Autor Tópico: Deus não é culpado  (Lida 27737 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Deus não é culpado
« Online: 26 de Março de 2008, 12:44:48 »
Saudações

Não estou aqui para "defender" Deus porque não creio que Ele precise de advogado.
Mas ouvi coisas de alguns participantes deste Fórum, e como Cristão que sou, não posso ficar calado.
Não quero convencer ninguem a nada. E, preferia que estes, lessem o que direi abaixo e fim. Mas, estarei à disposição para alguma dúvida que aparecer. Peço perdão logo de cara aos que provavelmente não irei responder porque não suporto chacotas. Peço a estes, que se expressem ao menos com educação, numa forma recíproca de como os tenho tratado. Ou então me ignorem.

----------------------------------
Deus não é culpado

Deus é Espírito. Espírito é uma forma de vida, que o ser humano, com seus básicos cinco sentidos não conseguem perceber. Assim como milhares de outras formas de vida que só hoje com a tecnologia avançada o homem consegue ver e compreender. Quem sabe, um dia, consigamos inventar um aparelho que nos traga à luz outras formas de vida da nossa incrível existência. Uma grande dificuldade existente em se aceitar Deus, é porque O imaginamos como um Velho Barbudo assentado em um trono de ouro, agindo como um Voieur observando os seres humanos na terra, condenando o homem mal e premiando o bom. Com base nas formas de vida que podemos perceber e em seus costumes, posso afirmar que a Vida Espiritual não seria diferente em termos de organização social. Logo, Deus e seus Anjos, Querubins, e Afins, devem ter mais o que fazer além de viver a prol da Terra onde existem os humanos esquisitos que matam parceiros por um pedaço de papel estampado. Uma forma cética de enxergar Deus, seria dizer que talvez Ele seja um Espírito que se preocupou sobremaneira com o sofrimento humano em termos de resposta para a existência, e tenha se empenhado muito em os ajudar. Por fim, todo aquele que “conhece” Deus, ou tem alguma experiência com Ele, sabe muito bem a maneira que Ele “fala” conosco. É como se tentássemos gritar para falar com as formigas. Certamente não entenderiam.  A Comunicação entre formas de vida é sempre muito difícil. Eu que o diga perante meu cachorro.  Quem me dera que ele compreendesse minha vontade... 
A passagem Bíblica descrita em I Reis 19:11-13 diz “...e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; 12 e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma brisa mansa e suave. E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?”. E é assim que Deus fala. Como um Conselheiro amigo que nos sussurra ao ouvido sábias dicas de conduta.  Ele fala muito “baixinho” a fim de nos “Inspirar” e não nos “obrigar” porque desta forma, garante nossa integridade,  assim como nós humanos não devemos interferir no eco-sistema do nosso planeta. Eu não acho justo que um Animalzinho Recém nascido seja despedaçado por um Leão, mas não devo interferir. Outro trecho Bíblico diz “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;”  (II Tim. 3-16)  A palavra “Inspirar” quer dizer “Sugerir, Insinuar”. Deus inspirou alguns homens a registrarem Suas Divinas “Dicas” e alguns homens, o conseguiram perfeitamente. No entanto, os escritores Bíblicos, como homens normais que são, possuem suas características pessoais, formas de expressão, e principalmente defeitos. E foram estes homens que escreveram a Bíblia, segundo a Inspiração de Deus. Portanto, nem toda vez que você ler “Deus fez isto ou aquilo” ou, “Deus endureceu o coração de Faraó”, ou “Deus matou as crianças”, saiba que não foi Deus quem fez o mal e isso é fruto do falho discernimento do escritor Bíblico que, talvez ainda fascinado por poder “ouvir” a voz de Deus, imbuído da novidade, atribuiu tudo o que “viu” como sendo a “Vontade de Deus” e assim, erroneamente o transcreveu. Como saber então o que vem de Deus ou o que não vem de Deus? Use seu discernimento. Sem dúvidas isso não é uma tarefa fácil e eu posso conversar sobre isto em outra ocasião. Meu objetivo neste contexto é explicar algo que vem atrapalhando muitas pessoas de “aceitarem” Deus por não concordarem com “Suas” ações.

