Autor Tópico: Ensino de Física e PCN+  (Lida 13035 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Re: Ensino de Física e PCN+
« Resposta #75 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:15:07 »
Houve também um diálogo inesquecível, com uma aluna de primeiro ano dessa mesma universidade:
DM: Entao, sabendo-se que a/b = c, podemos escrever a/c = b e...
Aluna: Sir!
DM: Hein? Diga.
Aluna: Como o Sr. fez essa passagem?
DM: Huh? Qual?
Aluna: Essa última.
DM: Ah, é que, se a/b = c, entao naturalmente a/c = b.
Aluno: Mas como você descobre isso?
DM: ... (pensando: WTF!!!!)

Isso foi realmente no Canadá?
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #76 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:18:03 »
Qual deles? :-)

Não costumava almoçar na UERJ, mesmo antes de começar a trabalhar.

Mas esse Rafael era aluno da Física?

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #77 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:35:48 »
Quanto ao filme idiocracia, me parece que os asiáticos estão melhores que nós no quesito educação. Nós seríamos escravizados por eles, isso sim.

Em exames de proficiência em matemática alguns países asiáticos se dão muito bem e estão no topo da lista. O estudo de Stigler e Hiebert aponta quais os motivos metodológicos e motivacionais que levam o desempenho de alunos norte-americanos serem, em média, inferiores ao dos japoneses.
Os manuais escolares de Cingapura (primeiro lugar no TIMMSS) foram adotadas em várias escolas dos EUA, pois foi comprovada que a metodologia era melhor que estudinense.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #78 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:40:01 »
Qual deles? :-)

Não costumava almoçar na UERJ, mesmo antes de começar a trabalhar.

Mas esse Rafael era aluno da Física?

eu te mando o perfil do orkut das pessoas que conheço da UERJ por MP depois.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #79 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 15:29:42 »
Houve também um diálogo inesquecível, com uma aluna de primeiro ano dessa mesma universidade:
DM: Entao, sabendo-se que a/b = c, podemos escrever a/c = b e...
Aluna: Sir!
DM: Hein? Diga.
Aluna: Como o Sr. fez essa passagem?
DM: Huh? Qual?
Aluna: Essa última.
DM: Ah, é que, se a/b = c, entao naturalmente a/c = b.
Aluno: Mas como você descobre isso?
DM: ... (pensando: WTF!!!!)

Isso foi realmente no Canadá?

Podicrê. Esse tipo de deficiência surge pelo fato de que assuntos como Física, História Geral e Geografia serem disciplinas
opcionais nas High Schools de lá (nos EUA é parecido). O garoto que não sabia fazer gráficos, por exemplo, nunca havia
estudado Física antes.

Não é à toa que uma grande parte mais da metade dos alunos de pós-graduação em Física nos EUA são estrangeiros.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #80 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 15:34:49 »
Doc, você trabalhou no Canadá anglófono ou no Quebéc?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #81 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 15:36:48 »
Em Ontário. Na parte anglófona e anglófila.

Tive que cantar "God save the Queen" na minha formatura :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 15:38:50 »
E aí, o Blog vai sair ou não??
.
.
.
Vocês não vão querer minha ajuda né?? :'( :'( Acho que preciso de um abraço.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #83 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 15:47:53 »
Em Ontário. Na parte anglófona e anglófila.

Tive que cantar "God save the Queen" na minha formatura :).

Hahahahaha! Dois casais de amigos vão emigrar para Quebéc, mas suspeitei que isso acontecesse só na parte Anglófona.

E aí, o Blog vai sair ou não??
.
.
.
Vocês não vão querer minha ajuda né?? :'( :'( Acho que preciso de um abraço.

