Autor Tópico: A Farsa do Ateísmo  (Lida 25094 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
A Farsa do Ateísmo
« Online: 12 de Abril de 2008, 21:28:58 »
A Farsa do Ateísmo

O Ateu é um ser humano guiado por dúvidas, como tantos outros e por não conseguir ter as respostas, cria um novo problema. O problema inicial era responder algo sobre nossa existência e de um suposto Criador, como faltam provas e sobram especulações, “um conjunto de seres de boa índole” acharam prudente recorrer à razão ou à ciência para propagarem a IDÉIA limitada de que viemos do acaso e ao acaso voltaremos, no entender dessa lógica, não se resolveu problema algum com esse “poema da ocasionalidade” apenas criou-se um novo deus, dos tantos que volta e meia são criados.

Contestar, repudiar, discordar e brigar são verbos de ação muito praticados. A sinceridade obriga-nos a querer afirmar que não sabemos quais dos dois pontos é o correto: Ateus/Não-Ateus. Aceitar a sugestão da inexistência do Criador e atribuí-la à ocasionalidade é uma vontade. Seu contrário também. Numa névoa rarefeita como a que verificamos o presente contexto, tudo passa a ser válido, desde escrever livros versando sobre nada, ou traduzir escrituras sagradas da qual nada se tem certeza.

O Homem esquecendo da sua insignificância, percorre caminhos de conflitos e de dúvidas almejando um dia ter as respostas, enquanto isso vão se acumulando guerras motivadas por contendas religiosas, discussões vazias sobre deus e seus filhos, websites preocupados em desvendar o desconhecido, com a desculpa de “discutir a validade de x”.

Entendemos a frustração dos seres humanos, possuidores da razão e niveladores de pensamento crítico, mas, pobres em comprovações, inertes quando o assunto a ser discutido pede ao mesmo, a resposta de sua própria existência, enquanto um religioso o promete paraísos, a ciência, investigações...futuras. Do mesmo modo em que um senhor religioso convence bastante parte da humanidade com pecados, castigo e inferno, a ciência desmente com a mais sórdida “certeza”, logo depois de ter afirmado com base em “cálculos”.

Ficamos mais uma vez acompanhados da dúvida. Se a TV mostra um religioso roubando descaradamente de seus fiéis um determinado valor, cumprindo seu ritual de salvação eterna, ele finge que não viu nada! Se a ciência falha, “redescobre o que não descobriu” ou aniquila vidas ao puxar de um gatilho, fingimos da mesma forma que nada houve e que nada sabemos. As perguntas estão lançadas:

Estão certos os ateus? Estão errados os adoradores de deuses?

Se a comprovação ainda persiste em não aparecer, não podemos culpar ninguém de crer em algo, não podemos tirar desse indivíduo a vontade de fingir que está certo, pois da mesma forma que o comportamento visualizado é carente das chamadas provas, quais são as provas que a ciência ou a razão se utilizam para existir? A máscara não é solitária, o pano branco usado por muitos idealistas é senão seu próprio cemitério.

É pura defesa utilizar-se de comportamentos prévios estudados e chamá-los de (forçosamente) falácias – pois a dúvida não é um engano, é uma constatação que nem um mínimo de coragem é preciso para enxergá-la. Ao afirmar que nem um e nem outro possuem provas, não é uma tentativa de burlar nem enganar nada nem ninguém, percebe-se facilmente, até mesmo pelo jogo de palavras e citações de estudiosos no assunto que todos na mesma proporção se utilizam para vangloriar uma própria opinião formada. Ao final das discussões que sempre acabam terminando em mais uma discussão, procure parar por um momento e tente visualizar a razão pela qual você está certo e outros milhões errados, mas primeiro lembre-se que todos (de certa forma) possuem um pensar, um modo de falar e agir, e tudo isso é comumente chamada de decisão, que depende da unilateralidade.

