Autor Tópico: Ensino de Física e PCN+  (Lida 13033 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ensino de Física e PCN+
« Resposta #25 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:38:40 »
Putz.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:42:10 »
Já estão pintando a caveira de Cristovam Colombo?!?!!?!?!?!?
Esquerdopatia é fogo. Será que eles falam que os índios pré-colombianos eram santos virgens, vegetarianos amantes da paz? Não vão ensinar a nossas crianças que boa parte das conquistas foram apoiadas por inimigos dos povos dominantes?
Daqui a pouco irão ensinar que os escravos negros eram capturados por europeus brancos e capitalistas, não por outros povos negros. Opa, ja ensinam isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:44:43 »
Me lembrei do que Carl Sagan fala sobre educação em "O Mundo Assombrado Pelos Demônios".  Incrível que uma cultura ache "implicância" que se queira manter o nível de instrução...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:48:50 »
Eu estou muito assustado, gente. Muito assustado, de verdade. Não pensei que a coisa estivesse tão ruim.

Então imagina como eu fiquei ao ensinar matemática para minha filha (primeiro ano do ensino fundamental) e ver que as fórmulas que aprendi há vnte anos atrás simplesmente não eram usadas. :o
Fui até procurar meus livros antigos para ver se não estava enganado, o conteúdo mudou muito, e a maneira como são feitos os enunciados difere do que era ensinado no "meu tempo." Ficou mais fácil e até mais próximo da realidade, se pensa num primeiro momento, mas analisando mais a fundo a impressão que se tem é que a matemática só existe no supermercado, nos juros cobrados por lojas e bancos, nas estatisticas que mostram qual o percentual de cada etnia na população em geral.
Isso me lembra de um professor que todo ano usava os dois primeiros meses do ano letivo para ensinar como que os alunos poderiam reaprender o que não aprenderam. :biglol:
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 23:05:11 »
E eu que ainda me surpreendo de não ver o conteúdo equivalente a pelo menos uma cartilha completa de ensino médio na Wikipedia... :(

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #30 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 06:09:50 »
... eu me sinto perdido. Para quem a gente protesta? Para quem a gente recorre para denunciar essa desconstrução cruel do futuro?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:24:10 »
Os demais PCNs podem ser encontrados aqui:

http://www.caminhosdalingua.com/PCN.html

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:28:22 »
... eu me sinto perdido. Para quem a gente protesta? Para quem a gente recorre para denunciar essa desconstrução cruel do futuro?

Eu me fiz a mesma pergunta estes dias.Até agora não consegui me responder.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:30:29 »
No papel seriam vereadores, deputados, senadores; representantes de escolas, secretários e ministros da Educação.

O problema é que isso não adianta nada sem um trabalho de conscientização do público em si... :(

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #34 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:34:59 »
Esse é todo o ponto, Dantas. De que adianta gastar os dedos escrevendo para políticos se nem sequer nas Universidades isso é debatido? Do povão eu nem falo nada para não ficar deprimido...

Cheguei a pensar em mandar isso para um jornalão do Rio ou São Paulo, mas até nisso estou desencorajado. O Globo, por exemplo, tem uma série chamada "Ilegal. E daí?" sobre os desvarios da ilegalidade urbana e não dá em nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:38:32 »
A coisa mais construtiva que me ocorre fazer é criar algum tipo de iniciativa voluntária de encorajamento à educação complementar.  Pode inclusive ter apelo popular, porque essa acomodação toda vai ter severas consequências na situação financeira desta geração e da próxima, e apesar de tudo uma boa formação ainda é a forma mais garantida de lutar por salários e trabalhos melhores.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:47:50 »
É impressão minha ou estamos assistindo a lenta e gradual mediocrização da humanidade? Não digo nem Brasil... o mundo inteiro está assim.
Alfred E. Newman

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #37 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:52:15 »
Essas coisas me fazem pensar no filme "Idiocracia"... Chego a cogitar que um dia a história do filme possa ser realidade.

