Autor Tópico: Deus não é culpado  (Lida 27739 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Deus não é culpado
« Resposta #50 Online: 28 de Março de 2008, 05:01:51 »
Infelizmente, sim. Mas se me fosse dada a escolha, eu escolheria não cessar de existir.

Mudar de personalidade como Hob Gadling (que, para benefício de quem não reconhece a referência, lembro ser um instigante personagem dos primeiros números do título "Sandman" de Neil Gaiman, que teve permissão da Morte para viver eternamente e a cada cem anos encontrava seu irmão Sonho para reportar como foi o último período de vida) é cessar de existir também.  Assim como passar pela infância, adolescência, maturidade e velhice também o é.

No fundo imortalidade é como crença em Deus: não faz muita diferença.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 28 de Março de 2008, 05:03:05 »
Só uma pergunta. Deus não é culpado pela morte da garota de 11 anos que morreu porque os pais estavam esperando curá-la por meio de um milagre, ao invés de irem para um hospital?

Por que Deus não atendeu ao milagre? Ou por que tais pais não foram "inspirados divinamente" a levá-la ao hospital?

Talvez Deus não goste de carregar os outros nas costas.  O que, de fato, faz muito mais sentido do que ele existir e aceitar proteger todo mundo da responsabilidade de saber o que estão fazendo e quais as consequências.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 28 de Março de 2008, 05:06:35 »
Marcos 11:24:

Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.

Qual a desculpa pra isso?

Em algumas interpretações seria uma indicação da forma de saber quando se está em sintonia com "Deus", ou seja, como avaliar se a sua vida é ou não correta: quem vive corretamente consegue orar corretamente (muitos protestantes insistem em que orar é saber conversar com proveito com Deus, enquanto que rezar é dirigir palavras a ele), e quem ora corretamente tem suas vontades realizadas.  Talvez porque Deus o favorece, mas pelo menos tão provavelmente porque Deus lhe mostrou que vontades vale a pena ter.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #53 Online: 28 de Março de 2008, 07:26:18 »
Se deus existisse, este seria ele:

Arrogante, narcisista, louco, genocida, psicopata, contraditório etc etc.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 28 de Março de 2008, 07:35:19 »
Mudar de personalidade como Hob Gadling (que, para benefício de quem não reconhece a referência, lembro ser um instigante personagem dos primeiros números do título "Sandman" de Neil Gaiman, que teve permissão da Morte para viver eternamente e a cada cem anos encontrava seu irmão Sonho para reportar como foi o último período de vida) é cessar de existir também.
Off-topic: se não me falha a memória, Hob Gadling era um homem comum e não irmão de Sonho.
Ele continuava sempre o mesmo, mas, periodicamente, para não despertar suspeitas, sumia e começava nova vida em outro lugar. E sua vida às vezes era uma droga, só que ele não morria.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 28 de Março de 2008, 08:12:53 »
Não, Morte e Sonho é que eram irmãos.  Gadling era mesmo um homem comum, exceto por sua imortalidade.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #56 Online: 28 de Março de 2008, 09:41:14 »
Sim, e é por isso mesmo que eu digo que acreditar ou desacreditar importa muito pouco.
Acho que o meio em que vivemos interfere significativamente. Sempre de acordo com nossas características individuais. Algo que me fez "buscar" respostas e estudar, foi o fato de ter percebido que seres humanos de qualquer parte do mundo, civilizados ou não, biscam algo "sobrenatural". Esta característica implícita pertinente ao Homem, me chamou a atenção.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #57 Online: 28 de Março de 2008, 10:18:18 »
Mudar de personalidade como Hob Gadling (...) é cessar de existir também.  Assim como passar pela infância, adolescência, maturidade e velhice também o é.

No fundo imortalidade é como crença em Deus: não faz muita diferença.

Eu costumo me referir a certos períodos do meu passado (infância, temporada em Campinas, etc.) como "outra vida". É exatamente neste sentido que estava falando. A diferença está, eu acho, que quando morremos cessamos de mudar, de ter memória e consciência. De fato, não há mais possibilidade de escolha. É isso que me incomoda em deixar de existir.

