Autor Tópico: Mãe que matou filhos com serra elétrica é espancada por presas  (Lida 19489 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Mãe que matou filhos com serra elétrica é espancada por presas
« Resposta #125 Online: 28 de Março de 2008, 10:57:05 »
Será que maldade não é uma doença afinal de contas?

Desconfio que a vontade de castigar delinquentes leva a duvidar que seja, mas objetivamente, não há evidência de que se possa ser "sadiamente mau".
Sim. (Sim, não há evidência...)

Não acho que maldade seja doença. Tem de se avaliar a intenção e o grau de conhecimento do sujeito sobre a reprovação da conduta. Se esta mulher afirmar categoricamente que tem noção que matar é crime, que está ciente que degolar os filhos com uma serra é um ato cruel e bárbaro e errado, mas que mesmo assim o fez, isso é maldade e não doença.

Quem sabe ela seja mais fria que a maioria devido a uma condição cerebral. Neste caso punimos ela por não ter auto-controle suficiente. Ela poderia ter evitado mas cedeu a seu impulso violento. Nossa sociedade não admite a falta de controle. É uma única via de nos estruturarmos.

O perigo disso é enquadrar todo e qualquer criminoso como doente e serem todos inocentes, afinal, são doentes e não criminosos malvados. Percebam que com este raciocínio facilmente enquadramos todo sujeito detido como doente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #126 Online: 28 de Março de 2008, 11:02:43 »
O perigo disso é enquadrar todo e qualquer criminoso como doente e serem todos inocentes, afinal, são doentes e não criminosos malvados. Percebam que com este raciocínio facilmente enquadramos todo sujeito detido como doente.
Ainda mais hoje em dia, em que praticamente todo desvio é considerado passível de intervenção psiquiátrica. "Vício em internet" e tal. :D

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #127 Online: 28 de Março de 2008, 11:04:47 »
Eu não consideraria essas pessoas doentes. Na minha cabeça, elas estão numa categoria próxima a dos fanáticos.

Você está louco?  :lol:  Isso que diz não faz nenhum sentido.  :hihi:

Acho que não fui muito claro: é uma pessoa que acredita que deve tentar ser mau, por pressão de um grupo, ou
por crer que esse é o comportamento que se espera dela. Basta lembrar do experimento da prisão de Stanford.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 28 de Março de 2008, 11:05:16 »
Ainda mais hoje em dia, em que praticamente todo desvio é considerado passível de intervenção psiquiátrica. "Vício em internet" e tal. :D

Pois é. praticamente todo desvio é considerado caso de intervenção psiquiátrica, mas talvez não devesse ser. Virou moda alegar insanidade...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 28 de Março de 2008, 11:06:41 »
Acho que não fui muito claro: é uma pessoa que acredita que deve tentar ser mau, por pressão de um grupo, ou
por crer que esse é o comportamento que se espera dela. Basta lembrar do experimento da prisão de Stanford.

É isso que acontece na maioria das gangues, não? Você tem alguma referência para eu ler sobre esse caso de stanford?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 28 de Março de 2008, 11:09:43 »

Desconfio que a vontade de castigar delinquentes leva a duvidar que seja, mas objetivamente, não há evidência de que se possa ser "sadiamente mau".

Não acho que maldade seja doença. Tem de se avaliar a intenção e o grau de conhecimento do sujeito sobre a reprovação da conduta. Se esta mulher afirmar categoricamente que tem noção que matar é crime, que está ciente que degolar os filhos com uma serra é um ato cruel e bárbaro e errado, mas que mesmo assim o fez, isso é maldade e não doença.

Quem sabe ela seja mais fria que a maioria devido a uma condição cerebral. Neste caso punimos ela por não ter auto-controle suficiente. Ela poderia ter evitado mas cedeu a seu impulso violento. Nossa sociedade não admite a falta de controle. É uma única via de nos estruturarmos.

Mas acho que a questão não é bem essa. Pelo que entendi, o argumento é o seguinte: pessoas em um estado que consideramos
vagamente como saudável não cometem certas ações. Toda nossa motivação (pelo menos para os materialistas) é originada em nossa atividade cerebral. Portanto, pessoas que cometem ações fora dessa região de normalidade devem ter padrões de atividade cerebral que consideramos doentios. Só isso. A alternativa é se acreditar em Bondade e Maldades transcendentes.

