Autor Tópico: Importância do Direito na Sociedade (ERA: Muro das Jubilações!!!)  (Lida 18715 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Importância do Direito na Sociedade (ERA: Muro das Jubilações!!!)
« Online: 22 de Fevereiro de 2008, 09:18:19 »
Eu queria entender por que toda essa cultura de culto ao Direito.  Tanta supervalorização de uma área tão claramente marginal da atividade humana é um tanto deprimente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 09:23:34 »
Eu queria entender por que toda essa cultura de culto ao Direito.  Tanta supervalorização de uma área tão claramente marginal da atividade humana é um tanto deprimente.

Como assim marginal? Agradeça ao direito por você poder escrever o que bem entende neste fórum, por exemplo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 09:40:46 »

Como assim marginal? Agradeça ao direito por você poder escrever o que bem entende neste fórum, por exemplo.

Eu não agradeceria...

Pra bom entendedor sempre tem uma forma de burlar o sistema :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 09:43:48 »

O que o Direito tem a ver com isso?

Direito é uma área marginal porque não envolve verdadeira atividade construtiva; não produz riqueza, nem conhecimento que tenha aplicação fora de seu próprio campo.

De fato, não é nada mais do que uma definição de regras de conduta para as disputas de poder.  Eu posso entender que seja visto como uma área necessária, mas realmente não compreendo por que se atribui a ele tantas responsabilidades para as quais ele não serve, muito menos por que se vê com tanta naturalidade que advogados estejam entre os profissionais mais bem pagos.  Para mim esse é no mínimo um grave sinal de alarme; professores e cientistas e inclusive sacerdotes são incomparavelmente mais importantes para qualquer sociedade do que os advogados e juízes deveriam almejar ser.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 09:47:32 »
Pra bom entendedor sempre tem uma forma de burlar o sistema :wink:

Precisamente, essa é de fato uma das distorções decorrentes da supervalorização do Direito; como há muita variação no preparo dos advogados e no acesso aos mesmos, e como essa variação depende enormemente do nível sócio-econômico dos interessados, o Direito acaba sendo pouco mais do que mais uma ferramenta para que os privilegiados exerçam seus privilégios.  Quanto mais leis se faz, mais diferença há entre os privilegiados que podem pagar bons advogados sem sacrifício e os desfavorecidos que nem sabem avaliar quando vale a pena gastar dinheiro com um advogado (supondo que tenham como pagar um para começo de conversa).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 09:56:42 »

O que o Direito tem a ver com isso?

Direito é uma área marginal porque não envolve verdadeira atividade construtiva; não produz riqueza, nem conhecimento que tenha aplicação fora de seu próprio campo.

De fato, não é nada mais do que uma definição de regras de conduta para as disputas de poder.  Eu posso entender que seja visto como uma área necessária, mas realmente não compreendo por que se atribui a ele tantas responsabilidades para as quais ele não serve, muito menos por que se vê com tanta naturalidade que advogados estejam entre os profissionais mais bem pagos.  Para mim esse é no mínimo um grave sinal de alarme; professores e cientistas e inclusive sacerdotes são incomparavelmente mais importantes para qualquer sociedade do que os advogados e juízes deveriam almejar ser.

Eu discordo de forma veemente. Primeiro, sua liberdade, o Estado Democrático de Direito foi elaborado por juristas e é uma teoria do direito. A divisão de poderes no Estado, as garantias fundamentais as quais você possui etc. Um juiz é tão importante quanto um cientista. Se não existissem formas de compor conflitos, o Estado entraria em colapso, e nenhum cientista teria equipamento e nem apoio financeiro para suas pesquisas.

Para professores atuarem com segurança, para cientistas trabalherem de forma satisfatória, para que toda a sociedade funcione e tenha garantias de suas atividades, tudo isto é garantido pelo escopo de leis e princípios criados pelo direito. A sociedade só é organizada em razão do direito.

Primado básico para o progresso de uma civilização é sua capacidade de organização. Roma só foi grande em razão de suas instituições sólidas e direito forte. O Egito só foi grande em razão de suas instituições fortes e direito forte. Os EUA é um país extramente desenvolvido em razão de sua forte tradição no direito constitucional e na garantia de direitos fundamentais aos seus cidadãos.

É sim graças ao direito que você escreve com liberdade aqui, é graças ao direito que você tem relativa segurança na sua vida e não é obrigado a viver em um castelo para evitar ataques de povos errantes. É graças ao direito que você conserva a propriedade de seus bens tendo garantias de que eles não serão tomados a força por qualquer um que resolva fazer isso.

