Autor Tópico: Fórmula-1  (Lida 65497 vezes)

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Re: Fórmula-1
« Resposta #175 Online: 20 de Março de 2009, 20:10:22 »
Mas, salvo engano, nenhum desses é tão rápido quanto a F1, correto?
Sim.
A questão da F1 não envolve apenas a velocidade do carro, mas a capacidade de cada equipe de trabalhar em conjunto para desenvolver um carro melhor a cada ano, e superar as outras. Se todos os carros fossem iguais, creio que a F1 iria ficar muito mais chata de se assistir, com a maioria das ultrapassagens sendo feitas apenas nos boxes. De qualquer maneira, os carros já possuem certas limitações de projeto que impedem diferenças muito aberrantes.

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Re: Fórmula-1
« Resposta #176 Online: 20 de Março de 2009, 21:04:36 »
Sério? Eu acho mais chato saber que ganha, geralmente, o melhor carro, e não o melhor piloto.
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Offline guicn

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Re: Fórmula-1
« Resposta #177 Online: 21 de Março de 2009, 00:02:13 »
F-1 é disputa de pilotos e equipes. Padronizar tudo simplesmente arruinaria toda a categoria.

Lembram dos tempos de domínio da Mclarem com Senna e Prost? Era desigual pra caramba e são anos inesquecíveis.
O mesmo vale para o Piquet, que ajustava o carro em que pilotava, desde o motor até a porca da roda. Isso lhe dava certa vantagem, tanto que ganhou campeonatos até com 4 vitórias a menos.

Offline Zeichner

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Re: Fórmula-1
« Resposta #178 Online: 21 de Março de 2009, 00:20:51 »
F-1 é disputa de pilotos e equipes. Padronizar tudo simplesmente arruinaria toda a categoria.

Lembram dos tempos de domínio da Mclarem com Senna e Prost? Era desigual pra caramba e são anos inesquecíveis.
O mesmo vale para o Piquet, que ajustava o carro em que pilotava, desde o motor até a porca da roda. Isso lhe dava certa vantagem, tanto que ganhou campeonatos até com 4 vitórias a menos.

Piquet é um dos meus ídolos por causa disso. Ganhou em 81 com uma Brabham com motor aspirado enquanto todo mundo usava turbo, apenas porque conhecia tão bem o carro que sabia como ninguém tirar o melhor proveito dele. E em 86por ser mais regular que o Mansell, que ganhava numa corrida, quebrada ou acertava o muro em outras. No fim, foi o melhor piloto, mesmo sem ter ganho mais corridas, porque foi mais esperto e com uma regularidade impressionante.

Neste modelo, acaba a disputa entre pilotos da mesma equipe. Não tem como dividir vitórias, porque digamos, a Ferrari ganhe 6 corridas, metade para cada piloto, se o Hamilton ganhar 4 é campeão.

Vai dar merda.

Offline SnowRaptor

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Re: Fórmula-1
« Resposta #179 Online: 21 de Março de 2009, 00:26:06 »
Em velocidade e carros iguais, sempre tem a Indy (ou seja la qual for o nome que ela tem agora).
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Offline guicn

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Re: Fórmula-1
« Resposta #180 Online: 21 de Março de 2009, 00:31:30 »
Ah, e essa nova regra de mais vitórias e bla bla bla... já foi para o espaço. Nada mais era que uma jogada política do Bernie.
A temporada terá a contagem de pontos normal e o vencedor será o piloto com mais pontos.

Offline guicn

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Re: Fórmula-1
« Resposta #181 Online: 21 de Março de 2009, 00:34:36 »
Piquet é um dos meus ídolos por causa disso. Ganhou em 81 com uma Brabham com motor aspirado enquanto todo mundo usava turbo, apenas porque conhecia tão bem o carro que sabia como ninguém tirar o melhor proveito dele. E em 86por ser mais regular que o Mansell, que ganhava numa corrida, quebrada ou acertava o muro em outras. No fim, foi o melhor piloto, mesmo sem ter ganho mais corridas, porque foi mais esperto e com uma regularidade impressionante.

Neste modelo, acaba a disputa entre pilotos da mesma equipe. Não tem como dividir vitórias, porque digamos, a Ferrari ganhe 6 corridas, metade para cada piloto, se o Hamilton ganhar 4 é campeão.

Vai dar merda.