Att

Jetro Bernardo de Sousa Junior - www.salvos.com.br
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Deus não é culpado
« Resposta #1 Online: 26 de Março de 2008, 13:02:41 »
Bom, Jetro, eu tenho várias razões para não acreditar no Deus da Bíblia. As razões teológicas são apenas uma parte do argumento todo. Algumas dessas objeções teológicas são resolvidas por textos apologéticos. Outras, nem tanto.

As razões não-teológicas, por outro lado, sempre foram muito mais importantes para mim. Poderia dizer, de fato, que a existência ou não de Deus parece ser totalmente indiferente à Natureza -- como eu gosto de dizer, o fato de podermos descrever as leis naturais sem precisar apelar para a intervenção divina é uma forte indicação que, se Deus não existe, pelo menos é muito, muito discreto :-)

Por isso que eu te disse no outro tópico que o que importa, para mim, não é acreditar ou desacreditar em Deus, mas o que fazemos depois disso.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Março de 2008, 13:14:37 »
Com tanto poder não seria mais facil para deus escrever alguma mensagem na lua por exemplo? Eu já imaginei o quanto seria facil para deus ter suas criações mais "ligadas" nele se os 10 mandamentos fossem visiveis sempre que houvesse lua cheia! Ou se as estrelas que formam a grande mancha leitosa no céu formasse as letras do nome de deus em todas as linguas!
Eu não sou cachorra e tão pouco uma formiguinha, sou humana e em plena capacidade intelectual para entender formas de comunicação.
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 26 de Março de 2008, 13:56:03 »
Existem dois grandes problemas com o seu argumento, Jetro. Primeiro: é subjetivo em demasia. Existiram inúmeros auto-proclamados
profetas que afirmavam conhecer o "real" significado da Bíblia (ou de outros textos sagrados). Suas interpretações eram geralmente
incompatíveis e muitas vezes levaram a atos de violência e até genocídios [1].

Então, porque deveríamos acreditar na sua palavra? Se alguem, supostamente inspirado por deus, diz que o divórcio é um pecado,
e outra, igualmente "inspirada" diz que não, que base teríamos para decidir? Imagino que você responderia: sua consciência.
Mas, e se algum profeta afirma que indivíduo X está possuído pelo demônio e deve ser torturado num ritual de exorcismo, e se a
consciência de N seguidores desse profeta os fizer concordar, como censurá-los?

O fato é que a História nos ensina a desconfiar de qualquer pessoa que se diga inspirada por uma divindade. Pessoas assim já
causaram  mal demais ao mundo para que sejam poupadas de questionamento.

Segundo: Você diz que deus não é culpado. Essa é SUA interpretação. Se javé de fato inspirou Moisés a mandar exterminar os povos que se
opunham aos hebreus, então javé é culpado. Se javé inspirou Abraão a tentar sacrificar seu filho, então javé é culpado. E não
importa se ela, ela ou o que for mudou de idéia. E se você se convenceu que o mal feito em nome de deus não foi
inspirado por ele, porque seria o bem? Se os teístas não têm o direito de imputar a deus os erros cometidos em seu nome, o que os
obriga a responsabilizá-lo pelo bem?

Eu sei a resposta: fé cega.

[1] Um exemplo não-religioso seria a "interpretação" que Charles Manson fez das letras das músicas dos Beatlos, e os
crimes que resultaram dela.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #4 Online: 26 de Março de 2008, 13:58:17 »
As razões não-teológicas, por outro lado, sempre foram muito mais importantes para mim. Poderia dizer, de fato, que a existência ou não de Deus parece ser totalmente indiferente à Natureza -- como eu gosto de dizer, o fato de podermos descrever as leis naturais sem precisar apelar para a intervenção divina é uma forte indicação que, se Deus não existe, pelo menos é muito, muito discreto :-)
Por isso que eu te disse no outro tópico que o que importa, para mim, não é acreditar ou desacreditar em Deus, mas o que fazemos depois disso.