O direito da estabilidade nas relações jurídicas e humanas. O sujeito investe um milhão de reais numa atividade econômica por que sabe que o Estado garante leis que protegem a atividade e que a regulamentam. Isso se chama segurança jurídica.

Os professores e cientistas não precisam trabalhar 16 horas forçadas por que existe lei e coerção para protegê-los disso.

Antes de pensar em ciência, em educação, em professores qualificados, é necessário um Estado forte, organização que consiga dar segurança a população e estabilidade nas relações. O direito é mais importante por que antecede tudo isso que você julga importante.

Inclusive você que é funcionário público, possui inúmeras garantias que te conferem uma estabilidade invejável. Agradeça ao direito por isso.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 10:06:03 »
Concordo com o Dantas. E acho que Doutor, só com doutorado.

É ridículo como alguns chegam a ser pedantes com o fato de serem chamados de "doutores". No fim das contas ostentam esse título por mero costume popular de chamá-los assim, e não por merecimento.

Isso me fez lembrar de algo que ví no jornal esses dias... a polícia rodoviária parou 3 garotas dirigindo bêbadas na estrada e fazendo um monte de cagadas. As 3 faziam direito e uma delas era filha de um delegado. Foi muito engraçado vê-las tentando intimidar os policiais... "OLHA, MEU PAI É DÉLEGADÔ!"... e a outra dizendo pro reporter desligar a cãmera: "DESLIGA ISSO AÍ QUE FAÇO DIREITÔ!!! EU FAÇO DIREITO C TA FUDIDO!!"
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 10:08:35 »
Apesar de saber que você investiu muito tempo e dedicação à área, tenho de dizer que sua veemência me surpreende.

O Direito de fato normatiza muita coisa, mas o que de fato promove ou impede as mudanças é o poder a que ele serve, e ao qual ele acaba se alinhando ideologicamente.

Não tenho notícia de sociedade alguma que tenha mudado devido ao Direito; um dos motivos por que há tanta pompa e formalidade na área me parece ser exatamente a necessidade de emprestar a ela uma aura de importância que ela não poderia sustentar naturalmente apenas com seus méritos e atos concretos.

Os fatos sempre se sobrepõem ao Direito, e a este só resta correr atrás e tentar definir as regras para descrever o inevitável.  A república de Weimar é muito elogiada por sua qualidade jurídica, e nem por isso conseguiu evitar a decadência que gerou o Nazismo.

Inclusive você que é funcionário público, possui inúmeras garantias que te conferem uma estabilidade invejável. Agradeça ao direito por isso.

Eu não pedi essa estabilidade, nem pedi que se pague o preço social que a sustenta; dizer que tenho uma estabilidade invejável é apenas outra forma de dizer que a situação sócio-econômica brasileira é preocupante, o que é uma verdade.  Se houvesse mais preocupação social genuína e menos gasto de energias com legislação e cerimonial, esta cultura poderia ser mais integrada e não teria tantos desníveis sócio-econômicos calamitosos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 10:10:42 »
Olha, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Concordo com o Anemenés em que o Direito é uma área de fundamental importância para o estabelecimento e manutenção de um (olhem só!) Estado de Direito democrático.

O que não dá para engolir, entretanto, é a super-valorização que certos profissionais de Direito - juízes, principalmente, mas advogados, bacharéis e até mesmo estudantes - outorgam a si mesmos. Como se eles fossem de certa forma intocáveis.

Esses conseguem até ser mais arrogantes que políticos e jornalistas - e isso é um feito :-)

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 10:14:21 »
Isso me fez lembrar de algo que ví no jornal esses dias... a polícia rodoviária parou 3 garotas dirigindo bêbadas na estrada e fazendo um monte de cagadas. As 3 faziam direito e uma delas era filha de um delegado. Foi muito engraçado vê-las tentando intimidar os policiais... "OLHA, MEU PAI É DÉLEGADÔ!"... e a outra dizendo pro reporter desligar a cãmera: "DESLIGA ISSO AÍ QUE FAÇO DIREITÔ!!! EU FAÇO DIREITO C TA FUDIDO!!"
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
O Jaf escreveu um "guia de conduta do PM" que tinha isso aí. "Você é bacharel, eu também, mão na cabeça" hehe.

Isso de se achar grande porcaria porque "faz direito" é uma das coisas que mostram quão alienado dos seus deveres e direitos é o cidadão brasileiro.