Essa temporada de 86 foi uma das mais sensacionais. Piquet simplesmente INFERNIZOU a vida do Mansell. Como praticamente todos os engenheiros do time (Williams) ficaram do lado do Mansell, Piquet só tinha um modo de se sagrar campeão: abalar psicologicamente o seu adversário. E isso ele fazia como ninguém ehehhe. E só olhar o numero de batidas e saídas do Mansell.

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Re: Fórmula-1
« Resposta #182 Online: 22 de Março de 2009, 15:36:22 »
Ah, e essa nova regra de mais vitórias e bla bla bla... já foi para o espaço. Nada mais era que uma jogada política do Bernie.
A temporada terá a contagem de pontos normal e o vencedor será o piloto com mais pontos.

Sério? provas??
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Offline guicn

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Re: Fórmula-1
« Resposta #183 Online: 22 de Março de 2009, 16:18:10 »

Offline André Luiz

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Re: Fórmula-1
« Resposta #184 Online: 23 de Março de 2009, 10:14:21 »
Não da pra deixar TODOS os carros iguais, vencendo o melhor piloto?
Para isso já existe Stock Car e todas as outras que competiam ou competem com o mesmo modelo de carro, como Fórmula Clio por exemplo.

Que por sinal sao chatas pra cacete,  o unico barato da Stock Car americana sao aqueles acidentes com 289 carros em uma curva  :hihi:

Offline SnowRaptor

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Re: Fórmula-1
« Resposta #185 Online: 23 de Março de 2009, 11:08:22 »
Não tem Stock Car só em Oval.
Elton Carvalho

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Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #186 Online: 23 de Março de 2009, 11:13:28 »
Ah, e essa nova regra de mais vitórias e bla bla bla... já foi para o espaço. Nada mais era que uma jogada política do Bernie.
A temporada terá a contagem de pontos normal e o vencedor será o piloto com mais pontos.

Sério? provas??

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/22/briatore+comemora+decisao+da+fia+em+adiar+formato+para+definir+campeao+4969943.html

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Re: Fórmula-1
« Resposta #187 Online: 23 de Março de 2009, 12:36:42 »
Que alívio...
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Re: Fórmula-1
« Resposta #188 Online: 25 de Março de 2009, 15:56:07 »
Testes, regras e mudanças provocam dúvida na base do "tá, mas e aí?"

Resultados dos treinos da pré-temporada, aerodinâmica nova e invenções da FIA/FOM causaram estranheza e incompreensão

Tem mais de um mês que, numa viagem para um sítio, a conversa ao redor da mesa fluía, não sobre F-1, e um amigo, jornalista, resolveu contar uma piada. Rimos todos, e ele foi repeti-la para um outro que não havia ouvido, meio ali de canto, levemente embriagado pelas duas ou três doses de cachaça do alambique da região. O piadista, ao terminar, estranhou a reação do pinguço, que, coberto por seu boné preto, franziu a sobrancelha e soltou, abrindo as mãos sem entender: "Tá, mas e aí?"

A frase provocou mais risos que a piada e virou bordão na turma. E a mesma reação dessa falta de compreensão; poderia ser aplicada à maioria do público diante do que a F-1 apresentou nesta pré-temporada: uma série de reviravoltas, situações opostas, de Bruno Senna a Rubens Barrichello, da derrocada da McLaren à elevação ao pedestal da Brawn, do KERS e o embate entre seu peso e sua utilidade, da tentativa de fazer campeão quem vencesse mais e da remoção da ideia pela pressão da Fota. Um monte de "tá, mas e aí?", "é isso mesmo?", "será?", dúvidas, pontos de interrogação enormes e histórias que precisam de complementos. Previsões são, à la Faustão, mais do que nunca imprecisas.



As alterações decorrentes da limpeza aerodinâmica dos carros, agora calçados por pneus lisos, revolucionaram a categoria. A BMW, autora dos principais experimentos com asas dianteiras limpa-trilhos e traseiras mais curtas e altas, pintou como bambambam tão logo os testes começaram. A Ferrari apresentou seu carro, a F60, lidou com problemas de ordem menor, mas manteve a rapidez e a força peculiares. A Toyota importou o mesmo discurso desde que estreou, só que enfim correspondeu; o TF109 parece bem feitinho. A McLaren veio; os tempos ficaram para trás. A Renault e a Williams novas surgiram juntas: a primeira, a do bico rotundo, não empolgou; a outra fez mais barulho por conta de seu difusor, ilegal para alguns, permitido pela FIA. A Red Bull surgiu imponente com desenho tipicamente 'neweyniano'. A Force India, coitada, prometeu ir para o meio do pelotão, mas dificilmente escapará do fim. A Toro Rosso, espantosamente, é igual à RBR e a Brawn... a Brawn é um caso à parte.

