"Someone is wrong in the internet!" (suspiro)...
Existem pessoas que dedicam a vida inteira aos estudos Teológicos sobre os trilhos da Bíblia.
Irrelevante. Existem pessoas que dedicam sua vida inteira a estudar o Quram, outras se dedicaram ao Livro dos Mortos. Outras se
dedicam a Star Trek.
Eu, de minha parte, estudo ha mais de 10 anos, atualmente Teologia sistemática de Strong e portanto posso afirmar que os erros que vocês apontam, são básicos, típicos de quem "folheou" a Bíblia algum dia.
Você nao sabe do que está falando. Eu mesmo nao sou nenhum expert na Bíblia, mas saiba que vários membros do CC a conhecem profundamente.
Alguns já foram até mesmo pregadores.
Com a didática utilizda desta forma, qualquer livro, torna-se "cheio de defeitos e contradições". Imagine a Bíblia que são 66livros escritos ha milênios...?
Isso nao é verdade. Existem inúmeros livros que conseguem transmitir sua mensagem de forma inequívoca. Se você for olhar a demonstraçao
do teorema da infinitude dos números primos nos Elementos, de Euclides, vai perceber que ele nao está aberto a interpretaçoes. Sabe porque?
Porque ele se refere a um conhecimento objetivo. E é apresentado de forma clara. Ao contrário da Bíblia.
No final das contas, você está fugindo da minha pergunta: qual é o seu critério para avaliar a "verdade" de algum trecho da Bíblia?
A própria Bíblia? Mas como, se ela mesma é contraditória? O critério é sua fé.
Eu gostaria que você entendesse isto e, ao menos você, ou quem se interessar, parasse de se expor desta maneira suas teorias acerca da Bíblia, publicando falta de conhecimento e confusões sem objetivo algum além de confundir.
Ahn? Eu pensei que havia sido claro: sua defesa da "bondade" do deus Bíblico é sustentada em uma interpretaçao (exegese, para usar um
nome bonito) da Bíblia, que por sua vez é baseada na fé do interpretador. Só isso.
Você, na condição de cético que é, deveria, contra argumentar as minhas explicações acerca de suas questões e apontar onde estou errando, ao invés de afirmar que o afirmo "só porque acredito fielmente nisso".
(Meu Santo Yog-Sothoth...) Mas eu já apontei: o seu erro é usar um argumento baseado na fé travestido de raciocínio lógico!
O Fato de eu Crer ou Descrer da Bíblia, não está em questão neste fórum e por isso que eu nunca falei sobre "Fé", ou "Crença" da minha parte. Observe que tudo que eu falei foi sobre a Sistemática da Bíblia, e tudo foi dito sob estudo exegético do contexto geral e não de partes em separado.
Sua interpretaçao da Bíblia (seja de parte ou do todo) é baseada na fé. E já afirmei anteriormente que nao me importo se você acredita ou nao.
Não podemos ignorar a história amigo... Nunca fiz isso e nuna irei fazer.
A história de Israel, do povo de Deus, está escrita no VT com todos os detalhes. Com erros e acertos humanos.
A Bíblia nao fornece uma versao confiável da história dos judeus. Pergunte a qualquer historiador. Ela contém algumas informaçoes confiáveis, misturadas
com uma enorme quantidade de lendas.
Qualquer pessoa que seja, sem uma hermenêutica aplicada, está incapacitada de falar sobre a Bìblia no sentido sistematico. Em fazendo isso, está publicando ignorância e passando vergonha diante de pessoas que entendem um pouco da Bíblia.
Novamente você vem com a "Resposta do Cortesao". Vou ilustrar a sua posiçao (sob a minha ótica) usando um exemplo ridículo:
Suponha que você esteja discutindo com uma pessoa que acredita que a série Star Trek apresenta relatos verídicos. Ela vem e lhe diz:
"Como você pretende me questionar, se nao chegou nem a assistir todos os espisódios da série original, como eu. Você também nunca
analisou o manual técnico de Star Trek, nem leu os livros da série, nem coleciona os DVDs de Deep Space 9!"
Você pode entao argumentar que todo esse conhecimento é irrelevante, porque você questiona sua premissa básica ao considerar a
série um produto de ficçao.