É como um amigo meu. Quando ele era calouro e tinha festa na faculdade, ele chegava nas gatinhas e dizia "seu namorado faz direito? EU FAÇO!" :lol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 10:17:52 »
De onde eu venho as meninas respondem à essa cantada com um direto no queixo :-)

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 10:23:54 »
Citação de: Amenemés
Os professores e cientistas não precisam trabalhar 16 horas forçadas por que existe lei e coerção para protegê-los disso.

Po, ainda querem colher os louros. Não fossem greves, agitação, insatisfação dos trabalhadores, avanços científicos, teorias elaboradas por economistas e gurus da administração mostrando que é mais vantajoso pra todo mundo criar situações de bem estar geral (incluindo aí jornada de trabalho de 8 horas), os juristas estariam apenas interpretando as demandas de regulamentação de uma sociedade rústica.

Não seria o Estado Democrático de Direito uma consequência do desenvolvimento da sociedade e um reflexo do que ela quer? Acho que os juristas só interpretam e colocam isso no papel, o que é uma tarefa complexa e louvável. Mas não conquistaram nada.

Não queiram colher os louros pelos avanços, que são conquistados por várias áreas, uma completando a outra. Por isso não vejo o porquê de um juiz ganhar absurdamente mais que um professor.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 10:30:29 »
Citação de: Dbhor
De onde eu venho as meninas respondem à essa cantada com um direto no queixo

Eu costumo falar umas coisas absurdas assim. Acaba sendo engraçado, e tirar um sorriso de primeira já aumenta mto as chances de qualquer marmanjo bebado hehe :hihi:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:09:49 »
Olha, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Concordo com o Anemenés em que o Direito é uma área de fundamental importância para o estabelecimento e manutenção de um (olhem só!) Estado de Direito democrático.

O que não dá para engolir, entretanto, é a super-valorização que certos profissionais de Direito - juízes, principalmente, mas advogados, bacharéis e até mesmo estudantes - outorgam a si mesmos. Como se eles fossem de certa forma intocáveis.

Esses conseguem até ser mais arrogantes que políticos e jornalistas - e isso é um feito :-)

Quanto a arrogância é verdade. Mas isso é mal de ser humano. Cientistas também são, em grande parte, muito arrogantes.

Mas em direito até acadêmico as vezes é arrogante... fazer o quê...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:15:03 »
Cientistas também são, em grande parte, muito arrogantes.

Provavelmente, mas você não nos vê dando carteiradas a torto e a direito :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:17:53 »
Depois do médico, doutor, na prática, é o lixeiro, porque se os extraterrestres decidissem abduzir uma classe de trabalhadores por uma semana a gente se virava bem sem juízes, cientistas, professores e presidentes...  :hihi:

Minha profissão é uma das que não faria nenhuma falta, se desaparecesse do planeta por uma semana.  :)

E a sua?  ::)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:18:09 »
Apesar de saber que você investiu muito tempo e dedicação à área, tenho de dizer que sua veemência me surpreende.

O Direito de fato normatiza muita coisa, mas o que de fato promove ou impede as mudanças é o poder a que ele serve, e ao qual ele acaba se alinhando ideologicamente.

Não tenho notícia de sociedade alguma que tenha mudado devido ao Direito; um dos motivos por que há tanta pompa e formalidade na área me parece ser exatamente a necessidade de emprestar a ela uma aura de importância que ela não poderia sustentar naturalmente apenas com seus méritos e atos concretos.

Os fatos sempre se sobrepõem ao Direito, e a este só resta correr atrás e tentar definir as regras para descrever o inevitável.  A república de Weimar é muito elogiada por sua qualidade jurídica, e nem por isso conseguiu evitar a decadência que gerou o Nazismo.

Eu não pedi essa estabilidade, nem pedi que se pague o preço social que a sustenta; dizer que tenho uma estabilidade invejável é apenas outra forma de dizer que a situação sócio-econômica brasileira é preocupante, o que é uma verdade.  Se houvesse mais preocupação social genuína e menos gasto de energias com legislação e cerimonial, esta cultura poderia ser mais integrada e não teria tantos desníveis sócio-econômicos calamitosos.

Os milhares de tratados internacionais sobre direitos humanos, regras de combate, direitos de civis etc etc são frutos do direito e hoje impedem guerras como a 2 guerra mundial onde os aliados bombardearam uma cidade como Drésden e a arrasaram integralmente junto com sua população civil transformando humanos e prédios em uma pasta amarela homogênea.

A declaração de independência dos Estados Unidos foi fruto do pensamento jurídico. Direitos fundamentais, igualdade, democracia e propriedade. Os EUA só são o que são em razão deste espírito cívico.

