Autor Tópico: A Farsa do Ateísmo  (Lida 25095 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: A Farsa do Ateísmo
« Resposta #25 Online: 27 de Abril de 2008, 10:48:53 »
A razão vai apontar qual Deus! Use o bom senso.
Só não me decepcione dizendo que o bom senso diz não existir Deus nenhum.
O bom senso diz que o Sol gira em torno da Terra. Qualquer um pode ver isto.

E se a razão permite apontar qual é o verdadeiro deus, então a fé não é necessária e você deveria ser capaz de provar o que diz usando argumentos lógicos.

Vamos lá: por que Javé mas não Ahura Mazda, Alá ou Shiva?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Abril de 2008, 12:20:16 »

E se a razão permite apontar qual é o verdadeiro deus, então a fé não é necessária e você deveria ser capaz de provar o que diz usando argumentos lógicos.

Bom se vc não tem bom senso pra chegar a uma decisão, não posso lhe ajudar em mais nada.
Sinto muito.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 29 de Abril de 2008, 12:27:33 »

Bom se vc não tem bom senso pra chegar a uma decisão, não posso lhe ajudar em mais nada.
Sinto muito.
Já entendi. Você também não sabe. A diferença é que resolveu acreditar assim mesmo.
Ou você está proibido de revelar seus conhecimentos ocultos aos não-iniciados?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Abril de 2008, 12:58:09 »
VideoMaker

Por favor explique porque seu deus é o certo? Acho que todos fizemos essa pergunta e vc deveria nos demonstrar respeito, já que você está em um debate.

Responder ao que se pergunta é uma demonstração de respeito.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Abril de 2008, 14:16:07 »

Sinto muito.
Já entendi. Você também não sabe. A diferença é que resolveu acreditar assim mesmo.
Ou você está proibido de revelar seus conhecimentos ocultos aos não-iniciados?

Não é isso, queres que te faça enxergar o que não vê mesmo estando na tua cara?
Não sou tão capaz assim.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Abril de 2008, 14:24:05 »
VideoMaker

Por favor explique porque seu deus é o certo? Acho que todos fizemos essa pergunta e vc deveria nos demonstrar respeito, já que você está em um debate.

Responder ao que se pergunta é uma demonstração de respeito.

Então vc gostaria de saber o porque da explicação que o espiritismo me dá quanto a um posivel deus, é melhor que qualquer outra religião me daria. É isso?
Então vamos lá, em respeito a boa gramatica, permita me fazer deste texto o meu pensamento e minha explicação:

Não é dado ao homem sondar a natureza íntima de Deus. Para compreendê-Lo nos falta, ainda, o sentido que não se adquire senão pela completa depuração do espírito. O homem pode, pelo raciocínio, chegar ao conhecimento dos seus atributos necessários; porque, em vendo o que Deus não pode deixar, sem cessar, de ser, disso conclui o que deve ser.
O conhecimento dos atributos divinos é o ponto de partida de todas as crenças religiosas, e foi pela falta de a eles se referirem, que a maioria das religiões errou em seus dogmas. As que não Lhe atribuíram a onipotência, imaginaram vários deuses; as que não Lhe atribuíram a soberana bondade, dele fizeram um deus ciumento, parcial e vingativo. 

Vejamos então atributos sem os quais Deus não poderia ser Deus:

•  Deus é a suprema e soberana inteligência.
A inteligência de Deus, abarcando o infinito, deve ser infinita. Se a supuséssemos limitada em um ponto qualquer, poder-se-ia conceber um ser ainda mais inteligente, capaz de compreender e de fazer o que o outro não faria, e, assim sucessivamente, até o infinito.

•  Deus é eterno.
Deus não teve começo e não terá fim. Se houvesse tido um começo, teria saído do nada; o nada não sendo nada, nada pode produzir; ou bem ele haveria sido criado por um ser anterior e, então, esse ser é que seria Deus. Lhe supondo um começo ou um fim, poder-se-á, pois, conceber um ser tendo existido antes dele, ou podendo existir depois dele, e, assim sucessivamente, até o infinito.

•  Deus é imutável.
Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o universo não teriam nenhuma estabilidade.

•  Deus é imaterial.
Sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria; de outro modo, não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.

•  Deus é todo-poderoso.
Se não tivesse o supremo poder, poder-se ia conceber um ser mais poderoso, e, assim, sucessivamente, até que se encontrasse o ser que nenhum outro poderia superar em poder, e este é que seria Deus.