Mas também não perco meu sono por causa disso. Não agora, ao menos, e espero que nem tão cedo :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 28 de Março de 2008, 10:20:22 »
O apelo do sobrenatural é uma extensão, eu diria até uma consequência natural, do desejo infantil de ter segurança e proteção.  Ou, quem sabe, de ter nomes, explicações e rituais para lidar com as circunstâncias desagradáveis que fogem à compreensão primitiva.

No entanto, será que é uma questão de acreditar?  Penso que tem mais a ver com compreender e aceitar os instintos pelo que são ou mistificá-los e exagerar sua importância.  Na prática crer em uma idéia é bem menos importante do que sentir conforto com ela.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 28 de Março de 2008, 10:21:44 »
Eu costumo me referir a certos períodos do meu passado (infância, temporada em Campinas, etc.) como "outra vida". É exatamente neste sentido que estava falando. A diferença está, eu acho, que quando morremos cessamos de mudar, de ter memória e consciência. De fato, não há mais possibilidade de escolha. É isso que me incomoda em deixar de existir.

Até que ponto faz diferença você, especificamente você, deixar de existir, se outros continuam vivendo?  São "outras vidas" do mesmo jeito, não?

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #60 Online: 28 de Março de 2008, 10:22:11 »
Não se preocupar mais em fazer escolhas é a melhor parte de cessar a existência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #61 Online: 28 de Março de 2008, 10:24:20 »

Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.

Linha ocupada?

"Aqui é a Central Celeste de Orações.
Sua oração é muito importante para nós.
O horário de funcionamento da Central é..."

:hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #62 Online: 28 de Março de 2008, 11:02:42 »

Até que ponto faz diferença você, especificamente você, deixar de existir, se outros continuam vivendo?  São "outras vidas" do mesmo jeito, não?

Eu sou egoísta e adoro viver :hihi:

É a resposta mais honesta que posso te dar.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 28 de Março de 2008, 11:13:19 »

Eu sou egoísta e adoro viver :hihi:

É a resposta mais honesta que posso te dar.

Eu acrescentaria: curiosidade. Já imaginaram como deverá ficar o céu quando Andrômeda colidir com a Via Láctea? :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #64 Online: 28 de Março de 2008, 11:14:44 »
Isso entra na rubrica da criatividade, que mencionei alguns posts atrás :)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #65 Online: 28 de Março de 2008, 11:16:54 »
Só uma pergunta. Deus não é culpado pela morte da garota de 11 anos que morreu porque os pais estavam esperando curá-la por meio de um milagre, ao invés de irem para um hospital?

Por que Deus não atendeu ao milagre? Ou por que tais pais não foram "inspirados divinamente" a levá-la ao hospital?
Olá.  Isto sim está no contexto.
O moteivo pelo qual Deus não atendeu ao pedido dos pais da menina, ninguém neste mundo pode responder.
Conheço uma piadinha que diz assim:

"Certo homem muito crente, morava numa cidade que estava prestes a ser inundada por uma enchente violenta. Ao ser avisado disse: Deus vai me livrar. A água começou a chegar, pessoas fugiam, mas o homem seguro dizia: Deus vai me livrar... Chegou um barco do resgate do Bombeiro mas o homem dizia: Deus vai me livrar... Chegou um helicópitero e o homem já estava sobre o telhado... e mesmo assim afirmava: Deus vai me livrar...  por fim, o homem se afogou e morreu. Chegando ao Céu foi direto pra sala de Jesus: Mas Senhor...!  Que coisa foi aquela? Eu dando o maior testemunho de fé... e o Senhor me deixou afogar...? ao que Jesus lhe respondeu:  Meu filho: Eu mandei lhe avisar... mandei barco.. mandei até um Helicópitero e você recusou...!"

Deus NÃO FARÁ O QUE NÓS PODEMOS FAZER, principalmente por capricho humano.
Outro aspecto é que, o Livre Arbítrio é muito complicado: Eu posso pegar uma faca e acabar com a vida da primeira criança que passar na minha frente. Deus não irá impedir. Sou livre. As vezes, contraimos doenças porque somos negligentes com nossa saúde ou até porque os nossos pais também negligenciaram..
A Bíblia ensina que "Não devemos tentar Deus" (Mat. 4-7)
Oras...! Até o Próprio Apóstolo Paulo não conseguiu curar sua própria enfermidade Insistiu que Deus o curasse do famoso "Espinho na carne" mas Deus o respondeu: "Minha graça te basta"... (II Cor. 12)

...é por aí...
« Última modificação: 28 de Março de 2008, 11:19:07 por Jetro »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 28 de Março de 2008, 11:25:01 »

Nós não podemos regenerar membros amputados. Porque deus não o faz?