A Negação é uma vontade, um conforto para esquecer a eterna dúvida.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: A Farsa do Ateísmo
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2008, 22:13:55 »
O Ateu é um ser humano guiado por dúvidas, como tantos outros e por não conseguir ter as respostas, cria um novo problema. O problema inicial era responder algo sobre nossa existência e de um suposto Criador, como faltam provas e sobram especulações, “um conjunto de seres de boa índole” acharam prudente recorrer à razão ou à ciência para propagarem a IDÉIA limitada de que viemos do acaso e ao acaso voltaremos, no entender dessa lógica, não se resolveu problema algum com esse “poema da ocasionalidade” apenas criou-se um novo deus, dos tantos que volta e meia são criados.

Este primeiro parágrafo já compromete o restante: se não tenho provas da existência de deus ( ou da sua inexistência) , propor que o Universo é fruto do acaso é tão válido lógicamente quanto postular um Criador cuja existência não se pode provar. Isto sem falar do que o autor  entende por "acaso".

Comparar a ciência ( e por conseguinte o método científico) com as fantasias religiosas é dose.

E por fim e pra variar : sobre qual conceito de deus ele está falando?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2008, 22:23:30 »
Nem todos os ateus recorrem à ciência e propagam a idéia de que viemos do acaso, eu sou um.

E este é o motivo do meu ateísmo ser tão descomplicado e tão sólido, tanto na hora de expor quanto na hora de debater.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2008, 18:44:39 »
Ao final das discussões que sempre acabam terminando em mais uma discussão, procure parar por um momento e tente visualizar a razão pela qual você está certo e outros milhões errados

O que é a religião senão uma ferramenta política? ::)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2008, 18:51:37 »
A Negação é uma vontade, um conforto para esquecer a eterna dúvida.
A negação da imaginação é possível para quem não tem a dúvida.

Mas claro que estou sempre aberto para que possam provar a veracidade de um ser criador do universo.

Porém até hoje não encontrei nenhuma argumentação que não seja baseada no desconhecimento atual para sustentar o argumento de deus.

Isso quanto ficamos no questionamento lógico, mas normalmente as ponderações vão para o campo da moral.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2008, 21:37:00 »
O Homem esquecendo da sua insignificância, percorre caminhos de conflitos e de dúvidas almejando um dia ter as respostas, enquanto isso vão se acumulando guerras motivadas por contendas religiosas, discussões vazias sobre deus e seus filhos, websites preocupados em desvendar o desconhecido, com a desculpa de “discutir a validade de x”.

Bom, também não fico perguntando qual o motivo/respostas do por que estamos aqui, mesmo porque não tem motivo algum. Não sei de que tipo de céticos ele está falando
« Última modificação: 15 de Abril de 2008, 21:39:57 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2008, 22:40:59 »
Não deixa de ser mais um espantalho...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2008, 03:29:36 »
O cuidado em identificar pontos críticos no surgimento do comércio virtual promove a alavancagem das direções preferenciais no sentido do progresso. Não obstante, a adoção de políticas descentralizadoras cumpre um papel essencial na formulação do remanejamento dos quadros funcionais. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o julgamento imparcial das eventualidades auxilia a preparação e a composição das condições financeiras e administrativas exigidas. É importante questionar o quanto a consulta aos diversos militantes apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção de alternativas às soluções ortodoxas.

Caros amigos, o comprometimento entre as equipes exige a precisão e a definição dos índices pretendidos. Desta maneira, a complexidade dos estudos efetuados pode nos levar a considerar a reestruturação das diversas correntes de pensamento. Evidentemente, a necessidade de renovação processual desafia a capacidade de equalização do fluxo de informações. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a contínua expansão de nossa atividade talvez venha a ressaltar a relatividade dos procedimentos normalmente adotados. Gostaria de enfatizar que o desafiador cenário globalizado assume importantes posições no estabelecimento das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.

Assim mesmo, a consolidação das estruturas prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes dos níveis de motivação departamental.

Fonte
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2008, 07:34:10 »
Pelo menos no meu caso não existem dúvidas. Tenho convicção que ele não existe tanto quanto o crente tem que ele existe. O autor devia estar se referindo ao agnóstico.

Outrossim, o céticos também não têm dúvidas, quem cria as dúvidas são as pessoas que o quererem convencer, eles apenas negam enquanto podem.
« Última modificação: 16 de Abril de 2008, 07:37:35 por Copenhagen »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2008, 10:05:49 »
Não acho que tenha se referido ao agnóstico também. Acho que se referiu a... a quem se referiu??

