Eu assisti lost e achava legal (apesar de que mais tarde passei a achar os flashbacks, ou boa parte deles, pura enrolação, sem a menor graça), até antes do final, mesmo sabendo/achando o tempo todo que eles iam inventando as coisas enquanto iam produzindo. Nunca acreditei nessas alegações de que já teriam um enredo fechado e que tudo se explicaria perfeitamente. Mas achava legal mesmo assim, e talvez até em parte por isso mesmo. Minha expectativa era "vamos ver o que eles vão inventar agora", e não "espero que dessa vez tudo seja devidamente explicado". Um pouco como se fosse um "Mullholland drive" em série, e sem toda a pretensão artística/intelectual, ou um episódio enorme de "além da imaginação".
Mas o final foi bem tosco e decepcionante mesmo sem se esperar algo genial/esclarecimentos perfeitos e coerentes. Parece que inventaram algo de última hora apenas para fechar a série em vez de cancelar e deixar sem um fim. Eu particularmente acharia mais interessante/inteligente terem dado um jeito de não dar um fim tão definitivo. Daria apenas algo da satisfação de uma conclusão, mas com pontos em aberto o suficiente para poder ampliar a franquia com novas séries, filmes, quadrinhos. Não que eu tivesse lá grande interesse em acompanhar tudo isso, apenas acharia mais interessante não haver esse encerramento, ficar em aberto, mantendo o "mistério".