Calma, rapaz :-)

Ainda nem escrevi a carta para a RBEF. Mas gostei da idéia do blog, sim.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #84 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 21:53:27 »
Amanha estreio como professor. Vou me juntar a vocês antes que inventem o PCN do Direito...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #85 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 21:58:41 »
Eu estou começando a ler melhor os PCNs. Todo este tópico me deixou extremamente assustado. Estou disposto a ajudar como puder. Vou tentar ajudar a encontrar falhas e problemas nestes documentos e tentarei levar essa discussão para a minha universidade. Também me disponibilizo para ajudar no possível blog.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #86 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:01:48 »
Olha, talvez eu seja um renitente conservador, mas PCN nenhum substitui o "sitzfleisch" (em bom alemão cachorro, significa "sentar a bunda na cadeira" e estudar). Podem gritar, espernear e até cair, mas se não passar um bom tempo na boa companhia de um livro de física não tem cristão ou agnóstico que aprenda física ou o que quer que seja!!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Danieli

• Visitante
« Resposta #87 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:05:18 »
Olha, talvez eu seja um renitente conservador, mas PCN nenhum substitui o "sitzfleisch" (em bom alemão cachorro, significa "sentar a bunda na cadeira" e estudar). Podem gritar, espernear e até cair, mas se não passar um bom tempo na boa companhia de um livro de física não tem cristão ou agnóstico que aprenda física ou o que quer que seja!!!!

Eu acrescentaria exercícios, muitos exercícios de todos os níveis e dificuldades só assim o bom professor pode ter um termômetro da turma que está lecionando.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #88 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:16:19 »
 :hihi: Caí de para-quedas no tópico só para fazer um rápido comentário:

Amanha estreio como professor. Vou me juntar a vocês antes que inventem o PCN do Direito...

:ok: Serás um ótimo professor garoto, estou torcendo para que sua aula amanhã seja maravilhosa.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #89 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:28:04 »

Eu acrescentaria exercícios, muitos exercícios de todos os níveis e dificuldades só assim o bom professor pode ter um termômetro da turma que está lecionando.
É o meu método. Com alguns adendos:

Como o Dbohr, procuro relacionar os conceitos entre as ciências, deixar claro que a energia da física é, em essência, a mesma de que se fala em biologia e química, que as equações da física são como as da matemática, só "menos" abstratas, procuro apresentar teorias e aplicações relacionando-as com o contexto histórico em que surgiram e tal... mas sem tirar um ai que seja de matemática e trabalho duro.

Mas entendo que alguns alunos simplesmente precisam de mais tempo, ou de atenção mais pessoal, por isso ofereço aulas de reforço a quem quiser (só é obrigatório pra quem estiver de recuperacão). Corrijo exercícios, reviso conceitos, procuro apresentar o conteúdo de outras formas, até aprofundo alguma coisa, faço o que preciso for. Mas há duas exigências:
 - Quem quiser aparecer no reforço tem que aparecer em todos eles. Nada de chegar lá em véspera de prova querendo que eu resolva exercícios.
 - Quem quiser participar tem que me entregar a lição de casa feita, além de resolver as listas propostas durante o reforço.
Me recuso a deixar de ajudar gente interessada pra salvar boletim de aluno vagal.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Danieli

• Visitante
« Resposta #90 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:36:40 »
Bacana interagir assim com os teus alunos Thufir, sinal de confiança neles e eles em você, por acreditar que eles podem aprender. Se parte dos meus professores de física tivessem sido assim, possivelmente eu teria sido melhor aluna do que hoje eu sou. :)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #91 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:45:14 »
 :vergonha:
Obrigado pelos elogios, Dani... nem precisava ::)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #92 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:52:53 »
:hihi: Caí de para-quedas no tópico só para fazer um rápido comentário:

:ok: Serás um ótimo professor garoto, estou torcendo para que sua aula amanhã seja maravilhosa.

]
Obrigado, mas a disciplina de amanhã é terrivelmente chata e teórica no início. A de quarta é mais light.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Danieli

• Visitante
« Resposta #93 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 23:09:04 »
:vergonha:
Obrigado pelos elogios, Dani... nem precisava ::)