Eu ganhei uma viagem para a Polônia e em Maio agora, etarei embarcando para passar 15 dias por lá.
Isso foi muito bom!!! Um presentão e tanto...!  Mas, eu não acreditei logo de cara. Fui convivendo com a idéia sempre achando que um dia, iria aparecer uma novicade como por exemplo... "vc só precisa pagar a hospedagem..." sabe? e ao cabo, a hospedagem seria o valor das passagens e tudo mais... mas os dias foram passando... a hospedagem estava inclusa... a alimentação... e hoje eu acredito que realmente ganhei a viagem por completo... já tirei até o passaporte...  
De igual maneira, acreditar no Plano de Salvação que a Bìblia apresenta, é algo inigualavelmente maior e melhor... afinal, quem não quer ficar de fora da fila dos que "vão deixar de existir"???  ...os anos foram se passando... e em fim, hoje, eu vejo coisas que antes eu não via. ...cheguei a fazer muitos testes de sanidade mental, sim, porque eu pensava que "Ouvir a voz de Deus" era coisa de esquisofrênico... pelos resultados, eu concluo que sou normal. Pessoas que escreveram a Bíblia, como o Paulo de Tarso, grande homem, lúcido, Lucas era médico, etc... entende o que quero dizer? Em fim, é uma longa caminhada. Muito difícil realmente.  Ao contrário, se negarmos logo no inicio de tudo, talvez estejamos jogando fora uma oportunidade ímpar em todos os aspectos imaginaveis.

« Última modificação: 26 de Março de 2008, 14:00:41 por Jetro »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 26 de Março de 2008, 14:05:46 »
De igual maneira, acreditar no Plano de Salvação que a Bìblia apresenta, é algo inigualavelmente maior e melhor... afinal, quem não quer ficar de fora da fila dos que "vão deixar de existir"???

Aposta de Pascal.

Pessoas que escreveram a Bíblia, como o Paulo de Tarso, grande homem, lúcido, Lucas era médico, etc...

Argumento de autoridade. Argumentum ad populum.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #6 Online: 26 de Março de 2008, 14:39:44 »
Existem dois grandes problemas com o seu argumento, Jetro. Primeiro: é subjetivo em demasia. Existiram inúmeros auto-proclamados
profetas que afirmavam conhecer o "real" significado da Bíblia (ou de outros textos sagrados). Suas interpretações eram geralmente
incompatíveis e muitas vezes levaram a atos de violência e até genocídios [1].

Então, porque deveríamos acreditar na sua palavra? Se alguem, supostamente inspirado por deus, diz que o divórcio é um pecado,
e outra, igualmente "inspirada" diz que não, que base teríamos para decidir? Imagino que você responderia: sua consciência.
Mas, e se algum profeta afirma que indivíduo X está possuído pelo demônio e deve ser torturado num ritual de exorcismo, e se a
consciência de N seguidores desse profeta os fizer concordar, como censurá-los?

O fato é que a História nos ensina a desconfiar de qualquer pessoa que se diga inspirada por uma divindade. Pessoas assim já
causaram  mal demais ao mundo para que sejam poupadas de questionamento.
Entendo. A Bíblia é um livro repleto de gente boa e má, com exemplos dos mais diversos.
Vivemos em um mundo que nos oferece N alternativas.
Baseados em tudo o que podemos ver e opuvir e sentir, formamos nosso caráter.
BOm censo é a chave da questão. A Própria Bíblia nos manda "Testar" quem nos fala:
"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus..." Mat. 7-20.

