Autor Tópico: Importância do Direito na Sociedade (ERA: Muro das Jubilações!!!)  (Lida 18716 vezes)

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
Re: Importância do Direito na Sociedade (ERA: Muro das Jubilações!!!)
« Resposta #25 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 15:16:49 »
Citação de: Amenemés
Se não tem juiz para aplicar os direitos quando vioalados, tais direitos não tem efetividade.

Se o direito não fosse coercitivo e nem fornecesse meios para sua efetivação, todo e qualquer direito "conquistado" pela sociedade só seria imposto no plano moral, ou seja, não teria nenhuma efetividade e vigoraria a lei do mais forte e violento.

Exatamente o que eu disse, o direito depende de todas as outras áreas para poder regular sobre elas.

Não fossem os avanços da economia, da ciência e da própria sociedade como organização, o direito estaria regulamentando alguma sociedade feudal.

Ele não trouxe nada, mas é necessário para assegurar as conquistas das outras áreas. Por isso não é mais importante que qualquer outra área.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #26 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 16:02:16 »
Como assim marginal? Agradeça ao direito por você poder escrever o que bem entende neste fórum, por exemplo.

O que o Direito tem a ver com isso?

Direito é uma área marginal porque não envolve verdadeira atividade construtiva; não produz riqueza, nem conhecimento que tenha aplicação fora de seu próprio campo.

De fato, não é nada mais do que uma definição de regras de conduta para as disputas de poder.  Eu posso entender que seja visto como uma área necessária, mas realmente não compreendo por que se atribui a ele tantas responsabilidades para as quais ele não serve, muito menos por que se vê com tanta naturalidade que advogados estejam entre os profissionais mais bem pagos.  Para mim esse é no mínimo um grave sinal de alarme; professores e cientistas e inclusive sacerdotes são incomparavelmente mais importantes para qualquer sociedade do que os advogados e juízes deveriam almejar ser.

Eu discordo de forma veemente. Primeiro, sua liberdade, o Estado Democrático de Direito foi elaborado por juristas e é uma teoria do direito. A divisão de poderes no Estado, as garantias fundamentais as quais você possui etc. Um juiz é tão importante quanto um cientista. Se não existissem formas de compor conflitos, o Estado entraria em colapso, e nenhum cientista teria equipamento e nem apoio financeiro para suas pesquisas.

Para professores atuarem com segurança, para cientistas trabalherem de forma satisfatória, para que toda a sociedade funcione e tenha garantias de suas atividades, tudo isto é garantido pelo escopo de leis e princípios criados pelo direito. A sociedade só é organizada em razão do direito.

Primado básico para o progresso de uma civilização é sua capacidade de organização. Roma só foi grande em razão de suas instituições sólidas e direito forte. O Egito só foi grande em razão de suas instituições fortes e direito forte. Os EUA é um país extramente desenvolvido em razão de sua forte tradição no direito constitucional e na garantia de direitos fundamentais aos seus cidadãos.

É sim graças ao direito que você escreve com liberdade aqui, é graças ao direito que você tem relativa segurança na sua vida e não é obrigado a viver em um castelo para evitar ataques de povos errantes. É graças ao direito que você conserva a propriedade de seus bens tendo garantias de que eles não serão tomados a força por qualquer um que resolva fazer isso.

O direito da estabilidade nas relações jurídicas e humanas. O sujeito investe um milhão de reais numa atividade econômica por que sabe que o Estado garante leis que protegem a atividade e que a regulamentam. Isso se chama segurança jurídica.

Os professores e cientistas não precisam trabalhar 16 horas forçadas por que existe lei e coerção para protegê-los disso.

Antes de pensar em ciência, em educação, em professores qualificados, é necessário um Estado forte, organização que consiga dar segurança a população e estabilidade nas relações. O direito é mais importante por que antecede tudo isso que você julga importante.

Inclusive você que é funcionário público, possui inúmeras garantias que te conferem uma estabilidade invejável. Agradeça ao direito por isso.

Perfeito.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

rizk

• Visitante
« Resposta #27 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 17:24:04 »
Olha, NO TOCANTE AO MÉRITO eu vou ter que ficar com os doutores. Depois eu volto e escrevo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 18:21:36 »
Concordo com o Amon Amenemés: os juristas exercem um papel essencial para o bem-estar da sociedade.
Porém, concordo também que os advogados, juizes etc. costumam ser uns tipinhos bem arrogantes.