•  Deus é soberanamente justo e bom.
A sabedoria providencial das leis divinas se revela tanto nas pequenas coisas como nas maiores, e essa sabedoria não permite duvidar-se, nem da sua justiça, nem da sua bondade.
O infinito de uma qualidade exclui a possibilidade da existência de uma qualidade contrária que a diminuiria ou a anularia. Deus não poderia, pois, ser ao mesmo tempo, bom e mau, porque, então, não possuindo nem uma nem outra dessas qualidades no grau supremo, não seria Deus. Não poderia, pois, ser senão infinitamente bom ou infinitamente mau; ora, tendo em vista que suas obras testemunham a sua sabedoria, sua bondade e sua solicitude, é preciso disso concluir que, não podendo ser, ao mesmo tempo, bom e mau sem deixar de ser Deus, Ele deve ser infinitamente bom.

•  Deus é infinitamente perfeito.
É impossível conceber Deus sem o infinito das perfeições, sem o que não seria Deus, já que se poderia sempre conceber um ser possuindo o que lhe faltasse. Para que nenhum ser possa superá-lo, é preciso que seja infinito em tudo.

•  Deus é único.
A unidade de Deus é a conseqüência do infinito das perfeições. Um outro deus não poderia existir senão com a condição de ser igualmente infinito em todas as coisas; porque se houvesse, entre eles, a mais leve diferença, um ser seria inferior ao outro, subordinado ao seu poder, e não seria Deus. Se houvesse, entre eles, igualdade absoluta, seria de toda a eternidade um mesmo pensamento, uma mesma vontade, um mesmo poder; assim, confundidos em sua identidade, não seriam, em realidade, senão um único Deus.

Em filosofia, em psicologia, em moral, em religião, não há de ser verdadeiro senão aquilo que não se desvie um iota das qualidades essenciais da Divindade. A verdadeira religião será aquela na qual nenhum artigo de fé esteja em oposição com essas qualidades, na qual todos os dogmas poderão sofrer a prova desse controle, sem dele receber nenhum prejuízo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 29 de Abril de 2008, 14:27:38 »
Video, quais são suas fontes??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #32 Online: 29 de Abril de 2008, 19:17:58 »
Video, quais são suas fontes??

Espera ai, vc me pediu que eu explicasse o porque meu deus seria um deus mais satisfatorio, certo?
Eu coloquei de forma que não houvesse nenhuma duvida, pesquisei um texto bem elaborado.
Agora vc vêm me perguntar qual a minha fonte? Se eu disser que é de um renomado ciêntista e ateu vc vai concordar comigo? Vai dizer que o texto é brilhante?
Não meu amigo, a idéia de um deus que pra mim parece ser mais razoavel é esta.
Se vc tiver algo mais interessante me apresente.
E antes que alguem diga que isso é proselitismo, é impossivel de eu falar de deus sem expressar o que a minha fé diz á respeito.
Melhor então não perguntar.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 29 de Abril de 2008, 20:09:12 »
Video, ve se vc consegue entender.

A fonte que vc postou é a fonte da sua crença. Não é valida (leia abaixo)
Um budista poderia colocar as fontes deles (que é o livro sagrado dele)

De uma vez por todas. Pense antes de responder qualquer groselha.

Não podemos falar: A biblia é correta segundo a biblia. Entende?
Como um cientista não pode falar: Eu estou certo segundo meu proprio artigo. Vc consegue entender isso??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #34 Online: 29 de Abril de 2008, 23:13:52 »
Video, ve se vc consegue entender.

A fonte que vc postou é a fonte da sua crença. Não é valida (leia abaixo)
Um budista poderia colocar as fontes deles (que é o livro sagrado dele)

De uma vez por todas. Pense antes de responder qualquer groselha.

Não podemos falar: A biblia é correta segundo a biblia. Entende?
Como um cientista não pode falar: Eu estou certo segundo meu proprio artigo. Vc consegue entender isso??

Eu juro que estou tentando. Juro mesmo. Na boa....
Vc perguntou pra mim porque meu deus é melhor seria melhor que o das outras religiões. Ou não foi isso?
 O que fiz. Tentei te explicar porque. Só isso.
 Se vc não acredita em deus nenhum, não deveria perguntar nada a respeito do que acho.
 Vc gostaria que eu agora apontace nos outros deuses o que eu acho que faz com que eu não acredite na sua existencia?
 A fonte da minha crênça explica o que eu acho que é mais provavel, como ela não é valida, se exatamente o que eu acho? Isto é loucura.
 Lembre-se vc me pediu que lhe mostra-se porque meu deus existe e outro não. Foi o que eu fiz.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Abril de 2008, 01:29:37 »
Obrigado por tentar entender Video

A razão por não conseguirmos nos comunicar é o que aceitamos ou não como evidências para concluir algo.
Vou tentar fazer duas analogias: Uma religiosa e uma comercial

1-
Eu sou um TJ (testemunha de Jeova)
Entro na sua casa e falo que Jeova te ama, está em todo lugar.
Diz para você abandonar seu trabalho e que o livro da congregação, formulada através da palavra de deus, diz que vc deve fazer isso.