Mas em termos práticos senhores: a esmagadora maioria dos alunos sai do ensino médio e dentro de uns três anos esquece toda e qualquer fórmula em física, como eu esqueci. Eu provavelmente não consiga mais resolver uma questão relativamente simples de MRUV. Como não pratiquei mais eu esqueci, normal. Claro que eu sei boa parte dos conceitos da física teórica mas a prática se perdeu. Quem não pratica acaba esquecendo.

No fim das contas o resultado é que poucas pessoas terão contato com estes cálculos, como hoje é, e só uns poucos, formados nas áreas específicas para isso terão esse conhecimento. O problema é que deixar de ensinar cálculo pode significar deixar de revelar eventuais dons e gente interessada na área. Daí os cursos de física serão ainda mais vazios.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #38 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:59:52 »
O problema é que deixar de ensinar cálculo pode significar deixar de revelar eventuais dons e gente interessada na área. Daí os cursos de física serão ainda mais vazios.

Essa é muito boa, mas há outras razões. Física e matemática são matérias muito difíceis; e só é possível obter proficiência nelas com muita prática (a menos que você seja um gênio, mas aí é outra história). Pense num Engenheiro que entra na faculdade sem ter noções de matemática ou física. Pense em todo o terrível trabalho que ele vai ter no início do seu curso para "reaprender" aquilo que nunca viu. Pense nas reprovações nos primeiros dois semestres e no gasto de dinheiro público ou privado que isso implica.

Um raciocínio semelhante pode ser feito para as Artes e até mesmo para as Ciências Sociais.

Sob este prisma, fico questionando a validade e o alcance de todas aquelas pesquisas apresentadas noutro tópico sobre o sucesso dos alunos cotistas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:01:19 »
Mas em termos práticos senhores: a esmagadora maioria dos alunos sai do ensino médio e dentro de uns três anos esquece toda e qualquer fórmula em física, como eu esqueci. Eu provavelmente não consiga mais resolver uma questão relativamente simples de MRUV. Como não pratiquei mais eu esqueci, normal. Claro que eu sei boa parte dos conceitos da física teórica mas a prática se perdeu. Quem não pratica acaba esquecendo.

E daí, aparentemente, muita gente parte para a conclusão de que "se vai esquecer mesmo, por que ensinar?"

No fim das contas o resultado é que poucas pessoas terão contato com estes cálculos, como hoje é, e só uns poucos, formados nas áreas específicas para isso terão esse conhecimento. O problema é que deixar de ensinar cálculo pode significar deixar de revelar eventuais dons e gente interessada na área. Daí os cursos de física serão ainda mais vazios.

Na minha opinião o problema é bem maior; a matemática superior, a Física e outras ciências exatas não são tanto fins em si mesmas quanto meios de aprimorar o conhecimento e a tecnologia.

Como nossa cultura está cada vez mais sedenta de avanços tecnológicos, mas ao mesmo tempo descuida sistematicamente da formação educacional básica, algum tipo de sustentação vai ruir, e logo.  Eu já vejo isso acontecer na informática, onde usuários que pela lógica deveriam estar arregaçando as mangas e se aprimorando para seu próprio benefício acabam pelo contrário tratando a informática mais e mais como uma caixa-preta, um desafio a terceirizar.

O mínimo que pode acontecer é um estrangulamento do desenvolvimento tecnológico, por falta globalizada de mão-de-obra qualificada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:03:17 »
Essa é muito boa, mas há outras razões. Física e matemática são matérias muito difíceis; e só é possível obter proficiência nelas com muita prática (a menos que você seja um gênio, mas aí é outra história). Pense num Engenheiro que entra na faculdade sem ter noções de matemática ou física. Pense em todo o terrível trabalho que ele vai ter no início do seu curso para "reaprender" aquilo que nunca viu. Pense nas reprovações nos primeiros dois semestres e no gasto de dinheiro público ou privado que isso implica.

E eu já viu entrevistas de autoridades de educação dizendo que "o ensino superior PODE cumprir esse papel de complementação (leia-se substituição) do ensino médio".