De nada :ok:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #94 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:44:47 »
Olha, eu sou um tanto a favor de transformar certas materias apos um certo nivel em opcionais ja que sendo francos, a maioria dos formandos em, digamos, ciencias contabeis, quase nunca vai precisar saber biologia celular por exemplo. E nao somente isso, mas provavelmente vai esquecer a materia toda logo apos que sair do ensino medio. Por causa disso ja que nao vai aprender seria interessante nao ocupar o professor com tal aluno, deixando as aulas pros alunos que querem saber a materia.
Mas agora, ja que nao vai aprender sucatear o ensino, ai ja e uma vergonha completa. O PCN ta merecendo um PNC.
"The patient refused an autopsy."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:45:48 »
O PCN ta merecendo um PNC.
:histeria:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:48:14 »
Olha, eu sou um tanto a favor de transformar certas materias apos um certo nivel em opcionais ja que sendo francos, a maioria dos formandos em, digamos, ciencias contabeis, quase nunca vai precisar saber biologia celular por exemplo. E nao somente isso, mas provavelmente vai esquecer a materia toda logo apos que sair do ensino medio. Por causa disso ja que nao vai aprender seria interessante nao ocupar o professor com tal aluno, deixando as aulas pros alunos que querem saber a materia.

Eu considero esse tipo de coisa cultura. Eu sou físico, mas fico feliz em conhecer biologia celular de ensino médio, história e geografia (claro que não chego nem perto da história que o Partiti e o Unknown conhecem...) mas acho importante esse tipo de cultura geral.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #97 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 01:06:43 »

Eu considero esse tipo de coisa cultura. Eu sou físico, mas fico feliz em conhecer biologia celular de ensino médio, história e geografia (claro que não chego nem perto da história que o Partiti e o Unknown conhecem...) mas acho importante esse tipo de cultura geral.
Olha, eu concordo com voce, e acho que e sempre bom saber. Agora, da pra ver que os nao-interessados nao aprendem praticamente nada, e so aumentam a carga do professor e prejudicam a aula. Por isso que acho melhor que essas materias virem opcionais. Aqueles interessados, seja por motivo profissional ou de interesse por conhecimentos gerais, iriam assistir a aula, e provavelmente assisti-la de verdade, enquanto os que estariam la pra nada iriam embora e nao seriam um peso morto.

Tambem seria pratico praqueles que ja passaram do nivel daquela aula, mas por causa do "sistema" sao forcados a te-las. Que uma das coisas mais macantes que existem e ficar vendo algum professor repetir a mesma coisa que voce ja sabe perfeitamente. Quando o professor e legal, e sabendo que voce ja sabe o que ele esta ensinando pro resto da turma (acontece um bocado, principalmente em aula de idiomas de escola, que o nivel dos alunos varia MUITO) deixa voce nao assistir a aula, ou pelo menos ler um livro durante a aula pra se distrair um pouco, nao chega a ser tao ruim. Agora quando o professor alem de estar ensinando alguma materia ridicula (imagine alguem quase fluente em ingles tendo que assistir uma aula de "the book is on the table"), quer que todos prestem atencao absoluta em tudo que ele faz e diz, aparentemente acreditando que fazendo isso vai ganhar mais "respeito" e "ensinar" melhor.

P.S. Sim tive pessimas experiencias com certas professoras de ingles da escola. :evil:
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #98 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 04:09:16 »
Eu me pergunto até que ponto é possível ter uma verdadeira educação de nível médio sem essa visão geral; no tempo dos dinossauros, quanto tive a minha formação, ela era mais presente e eu já estou achando pouco para o tipo de ambição cultural que temos hoje em dia.

Estou inclinado a dizer que tornar a educação menos horizontal não é apenas inconveniente, é perigoso mesmo.  Eu penso que as soluções devem focalizar a qualidade do ensino mesmo, tornando-o menos divorciado da realidade do aluno de uma forma mais ousada.  Não vamos ter verdadeiros engenheiros mecatrônicos e cientistas de Humanas por muito tempo enquanto tivermos vontade de tornar matemática, física, história, biologia e geografia matérias opcionais já no ensino médio.

Talvez fosse interessante ter vários níveis de intensidade de formação fundamental (o que mais ou menos já existe) e média. Não no sentido de "cursinho", essa invenção das trevas para destruir o mundo civilizado, mas de opção consciente de vida mesmo.  As escolas poderiam ter uma carga horária e um programa mínimo, talvez cerca do dobro de um pacote de PCNs atuais, mas também uma série de módulos opcionais desde pelo menos a quinta série.