Segundo: Você diz que deus não é culpado. Essa é SUA interpretação. Se javé de fato inspirou Moisés a mandar exterminar os povos que se opunham aos hebreus, então javé é culpado. Se javé inspirou Abraão a tentar sacrificar seu filho, então javé é culpado. E não importa se ela, ela ou o que for mudou de idéia. E se você se convenceu que o mal feito em nome de deus não foi
inspirado por ele, porque seria o bem? Se os teístas não têm o direito de imputar a deus os erros cometidos em seu nome, o que os
obriga a responsabilizá-lo pelo bem?
Aqui em Sorocaba, através de uma denúncia anônima, a polícia parou na rodovia Castelo Branco um Ônibus que estava cheio de bandido e lotado de armas... eles iriam fazer um grande assalto em um Avião Pagador...  Sabe o que fizeram? Mandaram bala e o ônibus ficou igual a uma peneira... Não sobrou nem um pra contar história e nem um tiro da parte dos bandidos foi disparado.
DIante disso, ha quem elogie a Polícia, ha quem condene, há quem fique feliz... eu não tenho minha opinião formada sobre o caso... mas de certo, se eu etivesse no percurso dos bandidos de forma que algum filho meu pudesse ser morto.. etc... eu estaria a favor da Pilícia. Em suma, não vemos tudo. Não somos detentores de todas as óticas...  quanto ao fato Bíblico, posso arriscar em dizer que talvez você nem existisse se algo tivesse sido diferente... entende o que estou dizendo? Estamos muito distantes dos fatos... não vemos nada... nem a ponta o iceberg... O Velho Testamento nos serve de referência hstórica da caminhada do povo Judeu e só isso.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #7 Online: 26 de Março de 2008, 14:54:50 »
De igual maneira, acreditar no Plano de Salvação que a Bìblia apresenta, é algo inigualavelmente maior e melhor... afinal, quem não quer ficar de fora da fila dos que "vão deixar de existir"???
Só pela citação de Blaise eu já reveria alguns conceitos meus... rs rs rs  mas não é tão siples assim.

Pessoas que escreveram a Bíblia, como o Paulo de Tarso, grande homem, lúcido, Lucas era médico, etc...
Argumento de autoridade. Argumentum ad populum.
Eu não disse que "A Bíblia diz a verdade" porque "Paulo disse"... por favor amigo. Continue razoável.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 26 de Março de 2008, 15:09:39 »

Eu prefiro trilhar o meu próprio caminho. Aliás, acho que ele nem é tão diferente do que Jesus ensinava; ou, pelo menos, eu tento que seja parecido. Se Deus existe ou não e o que Ele vai fazer comigo depois que eu morrer, caso exista, não me importa.

Ao contrário, se negarmos logo no inicio de tudo, talvez estejamos jogando fora uma oportunidade ímpar em todos os aspectos imaginaveis

Como já indiquei antes, tenho boas razões para desacreditar em Deus. Uma delas é que esse tipo de raciocínio - ficar na esperança de recompensas em outra vida - não me agrada muito. Prefiro tentar fazer o melhor para o mundo agora mesmo. Se houver alguma recompensa depois, o que duvido muito, bom. Se não houver, bom de qualquer forma.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #9 Online: 26 de Março de 2008, 15:25:08 »
Eu prefiro trilhar o meu próprio caminho. Aliás, acho que ele nem é tão diferente do que Jesus ensinava; ou, pelo menos, eu tento que seja parecido. Se Deus existe ou não e o que Ele vai fazer comigo depois que eu morrer, caso exista, não me importa.
Não é o que "Deus vai fazer com você ou comigo".
A "Salvação" da alma, é um "estado de espírito" cujo resultado é...
Existem teorias onde acreditam que nossas meditações emitem uma especie de "radiofrequencia" que lançadas ao espaço, assim como qualquer onda de rádio, sempre vaga e, num futuro proximo poderá ser capturada, reorganizada por computadores...etc... e reinserida em um outro corpo. E isso seria chamado de "reincarnação"... Mas isso não é minha opinião... só estou exemplificando que existem mais coisas do que podemos ver e que por tão fantásticas, não devem ser descartadas. O problema é que somos confundidos por tantas propostas de credos, que a mente se turva.
Não obstante, entendo claramente sua posição e se não fosse minhas experiências pessoais, agiria da mesma forma.  Afinal, "Ser ateu" faz mas sentido que ser crente. Eu penso assim, mesmo sendo crente. Mas tenho ciência de minhas limitações.