Ah, e reconhecer a maldade como doença não significa deixar alguem impune.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 28 de Março de 2008, 11:11:18 »

É isso que acontece na maioria das gangues, não? Você tem alguma referência para eu ler sobre esse caso de stanford?

Ó: http://en.wikipedia.org/wiki/Stanford_Prison_Experiment

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #132 Online: 28 de Março de 2008, 11:20:12 »

Mas acho que a questão não é bem essa. Pelo que entendi, o argumento é o seguinte: pessoas em um estado que consideramos
vagamente como saudável não cometem certas ações. Toda nossa motivação (pelo menos para os materialistas) é originada em nossa atividade cerebral. Portanto, pessoas que cometem ações fora dessa região de normalidade devem ter padrões de atividade cerebral que consideramos doentios. Só isso. A alternativa é se acreditar em Bondade e Maldades transcendentes.

Pela nossa lei pode significar absolvição e aplicação de medida de segurança... Antes de mais nada precisaria ser revista a legislação para não tornar quase tudo impune.

Se bem que por aqui impunidade é algo comum...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #133 Online: 28 de Março de 2008, 11:36:49 »
O pior de tudo é que parecem existir pessoas que derivam algum prazer de se mostrarem maus. É o que eu chamo da luxúria da
maldade ("eu sei que vou pro inferno, então é melhor ir em grande estilo"), em contraste com a "luxúria da pureza" que vemos
com tanta frequência em fundamentalistas religiosos ("Uau! Eu sou tão bom e puro! Uau!").
Eu não consideraria essas pessoas doentes. Na minha cabeça, elas estão numa categoria próxima a dos fanáticos.

Para mim é só imaturidade, típica de quem confunde rebeldia com liberdade e consideração com passividade; há toda uma cultura adolescente de "bad boys & grrls".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 28 de Março de 2008, 11:39:36 »
O pior de tudo é que parecem existir pessoas que derivam algum prazer de se mostrarem maus. É o que eu chamo da luxúria da
maldade ("eu sei que vou pro inferno, então é melhor ir em grande estilo"), em contraste com a "luxúria da pureza" que vemos
com tanta frequência em fundamentalistas religiosos ("Uau! Eu sou tão bom e puro! Uau!").

Para mim é só imaturidade, típica de quem confunde rebeldia com liberdade e consideração com passividade; há toda uma cultura adolescente de "bad boys & grrls".

Não Luiz, eu me refiro a pessoas que Realmente se acreditam más. Creio que os presídios estão cheios delas. E não subestime
também o prazer que alguem, adulto, pode sentir ao se achar "puro" ou "salvo".

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 29 de Março de 2008, 18:51:49 »
Hum... Esse é o famoso tópico em chamas.

Gostaria de perguntar a vocês: quem é mais condenável, um doente mental que comete um assassinato, ou
um grupo de pessoas mentalmente sãs que se reúnem para matá-lo?

Não consigo concordar que seja o primeiro...

(E acho que os nossos psiquiatras já deram uma boa do que seus reais trabalhos falhos.... É até comum ver pessoas "reabilitadas" matando mais e mais pessoas quando são livres..)

Se porque a justiça é falha, vamos recorrer à vingança - estamos todos precisando de uma avaliação psiquiátrica.
Infelizmente há pessoas que não tem "reabilitação" nenhum que funcione.... E a morte está em sua mesa.... Esse discurso de "todos são bonzinhos e têm que viver", ou "em todas as hipóteses ele tem que viver, ora! Ele é humano..." pra mim não cola...  E visível que estou em meu juízo perfeito defendendo minha opinião, não...?  :)

rizk

• Visitante
« Resposta #136 Online: 29 de Março de 2008, 18:57:41 »
E visível que estou em meu juízo perfeito defendendo minha opinião, não...?  :)
Defender opinião assim é algo que, parece-me, todos podemos suportar ;)

Que não passe disso! Senão rola porrada! :D

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 29 de Março de 2008, 19:04:13 »
Infelizmente há pessoas que não tem "reabilitação" nenhum que funcione.... E a morte está em sua mesa.... Esse discurso de "todos são bonzinhos e têm que viver", ou "em todas as hipóteses ele tem que viver, ora! Ele é humano..." pra mim não cola...  E visível que estou em meu juízo perfeito defendendo minha opinião, não...?  :)