Mas a questão na verdade é: porque as pessoas tratam os juristas com tanta deferência? Acho que existem dois motivos
para isso.

Primeiro: advogados e, principalmente, juízes, são vistos como pessoas que possuem o Poder (TM), ou que estão
próximas do poder. Isso intimida muita gente. Adicione uma boa dose de arrogância e temos um laço de feedback
positivo :).

Segundo: aqui no Brasil a profissão de advogado era vista como um dos caminhos profissionais naturais para a nata da
burguesia (na verdade, o trio médico-advogado-padre). Hoje isso tem mudado, mas nossa influência cultural portuguesa
ainda nos faz valorizar profissões que o indivíduo não só se coloca em uma posição de superioridade aos demais, como
(com a excessão dos médicos) não precisa "botar a mão na massa", no sentido de um trabalho que exija atividade física.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 18:26:44 »
O que falta mesmo é uma valorização do direito, da área do direito, como área de conhecimento de extrema importância para a sociedade. Não a valorização dos profissionais do direito que deturbam a área, fazendo somente o estritamente necessário, quando não utilizam de suas profissões para benefícios particulares, de si mesmos. Advogados e outros da área se tornam empresários das leis, buscam o lucro e não a justiça social.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #30 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 18:33:04 »
Também concordo que os advogados às vezes são uteis e até importantes , mas chamar de "Doutor" ? Nem meus médicos (é velho tem mais de um) eu chamo de doutor. :twisted:

rizk

• Visitante
« Resposta #31 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 19:44:46 »
Eu aqui fiz as pazes com o direito. Até penso, às vezes, em fazer uma segunda graduação e tal. Recebo muito incentivo neste sentido.

Ao contrário do Amon, eu não diria que é o DIREITO quem nos DÁ essas coisas. Direito é uma ferramenta... Daí que concordo com o Dr. Manhattan quanto ao tópico II dele: ser doutor é ter as ferramentas para CAUSAR :D

Agora, que tem muito "doutor" indigno do nome, ah, isso tem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 20:21:03 »
O grande problema é que no brasil o Direito é capenga. Você cansa de ver juízes e desembargadores corruptos e um bando de advogadozinhos de meia-tigela passando a perna em cliente ingênuo  :hmph:

(...)
É uma pena, um judiciário melhor faria muita diferença ao país  ::)

Um judiciário melhor só poderia vir de baixo para cima, como CONSEQUÊNCIA de uma mentalidade mais consciente e mais cidadã.  O que dificilmente poderá vir a acontecer sem uma grande mudança antes.

Mas se o Direito quer ter um papel ativo (o que não deixa de ser uma idéia exótica, desculpe dizer, Amenemés) nessa mudança, pode começar aposentando o Direito Romano e adotando o Comum.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #33 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 21:34:20 »
Lendo os posts de vocês volto a minha primeira pergunta da graduação.

O que é direito?

Aproveito e deixo um vídeo sobre a questão:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 22:31:03 »
Eu queria entender por que toda essa cultura de culto ao Direito.  Tanta supervalorização de uma área tão claramente marginal da atividade humana é um tanto deprimente.

é bem simples, really. toda sociedade precisa de um cânone que a ordene. complexa e secular que virou a nossa, não dá mais pra depender do pajé, do oráculo ou dos bispos, daí inventamos o direito. os sacerdotes, a hermenêutica e os livros sagrados estão lá, e até a divindade (o Legislador).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 22:32:12 »
Mas o Direito não é particularmente diferente do Pajé.  Só tem alcance mais amplo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 22:38:23 »
Mas o Direito não é particularmente diferente do Pajé.  Só tem alcance mais amplo.

não disse que era. só tem aspecto secular e verniz um pouco mais científico do que as atividades pajeísticas. alf ross, jusfilósofo da escola dos realistas escandinavos, diz basicamente isso. o direito ocupa hoje a função social que ocupava a religião nas sociedades mais primitivas.
e eu não sei bem até que ponto é coincidência que os estudos jurídicos tenham começado a ganhar relevância ao mesmo tempo em que os canônicos e teológicos passaram a perder espaço na universidade (do século XIV ao XIX, mais ou menos).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 22:41:31 »
Há mais de uma forma de interpretar esses dados.  Na minha opinião o direito se investe de aspectos messiânicos (no Brasil pelo menos) que não são necessariamente benéficos para o laicismo do Estado.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 01:02:37 »
Minha profissão é uma das que não faria nenhuma falta, se desaparecesse do planeta por uma semana.  :)