Como já indiquei antes, tenho boas razões para desacreditar em Deus. Uma delas é que esse tipo de raciocínio - ficar na esperança de recompensas em outra vida - não me agrada muito. Prefiro tentar fazer o melhor para o mundo agora mesmo. Se houver alguma recompensa depois, o que duvido muito, bom. Se não houver, bom de qualquer forma.
Meu conselho é que continue fazendo o bem agora mesmo. Esqueça tudo que aprendeu acerca de Deus e Religião e nas horas à toa, ore a Deus em seu silencioso quarto antes de pegar no sono, pedindo uma resposta. ...e fique atento ao seu cotidiano. Perceba como algumas "coincidências" irão aumentar em sua vida.  Não se ofenda com nada que eu diga. Pois só gosto de compartilhar experiências.
...E diante disso, o conheci melhor e lhe compreendi também. Como antes, continuo lhe admirando pela sua sensatez e lucidez.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 26 de Março de 2008, 15:38:47 »
Não é o que "Deus vai fazer com você ou comigo".
A "Salvação" da alma, é um "estado de espírito" (...)

É, esse era um bom argumento que eu costumava usar quando freqüentava a Igreja Presbiteriana. Teologicamente é sólido, embora conflite com algumas outras doutrinas - o Calvinismo, por exemplo, também parte importante da doutrina luterana, acredita na Salvação por Graça Plena. Ou seja, a Salvação cabe apenas a Deus, independente da sua fé ou de suas boas obras. Ocorre que os luteranos calvinistas, que aliás também acreditam em pré-determinação, dizem que os escolhidos por Deus já se encontram em um certo Estado de Graça...

Ou seja, é complicado :-)

...E diante disso, o conheci melhor e lhe compreendi também. Como antes, continuo lhe admirando pela sua sensatez e lucidez.

Eu sempre achei que a gente ganha mais dialogando de cabeça fria, por mais que discorde das opiniões do outro :-)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11 Online: 26 de Março de 2008, 15:58:55 »
Paulo de Tarso é alguém que nem devia estar na Bíblia, todas aquelas bobagens religiosas que a gente vê os evangélicos e católicos fazendo partiram dele...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 26 de Março de 2008, 16:30:25 »
Saudações

Não estou aqui para "defender" Deus porque não creio que Ele precise de advogado.
Mas ouvi coisas de alguns participantes deste Fórum, e como Cristão que sou, não posso ficar calado.
Não quero convencer ninguem a nada. E, preferia que estes, lessem o que direi abaixo e fim. Mas, estarei à disposição para alguma dúvida que aparecer. Peço perdão logo de cara aos que provavelmente não irei responder porque não suporto chacotas. Peço a estes, que se expressem ao menos com educação, numa forma recíproca de como os tenho tratado. Ou então me ignorem.

Deus não é culpado

Deus é Espírito. Espírito é uma forma de vida, que o ser humano, com seus básicos cinco sentidos não conseguem perceber. Assim como milhares de outras formas de vida que só hoje com a tecnologia avançada o homem consegue ver e compreender.

Parei de ler aqui.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #13 Online: 26 de Março de 2008, 16:34:14 »

Eu! Eu prefiro deixar de existir do que existir para sempre. Existir para sempre deve ser um pé no saco!

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Março de 2008, 17:07:02 »
Deus é Espírito

O imaginamos como um Velho Barbudo

Deus e seus Anjos

todo aquele que “conhece” Deus

maneira que Ele “fala” conosco.

Bíblia

E eis que lhe veio uma voz,

"Vontade de Deus”

Como saber então o que vem de Deus ou o que não vem de Deus? Use seu discernimento.

Plano de Salvação

Paulo de Tarso

"Salvação" da alma,

O Velho Testamento nos serve de referência hstórica da caminhada do povo Judeu

« Última modificação: 26 de Março de 2008, 17:45:47 por Mr. Hammond »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #15 Online: 26 de Março de 2008, 17:24:32 »
Galera nao perdoa   :lol:

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #16 Online: 26 de Março de 2008, 17:45:30 »
...como falávamos...

É, esse era um bom argumento que eu costumava usar quando freqüentava a Igreja Presbiteriana. Ou

...e porque desistiu dele? gostaria de saber, talvez eu desista também.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Março de 2008, 18:37:00 »
No entanto, os escritores Bíblicos, como homens normais que são, possuem suas características pessoais, formas de expressão, e principalmente defeitos. E foram estes homens que escreveram a Bíblia, segundo a Inspiração de Deus. Portanto, nem toda vez que você ler “Deus fez isto ou aquilo” ou, “Deus endureceu o coração de Faraó”, ou “Deus matou as crianças”, saiba que não foi Deus quem fez o mal e isso é fruto do falho discernimento do escritor Bíblico que, talvez ainda fascinado por poder “ouvir” a voz de Deus, imbuído da novidade, atribuiu tudo o que “viu” como sendo a “Vontade de Deus” e assim, erroneamente o transcreveu.