Assim, seria possível desde o início do ensino médio ir direcionando a formação dos alunos para a formação média profissionalizante, para a formação tecnológica ou de licenciatura curta, ou para a graduação plena e eventualmente níveis mais ambiciosos.  Na prática isso já acontece, mas de uma forma muito pouco assumida e com muito desperdício de recursos, paciência e esperanças.

Já existem hoje em dia iniciativas como o PEIES e o PAS que reconhecem implicitamente que não é em algum momento mágico perto da obtenção do diploma de ensino médio que se torna subitamente possível ingressar com proveito em uma faculdade.  Só que essas iniciativas são simples testes de classificação e seleção, e não propostas educacionais verdadeiras, coisa que exige muito mais planejamento e estrutura.

O que eu estou propondo seria, a grosso modo, que já ao ingresso no ensino médio e pelo menos uma vez por semestre a partir daí, os pais, professores e de preferência o próprio aluno façam uma escolha entre um mínimo de três ou mais alternativas para o seu currículo escolar: cumprir o mínimo necessário para ter permissão legal para seguir adiante, cumprir também com um módulo semestral de um programa de formação técnica e profissionalizante (com matérias como por exemplo língua inglesa, desenho técnico, geometria, álgebra, química básica, física básica, geografia, noções de biologia e genética, informática básica ou noções de contabilidade), ou cumprir com um módulo de formação de cultura geral e preparação para o ensino superior (como filosofia, línguas estrangeiras exceto a inglesa, noções de cálculo, noções de química orgânica, introdução à antropologia e história).

Em essência, seria uma proposta de mudança de avaliação de currículo; em vez de lutar por um certificado de formação no ensino médio e depois por um "canudo", já no ensino médio haveria uma opção consciente e até certo ponto dinâmica entre a formação indispensável para a cidadania básica e o investimento em uma formação mais voltada para o mercado de trabalho ou para a Academia.  Já bem antes de concluir metade do ensino médio os alunos passariam a ter perfis de formação nitidamente diferenciados, em um espectro que incluiria no mínimo os "futuros alfabetizados sem ambição nítida" (*), os "futuros profissionais" e os "futuros pesquisadores de nível universitário".  As faculdades particulares mais sérias não teriam espaço para os primeiros e em muitos casos nem para os segundos, mas em vez de cursinhos seria possível (até um certo ponto) cursar centros de formação complementar para mudar de um desses três perfis para outro.  Os concursos públicos não exigiriam mais simplesmente "ensino médio" a não ser para serviços francamente braçais e sem qualificação.  Os certificados de formação superior e mesmo o de formação média nunca se limitariam a simplesmente informar que o aluno concluiu o curso, mas detalhariam quais módulos e com qual aproveitamento e/ou carga horária o fizeram.

De fato, o Curriculum Vitae e o Histórico Escolar passariam a ser basicamente uma e a mesma coisa já desde o início do ensino médio, e prosseguiriam sendo pelo resto da vida.

Essa é uma proposta que considero mais realista - embora, ironicamente, também peça muitas mudanças sérias de mentalidade e postura.

(*) - Sim, "alfabetizado sem ambição nítida" é exatamente o que parece ser: um eufemismo para "desempregado profissional".
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 04:30:57 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #99 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 04:27:25 »
Interessante como o início da minha postagem anterior é incoerente com o final. 

Não vamos ter verdadeiros engenheiros mecatrônicos e cientistas de Humanas por muito tempo enquanto tivermos vontade de tornar matemática, física, história, biologia e geografia matérias opcionais já no ensino médio.

Em essência, seria uma proposta de mudança de avaliação de currículo; em vez de lutar por um certificado de formação no ensino médio e depois por um "canudo", já no ensino médio haveria uma opção consciente e até certo ponto dinâmica entre a formação indispensável para a cidadania básica e o investimento em uma formação mais voltada para o mercado de trabalho ou para a Academia.  Já bem antes de concluir metade do ensino médio os alunos passariam a ter perfis de formação nitidamente diferenciados, em um espectro que incluiria no mínimo os "futuros alfabetizados sem ambição nítida", os "futuros profissionais" e os "futuros pesquisadores de nível universitário".

Peço minhas desculpas, mas é que a idéia foi se montando e tomando forma enquanto eu escrevia.  Uma hora destas, quando estiver com ela mais definida, eu a passo a limpo. :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!