Quando eles foram independentes (no episódio do CDC) os fãs dos quadrinhos já vieram com um chororô "Ai, não é igual os quadrinhos" "Nos quadrinhos não tinha isso" "Esse não é o foco da história" "Ai, sou chato demais pra ver uma história diferente"..
Mas sim, eles pegaram tudo dos quadrinhos e não fogem tanto quanto você acha, eles fizeram o episódio da fazenda, presídio, e provavelmente da invasão da prisão.
Em The Vampire Diaries a única semelhança com a história original está no nome dos personagens (Damon, Elena, Stefan, Katherine, Klaus) e alguns acontecimentos. Na série eles inventaram uma origem melhor para os vampiros (e eles não são gays como crepúsculo), criaram um dilema sobre matar o vampiro original, o antagonista e os protagonistas se unindo por uma causa maior, mistérios que vão se resolvendo. Na verdade a história cresce aos poucos e eles conseguiram amarrar bem as tramas até agora.
Eu vi o episódio que aquele Frank Darabont(que deixou a série) queria criar, a história da zumbificação de Atlanta, e ele foi responsável pela boa primeira temporada. Agora até outro produtor vai deixar a série.
Eles poderiam ter ido pelo caminho do porque aconteceu o apocalipse zumbi, e não só ficar no melodrama da perda da civilização e da humanidade. E essa suposta guerra entre duas facções, ou o porque o governador faz o que ele faz, na série não ficou explicado.