Esse trecho é muito interessante...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #18 Online: 26 de Março de 2008, 18:46:01 »
Deus fez as coisas boas, as coisas erradas é culpa de quem escreveu a bíblia.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Março de 2008, 18:50:53 »
No entanto, os escritores Bíblicos, como homens normais que são, possuem suas características pessoais, formas de expressão, e principalmente defeitos. E foram estes homens que escreveram a Bíblia, segundo a Inspiração de Deus. Portanto, nem toda vez que você ler “Deus fez isto ou aquilo” ou, “Deus endureceu o coração de Faraó”, ou “Deus matou as crianças”, saiba que não foi Deus quem fez o mal e isso é fruto do falho discernimento do escritor Bíblico que, talvez ainda fascinado por poder “ouvir” a voz de Deus, imbuído da novidade, atribuiu tudo o que “viu” como sendo a “Vontade de Deus” e assim, erroneamente o transcreveu.

Esse trecho é muito interessante...

Pois é!

O que é agradável, serve.

O que desagrada, joga pra debaixo do tapete.  :x
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Março de 2008, 19:15:39 »
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 22:28:07 por Fabulous »
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 26 de Março de 2008, 19:16:30 »
Saudações

Vai rodar a baiana porque alguém ofendeu seu Deusinho? Novidade…

Deus não é culpado

Deus é Espírito. Espírito é uma forma de vida, que o ser humano, com seus básicos cinco sentidos não conseguem perceber.

Conveniente, não?

Se Deus queria que acreditássemos nele, por que se esconderia de nossos "cinco" sentidos? Isso não é "se esconder"? Ele tem medo do quê? Ele é um Deus, caramba!

Assim como milhares de outras formas de vida que só hoje com a tecnologia avançada o homem consegue ver e compreender. Quem sabe, um dia, consigamos inventar um aparelho que nos traga à luz outras formas de vida da nossa incrível existência.

Reparou que todas as formas de vida que o homem conseguiu achar eram feitas de matéria? E que não eram onipotente, onisciente e onipresente? Isso deveria lhe dizer alguma coisa, não?

Uma grande dificuldade existente em se aceitar Deus, é porque O imaginamos como um Velho Barbudo assentado em um trono de ouro, agindo como um Voieur observando os seres humanos na terra, condenando o homem mal e premiando o bom.

É mais ou menos o que tá na Bíblia. Queria o quê?

Com base nas formas de vida que podemos perceber e em seus costumes, posso afirmar que a Vida Espiritual não seria diferente em termos de organização social. Logo, Deus e seus Anjos, Querubins, e Afins, devem ter mais o que fazer além de viver a prol da Terra onde existem os humanos esquisitos que matam parceiros por um pedaço de papel estampado.

Diga isso pros seus colegas que não páram de rezar para que Deus interfira em suas vidas.

Uma forma cética de enxergar Deus, seria dizer que talvez Ele seja um Espírito que se preocupou sobremaneira com o sofrimento humano em termos de resposta para a existência, e tenha se empenhado muito em os ajudar.

Wrong. Uma forma cética de se enxergar Deus é como inexistente. Ou como incompetente. Ou como sádico. Ou como voyeur.

Por fim, todo aquele que “conhece” Deus, ou tem alguma experiência com Ele, sabe muito bem a maneira que Ele “fala” conosco. É como se tentássemos gritar para falar com as formigas. Certamente não entenderiam.  A Comunicação entre formas de vida é sempre muito difícil. Eu que o diga perante meu cachorro.  Quem me dera que ele compreendesse minha vontade... 

Desculpinha fedida essa.

Primeiro que quem fala com Deus precisa ir pro hospício. Deus não existe, então tal pessoa é psicótica.

