Autor Tópico: Mãe que matou filhos com serra elétrica é espancada por presas  (Lida 19488 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Mãe que matou filhos com serra elétrica é espancada por presas
« Resposta #100 Online: 28 de Março de 2008, 09:48:35 »
É como o Amon disse... Qualquer pessoa com mínimo de conhecimento vai usar isto como desculpa, Luz.... (E ainda vou além.... Se ela "cuidou das criançacinhas até os seisaninhos", já pode assumir seus atos.

Isso, eventualemente, pode indicar maldade e não doença. Agora quem vai apurar isso são os psicólogos sem condições para tal...
E infelizmente, vc está certo.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #101 Online: 28 de Março de 2008, 09:55:24 »
Só um tolo pressupõe que impulsos violentos são "parte de nós" e deixa por isso mesmo.
1. Manchete: "Mulher matou as filhas"
a) Alguns foristas: "Apedrejem-na"
b) Betinho: "Mas por que ela matou?"

Onde reside a barbárie e onde reside a civilização?

Isso é discurso de advogado senhores. Se ela agiu assim por problemas mentais, o que teoricamente viciaria sua capacidade de julgar e sua vontade ou dolo, ela poderia ser absolvida e lhe ser aplicada uma medida de segurança de internamento ambulatorial até que ocorra a "cura"...

Agora a questão é, ela é uma pessoa doente? Um bando de psicólogos inúteis irão dizer. Eu estou convencido que eles não têm condições de afirmar isso, só em casos tão esdrúxulos que até alguem sem estudo ou conhecimento algum sobre a causa diria que trata-se de alguem doente.
O ponto é que ninguém tem a menor condição de deduzir as razões/condições da fulana com base na notícia.

Sei lá, viu, Naghtmare. Penso que uma pessoa saudável jamais cometeria tal ato. O fato em si, a mim, ao menos, demonstra que a mulher está doente, muito, mas muito provavelmente.

Não tem como saber. O que chama atenção é usar uma serra elétrica para matar. Parece que foi elaborado e pensado demais sobre como cometer o crime. Isso, eventualemente, pode indicar maldade e não doença. Agora quem vai apurar isso são os psicólogos sem condições para tal...

Neste caso, qual seria a diferença real entre maldade e doença, levando em consideração que todas as "doenças" mentais genéticas na verdade são apenas uma diferença no cérebro que é indesejada pela sociedade? A punição não deveria medir se algo é doença ou não, ela simplesmente tenta eliminar o que é prejudicial.

Se eu mato porque tenho uma "doença" que me faz matar ou se mato simplesmente porque quero, como isto torna minha culpa diferente? Um suposto livre-arbítrio na segunda hipótese?

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 28 de Março de 2008, 10:00:15 »
Doentes não têm consciência do que fazem, certo? Logo, até concordo que precisariam de uma punição especial. Vc não?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #103 Online: 28 de Março de 2008, 10:00:54 »
Não tem como saber. O que chama atenção é usar uma serra elétrica para matar. Parece que foi elaborado e pensado demais sobre como cometer o crime. Isso, eventualemente, pode indicar maldade e não doença. Agora quem vai apurar isso são os psicólogos sem condições para tal...
Então, mas eu veria como maldade pura a mulher cavando uma cova colocando tranqülizante/veneno, e não correndo atrás da filha com uma serra-elétrica. Mas é algo que nunca saberemos.

Agora, se psicólogos/psiquiatras não têm condições de avaliar a snaidade mental de alguém, quem mais tem?

E isso nem é discurso de advogado. Discurso de advogado é assim:

Abre a Bíblia, olha nos olhos da velhinhas do júri, lê o "não julgarás" e o "não julgarás"; fala em perdão e arrependimento; chama o pastor pra dizer que ela já manifestou satan; depois chama o psiquiatra pra dizer que a manifestação é uma prova do distúrbio mental e fim de papo.

Luz

• Visitante
« Resposta #104 Online: 28 de Março de 2008, 10:01:19 »
É como o Amon disse... Qualquer pessoa com mínimo de conhecimento vai usar isto como desculpa, Luz.... (E ainda vou além.... Se ela "cuidou das criançacinhas até os seisaninhos", já pode assumir seus atos.

A brutalidade do ocorrido causa aversão e acho muito natural que se reaja instintivamente, mas qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento vai cogitar a sanidade mental de uma mãe que mata os seus filhos de forma brutal. Não vejo isso como uma desculpa.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 28 de Março de 2008, 10:05:29 »
Eu vejo, já que não invalido de primeira o puro prazer e maldade em matar.

