Como assim marginal? Agradeça ao direito por você poder escrever o que bem entende neste fórum, por exemplo.
O que o Direito tem a ver com isso?
Direito é uma área marginal porque não envolve verdadeira atividade construtiva; não produz riqueza, nem conhecimento que tenha aplicação fora de seu próprio campo.
De fato, não é nada mais do que uma definição de regras de conduta para as disputas de poder. Eu posso entender que seja visto como uma área necessária, mas realmente não compreendo por que se atribui a ele tantas responsabilidades para as quais ele não serve, muito menos por que se vê com tanta naturalidade que advogados estejam entre os profissionais mais bem pagos. Para mim esse é no mínimo um grave sinal de alarme; professores e cientistas e inclusive sacerdotes são incomparavelmente mais importantes para qualquer sociedade do que os advogados e juízes deveriam almejar ser.
Eu discordo de forma veemente. Primeiro, sua liberdade, o Estado Democrático de Direito foi elaborado por juristas e é uma teoria do direito. A divisão de poderes no Estado, as garantias fundamentais as quais você possui etc. Um juiz é tão importante quanto um cientista. Se não existissem formas de compor conflitos, o Estado entraria em colapso, e nenhum cientista teria equipamento e nem apoio financeiro para suas pesquisas.
Para professores atuarem com segurança, para cientistas trabalherem de forma satisfatória, para que toda a sociedade funcione e tenha garantias de suas atividades, tudo isto é garantido pelo escopo de leis e princípios criados pelo direito. A sociedade só é organizada em razão do direito.
Primado básico para o progresso de uma civilização é sua capacidade de organização. Roma só foi grande em razão de suas instituições sólidas e direito forte. O Egito só foi grande em razão de suas instituições fortes e direito forte. Os EUA é um país extramente desenvolvido em razão de sua forte tradição no direito constitucional e na garantia de direitos fundamentais aos seus cidadãos.
É sim graças ao direito que você escreve com liberdade aqui, é graças ao direito que você tem relativa segurança na sua vida e não é obrigado a viver em um castelo para evitar ataques de povos errantes. É graças ao direito que você conserva a propriedade de seus bens tendo garantias de que eles não serão tomados a força por qualquer um que resolva fazer isso.
O direito da estabilidade nas relações jurídicas e humanas. O sujeito investe um milhão de reais numa atividade econômica por que sabe que o Estado garante leis que protegem a atividade e que a regulamentam. Isso se chama segurança jurídica.
Os professores e cientistas não precisam trabalhar 16 horas forçadas por que existe lei e coerção para protegê-los disso.
Antes de pensar em ciência, em educação, em professores qualificados, é necessário um Estado forte, organização que consiga dar segurança a população e estabilidade nas relações. O direito é mais importante por que antecede tudo isso que você julga importante.
Inclusive você que é funcionário público, possui inúmeras garantias que te conferem uma estabilidade invejável. Agradeça ao direito por isso.