Pois é exatamente isso o que está acontecendo.
É só pegar o ENEM para ver o tipo de cobrança que se espera de um aluno do Ensino Médio, de acordo com a interpretação dos novos padrões.
Isso quer dizer, então, que não se ensina mais Física? Apenas uma noção de que a Física existe? 
E a matemática, o que será que andam fazendo com ela? 
Acho que o raciocínio, se é que se pode chamá-lo disso, segue mais ou menos assim:
1) A maioria dos estudantes têm uma certa dificuldade para aprender matemática. 2) O aprendizado da Física depende de um
conhecimento matemático. 3) Logo, para facilitar o aprendizado de Física, vamos diminuir o conteúdo matemático do currículo.
Genial!

Dá até para expandir isso para outras atividades que costumam enfrentar resistência por parte das crianças e adolescentes, como
a escovação dos dentes e o banho.
O problema real não é a matemática. Mas a forma como se ensina a matemática! Como foi dito acima, muitos professores ensinam
matemática como se as fórmulas tivesse caído do céu. Eu, por exemplo, só fui aprender a demonstrar o teorema de Pitágora na
universidade, e lendo por conta própria!*
*sobre as raízes da equação do segundo grau: eu havia esquecido a demonstração da solução, e acabei demonstrando de novo
agora a pouco, só para não ficar com isso na cabeça o dia todo

. A quem interessar possa: para achar as soluções de
ax^2 + bx + c = 0, é só fazer y = k1 x + k2, e resolver y^2 - k3 = ax^2 + bx + c = 0, e encontrar as constantes k1, k2 e k3.
As raízes de y^2 - k3 = 0 são óbvias.