É, suponho que pode.  Um médico também pode traficar drogas.  Mas não deve.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #41 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:11:30 »
E eu já viu entrevistas de autoridades de educação dizendo que "o ensino superior PODE cumprir esse papel de complementação (leia-se substituição) do ensino médio".

A mula manca que fala isso nunca teve que entar em sala de aula para ensinar escalonamento de matrizes, suponho. E se tiver entrado, além de manca, a mula é hipócrita e desonesta :x

Arre. Até que ponto isso é uma tentativa desesperada de querer manter jovens viciados em internet minimamente interessados na Escola e até que ponto isso é uma impostura intelectual? Minha cabeça está dando voltas há dois dias tentando entender isso.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:12:18 »
Assistam "idiocracia" senhores...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #43 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:14:12 »
O que é e onde eu encontro?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #44 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:28:44 »

Na minha opinião o problema é bem maior; a matemática superior, a Física e outras ciências exatas não são tanto fins em si mesmas quanto meios de aprimorar o conhecimento e a tecnologia.

Como nossa cultura está cada vez mais sedenta de avanços tecnológicos, mas ao mesmo tempo descuida sistematicamente da formação educacional básica, algum tipo de sustentação vai ruir, e logo.  Eu já vejo isso acontecer na informática, onde usuários que pela lógica deveriam estar arregaçando as mangas e se aprimorando para seu próprio benefício acabam pelo contrário tratando a informática mais e mais como uma caixa-preta, um desafio a terceirizar.
Se fosse só isso... Física, química, qualquer ciência natural, ao tratar do método científico, bem ou mal, são as disciplinas que propõe usar o senso crítico, mais do que qualquer das uma humanidades[1].

A matematização das ciências naturais, além de condensar e facilitar a compreensão dos conceitos abordados, serve de fiel da balança: os números, enquanto resultados de experimentos, são o critério de desempate das opniões, estão na base do método científico e do pensamento crítico.

Se tirarmos isso das crianças, que esperar delas? Que confundam opniões com fatos? Me assusta que pareça que ser a intenção.

[1]Sem desmerecer as humanidades
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 09:33:09 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:30:54 »
O que é e onde eu encontro?

Um filme: http://www.cineplayers.com/filme.php?id=2873

Trata-se da história de um sujeito que tinha QI mediano e era acomodado que participou de uam experiencia no exército para ter seu corpo hibernando. Ocorreram alguns problemas e ele acordou no ano de 2505. Daí começa a contar a história da humanidade de como o QI da humanidade foi decaindo ao longo de cinco séculos até chegar em uma sociedade de idiotas.

O filme é extremamente forçado, afinal é uma comédia, mas faz a gente pensar à respeito...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:32:38 »
Se tirarmos isso da criança, que esperar delas? Que confundam opiniões com fatos? Me assusta que pareça que ser a intenção.

Receio que você esteja certo, Thufir...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #47 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:36:22 »
Eu também Dantas, até por que já noto isso em meus alunos do cursinho, infelizmente.

Aliás, hoje digo que infelizmente, dou uma aula de física num cursinho pré-vestibular mais completa do que se dá em muito colégio (particular) por aí... :(
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:37:32 »
Assistam "idiocracia" senhores...

Idiocracia não são as transmissões da TV Senado??

Brincadeira ..

Muito bom o filme. Algumas críticas esporádicas também se encontram na série Futurama.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #49 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:40:07 »
Obrigado pela dica, Amenemés, vou conferir.

Se tirarmos isso da criança, que esperar delas? Que confundam opniões com fatos? Me assusta que pareça que ser a intenção.

Parece ser isso, sim. Ou pelo menos uma tentativa de emplacar a idéia que toda e qualquer opinião é válida.

Aliás, hoje digo que infelizmente, dou uma aula de física num cursinho pré-vestibular mais completa do que se dá em muito colégio (particular) por aí... :(

É de causar terror quando um cursinho prepara melhor que uma escola. Sempre fui contrário a eles...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!