Segundo que animais existem e possuem cérebro. É possível você e um cachorro se compreenderem mutuamente até um certo nível. Caramba, cachorros decoram até seus próprios nomes! Eles até sabem quando você vai dar comida pra eles. Eles agradam aos donos e abanam o rabo quando estão felizes. Avisam aos donos quando tem gente perto da casa. Não se obtém esse tipo de resposta de Deus, não é?

A passagem Bíblica descrita em I Reis 19:11-13 diz “...e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; 12 e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma brisa mansa e suave. E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?”. E é assim que Deus fala. Como um Conselheiro amigo que nos sussurra ao ouvido sábias dicas de conduta.  Ele fala muito “baixinho” a fim de nos “Inspirar” e não nos “obrigar” porque desta forma, garante nossa integridade,  assim como nós humanos não devemos interferir no eco-sistema do nosso planeta. Eu não acho justo que um Animalzinho Recém nascido seja despedaçado por um Leão, mas não devo interferir.

Quanta besteira. Se você não gosta de ver animais sendo despedaçados é porque sabe que isso é injusto ou doloroso. Acha que Deus não sabia disso quando criou o mundo do jeito que é? Não venha tentando desculpá-lo pelo péssimo trabalho na criação porque isso não cola.

Outro trecho Bíblico diz “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;”  (II Tim. 3-16)  A palavra “Inspirar” quer dizer “Sugerir, Insinuar”. Deus inspirou alguns homens a registrarem Suas Divinas “Dicas” e alguns homens, o conseguiram perfeitamente. No entanto, os escritores Bíblicos, como homens normais que são, possuem suas características pessoais, formas de expressão, e principalmente defeitos. E foram estes homens que escreveram a Bíblia, segundo a Inspiração de Deus. Portanto, nem toda vez que você ler “Deus fez isto ou aquilo” ou, “Deus endureceu o coração de Faraó”, ou “Deus matou as crianças”, saiba que não foi Deus quem fez o mal e isso é fruto do falho discernimento do escritor Bíblico que, talvez ainda fascinado por poder “ouvir” a voz de Deus, imbuído da novidade, atribuiu tudo o que “viu” como sendo a “Vontade de Deus” e assim, erroneamente o transcreveu.

Mas ao "inspirar", Deus não estaria tentando evitar erros e fazer as situações serem melhores? Se não faz diferença, então bela bosta ser inspirado por Deus.

Como saber então o que vem de Deus ou o que não vem de Deus? Use seu discernimento.

Ah sim. Se você discernir que algo é ruim, a culpa foi de qualquer coisa que não é Deus. Se for algo bom, então Deus é agradecido por tudo.

Belo discernimento o seu. Você perdoa Deus por tudo o que acontece de ruim. Deveria ser o contrário, não é?

Sem dúvidas isso não é uma tarefa fácil e eu posso conversar sobre isto em outra ocasião. Meu objetivo neste contexto é explicar algo que vem atrapalhando muitas pessoas de “aceitarem” Deus por não concordarem com “Suas” ações.

Ou seja, veio fazer proselitismo.

Att

Jetro Bernardo de Sousa Junior - www.salvos.com.br

E spam também pelo jeito.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Rhyan

• Visitante
« Resposta #22 Online: 27 de Março de 2008, 00:44:31 »
Saudades dessas suas foto-postagens, Aurélio!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 27 de Março de 2008, 01:17:48 »
É, esse era um bom argumento que eu costumava usar quando freqüentava a Igreja Presbiteriana.

...e porque desistiu dele? gostaria de saber, talvez eu desista também.

Bom, não pretendo que você desista - certamente não por minha causa.

Mas foi por razões mais ou menos como a que expus sobre a pré-determinação Calvinista. Se nem os Luteranos se decidem quando à doutrina; se nem os Doutores em Teologia se convencem quanto ao que é a Palavra de Deus, quanto mais eu.

Claro que isso é só no campo teológico. Tem muito mais. :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 27 de Março de 2008, 03:39:48 »

Eu! Eu prefiro deixar de existir do que existir para sempre. Existir para sempre deve ser um pé no saco!

2.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!