Mas Lua, se o individuo aplicar a ficção no mundo real. Isso monstra que ele, já tinha um problema psicologico... Me atrevo a relembrar alguns casos onde o individuo, ao jogar um jogo violento, confundiu aquilo com real e saiu por ai fazendo uso da violencia. Nesses casos, pode-se perceber que o Ego não conseguiu equilibrar muito bem o Id e o Superego, e isso pode ter sido desencadeado por problemas pre-existentes, pelo uso de drogas, e ect...
Eu, em momento algum disso se isso é ou não é saudavel, não sou uma especialista. O unico que me atrevo a dizer é que desejos reprimidos liberados no campo da fantasia (literatura, filme, teatro, desenho, quadrinhos...) ao igual que é liberada nós sonhos são um direito do individuo. Claro que com seus devidos limites, por exemplo, usar modelos reais para retratar os personagens é absurdo, mas se os personagens sairem de sua propria cabeça... não vejo por que não.
O inconciente humano é povoado por desejos incestuosos, hostis, e peversos... nem por isso saimos por ai agarrando a mãe, chingando o vizinho e planejando a morte do ex-namorado. Apesar, de nós permitirmos, mesmo involuntariamente, de fantasiar isso de vez em quando... Mesmo que seja nos sonhos, mesmo que esteja sob algum que outro disfarçe.
Sim, ei de confessar que estou lendo muito Freud ultimamente...
![Vergonha :vergonha:](../forum/Smileys/default/shy.gif)