A sua situaçao é exatamente a mesma: o conhecimento bíblico do qual você tanto se orgulha é completamente irrelevante para nós.
Isso porque ele está baseado na premissa de que o deus Bíblico existe, o que negamos.
Existe um problema quando falo em "pessoas que entendem de Bìblia" porque em geral, os Ateus e os Céticos, não sei porque, sentem-se diminuidos em admitir que entendem pouco de Bíblia e sempre, sempre e sempre, zombam nesta hora. Tal postura, cauteriza suas mentes e faz com que continuem comentendo erros infantis em acusar que Deus (Na ótica Bíblica) é genocida... rancoroso... etc...
Novamente: você nao sabe do que está falando.
Minhas explicações são baseadas em estudos sistemáticos de milhares de teólogos.
Irrelevante, além de ser uma argumento de autoridade e um argumentum ad populum.
...Pela Fé, eu falaria coisas muito mais profundas e de difícil discenimento para você. Tenha certeza disso.
Observe minhas respostas e verá que são todas simples e de fácil entendimento.
Meu caro, talvez um dia eu lhe fale de alguns paradoxos profundos e Reais, como o do Gato de Schroedinger e o experimento EPR.
Comparada a esses a suposta profundidade bíblica é uma brincadeira pueril
.
Porque não posso interpretar que são as passagens "ruins" que definem deus, e que as passagens "boas" são fruto do pensamento humano?
Pode. Sim. VOcê é livre. Só acho errado, ficar difundindo como verdade a SUA interpretação. Interpretação de quem não estudou o suficiente a Bíblia. Estamos abertos a críticas e ponto de vista alheios, mas, em caso de entendimento errado, quando expormos o real sentido do contexto, com base no cerne do fato expressado, seria interessante recebermos contraargumentos à altura e não críticas e afrontas.
E o que o faz chegar a um "real sentido do contexto"?
Oras.... Nitidamente, o Deus apresentado na Bíblia prega o Amor ao Próximo. Como poderia fazer o contrário? Isto é apremissa básica de qualquer raciocinio lógico. Representa em primeira instância um Paradoxo e pessoas que pouco estudam, dizem que é contradição e vão embora, mas outras pessoas, se que se aprofundam descobrem muito mais que isso.
Correçao: o deus do Novo Testamento prega o amor ao próximo. Isso nao tem nada a ver com raciocínio lógico. Se você vai querer me acusar de
nao estudar a Bíblia o suficiente, talvez isso me dê o direito de pedir que você estudo um pouco de lógica formal.
Porque não concluir que deus Realmente mandou um urso comer as crianças que xingaram Eliseu, mas que os Salmos vieram tão somente da mente de Davi? De concreto apenas, e nisso espero que você concorde comigo, temos apenas o texto tal como está na Bíblia.
Literalmente, Jesus mandou "arrancar o olho de quem olhasse coisas más". Se formos levar a Bíblia na literalidade, estaríamos perdidos. A Bìblia é um livro que se deve ser compreendido através de um discernimento mais apurado, assim como as poesias e as mensagens das ponturas. Observando a Bíblia em sua literalidade, e se atentando para fatos isolados históricos, seria como recusar um Monet por causa do prego que ele está pendurado.
O que o leva a considerar que um dado trecho da Bíblia deve ser entendido literalmente e outro nao? A resposta: sua fé.
A analogia correta seria olhar um quadro de Monet e outro de Francis Bacon e afirmar que o primeiro é arte e o segundo nao.
É claro que existem os ateus revoltados, que acham "rebeldia" falar mal da religião dos seus pais, mas essas pessoas não costumam aparecer muito aqui pelo CC.
Afirmo e provo se quser, que poucos não o são.
Neste forum por exemlo, conversei com Você e o Dbhor.
O resto até agora, me pareceu infantil e traumatizado por algum motivo. Excluo é claro os que não se pronunciaram.
Pela terceira vez: você nao sabe do que está falando.
Note que usei "convencer" e não "converter".
São a mesma coisa.
Nao, nao sao. O trekker daquele exemplo acima pode convencer um cético usando argumentos lógico que, digamos, o Sr. Spock é um vulcano, sem que
para isso seja preciso convertê-lo a sua religiao.
EDIT: Acrescentei a palavras "algumas" no trecho sobre a confiabilidade da Bíblia.