Eu estou lendo um livro de não-ficção de Aldous Huxley em que ele fala que as sociedades em que as pessoas ficam chocadas com crueldade e violência são aquelas em que existe a "ética preventiva", em que as pessoas NÃO SÃO EXPOSTAS à NECESSIDADE de agir com crueldade e violência, e se essas mesmas pessoas vivessem em uma sociedade diferente, com mais oportunidade e necessidade de agiram com crueldade e violência, assim agiriam e ninguém ficaria "chocado". Por exemplo, no seio do povo inglês a ocorrência do assassinato gerava indignação, mas nas colônias inglesas com vida política conflituosa, os ingleses agiam com violência e crueldade e praticavam assassinatos, os MESMOS ingleses que em sua pátria-mãe se mostrariam chocados com a crueldade praticada dentro de seu próprio território!
O que ele está MAIS OU MENOS dizendo é que numa sociedade como a nossa, a brasileira, latino-americana, ocidental, industrializada e democrática, nos sentimos chocados com a perversidade e a violência porque não PRECISAMOS delas ou não temos muitas OPORTUNIDADES de agir com elas em nossos cotidianos, não porque somos "melhores". Huuuuuuuuuuummmmmmmmmm.
Quando eu vi hoje no UOL a notícia que a empresária de Goiânia acusada de torturar a filha adotiva foi agredida no tribunal, eu me senti bem em saber disso, aí eu fiquei me imaginando dando um tapa na cabeça dela ou puxando o cabelo dela, xingando ela, etc. Todas as tensões das pessoas convergem para um bode expiatório num caso de violência dramatizado pela mídia, assim a gente se sente "legitimado" a querer agredir a pessoa que foi colocada em posição de receber nossa raiva e indignação, por isso que a gente vira bicho e fala que ela tem que morrer, que ser torturada, que isso, que aquilo, etc. Quer dizer, está aí a OPORTUNIDADE de que Huxley fala, uma mãe que massacra brutalmente os próprios filhos nos faz sentir chocados porque é um ato intolerável pelos nossos padrões sociais, e ao mesmo tempo ela criou uma oportunidade pra que nós mesmos sucumbíssemos "aceitavelmente" ao desejo de causar sofrimento e morte ao nosso semelhante, porque ELA é socialmente intolerável e "pode" ser objeto de crueldade e violência, enquanto que o motorista que fecha a gente, o cobrador de ônibus que nos destrata, o funcionário público que nos atende mal e porcamente, o professor que nos dá uma nota baixa arbitrariamente, o colega de trabalho que nos apronta uma sacanagem, o policial corrupto, etc, contra esses nós não "podemos" agir com crueldade e violência porque a forma com que fomos educados nos impede, bater e matar os outros é crime, vivemos em uma sociedade moderadamente civilizada, etc! Quer dizer, não somos NÓS que somos melhores, é a forma com que são socialmente encarados a crueldade e a violência que nos impede de adotá-las.
Huuuummmmmmmmmmmmmmmm!