Tem sempre quem fale que essas sessões de preparação camuflam, como corriqueiramente acontece — no ano passado, por exemplo, a Williams parecia brigar pela ponta, e o máximo que conseguiu no fim das contas foi ficar à frente de Honda e Force India; a Super Aguri nem vale. Mas a própria mudança na área técnica mais a proibição dos testes durante a temporada são dois fatores que derrubam as teses de que alguém possa estar escondendo o jogo. Sem contar o cenário da crise mundial, em que patrocinadores parecem pressionar as equipes para que suas marcas brilhem na mídia a fim de honrarem seus milhões aplicados. Aparecer na frente é bom. Mesmo com uma troca de comando, a McLaren não se sujeitaria à vergonha de deixar seu campeão mundial ser lanterna na presença de todas as rivais. Da mesma forma, Ross Brawn, por mais que não tenha mostrado nenhum parceiro em seus carros no tempo em que pôde treinar, não tem o perfil de um Tom Walkinshaw da vida.

Tem, também, aquelas informações que brotam aqui e ali. A McLaren já viu que não vai longe com esse carro e, mesmo sem um teste real, pretende levar um novo pacote para a Austrália. Não é blefe, como acha Bernie Ecclestone. A asa traseira é o problema crônico. Foram várias as vezes que a equipe utilizou a peça de 2008 para ver onde é que estava perdendo em velocidade. Até o assoalho do carro foi modificado. A resposta viu-se no alerta vermelho. Pobre da Force India, que vai pagar o preço de uma McLaren ruim quando tinha tudo — dinheiro, principalmente —, para deixar a rabeira da F-1. A McLaren tende a esquecer sua versão B até que resolva seus bugs. Devem andar ali junto com a Williams.

A Red Bull chegou com pompas e de início impressionou. Primeiro por seu bico fino, pincelado por Adrian Newey; segundo pela beleza — que é discutível diante destes carros à la F-Qualquer-Coisa Jr.; terceiro pelos primeiros resultados, vindos unicamente do ótimo Sebastian Vettel. Os quatro dias no começo do mês em Barcelona acabaram jogando o time A de Dietrich Mateschitz ao lugar que vem ocupando há algum tempo, o intermediário. E o intermediário Mark Webber já sacramentou: "Os outros desenvolveram seus carros melhor do que nós". Então, conclui-se que a Toro Rosso, com os Sébastiens Bourdais e Buemi, deva seguir caminho parecido. São carros iguais, o RB5 e o STR4. Só muda o motor, um ou outro detalhe. A história de que usa só alguns dados é cascata.


Vettel era da Toro Rosso, agora está na Red Bull: mais do mesmo

Pouco à frente está a Renault. Para quem se pergunta na F-1 como a equipe evoluiu o R29, de asa bojuda, até de certa forma grotesca, a resposta é uníssona: Fernando Alonso. Tem quem o ache favorito. Difícil. Mas para quem foi o melhor da segunda metade do campeonato passado com um carro inferior, nada impossível.

A BMW, se não é um arroubo de velocidade, também não errou a mão. É uma que até pode estar maquiando alguma coisa, questão de detalhes. É vista como uma das favoritas, até porque cumpre suas metas e tem gente competente no comando. Vai brigar com a Ferrari, provavelmente com a dupla mais forte do grid, com um Felipe Massa fortalecido e na condição de ídolo nacional e um Kimi Raikkonen refeito do apagão do último ano. Também com a Toyota, finalmente com jeito de quem fez trabalho bem-feito — aliás, não deixa de ser curiosa a situação da maior montadora do mundo: quase se retirou da F-1, como fez a concorrente Honda, e pode ser uma das ponteiras.

E com a Brawn. Se a Toyota desperta curiosidade, a Brawn é quase um caso mediúnico. Uma escuderia que tem quase um mês de vida, que andou pouco, que só pegou o projeto que a Honda tocaria e pôs em prática. Dos sete dias que testes dos quais participou, foi líder em quatro, dois por cada piloto. Barrichello é um ressurgente, fadado à aposentadoria desde o GP do Brasil do ano passado e vencedor da disputa contra o favorítissimo e preferido Bruno Senna. Esqueceu os seis anos de Ferrari e, apaixonado pelo BGP 001, revelou tratar-se da maior chance de sua vida de ser campeão. Esbanjou otimismo ao acreditar que pode vencer. Jenson Button é favorito nas casas de apostas da Austrália.
 