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 29 de Março de 2008, 22:47:12 »
Ah, espantalho? Essa não foi sua idéia? Eu estou defendo a pena de morte - Teoricamente. Vc não, não? Sua base de argumento contra a minha é: "Ele é um ser humano" - Como se isso fosse algo de extrema importância ou não entendi nada com: "um doente mental que comete um assassinato, ou
um grupo de pessoas mentalmente sãs que se reúnem para matá-lo
".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 29 de Março de 2008, 22:58:56 »
Eu to lendo o tópico todo agora hehe, então talvez cite mais coisas:  :)

Querer vingança é perfeitamente legítimo. Hell, nem questiono uma vítima que tenta se vingar do seu algoz. O que questiono
é querer que o estado realize a vingança por você. Questiono também chamar-se isso de justiça.

Mas dessa forma aí é que seria uma selva mesmo.... Se questiona o estado, como forma institucional, não poder matar (Ponho em negrito, pois parece que alguns têm aversão a essa palavra... :?) uma pessoa que comete vários crimes bárbaros, porque 'não questiona' essa vítima, se logicamente o intuito é o mesmo do "estado"....
Deixar na mão do povo é que não podemos nem cogitar hehe.

Na verdade, Galthaar, nas entrelinhas da discussão, o que está sendo debatido é a validade do "olho por olho".
Não necessariamente.... O que está sendo discutido é: "Podemos executar pessoas inúteis a sociedade?" - Repito.... Nem todo ser humano é bonzinho.... E ser "ser humano", não invalida o posicionamento de executá-lo, se preciso, óbvio.  :)
« Última modificação: 29 de Março de 2008, 23:03:59 por Eu »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 29 de Março de 2008, 23:36:54 »

Hã...?  :?

- Como isso vai virar uma discussão semântica se eu disser "discordo", não vou dizer - Olha, eu não disse.  :)

Não Luiz, eu me refiro a pessoas que Realmente se acreditam más. Creio que os presídios estão cheios delas. E não subestime
também o prazer que alguem, adulto, pode sentir ao se achar "puro" ou "salvo".

Fala de algo bastante comum hehehe.... E acredite, idade não importa nessas situações.  :) Algo que observo há anos.... Vc lembra que eu incansavelmente bato na tecla: “Pessoas normais se deixam influenciar e sensibilizar pelo que passa em sua volta. Os lunáticos que são impermeáveis a sugestões”? Pois é.... Isso é um dos vários exemploas. Todo esse papo gira entorno da sugestionabilidade. Base para qualquer repasse de ideologia, moral, valor, na minha opinião. Usamos isso nas nossas palavras, livros e etc.... Até mesmo aqui e agora isto está presente.... Entre vc e eu.

Lembra que eu também já disse uma vez sobre o código de moral dos bandidos nas suas "záreas" (Áreas)? "Não roube por perto e não seja mau com as pessoas daqui". Uma cosia é certo: "Seja o mais estranho comportamento que venha a surgir e que seja um pouco "popular", tem algum ganho, não acha? Por exemplo? Satanismo é uma ótima forma de se individualizar e ser notado. Fazer com que as pessoas tenham medo de vc, pode te trazer algum tipo de "valor" - Pelo menos só na sua cabeça.... Matar e ser mau, idem - E no meio da bandidade, dá até muié boa, entende o que eu quero dizer? "É um ganho". O que quero dizer, é que por mais absurdo que seja um comportamento "anormal" (Se é que isso diz alguma coisa...), tem uma razão, tem um "porquê", tem toda uma história e razões para tal tipo de comportamento.
Mas isso não vem ao caso, na minha opinião. É como eu disse: Não justifica uma babaria... :)

E visível que estou em meu juízo perfeito defendendo minha opinião, não...?  :)
Defender opinião assim é algo que, parece-me, todos podemos suportar ;)

Que não passe disso! Senão rola porrada! :D
Pior é que eu realmente gostaria de ver isto em prática.   :) Mas não vou matar ninguém não.... :lol:

Edit.:

Não se me disserem porque eu mandei uma MP para a Nohai e deu como se ele não existisse como membro do CC... :twisted: (Não foi possível encontrar o usuário “nohai”.).

