O que não estou entendendo é esse tipo de crítica da Dilma. Eles criaram uma história ficcional ou realmente trata da Lava-jato? Faz referências diretas a políticos reais ou usam personagens fictícios?
Na teoria é ficcional, na prática é claramente a Lava Jato com licenças poéticas. Os personagens são ficcionais, mas você claramente reconhece cada um deles... temos o "presidente", que é barbudo e fala igual ao Lula, temos a candidata dele, que se chama "Janete Ruscov" e fala em estocar vento
, o vice dela, que claramente é o Temer e recebe uma ligação dos "açougueiros", o herdeiro da empreiteira que se chama "Ricardo Brecht", entre outros. E o início de tudo é a investigação de um doleiro chamado "Roberto Ibrahim", que tem um esquema de lavagem de dinheiro em cima de um lava jato.
Complementando o Fabrício. A investigação estoura quando o Diretor de Abastecimento da PetroBrasil João Pedro Rangel recebe de presente do doleiro Roberto Ibrahim uma Range Rover Evoque. Igualzinho quando o Diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa recebeu do doleiro Alberto Youssef uma Range Rover Evoque, que de fato foi o que acumulou provas para a primeira fase da Operação.
O nome da Operação e de suas fases foram mantidas.
Há também um personagem que é uma referência a Aécio Neves, o senador e candidato da oposição nas eleições de 2014, Lucio Lemes, de MG.
No campo de investigações, há um procurador do MPF, de nome Dimas, que claramente é o Deltan Dallagnol, e o juiz, com nome Paulo Rigo é claramente Sérgio Moro. Há um procurador de nome Cláudio, que eu suspeito que seja uma referência ao procurador Carlos Fernando Lima, mas não tenho certeza.