Massa chegou a comentar com amigos sobre a Brawn: "Eles tão f..." A Ferrari verificou em seus dados que a desvantagem para a Brawn é de cerca de 0s8. Os italianos acham que o difusor da Brawn, como da Williams, também infringe as regras. O que pode pesar, literalmente, é o KERS, o tal sistema que recupera a energia de freadas e transforma em potência de quase 80 cv por quase seis segundos durante uma volta. A questão é que quem quer o KERS vê seu carro ganhar 30 kg. A Renault e a McLaren também vão usar o dispositivo, optativo neste primeiro ano.

Se todo esse cenário suscitava ansiedade para saciar todas as interrogações, a FIA e FOM quase estragaram. Após ouvir o público e a Fota, que pediam alterações no sistema de pontos, a dupla Pink e Cérebro, Max e Bernie vieram com o papo de dar o título a quem obtivesse mais vitórias no ano. Logo a polêmica regra tomou conta do mundo. O muxoxo tomou conta de todos quase que por unanimidade. Seria como, comparando com o futebol, valorizar o mata-mata em vez dos pontos corridos. Seria como o Santos de 2002, oitavo colocado na fase inicial, campeão brasileiro. Três dias depois do anúncio da implantação do sistema, veio sua retirada. A FIA cedeu à pressão da Fota, que alegou ato ilegal. E o formato "vitória ou nada" só aparece em 2010.

Sem testes ao longo da temporada, as equipes vão valorizar as sextas-feiras, as três horas outrora inúteis. Esta primeira da Austrália, ainda na noite de quinta do Brasil, vai ser de uma utilidade ímpar. Vai começar a mostrar qual é que é a da F-1 2009. E aí, dependendo dos resultados, é capaz de depois muita gente se reunir em torno de uma mesa, cara de espanto, copo americano e cerveja na mão e perguntar: "Mas e aí?"

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/25/testes+regras+e+mudancas+provocam+duvida+na+base+do+ta+mas+e+ai+5026959.html

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Re: Fórmula-1
« Resposta #189 Online: 26 de Março de 2009, 16:40:24 »
Times entram com protesto contra rivais por uso de difusor diferente

Ferrari, BMW, Renault e Red Bull enviaram reclamação oficial à FIA após aprovação da peça

A verificação feita pela FIA nos difusores traseiros da Brawn, Toyota e Williams não foi o bastante para garantir aos três times tranquilidade com respeito à questão. Segundo informações do paddock de Albert Park, quatro equipes entraram com um protesto junto aos comissários do GP da Austrália contra as três escuderias.

Caso a reclamação feita em conjunto por Ferrari, BMW Sauber, Renault e Red Bull seja considerada procedente, os três times que contam com a polêmica peça terão de adaptar seu desenho antes mesmo do início dos treinos livres para a prova. Em caso contrário — se os comissários entenderem que o difusor é legal —, aí os reclamantes devem, provavelmente, levar o caso à Corte de Apelações da FIA.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/26/times+entram+com+protesto+contra+rivais+por+uso+de+difusor+diferente+5072031.html


Entenda como funciona o polêmico difusor da Brawn, Williams e Toyota

Equipamento é contestado por adversários por dimensões consideradas fora dos padrões


Eis a peça da discórdia: difusor causa polêmica antes de GP

A F-1 parece determinada a ter, a cada ano, uma grande polêmica envolvendo seus integrantes. Pode ser um caso de espionagem, uma orgia sadomasoquista e até uma esdrúxula mudança no sistema de pontuação. Mas, na Austrália, o que realmente está em voga na véspera do início da temporada de 2009 é falar sobre difusores traseiros — ou, mais especificamente, sobre os difusores de Brawn, Williams e Toyota. O equipamento adotado pelos três times tem gerado diversos debates sobre a sua validade ou não. Mas qual será a mágica da peça?

Em termos simples, o difusor adotado pelas três equipes tem um desenho chamado em inglês de 'double decker': ao invés de uma estrutura quase linear para retirar o ar que passa por sob o carro, o equipamento tem dois 'andares', com uma seção central em forma de U, na parte mais baixa da peça. O 'andar' superior é montado junto à estrutura de deformação do carro, que fica poucos centímetros acima do limite de 175mm do solo — o motivo causador da celeuma.