« Última modificação: 29 de Março de 2008, 23:44:19 por Eu »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 30 de Março de 2008, 14:45:16 »
Só pessoas com problemas sérios achariam algo de fascinante nisso.

Você não pode negar que o impulso de matar É uma realidade. Sempre nos matamos uns aos outros, primeiro por território, comida e água, pra firmar posição numa sociedade, pra não ser morto, etc, e à medida que as sociedades humanas foram se tornando mais complexas, o motivo para se matar o outro também. Embora nesse caso não acho que haja algo SOCIALMENTE complexo nos motivos que levaram essa criatura a chacinar os filhos, mas talvez PSICOLOGICAMENTE complexo. O fato é que estudar a mente de alguém que, mesmo que por alguns poucos momentos, agiu absolutamente SEM estar sob o efeito das nossas inibições sociais em relação a agredir o outro, É fascinante. Todos vivemos constantemente, o tempo inteiro, sob a ação dessas inibições: NÃO vivemos batendo, massacrando e matando as pessoas por qualquer motivo, embora às vezes QUEIRAMOS fazer isso, QUEIRAMOS meter um murro na cara de uma pessoa calhorda e filha da puta e daí por diante, mas nos sentimos IMPEDIDOS de fazê-lo. Essa mulher voou como Macaulay Culkin em O anjo malvado, quando ele diz pro primo Elijah Wood "não ter medo de voar" (ele era um psicopata desprovido dessas inibições que nos são naturais e essenciais pra vida em sociedade).

Ela também me lembra Sharon Stone em Instinto Selvagem e as outras personagens, Roxy e Hazel Dobkins. Roxy degolou os dois irmãos aos 16 anos. Ela disse apenas que a faca estava a seu alcance. Que não sabia porque fizera. Apenas fizera. Hazel Dobkins matou o marido e os filhos de repente, sem motivo algum. Também disse que não sabia porque fizera aquilo, apenas fizera. Katherine Tramell (Sharon Stone) se dizia atraída por pessoas "diferentes" e queria estudar o "impulso homicida", sendo ela mesma na verdade uma perigosa, encantadora, linda, maravilhosa psicopata assassina, e no final acabamos TORCENDO por ela!!!! Katherine Tramell é semelhante a Haskolnikoff em Crime e castigo, ela confere a si própria o direito de eliminar as outras pessoas porque se coloca num grupo humano diferenciado que têm por prerrogativa natural (jusnaturalismo) o direito de matar "inferiores"!

O impulso e a vontade de causar o sofrimento e/ou a morte de um semelhante simplesmente está em nós. Veja exemplos:

Me dá vontade de ver essa mulher morrendo esquartejada, igual ela fez com seus filhos. Muitos pensam o mesmo que eu. No entanto, isso seria Vingança e não Justiça.
Agir como animal com quem agiu como animal não resolve muita coisa. Só espero que a justiça seja feita e que ela receba a pena mais alta pelo crime hediondo.
Sei lá... falei surra... nem falei em esquartejamento... ::)
Falei em rede de tv nacional e horário nobre, só para ser usada como exemplo. Ela e mais umas 10 pessoas (bandido, assassino, torturador, serial killer...) sendo surrada e morta todas as terças nobre. Isso serviria de exemplo para os outros desgraçados terem um pouco de receio antes de praticar uma criminalidade.

Todos os três exemplos mostram que essas três pessoas alegremente compactuariam ou talvez até participariam de uma ação dirigida a infligir dor, agonia e morte a outra pessoa. Elas não são diferentes da pessoa que elas se mostrariam dispostas a torturar e matar, apenas foram socialmente bem educadas para expressarem seus desejos assassinos de forma socialmente aceitável, ou seja, dirigida a uma pessoa que cometeu uma ação socialmente inaceitável. Ou seja, Nina, você não é melhor do que ninguém pra dizer que alguém tem ou não algum "problema". Como você se sente em relação a isso?