Aí vc tem o seguinte dialogo:

Video: Porque tenho que parar de trabalhar para dois anos?
TJ: Para ir servir na casa de Betel
Video: E porque?
TJ: Porque Deus determinou assim. O fim está proximo.
Video: É mesmo, porque?
TJ: Porque o livro da congregação disse
Video: Ué mais prova
TJ:
  Deus é imutável, está em tudo e irá reencarnar os 144.000 de seus escolhidos
  Jesus está em todo lugar, e devemos trabalhar para dar a mensagem de deus para eles..
  blalalalala
Video: O que é isso?
  A prova. Esta no livro da congregação
Video: Ah ta. Beleza então

Quando vc passa os trechos dos livros do espirito como fonte da verdade que o seu deus existe, para o cético é exatamente o que um TJ está fazendo com vc. Isto é: Mostrando uma evidência que funciona para ele e esperando que ela funcione para vc.

2-
Video: Quero comprar um carro, estou entre uma mercedes e uma bmw
Vendedor mercedes (VM): Poxa, que dúvida. Mercedes é melhor
Video: É mesmo, fácil assim?
VM: Olha só esse estudo: Mercedes é tida como melhor do que a BM em 99% dos casos
video: Aqui no rodapé diz que a fonte desse estudo é um tal de IPAMB. O que é isso?
VM: Instituto de Pesquisas Avançadas Mercedes Bens
video: Ah ta. Beleza entao.

Video, vc tem que entender que o que representa evidência para vc, no caso do espiritismo, tem a ver com suas experiencias pessoais, o seu conhecimento da DE, e sua aceitação desta doutrina.
Quando perguntamos: Porque não a do outro?
E vc me manda trechos do livro espírita, isto cai exatamente nos exemplos que estão acima.

Chamamos de evidência anedótica. Isto não é um raciocínio aceito, vc não iria virar TJ nem comprar a mercedez por causa da evidência anedótica.

Então a resposta que pedimos não é possível de ser dada: Vc não vai achar provas de que o espiritismo está certo e o judaismo errado. Apenas dentro do espiritismo.
Um Judeu vai dar o mesmo tipo de evidência que vc pode dar, e falar que o espiritismo esta errado.
E um cético vai despresar as duas evidências.

Por isso, a crença é sua, e a sua defesa de uma religião vai cair, no ponto de vista cético, em proselitismo.

Por isso, se vc quer ter uma discussão sobre a validade da reencarnação e mediunidade, sugiro esse debate:

../forum//topic,15993.0/topicseen.html

Entendeu a argumentação Video?

[ ]s

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Abril de 2008, 07:24:46 »
Vejamos então atributos sem os quais Deus não poderia ser Deus:
Eu tenho o direito de pensar diferente. Por que essa arrogância de cada religião em achar que sabe como Deus é ou não é?
•  Deus é a suprema e soberana inteligência.
Pode ser, e daí? Continuamos sem entendê-lo, já que nossa inteligência é limitada.
•  Deus é eterno.
Por que não "o universo é eterno" ?
•  Deus é soberanamente justo e bom.
Será que a nossa definição de "justo e bom" é a mesma que a de Deus?
Será que uma criança pequena acha que tudo o que seus pais fazem é justo e bom?
Será que vamos gostar do que Deus planejou para nós quando descobrirmos?
Você aceitaria sem reclamar uma eternidade de sofrimento só porque vem de Deus e por isto é bom e justo?
A sabedoria providencial das leis divinas se revela tanto nas pequenas coisas como nas maiores, e essa sabedoria não permite duvidar-se, nem da sua justiça, nem da sua bondade.
Centenas de milhares de anos de miséria, doenças, tragédias e sofrimento são a mostra da sabedoria divina?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Abril de 2008, 07:28:36 »
Eu juro que estou tentando. Juro mesmo. Na boa....
Vc perguntou pra mim porque meu deus é melhor seria melhor que o das outras religiões. Ou não foi isso?
 O que fiz. Tentei te explicar porque. Só isso.
Sinto muito.
Você apresentou a opinião da sua seita. Ótimo, mas não deveria dizer que os outros não têm bom senso se os outros não concordam com a opinião da sua seita.

