médio; mal e mal cabe como prova de conhecimentos gerais.
Ha, Dbohr! E aquele Nênem que tinha a questão, mais ou menos assim:

[texto de abertura]Música do gilberto Gil[texto de abertura]
"Ano-luz é medida de que?"
E as alternativas eram: tempo, luminosidade distância e umas outras nada a ver lá...

E depois os caras vêm dizer que a idéia é acabar com a decoreba... nem elaborar sobre o conceito o menino tem... é só soltar o que o professor cuspiu "ensinou" de conceitos pra ele.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #53 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:04:22 »
Com toda a licença ao Gilberto Gil (gosto do disco "Quanta" dele, por mais que tenha vários erros conceituais) por que diabos colocar letra de música no enunciado de questão a torna "Interdisciplinar"?!

Interdisciplinaridade é explicar que a energia da qual se fala na Física é a mesma que se fala na Química e na Biologia (exemplo, aliás, contido no próprio texto do PCN); é mostrar a ótica dos olhos; é falar da Cia. das Índias Orientais e de como relógios precisos ajudaram nas navegações. E isso SEM ideologias inclusas gratuitamente, obrigado.

Por experiência própria eu sei o quanto a Interdisciplinaridade funciona, se bem feita. Dava aulas num curso de Inglês (!) e lasquei a falar de Astronomia, Física, Filosofia e o que mais me desse na telha além daquela toada chata de verbos irregulares e conjugações. Resultado: teve aluno chorando quando eu anunciei que tinha pedindo demissão.

Arre :x

Muito bem, senhores. Esse assunto é próximo demais, e importante demais para eu deixar de lado. Agora que já ventilei a minha frustração, gostaria de discutir com vocês o que a gente pode fazer de concreto para acabar com essa farsa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:12:06 »
Algo que considero possível e importante é montar nosso próprio material educacional, como um subsídio para a educação complementar e domiciliar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #55 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:21:08 »
Muito bem, senhores. Esse assunto é próximo demais, e importante demais para eu deixar de lado. Agora que já ventilei a minha frustração, gostaria de discutir com vocês o que a gente pode fazer de concreto para acabar com essa farsa.
De cara, não cair nesse papo furado de pedabobo: Se voltar dar aulas para o ensino médio, em colégio público ou particular não largo da matemática de jeito nenhum.

Não sei se você faz licenciatura também, mas eu, bacharel iniciando a licenciatura, agora pretendo discutir seriamente com o C.A. essa moleza que está a licenciatura em física... não é de se admirar essa ênfase em discussão dos conceitos por parte de gente de quem não se cobra mais que isso.

Eventualmente, escrever alguma coisa pra revistas mais especializadas, como a RBEF (se bem que já li uns papos de pedabobo por lá também...) pra buscar alguma ressonância entre outros profissionais.

EDIT: apóio a sugestão do Dantas também.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #56 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:26:36 »
Eu pretendia iniciar Licenciatura neste semestre, mas estava em dúvida. Agora não estou mais  :twisted:

Mas de imediato, acham que cabe a gente botar a boca no trombone, falar com algum jornal, revista, conselho, Sociedade Brasileira de Física, ou o quê?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:33:10 »
Os órgãos representativos dos físicos parecem um bom aliado em potencial, sim.  É uma das categorias que mais rapidamente sentirão os efeitos dessa insanidade, afinal de contas.

Que outras categorias e áreas de conhecimento são menos propensas a querer proteção política contra as "injustiças" da pesquisa séria e do trabalho duro?  Talvez a biologia, a filosofia, a informática?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #58 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:41:11 »
Li o PCN de Biologia e eles estão tão lascados quanto nós Físicos. Seria bom dar um toque neles também.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #59 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:48:42 »
Mas de imediato, acham que cabe a gente botar a boca no trombone, falar com algum jornal, revista, conselho, Sociedade Brasileira de Física, ou o quê?
Não sei se contato direto com a SBF vai dar em muita coisa. Eles ainda estão naquela discussão sem fim se deve-se ou não regulamentar a profissão "físico"?

Acho que seria mais eficiente informar pesquisadores nas universidades e institutos de pesquisa por aí do que se pretende para a física no EM.
São quem efetivamente mais se preocupa com a situação dos alunos que eles vão eventualmente orientar em IC.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #60 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:50:23 »
OK, isso eu posso fazer quando voltar à UERJ, principalmente nas aulas de Licenciatura :twisted:

Bora escrever para RBEF, então?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:56:58 »
Vamos nessa! Já tem algo em mente?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #62 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:58:38 »
Uma idéia (claro, seria uma gota no oceano, mas o oceano é feito de gotas):
Um blog "engajado" que denuncie erros e infiltraçoes ideológicas em livros-textos e que sirva como espaço para discussoes.
Eu colaboraria com prazer.

Sobre a mediocratizaçao do ensino: isso ocorre nao só no Brasil. Quando era TA no Canadá, já tive que ensinar a um aluno de
primeiro semestre como plotar um gráfico. O básico do básico como, tendo um conjunto de pontos (x,y), era possível representá-los
usando os eixos. Houve também um diálogo inesquecível, com uma aluna de primeiro ano dessa mesma universidade:

DM: Entao, sabendo-se que a/b = c, podemos escrever a/c = b e...
Aluna: Sir!
DM: Hein? Diga.
Aluna: Como o Sr. fez essa passagem?
DM: Huh? Qual?
Aluna: Essa última.
DM: Ah, é que, se a/b = c, entao naturalmente a/c = b.
Aluno: Mas como você descobre isso?
DM: ... (pensando: WTF!!!!)