No meu caso não tenho dúvidas, apenas ouço quem diz ter provas, como ouviria alguém que diz ter provas sobre o buraco de minhoca também. Uma postura de não acreditar previamente nada mas ouvir a todos
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2008, 20:59:00 »
O mais curioso é o dono do blog...

É, é ele mesmo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2008, 21:18:56 »
Quando vc diz ele, voce quer dizer aquele mesmo?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2008, 22:00:21 »
Quando vc diz ele, voce quer dizer aquele mesmo?

Só o pessoal old school que conhece ele, haha.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2008, 12:51:45 »
Legal a conclusão do sujeito:

"A Negação é uma vontade, um conforto para esquecer a eterna dúvida."

O ponto central de qualquer religião é a negação da morte. O cara escreve uma bobagem destas e dá um tiro no próprio pé. Que falta faz um espelho em casa.

Offline Branco

• Nível 00
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2008, 19:59:59 »
Não apreciei muito .

Acreditar em seu aparato cognitivo para afirmar que não há Deus, é assinar seu atestado de ignorância.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Abril de 2008, 11:37:32 »
Nem todos os ateus recorrem à ciência e propagam a idéia de que viemos do acaso, eu sou um.

E este é o motivo do meu ateísmo ser tão descomplicado e tão sólido, tanto na hora de expor quanto na hora de debater.

Entendo que só temos duas possibilidades, ou somos obra da casualidade, seres cirados sem justificativa, ou somos seres criados com um proposito.
Confesso que estou bastante curioso por esta terceira vertente da existencia.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 26 de Abril de 2008, 12:02:12 »
Não é honesto, só cria espantalhos para justificar seu agnosticismo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Abril de 2008, 12:59:53 »
Nem li.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2008, 13:01:34 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Abril de 2008, 14:09:22 »
A negação do Saci, de lobisomens, fadas, astrologia e diversos deuses realmente é só algo que eu uso para me reconfortar, porque preferiria que a na realidade não existissem. Na verdade são questões produndas e importantíssimas que eu ignoro apenas por que me reconforta.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Abril de 2008, 14:14:09 »
A negação do Saci, de lobisomens, fadas, astrologia e diversos deuses realmente é só algo que eu uso para me reconfortar, porque preferiria que a na realidade não existissem. Na verdade são questões produndas e importantíssimas que eu ignoro apenas por que me reconforta.

Colocar mitos e lendas no mesmo bojo que um "possivel" criador, mesmo sabendo que são coisas que não deveriam ser comparadas, é desonestidade intelectual.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Abril de 2008, 20:44:04 »

Colocar mitos e lendas no mesmo bojo que um "possivel" criador, mesmo sabendo que são coisas que não deveriam ser comparadas, é desonestidade intelectual.

Com qual "possível" criador? Deus? O Deus dos Bushongos? Zeus? Shiva?
Qual Deus eu não posso colocar no mesmo bojo que as lendas? O seu Deus?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Abril de 2008, 21:09:56 »

Com qual "possível" criador? Deus? O Deus dos Bushongos? Zeus? Shiva?
Qual Deus eu não posso colocar no mesmo bojo que as lendas? O seu Deus?

A razão vai apontar qual Deus! Use o bom senso.
Só não me decepcione dizendo que o bom senso diz não existir Deus nenhum.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Abril de 2008, 22:18:15 »
O bom senso diz para achar estranho que justo o meu deus está certo e o dos outros errados.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #24 Online: 26 de Abril de 2008, 22:22:55 »
A razão vai apontar qual Deus! Use o bom senso.
Só não me decepcione dizendo que o bom senso diz não existir Deus nenhum.

Me parece razoável que o bom senso humano, a princípio, conclua que há um ser onisciente que criou ordem no universo e lhe deu um propósito, incluindo nisso uma ordem moral, ajustando a injustiça terrena.

E este argumento diz mais a favor da natureza humana e seu senso de moral, que tenta transferir ao universo que quer explicar, do que da existência de um deus criador.

Digamos que neste caso o 'bom senso' falha. Assim como deve falhar quando olharmos para um kilo de penas, concluindo que pesa menos do que um kilo de chumbo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!