Os outros times têm seus difusores com apenas um 'andar', sem a estrutura em U e sem a parte presa à crash box. Estas equipes alegam que seguem à risca as ordens da FIA sobre o novo regulamento técnico, que instituiu difusores menores e colocados mais atrás dos carros, praticamente escapando das carrocerias.

Vendo assim parece simples: o equipamento das três escuderias 'infratoras' está fora das medidas e, portanto, é ilegal. O problema é que a regra que define o tamanho dos difusores constitui apenas um tópico de um capítulo que fala sobre o regulamento geral para as carrocerias, que permite o trabalho em áreas previamente não pensadas para funcionar como difusoras — como é a estrutura de deformação. Além disso, outro parágrafo da regra afirma que ela deve estar ligada ao fundo plano do bólido na linha do eixo traseiro, algo que Brawn, Williams e Toyota fizeram, mas utilizando a artimanha do segundo 'andar'.

São estes dois pontos, que permitem interpretações diferentes tanto por parte dos times como por parte da FIA, que estão causando toda a histeria em torno do dispositivo. O uso de um difusor mais alto canaliza um volume maior de ar, aumentando a aderência traseira — e, por consequência, a tração, ajudando o carro a ser mais rápido e mais estável.

Resta, agora, ver qual será a decisão dos comissários, que já rejeitaram um protesto por parte da BMW Sauber. E, de qualquer maneira, os três times questionados devem usar o equipamento mesmo que ele seja vetado, contando com uma apelação junto à Corte Suprema da FIA. O que garante que o resultado oficial do primeiro GP do ano deve, mesmo, sair apenas no tapetão.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/26/entenda+como+funciona+o+polemico+difusor+da+brawn+williams+e+toyota+5084014.html

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Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #190 Online: 26 de Março de 2009, 19:02:54 »
Já liberaram os difusores... e estão dentro do regulamento, não tem choro... só criatividade e talento do engenheiro.

Hoje, as 22:30, no SporTv, tem os primeiros treinos para a corrida.  :ok:
« Última modificação: 26 de Março de 2009, 19:17:44 por Spitfire »

Offline Tupac

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Re: Fórmula-1
« Resposta #191 Online: 26 de Março de 2009, 21:48:24 »
Cara, já pensou o Rubinho dando trabalho??? Ia ser "Massa"...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline HFC

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Re: Fórmula-1
« Resposta #192 Online: 27 de Março de 2009, 08:38:39 »
Cara, já pensou o Rubinho dando trabalho??? Ia ser "Massa"...

Rubinho ganhando ???!??!!?? Aqui está prova definitiva que estamos perto do fim do mundo !!!! :stunned: :crazy: :caveira: :diabo:

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Offline Diego

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Re: Fórmula-1
« Resposta #193 Online: 27 de Março de 2009, 08:40:07 »
Quase surreal a idéia do rubinho ganhando corridas por uma equipe pequena!

Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #194 Online: 27 de Março de 2009, 09:33:18 »
Williams com motor Toyota andando na frente da matriz... Brawn e Force Índia idem.

Gostei.  :ok: 

Skorpios

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Re: Fórmula-1
« Resposta #195 Online: 27 de Março de 2009, 18:33:30 »
Está parecendo que este ano vai ser interessante. Se bem que com o andar da carroça as aboboras se ajeitam....Vamos ver mais para frente.

Offline Zeichner

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Re: Fórmula-1
« Resposta #196 Online: 27 de Março de 2009, 23:14:01 »
Cara, já pensou o Rubinho dando trabalho??? Ia ser "Massa"...

Rubinho ganhando ???!??!!?? Aqui está prova definitiva que estamos perto do fim do mundo !!!! :stunned: :crazy: :caveira: :diabo:


 :susto: :susto: :susto: Fujam para as montanhas!!!!!!!!! :susto: :susto: :susto: :susto: :nojo:

Offline guicn

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Re: Fórmula-1
« Resposta #197 Online: 27 de Março de 2009, 23:45:57 »
Hoje as 3:00 começa o treino.
Rubinho com reais chances de ser pole!

Offline EduardoCFF

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Re: Fórmula-1
« Resposta #198 Online: 28 de Março de 2009, 04:06:43 »
Que treino sensacional... Brawn na primeira fila
Ferrari em sétimo e nono  :shock:
McLaren decepcionante mesmo...
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline guicn

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Re: Fórmula-1
« Resposta #199 Online: 28 de Março de 2009, 04:21:58 »
Quem diria, Rubinho calando a boca de muita gente.

 

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