Outro aspecto é que, o Livre Arbítrio é muito complicado: Eu posso pegar uma faca e acabar com a vida da primeira criança que passar na minha frente. Deus não irá impedir. Sou livre. As vezes, contraimos doenças porque somos negligentes com nossa saúde ou até porque os nossos pais também negligenciaram..

Pergunta: o seu deus é onisciente? Bom? Onipotente?

Oras...! Até o Próprio Apóstolo Paulo não conseguiu curar sua própria enfermidade Insistiu que Deus o curasse do famoso "Espinho na carne" mas Deus o respondeu: "Minha graça te basta"... (II Cor. 12)

...é por aí...

Em outras palavras: se deus não age, é para ou nos dar uma lição, ou para que demonstremos iniciativa.
Se ela age, então é porque ela é boa? Estranho que muitas pessoas que mereceriam uma lição não a recebem, enquanto outras...

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #67 Online: 28 de Março de 2008, 11:34:51 »

A "desculpa" para isso, vem nos versículos seguintes:
O que vc falou está em "Marcos 11-24" e no 25 e 26 Jesus diz:

"...Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. MAS, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas."

Oras amigo... Quem nesse mundo não tem algo contra alguém em pendência de perdão?
Em outras palavras Ele disse: "Seja Santo porque Eu Sou Santo e assim, tenha direito a tal poder."

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 28 de Março de 2008, 11:36:58 »

A "desculpa" para isso, vem nos versículos seguintes:
O que vc falou está em "Marcos 11-24" e no 25 e 26 Jesus diz:

"...Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. MAS, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas."

Oras amigo... Quem nesse mundo não tem algo contra alguém em pendência de perdão?
Em outras palavras Ele disse: "Seja Santo porque Eu Sou Santo e assim, tenha direito a tal poder."

Em outras palavras: "Se a oração dos pais não funcionou, então A CULPA É DELES!"

Que eles têm culpa, eu concordo: culpa de serem fanáticos estúpidos.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #69 Online: 28 de Março de 2008, 11:46:28 »
Qual membro? e porque foi amputado?

Sim. Mas antes disso é Justo.

Em outras palavras: se deus não age, é para ou nos dar uma lição, ou para que demonstremos iniciativa.
Se ela age, então é porque ela é boa? Estranho que muitas pessoas que mereceriam uma lição não a recebem, enquanto outras...
...ensinei meu filho a andar de bicicleta... pus rodinhas... depois as tirei... segurei nas primeiras pedaladas... ele aprendeu a andar e eu fiquei feliz... ele sentiu-se seguro... anda bastante... hoje corre de Bicicross... arrisca-se.. toma tombo... se arranha... bom!  Ele fez a escolha dele... Ele é livre.. mas eu tenho a conciência limpa porque o disse que sempre deveria andar devagar. Com calma e prudência. Eu o amo muito e nunca tirarei sua liberdade seu eu pudesse, até mesmo se ele se matasse num tombo muito sério, eu o daria outra chance após a morte... que pena que eu não posso fazer isso....
Mas Deus pode!!!

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #70 Online: 28 de Março de 2008, 11:50:21 »
Em outras palavras: "Se a oração dos pais não funcionou, então A CULPA É DELES!"
Na sua razão, quem você gostaria que assumisse a culpa pelas atitudes e decisões das pessoas?

Que eles têm culpa, eu concordo: culpa de serem fanáticos estúpidos.
Enfim, concordamos.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 28 de Março de 2008, 12:26:32 »
Qual membro? e porque foi amputado?

Qual? Um braço ou uma perna. Porque? Irrelevante, mas digamos tenha sido por um acidente de trabalho.