Isso é o que dá não ler o tópico todo.... Juro que teria uma boa discussão com vc.... Só não vou citá-lo, expondo minha opinião, pois não irá responder, já que não pode no momento. Seria bom eu ter lido isto antes de toda essa confusão...  :)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #142 Online: 11 de Abril de 2008, 01:46:19 »
Eu estou lendo um livro de não-ficção de Aldous Huxley em que ele fala que as sociedades em que as pessoas ficam chocadas com crueldade e violência são aquelas em que existe a "ética preventiva", em que as pessoas NÃO SÃO EXPOSTAS à NECESSIDADE de agir com crueldade e violência, e se essas mesmas pessoas vivessem em uma sociedade diferente, com mais oportunidade e necessidade de agiram com crueldade e violência, assim agiriam e ninguém ficaria "chocado". Por exemplo, no seio do povo inglês a ocorrência do assassinato gerava indignação, mas nas colônias inglesas com vida política conflituosa, os ingleses agiam com violência e crueldade e praticavam assassinatos, os MESMOS ingleses que em sua pátria-mãe se mostrariam chocados com a crueldade praticada dentro de seu próprio território!

O que ele está MAIS OU MENOS dizendo é que numa sociedade como a nossa, a brasileira, latino-americana, ocidental, industrializada e democrática, nos sentimos chocados com a perversidade e a violência porque não PRECISAMOS delas ou não temos muitas OPORTUNIDADES de agir com elas em nossos cotidianos, não porque somos "melhores". Huuuuuuuuuuummmmmmmmmm.

Quando eu vi hoje no UOL a notícia que a empresária de Goiânia acusada de torturar a filha adotiva foi agredida no tribunal, eu me senti bem em saber disso, aí eu fiquei me imaginando dando um tapa na cabeça dela ou puxando o cabelo dela, xingando ela, etc. Todas as tensões das pessoas convergem para um bode expiatório num caso de violência dramatizado pela mídia, assim a gente se sente "legitimado" a querer agredir a pessoa que foi colocada em posição de receber nossa raiva e indignação, por isso que a gente vira bicho e fala que ela tem que morrer, que ser torturada, que isso, que aquilo, etc. Quer dizer, está aí a OPORTUNIDADE de que Huxley fala, uma mãe que massacra brutalmente os próprios filhos nos faz sentir chocados porque é um ato intolerável pelos nossos padrões sociais, e ao mesmo tempo ela criou uma oportunidade pra que nós mesmos sucumbíssemos "aceitavelmente" ao desejo de causar sofrimento e morte ao nosso semelhante, porque ELA é socialmente intolerável e "pode" ser objeto de crueldade e violência, enquanto que o motorista que fecha a gente, o cobrador de ônibus que nos destrata, o funcionário público que nos atende mal e porcamente, o professor que nos dá uma nota baixa arbitrariamente, o colega de trabalho que nos apronta uma sacanagem, o policial corrupto, etc, contra esses nós não "podemos" agir com crueldade e violência porque a forma com que fomos educados nos impede, bater e matar os outros é crime, vivemos em uma sociedade moderadamente civilizada, etc! Quer dizer, não somos NÓS que somos melhores, é a forma com que são socialmente encarados a crueldade e a violência que nos impede de adotá-las.

Huuuummmmmmmmmmmmmmmm!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 11 de Abril de 2008, 09:08:05 »
Mencionar o título do livro ajuda.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #144 Online: 11 de Abril de 2008, 15:01:19 »
Quando acontece um caso desse tipo, todos querem mostrar que são "bonzinhos". Se formos analisar essas multidões que pedem (e tentam executar) o linchamento, veremos que a maioria é de gente tão mal caráter e doente quanto a mulher que torturava a filha ou a outra que matou os filhos.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 11 de Abril de 2008, 20:37:09 »
Betinho

Só ver o q aconteceu na Alemanha nazista. Bastou uma estoriazinha mal contada sobre os judeus para que boa parte da socidade alemã passasse a odiá-los, fechando os olhos para o massacre que ocorreu.

Não creio que somos melhor do que a sociedade alemã de então. A maior parte das pessoas precisa de um motivo (não precisa ser lógico) e uma oportunidade para por as mangas de fora.

Encontro diversos ódios por onde ando, todos frutos normalmente mais de um desequilíbrio interno da pessoa que o manifesta do que o motivo alegado. Ódio por nordestinos que invadiram SP e não são educados,  pela elite, por petistas... Odio é o que não falta. Só falta a oportunidade.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!