Aceite que é a sua opinião contra a dos outros.
Diga apenas: "eu penso assim" e não fale mal dos outros.
Não meu amigo, a idéia de um deus que pra mim parece ser mais razoavel é esta.
Se vc tiver algo mais interessante me apresente.
O que nós achamos de Deus? Aí fica difícil, já que nós não achamos necessário acreditar em Deus. Esta pergunta só tem sentido se for feita a outro religioso. Para nós, qualquer deus dá no mesmo: é invenção humana.

Você tentou definir como Deus deveria ser. Até aí, tudo bem, mas falta provar que ele existe.
Depois de provar que ele existe, falta provar que ele é realmente do jeito que a sua seita diz.
« Última modificação: 30 de Abril de 2008, 07:32:46 por Fernando Silva »

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Abril de 2008, 12:36:45 »
Obrigado por tentar entender Video

A razão por não conseguirmos nos comunicar é o que aceitamos ou não como evidências para concluir algo.
Vou tentar fazer duas analogias: Uma religiosa e uma comercial

1-
Eu sou um TJ (testemunha de Jeova)
Entro na sua casa e falo que Jeova te ama, está em todo lugar.
Diz para você abandonar seu trabalho e que o livro da congregação, formulada através da palavra de deus, diz que vc deve fazer isso.

Aí vc tem o seguinte dialogo:

Video: Porque tenho que parar de trabalhar para dois anos?
TJ: Para ir servir na casa de Betel
Video: E porque?
TJ: Porque Deus determinou assim. O fim está proximo.
Video: É mesmo, porque?
TJ: Porque o livro da congregação disse
Video: Ué mais prova
TJ:
  Deus é imutável, está em tudo e irá reencarnar os 144.000 de seus escolhidos
  Jesus está em todo lugar, e devemos trabalhar para dar a mensagem de deus para eles..
  blalalalala
Video: O que é isso?
  A prova. Esta no livro da congregação
Video: Ah ta. Beleza então

Quando vc passa os trechos dos livros do espirito como fonte da verdade que o seu deus existe, para o cético é exatamente o que um TJ está fazendo com vc. Isto é: Mostrando uma evidência que funciona para ele e esperando que ela funcione para vc.

2-
Video: Quero comprar um carro, estou entre uma mercedes e uma bmw
Vendedor mercedes (VM): Poxa, que dúvida. Mercedes é melhor
Video: É mesmo, fácil assim?
VM: Olha só esse estudo: Mercedes é tida como melhor do que a BM em 99% dos casos
video: Aqui no rodapé diz que a fonte desse estudo é um tal de IPAMB. O que é isso?
VM: Instituto de Pesquisas Avançadas Mercedes Bens
video: Ah ta. Beleza entao.

Video, vc tem que entender que o que representa evidência para vc, no caso do espiritismo, tem a ver com suas experiencias pessoais, o seu conhecimento da DE, e sua aceitação desta doutrina.
Quando perguntamos: Porque não a do outro?
E vc me manda trechos do livro espírita, isto cai exatamente nos exemplos que estão acima.

Chamamos de evidência anedótica. Isto não é um raciocínio aceito, vc não iria virar TJ nem comprar a mercedez por causa da evidência anedótica.

Então a resposta que pedimos não é possível de ser dada: Vc não vai achar provas de que o espiritismo está certo e o judaismo errado. Apenas dentro do espiritismo.
Um Judeu vai dar o mesmo tipo de evidência que vc pode dar, e falar que o espiritismo esta errado.
E um cético vai despresar as duas evidências.

Por isso, a crença é sua, e a sua defesa de uma religião vai cair, no ponto de vista cético, em proselitismo.

Por isso, se vc quer ter uma discussão sobre a validade da reencarnação e mediunidade, sugiro esse debate:

../forum//topic,15993.0/topicseen.html

Entendeu a argumentação Video?

[ ]s

Vamos fazer o seguinte então. Digamos que vc tivesse que julgar com racionalidade qual deus seria um deus mais ou menos certo de existir. Conhecendo bem cada religião, e confrontando cada um. Sinceramente com qual destes Deus vc ficaria.
O Deus catolico e protestante:
Irado, vingativo, conviniente, manda uns para o inferno e outros livra a cara, manda seu filho pra cruz, pra pagar pegados que ele e ninguem tem culpa.
O deus proposto pelos espiritas:
Justo pois não cobra nada alem do que se deve, dá novas chances, sabe que lá no futuro já somos felizes, e etc.
Agora francamente, qual deus seria o mais provavel pra existir, e que iria satisfazer a nossa noção de justiça e sabedoria?

