Como é que pedofilia pode ser considerada pura e simplesmente uma "doença mental" quando SOCIEDADES INTEIRAS na história da civilização humana conviveram com ela com naturalidade?
Isso é meio que falácia ad populum. Mesmo dando essa afirmação como fato, não tem relevância alguma para ser doença mental ou não.
Fora isso, acho bastante questionável. Os dois pontos principais são: geralmente essas tais sociedades ditas pedófilas na verdade tinham maior aceitação, tanto quanto sei, de
EFEBOfilia (e pedderastia), que é/são outra coisa tecnicamente, ainda que provavelmente não haja comumente essa distinção na legislação (mais precisamente, nos EUA, porque por aqui a idade legal já é algo como 14 anos). Efebofilia não é atração sexual por crianças, mas por adolescentes, fudamentalmente diferente nesse sentido por já terem desenvolvimento de caracteres sexuais secundários, que é o gatilho biológico da atração sexual. Que eu saiba, apenas isso foi mais largamente aceito na história.
O segundo ponto é que a história não é contada de forma exata, há diversos grupos nas sociedades, com maiores e menores graus de influência/status, e que acabam sendo de maior ou menor importância nas reconstruções históricas, e isso pode levar a conclusões erradas por generalização. Se daqui há alguns séculos se fizesse uma reconstrução histórica só com base em uma seleta parte da sociedade, digamos, do mundo gay/fashion, iria se pensar que praticamente todo mundo era gay, tanto porque nesses meios são praticamente a maioria, quanto por ser muito comum (me parece) aquela idéia de que na verdade todo mundo é gay e se teria esse tipo de "documento", gente importante dizendo isso.
Pra mim atrair-se sexualmente por crianças é uma expressão da sexualidade, só não deve ser tolerada por nossas sociedades contemporâneas e por nossos estados porque nosso consenso atual é de que a criança e a infância só se desenvolvem satisfatoriamente se protegidas, ou seja, o problema é com o OBJETO dessa sexualidade, a criança, não com ela em si.
Não se considera natural a atração sexual por indivíduos sem desenvolvimento de caracteres sexuais secundários. Normalmente, as pessoas não sentem atração sexual por bebês ou crianças, apenas quando começam a ter corpos de adultos.