E a sua?  ::)

Minha assinatura diz tudo... ::)

É verdade! Policial, na prática, também é doutor. O mundo seria um caos sem polícia, por um dia, que fosse.  ::)
Quando criança eu sempre fantasiava com um dia sem polícia... em como seria legal roubar doces da padaria, sorvetes ou todos os doces de um supermercado. :)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 01:04:39 »
Primeiro: advogados e, principalmente, juízes, são vistos como pessoas que possuem o Poder (TM), ou que estão
próximas do poder. Isso intimida muita gente. Adicione uma boa dose de arrogância e temos um laço de feedback
positivo :).
Não é à toa. Se o pai de Joseph K. fosse juiz a sua vida teria sido mais tranquila.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 01:05:21 »
Minha profissão é uma das que não faria nenhuma falta, se desaparecesse do planeta por uma semana.  :)

É verdade! Policial, na prática, também é doutor. O mundo seria um caos sem polícia, por um dia, que fosse.  ::)
Quando criança eu sempre fantasiava com um dia sem polícia... em como seria legal roubar doces da padaria, sorvetes ou todos os doces de um supermercado. :)

legal nada. onde estaria a polícia pra te proteger quando a multidão furiosa fosse te linchar?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 01:06:40 »
Quando criança a gente não pensa em adultos maus.

E, vai dizer que tu nunca pensou em algo do gênero?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 01:24:19 »
ué, não. não por motivos morais, até porque criança não tem, mas porque nunca me ocorreu mesmo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 01:42:32 »
ué, não. não por motivos morais, até porque criança não tem, mas porque nunca me ocorreu mesmo.
Sem imaginação. :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 02:32:41 »
Eu aqui fiz as pazes com o direito. Até penso, às vezes, em fazer uma segunda graduação e tal. Recebo muito incentivo neste sentido.

Ao contrário do Amon, eu não diria que é o DIREITO quem nos DÁ essas coisas. Direito é uma ferramenta... Daí que concordo com o Dr. Manhattan quanto ao tópico II dele: ser doutor é ter as ferramentas para CAUSAR :D

Agora, que tem muito "doutor" indigno do nome, ah, isso tem.

Como é isso de "fazer as pazes" com o Direito, Mi?

Pergunto porque não parece que você partiu de onde eu estou; eu não me sinto "brigado" com o Direito, apenas o considero espetacularmente supervalorizado.  Ele não é em si importante o bastante para que eu tenha por que brigar com ele; minha briga é com a supervalorização.

O que por sinal é um bom motivo para nos recusarmos a chamar alguém de "doutor" só porque é influente. :)

rizk

• Visitante
« Resposta #45 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 03:53:36 »
Tem a ver com o fato de, em 2001, eu ter decidido não seguir essa carreira pra não acabar "defendendo bandido" (minhas palavras) e porque eu queria fazer política. Não escolhi a minha carreira porque eu GOSTASSE nem porque eu fosse TALENTOSA - foi pra ter acesso à formação dos jovens, mesmo. Aí eu fui pra faculdade e me desiludi, porque entendi que 1) isso de fazer política em sala de aula é muita sacanagem; 2) a minha agenda política era furada; 3) eu não tenho realmente talento pra lecionar nem muito tesão em pesquisar.
Aí, de repente, me cai na cabeça essa convocação e eu páro no Fórum. Aí, fico pentelhando os juízes pra me explicarem as coisas, e começo a LER as petições da Defensoria Pública e achar realmente fascinante princípio da insignificância e intervenção mínima e outras coisas nada-a-ver com minha "área da atuação" original.

E eu não sei o que fazer. Eu não sei nem como é que as coisas chegaram a esse ponto.

E hoje foi foda.

Hoje eu pentelhei tanto o juiz que ele passou MAIS DE HORA me ensinando. Foi muito produtivo... e eu SENTIA os olhos brilhando, sabem. Aí depois fui jantar com os meninos, ambos advogados formados, já, e aí ferrou. Porque, esse último ano, eu me impedi de pensar no assunto por um único motivo: se eu fosse, eu ia estar CEDENDO à pressão dos meninos, que tiram sarro de mim, e eu sou orgulhosa e tal, hehe. Mas aí hoje eles me pegaram e me encostaram na parede, e eu falei pra eles essas coisas todas... e eles entenderam e incentivaram e prometeram que não iam me zoar mais, e que iam até ajudar com os trabalhos quando eu fosse pra faculdade.