Daí sentei junto dela e expliquei detalhadamente como se demonstra isso. Ela foi iluminada.

EDIT: Isso me fez lembrar essa tirinha: http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=974
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 11:03:30 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #63 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:04:41 »
Pensei em algo semelhante, Manhattan, mas não necessariamente num novo blog: O  prof. Rivelles tem um blog muito bom, comenta de tudo, desde política até teoria de cordas e sei que ele teria algo a dizer a respeito... mas não o atualiza desde a invasão da reitoria da USP. Vou tentar entrar em contato com ele.

Edit: Link para o Sum Over Histories, blog do prof. Rivelles.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 11:10:39 por Thufir Hawat »

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #64 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:09:38 »
Quanto ao filme idiocracia, me parece que os asiáticos estão melhores que nós no quesito educação. Nós seríamos escravizados por eles, isso sim.

Li o PCN de Biologia e eles estão tão lascados quanto nós Físicos. Seria bom dar um toque neles também.
Seria bom dar um toque em todo mundo. Já vi gente defendendo o fim das aulas de Gramática.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #65 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:10:58 »
Vamos nessa! Já tem algo em mente?

Já! Pensava em pescar alguns trechos relevantes do PCN e mostrar questões dos últimos ENEMs para ilustrar o perigo que estamos correndo.

Acho que seria interessante demonstrar que não somos contrários à contextualização e à Interdisciplinaridade, mas que isso tem que ser feito direito e sem dirigismo ideológico.

Um blog "engajado" que denuncie erros e infiltraçoes ideológicas em livros-textos e que sirva como espaço para discussoes.

Pronto, fechou! Eu, tu e o Thufir, mais colaboradores que quiserem. Topo de olhos fechados essa Quixotada :-)

Sobre a mediocratizaçao do ensino: isso ocorre nao só no Brasil.

Decerto que não. Aliás, me perguntava se não teria sido isso que aconteceu nos EUA em algum momento; sempre ouvi histórias que o Ensino Médio de lá era muito fraco e que a complementação se dava na Universidade. O resultado disso estamos vendo agora, com a credulidade rampante da população daquele país...

Daí sentei junto dela e expliquei detalhadamente como se demonstra isso. Ela foi Iluminada.

Coloquei um "I" maiúsculo e quase virou um Koan :-D

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #66 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:11:15 »
Cada vez que entro neste tópico eu fico mais e mais assustado. Não sou professor, nem físico, nem ligado a área de educação, não tenho filhos (quando tiver certamente terão educação complementar, não importa em que país).

O blog/fórum de discussão seria algo interessante não só para os profissionais da área como para os pais (ou aqueles que pretendem ser pais) ou interessados em geral em educação.

Não poderia colaborar com o blog/fórum, mas seria um leitor assíduo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:22:45 »
Já! Pensava em pescar alguns trechos relevantes do PCN e mostrar questões dos últimos ENEMs para ilustrar o perigo que estamos correndo.

Acho que seria interessante demonstrar que não somos contrários à contextualização e à Interdisciplinaridade, mas que isso tem que ser feito direito e sem dirigismo ideológico.
Ótima idéia! se quiser um colaborador, estamos aí!

Pronto, fechou! Eu, tu e o Thufir, mais colaboradores que quiserem. Topo de olhos fechados essa Quixotada :-)
Outra ótima idéia! E digo mais: que aponte erros conceituais e extrapolações absurdas em artigos de divulgação científica.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:24:08 »

Fechou não, tem eu também, prometo não escrever besteiras (se vocês notaram eu falo merda baragai aqui).
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #69 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:27:19 »
Quanto ao filme idiocracia, me parece que os asiáticos estão melhores que nós no quesito educação.

Cristóvam Buarque dixit!

Seria bom dar um toque em todo mundo. Já vi gente defendendo o fim das aulas de Gramática.

Há críticas muito boas que se pode fazer contra o ensino de Gramática tal como ele é agora, mas esta não é uma delas.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #70 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:33:15 »
Quanto ao filme idiocracia, me parece que os asiáticos estão melhores que nós no quesito educação.

Cristóvam Buarque dixit!
Não entendi.

Há críticas muito boas que se pode fazer contra o ensino de Gramática tal como ele é agora, mas esta não é uma delas.
Sim, abolí-lo não é uma boa forma de melhorá-lo.

edit: eu poderia escrever alguma coisa para o blog também.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #71 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:50:20 »
Cristóvam Buarque já dizia, foi o que quis dizer.

Então, vou preparar um rascunho da carta à RBEF e depois posto aqui :-)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:57:57 »
OK, isso eu posso fazer quando voltar à UERJ, principalmente nas aulas de Licenciatura :twisted:

Vocês estuda Física na UERJ? Conhece Pedro Cabrera ou Rafael Oliveira?
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #73 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:00:48 »
Rafael Oliveira não me é estranho... mas não costumo lembrar do sobrenome dos colegas.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #74 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:06:50 »
Ele trabalha no restaurante em frente a UERJ.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!