(E acho que os nossos psiquiatras já deram uma boa do que seus reais trabalhos falhos.... É até comum ver pessoas "reabilitadas" matando mais e mais pessoas quando são livres..)

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #106 Online: 28 de Março de 2008, 10:08:03 »
Doentes não têm consciência do que fazem, certo? Logo, até concordo que precisariam de uma punição especial. Vc não?

Depende da doença. E quem garante que uma pessoa "não doente" tenha consciência do que fez? Não esqueça que qualquer pessoa pode passar por breves momentos de insanidade.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Luz

• Visitante
« Resposta #107 Online: 28 de Março de 2008, 10:10:21 »
Eu vejo, já que não invalido de primeira o puro prazer e maldade em matar.

Já eu, considero o puro prazer e maldade em matar indício de insanidade mental.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #108 Online: 28 de Março de 2008, 10:16:34 »
Será que maldade não é uma doença afinal de contas?

Desconfio que a vontade de castigar delinquentes leva a duvidar que seja, mas objetivamente, não há evidência de que se possa ser "sadiamente mau".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 28 de Março de 2008, 10:19:34 »
Depende da doença. E quem garante que uma pessoa "não doente" tenha consciência do que fez? Não esqueça que qualquer pessoa pode passar por breves momentos de insanidade.

E para essas, punição, não? (Não são doentes.... E "estava numa péssima faze", não justifica) Doentes mentais, não. Mas esse papo vai puxar "em que grau" e tata.... (Já que acho que alguns teriam sim condições de assumir como qualquer outro sua culpa - Como um que eu conheço..... Ou talvez ele se faz.... O cara às vezes anda com umas coisas no nariz e o modo que ele anda é totalmente extranho.... Mas o engraçado é que descobri que na frente do pai dele ele é comportado.... Nesse caso, por exemplo, mesmo sendo "doente" ele tem sim condições de assumir seus atos).

Esse papo vai puxar sim "em que grau"....

Já eu, considero o puro prazer e maldade em matar indício de insanidade mental.
Ah, Luz.... Como se todos seres humanos fossem bonzinhos... Mas retifico: Vontade em matar. A consciência em matar. E assim?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #110 Online: 28 de Março de 2008, 10:22:09 »
Hum... Esse é o famoso tópico em chamas.

Gostaria de perguntar a vocês: quem é mais condenável, um doente mental que comete um assassinato, ou
um grupo de pessoas mentalmente sãs que se reúnem para matá-lo?

Não consigo concordar que seja o primeiro...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #111 Online: 28 de Março de 2008, 10:22:49 »

(E acho que os nossos psiquiatras já deram uma boa do que seus reais trabalhos falhos.... É até comum ver pessoas "reabilitadas" matando mais e mais pessoas quando são livres..)

Se porque a justiça é falha, vamos recorrer à vingança - estamos todos precisando de uma avaliação psiquiátrica.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #112 Online: 28 de Março de 2008, 10:23:53 »
Mesmo pressupondo que todos sejam "bonzinhos", quem é capaz de cometer atos tão nocivos tem de ser detido, impedido de fazê-lo.  O que deveria contar são as expectativas razoáveis do que ela possa cometer de nocivo, não conceitos tão questionáveis de como seria a personalidade dela.  Ou não?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #113 Online: 28 de Março de 2008, 10:24:59 »

Gostaria de perguntar a vocês: quem é mais condenável, um doente mental que comete um assassinato, ou

Condenável, sem dúvida o segundo.  Por outro lado, se for preciso escolher entre limitar os direitos de um ou do outro, provavelmente o primeiro é que deve ser contido.

Luz

• Visitante
« Resposta #114 Online: 28 de Março de 2008, 10:27:47 »

Condenável, sem dúvida o segundo.  Por outro lado, se for preciso escolher entre limitar os direitos de um ou do outro, provavelmente o primeiro é que deve ser contido.

Por uma questão de prevenção, eu acho mehor prender todos eles e coloque o louco em cela separada, porque os outros são perigosos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #115 Online: 28 de Março de 2008, 10:28:41 »
Se porque a justiça é falha, vamos recorrer à vingança - estamos todos precisando de uma avaliação psiquiátrica.