Aí eu estou na maior crise de vocação DA MINHA VIDA, agora.

----------

Yeah, não parece mesmo que eu e você partimos do mesmo lugar :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 04:42:37 »
Ah, sim, certamente são situações muito diferentes. Em praticamente todos os aspectos que posso imaginar. ;)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 10:17:48 »

Vide Maceió, onde a polícia civil (só a civil, até onde sei) esta em greve há um tempo enorme.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #48 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 13:27:23 »
Lendo os posts de vocês volto a minha primeira pergunta da graduação.

O que é direito?

Saudações Tarcísio,

Esta pergunta não possui uma resposta definitiva nem unânime. Existem várias definições.

A que é a corrente dominante hoje diz que o Direito é uma Ciência Social Hermenêutica. Direito seria assim, uma ciência não formal (ex. matemática) nem empírica (ex. química e física), mas que utiliza destas duas para interpretar seu objeto de estudo, que são as leis. Para essa corrente o Direito seria portanto, uma ciência não exata, mas que possui método próprio para estudar os postulados da lei, à luz do que é justo (que é a finalidade última do Direito).

Para outros, inspirados por Hans Kelsen, o Direito é a Ciência do dever-ser. O Direito dita como as coisas deveriam ser, e não como são. O Direito ao dizer que é proibido matar não impede que homicídios ocorram, mas se ocorrerem, o mesmo é punido. O homem é um "ser", e "deve" agir conforme a norma. O Direito estabelece como deveria ser um mundo utópico, e cada vez que alguém se afasta dele, o direito de punir surge. O direito não explica como as coisas funcionam. Explica como deveriam ser.

Ainda, existem os que crêem que Direito não é ciência, mas sim arte. Se baseiam na máxima do Jus Est Ars Boni Et Aequi, que significa que o Direito é a arte do bom e do justo. Da mesma forma que uma bela canção depende de um bom intérprete para agradar os ouvidos (vide os videokês da vida), talvez se possa dizer o mesmo do Direito: uma excelente formação técnico-jurídica não é garantia de decisões justas, porque a técnica, no direito como na arte, só pode oferecer, na melhor das hipóteses, isso: decisões tecnicamente corretas. Mas decisões tecnicamente corretas não são necessariamente decisões justas, assim como decisões tecnicamente incorretas não são necessariamente decisões injustas. É que uma boa interpretação, na arte como no Direito, mais do que técnica e razão, exige talento e sensibilidade. E a técnica jurídica é apenas um meio a serviço de um fim: a justiça.

Existem ainda os que vêem o Direito como uma ideologia. O Direito estabelece o que é aceito pelo povo como justo. Daí a grande diversidade de leis de acordo com o país em que se encontra. Daí porque no Brasil não existe pena de morte (a maioria não concorda), e a mesma existir em alguns Estados dos USA (a maioria concorda). O Direito pune o que a ideologia dominante entende como inaceitável.

Para Aristóteles, o homem é um animal político, e precisa de regras para manter a ordem social. Nesse caso o Direito é fator de contenção social. Não houvesse o Direito, recairia-se inevitavelmente à desordem, à injustiça e à lei do mais forte.

O postulado comum de todas estas teorias é que o Direito é falível, eis que submete-se à análise e interpretação dos homens (na prática, o juiz). Existe o Direito para evitar ao máximo essa subjetividade, impondo as regras que incentivam a explicação lógica e estável dos fatos em situações iguais.

Dois juízes dão sentenças diferentes para mesmos fatos, e isso é a maior prova de que o Direito é falho. De outro lado, esta divergência é desejável, eis que é ela que faz o Direito evoluir, aproximando-o da justiça. Muitas vezes, opor-se à lei é apoiar a justiça.

Em resumo, tenho o Direito como altamente necessário e socialmente indispensável.

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 13:38:13 por JUS EST ARS »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 13:46:30 »
faltou colocar a definição do dicionário de lugares comuns de flaubert: ninguém sabe muito bem o que é.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x