Montesquieu que propôs a divisão dos poderes, as limitação ao poder do Estado na célebre obra "O Espírito das Leis", mudou sim nossa sociedade.

Obras como o Contrato Social de Rousseau, Cartas sobre a Tolerância de Locke, Teoria Pura do Direito de Kelsen entre tantas outras revolucionaram nossas instituições e nossa sociedade.

Vou repetir, a grandeza de uma nação se mede pela força de suas instituições. Por isso nosso país é capenga e os EUA são vigorosos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:20:00 »
Cientistas também são, em grande parte, muito arrogantes.

Provavelmente, mas você não nos vê dando carteiradas a torto e a direito :-)

Acho que não. Cientistas normalmente dão "diplomadas" rs...

Mas acho que os profissinais de direito são os mais arrogantes sim. Mas na minha opinião, com a  popularização (pra não dizer marginalização) dos cursos de direito essa tendência está mudando.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:20:26 »
Depois do médico, doutor, na prática, é o lixeiro, porque se os extraterrestres decidissem abduzir uma classe de trabalhadores por uma semana a gente se virava bem sem juízes, cientistas, professores e presidentes...  :hihi:

Minha profissão é uma das que não faria nenhuma falta, se desaparecesse do planeta por uma semana.  :)

E a sua?  ::)

Respondendo sua pergunta. Não ia dar pela minha falta por uns anos. Aliás boa idéia para um tópico no papo furado.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:24:31 »
Citação de: Amenemés

Po, ainda querem colher os louros. Não fossem greves, agitação, insatisfação dos trabalhadores, avanços científicos, teorias elaboradas por economistas e gurus da administração mostrando que é mais vantajoso pra todo mundo criar situações de bem estar geral (incluindo aí jornada de trabalho de 8 horas), os juristas estariam apenas interpretando as demandas de regulamentação de uma sociedade rústica.

Não seria o Estado Democrático de Direito uma consequência do desenvolvimento da sociedade e um reflexo do que ela quer? Acho que os juristas só interpretam e colocam isso no papel, o que é uma tarefa complexa e louvável. Mas não conquistaram nada.

Não queiram colher os louros pelos avanços, que são conquistados por várias áreas, uma completando a outra. Por isso não vejo o porquê de um juiz ganhar absurdamente mais que um professor.

Se não tem juiz para aplicar os direitos quando vioalados, tais direitos não tem efetividade.

Se o direito não fosse coercitivo e nem fornecesse meios para sua efetivação, todo e qualquer direito "conquistado" pela sociedade só seria imposto no plano moral, ou seja, não teria nenhuma efetividade e vigoraria a lei do mais forte e violento.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:27:01 »
Eu espero que você tenha razão :-)

Mas então, não vale a pena abrir outro tópico para discutir isso?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #21 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 12:01:46 »
Prefiro agradecer aos gregos e romanos  :lol:

Eles sim, merecem os louros pela estrutura toda que se tem hoje, pouca coisa foi acrescentada (de realmente útil) depois deles.

O grande problema é que no brasil o Direito é capenga. Você cansa de ver juízes e desembargadores corruptos e um bando de advogadozinhos de meia-tigela passando a perna em cliente ingênuo  :hmph:

É claro que existe muita gente que presta, mas as poucas laranjas podres já atrapalham todo o sistema  :no:

É uma pena, um judiciário melhor faria muita diferença ao país  ::)

rizk

• Visitante
« Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 13:04:04 »
Não fala uma bobagem dessas, mulheeeerrrrrr, como "pouca coisa foi acrescentada", basicamente TUDO foi "acrescentado"...

Citação de: Dbhor
De onde eu venho as meninas respondem à essa cantada com um direto no queixo

Eu costumo falar umas coisas absurdas assim. Acaba sendo engraçado, e tirar um sorriso de primeira já aumenta mto as chances de qualquer marmanjo bebado hehe :hihi:
Eu ainda rio dessa do "eu faço" :D

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Importância do Direito na Sociedade (ERA: Muro das Jubilações!!!)
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 14:08:53 »
Minha profissão é uma das que não faria nenhuma falta, se desaparecesse do planeta por uma semana.  :)

Minha assinatura diz tudo... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Luz

• Visitante
Re: Importância do Direito na Sociedade (ERA: Muro das Jubilações!!!)
« Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 14:16:04 »

Minha assinatura diz tudo... ::)

É verdade! Policial, na prática, também é doutor. O mundo seria um caos sem polícia, por um dia, que fosse.  ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!