Esse é o núcleo desta controvérsia, não?  Para alguns a finalidade da justiça é proteger, para outros há pelo menos espaço para elementos de vingança mesmo.

Não vamos chegar a muito consenso enquanto não resolvermos antes a questão de até que ponto é legítimo querer vingança.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #116 Online: 28 de Março de 2008, 10:30:08 »
Por uma questão de prevenção, eu acho mehor prender todos eles e coloque o louco em cela separada, porque os outros são perigosos.

Em uma escala suficientemente pequena, provavelmente é o melhor.  Mas se for uma família inteira?  Uma vizinhança?  Um bairro étnico?  Uma tribo de adolescentes?  Uma milícia inteira?  Ou até mesmo uma religião mal cuidada?

rizk

• Visitante
« Resposta #117 Online: 28 de Março de 2008, 10:31:20 »
E pros com SEDE DE SANGUE, recordem-se que as instituições em que se interna as pessoas com insanidade mental aí são notoriamente piores que cadeia.   |(

Aqui como leiga, parece-me que quem quer "matar por prazer", como estão dizendo, vai pegar qualquer nêgo na rua - não matar sangue do seu sangue, no qual se investiu tanto. Todas as reportagens sobre mães que matam seus filhos sempre falam de depressão pós parto, esquizofrenia e essas merdas.

Luz

• Visitante
« Resposta #118 Online: 28 de Março de 2008, 10:35:45 »

Em uma escala suficientemente pequena, provavelmente é o melhor.  Mas se for uma família inteira?  Uma vizinhança?  Um bairro étnico?  Uma tribo de adolescentes?  Uma milícia inteira?  Ou até mesmo uma religião mal cuidada?

Prendam-se os loucos para protegê-los da sanidade dos outros.  :|

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 28 de Março de 2008, 10:37:02 »

E quem falou em limitar os direitos*? Claro que é o primeiro que deve ser contido. Mesmo que isso envolvesse o uso de força letal.
Mas uma execução é algo bem diferente.

Citação de: Luis Dantas
Não vamos chegar a muito consenso enquanto não resolvermos antes a questão de até que ponto é legítimo querer vingança.

Querer vingança é perfeitamente legítimo. Hell, nem questiono uma vítima que tenta se vingar do seu algoz. O que questiono
é querer que o estado realize a vingança por você. Questiono também chamar-se isso de justiça.

*A não ser que você se refira ao direito à vida.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #120 Online: 28 de Março de 2008, 10:41:07 »

Qualquer coisa que fuja ao padrão pode ser considerada uma doença, não? Sejamos francos, a culpa real é o que menos interesse, a maior preocupação é a proteção da sociedade, e que o incidente não ocorra novamente, além é claro de saber que o réu está sendo punido.

Como se define o que é um "doente mental" afinal de contas? Um autista é um doente mental? Um superdotado pode ser considerado um doente mental, pois está completamente fora do padrão estabelecido? Ou não pode simplesmente porque este desvio é supostamente útil? Sabe-se que muitos psicopatas são extremamente inteligentes e tem plena consciência do que fazem, isto os torna menos doentes?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #121 Online: 28 de Março de 2008, 10:41:56 »

Desconfio que a vontade de castigar delinquentes leva a duvidar que seja, mas objetivamente, não há evidência de que se possa ser "sadiamente mau".
Sim. (Sim, não há evidência...)

Luz

• Visitante
« Resposta #122 Online: 28 de Março de 2008, 10:45:37 »

Na verdade, Galthaar, nas entrelinhas da discussão, o que está sendo debatido é a validade do "olho por olho".

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 28 de Março de 2008, 10:47:18 »

Sim. (Sim, não há evidência...)

O pior de tudo é que parecem existir pessoas que derivam algum prazer de se mostrarem maus. É o que eu chamo da luxúria da
maldade ("eu sei que vou pro inferno, então é melhor ir em grande estilo"), em contraste com a "luxúria da pureza" que vemos
com tanta frequência em fundamentalistas religiosos ("Uau! Eu sou tão bom e puro! Uau!").
Eu não consideraria essas pessoas doentes. Na minha cabeça, elas estão numa categoria próxima a dos fanáticos.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #124 Online: 28 de Março de 2008, 10:52:21 »
Eu não consideraria essas pessoas doentes. Na minha cabeça, elas estão numa categoria próxima a dos fanáticos.

Você está louco?  :lol:  Isso que diz não faz nenhum sentido.  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!