Sim. Mas antes disso é Justo.
Nunca passou pela sua cabeça que é impossível um ser ser ao mesmo tempo Bondoso (ou Justo), Onisciente e Onipotente e
ainda assim permitir que o mal aconteça? Porque um deus assim precisaria "testar" os homens, se ele (que é onisciente, lembra?)
já sabe a resposta? *

...ensinei meu filho a andar de bicicleta... pus rodinhas... depois as tirei... segurei nas primeiras pedaladas... ele aprendeu a andar e eu fiquei feliz... ele sentiu-se seguro... anda bastante... hoje corre de Bicicross... arrisca-se.. toma tombo... se arranha... bom!  Ele fez a escolha dele... Ele é livre.. mas eu tenho a conciência limpa porque o disse que sempre deveria andar devagar.
Essa analogia é furada. Você não mutila, cega ou joga doenças no seu filho para ensiná-lo. E tenho certeza que você não vai deixar
seu filho se atirar de um penhasco com sua bicicleta só para que ele aprenda a guiar com segurança. Em outras palavras: deus não
pode ser onisciente e ao mesmo tempo bondoso e onipotente. Você tem que escolher duas das três opções se quiser montar o seu deus.

Com calma e prudência. Eu o amo muito e nunca tirarei sua liberdade seu eu pudesse, até mesmo se ele se matasse num tombo muito sério, eu o daria outra chance após a morte... que pena que eu não posso fazer isso....
Mas Deus pode!!!

Na sua fantasia, sim.

* Aliás eu, que não sou onisciente, já sei qual vai ser sua resposta: "deus age de forma misteriosa" ou "não podemos compreender o
pensamento de deus" ou "a deus tudo é possível" ou algo parecido.

Na sua razão, quem você gostaria que assumisse a culpa pelas atitudes e decisões das pessoas?

Deixa eu pensar... ... ... Que tal... As próprias pessoas?!!

Alan Watts

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 28 de Março de 2008, 12:31:32 »
O moteivo pelo qual Deus não atendeu ao pedido dos pais da menina, ninguém neste mundo pode responder.
Então não sabemos se foi um bom motivo.
Conheço uma piadinha que diz assim:

"Certo homem muito crente, morava numa cidade que estava prestes a ser inundada por uma enchente violenta. Ao ser avisado disse: Deus vai me livrar. A água começou a chegar, pessoas fugiam, mas o homem seguro dizia: Deus vai me livrar... Chegou um barco do resgate do Bombeiro mas o homem dizia: Deus vai me livrar... Chegou um helicópitero e o homem já estava sobre o telhado... e mesmo assim afirmava: Deus vai me livrar...  por fim, o homem se afogou e morreu. Chegando ao Céu foi direto pra sala de Jesus: Mas Senhor...!  Que coisa foi aquela? Eu dando o maior testemunho de fé... e o Senhor me deixou afogar...? ao que Jesus lhe respondeu:  Meu filho: Eu mandei lhe avisar... mandei barco.. mandei até um Helicópitero e você recusou...!"
A maioria dessas historinhas de crente têm uma falha fundamental: não aconteceram. Não podemos tirar lições de moral de ficções que não acontecem.
A fábula da raposa, do corvo e do queijo funciona: eles podem ser substituídos por pessoas normais e situações reais. Poderia acontecer conosco.
Essa historinha do barco é irreal. Depende de Deus existir para fazer algum sentido.
Por que não? Jesus prometeu tudo, sem restrições, a quem pedisse. Como os pedidos não são atendidos, surgem essas "explicações".
Outro aspecto é que, o Livre Arbítrio é muito complicado: Eu posso pegar uma faca e acabar com a vida da primeira criança que passar na minha frente. Deus não irá impedir. Sou livre.
Não há livre arbítrio para as criaturas de um deus onisciente. Mas estou me repetindo...
As vezes, contraimos doenças porque somos negligentes com nossa saúde ou até porque os nossos pais também negligenciaram..
Então a culpa é dos pais, não nossa.
Basta a gente desafiar um crente a pedir algo difícil e ele vem com essa...
Citação da Bíblia não funciona. E se Deus não atendeu nem a Paulo, que esperança temos?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 28 de Março de 2008, 12:33:37 »
Se Deus existe e é onisciente, a culpa é dele, caso contrário é das pessoas. Simples.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 28 de Março de 2008, 12:36:23 »
Então podemos desistir de conseguir alguma coisa de Deus. É inútil.
Ele promete, mas impõe condições inatingíveis.
Muito humilde, o seu Jesus...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!