Eu ainda não encontrei nenhum.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Abril de 2008, 12:57:15 »

Eu tenho o direito de pensar diferente. Por que essa arrogância de cada religião em achar que sabe como Deus é ou não é?

Claro que pode pensar, por mais absurdo que seja aquilo que vc pensa, pensar é unica coisa que vc pode fazer.
A religião apenas precisa definir como seria este posivel deus, removendo os absurdos, e assim definindo um "possivel" deus. Não há arrogância nenhuma nisso.
Não é o ateismo que vive apontando quanto deus rídiculo tem por ai!

Me responda vc!

Centenas de milhares de anos de miséria, doenças, tragédias e sofrimento são a mostra da sabedoria divina?

A sabedoria se mostra no processo, quando aquele que errou tem a chance de poder "ajeitar" o que fez de errado. O sofrimento humano tem sua causa, nele mesmo.
Como vc não enxerga o futuro não tem como avalia-lo.

Você aceitaria sem reclamar uma eternidade de sofrimento só porque vem de Deus e por isto é bom e justo?

Esta pergunta tem que ser feita para um crente. Errou de pessoa seu Fernando.

Pode ser diferente. Não pode ser menor.
A noção de justiça foi dada por ele, logo a dele é mais justa, e nunca menos justa.
Vc repete isso toda hora, não é possivel que não tenha entendido.

Por uma impossibilidade da existencia de um deus, baseado em que ele pode ser qualquer troço que a mente humana possa conceber, é argumento muito fraco... fraquissimo.
:no:

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #40 Online: 30 de Abril de 2008, 14:54:41 »
O universo é tão grande, complexo, estranho e desconhecido que acho que nunca saberemos com certeza se existe algo além desse micro e macro caos organizado que conhecemos. Existem vários níveis de realidade, desde as particulas subatomicas, passando pelos seres unicelulares indo até às gigantescas estrelas a anos-luz de distância e talvez haja outros níveis de realidade acima e abaixo disso... quem sabe? A verdade é que não sabemos de nada ainda, somos apenas cegos, vendados tateando em um quarto escuro. E a ciência? Você pode perguntar! Ah, a ciência, é apenas a nossa varinha que não nos deixa tropeçar em degraus ou cair em buracos.
A posição mais correta ao meu ver, quanto a verdade final, seria o agnosticismo... provavelmente a realidade (digo a verdade verdadeira) seja tão complexa e fora do nosso alcance que nunca a conheceremos ou sequer chegaremos perto dela.
Mas é claro, o meu ateísmo em relação a todos esses deuses popularmente aceitos mundo afora é total. Deuses tais como Jeová, Jesus, Allá, YHWH, Maomé, Brama e cia. limitada são ridículas invenções humanas, isso é obvio.
Ah, quem sabe as experiências com o LHC nos torne um pouco mais cientes da realidade. Não vejo a hora pra ele entrar em funcionamento e saber se nos tornaremos um pouco menos ignorantes!!
« Última modificação: 30 de Abril de 2008, 14:56:44 por ByteCode »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 30 de Abril de 2008, 20:22:30 »
Vamos fazer o seguinte então. Digamos que vc tivesse que julgar com racionalidade qual deus seria um deus mais ou menos certo de existir. Conhecendo bem cada religião, e confrontando cada um. Sinceramente com qual destes Deus vc ficaria.
Irado, vingativo, conviniente, manda uns para o inferno e outros livra a cara, manda seu filho pra cruz, pra pagar pegados que ele e ninguem tem culpa.
Justo pois não cobra nada alem do que se deve, dá novas chances, sabe que lá no futuro já somos felizes, e etc.
Agora francamente, qual deus seria o mais provavel pra existir, e que iria satisfazer a nossa noção de justiça e sabedoria?

Veja, se eu tivesse que escolher uma religião talvez ficasse com o Budismo. (não quero discutir sobre as religiões, apenas respondendo rapidamente à sua pergunta). Certamente não seria o cristianismo, judaismo muito menos o espiritismo.
Agora, vc sabe o que isso quer dizer? Nada, absolutamente nada. Nem mesmo que o budismo é melhor que qualquer um dos outros dois.

Qual deus é mais provável de existir? Pense bem nessa pergunta. Só porque a invenção de um deus por uma religião é melhorzinha do que o da outra não aumenta a probabilidade dele existir.

Quanto a procurar por deus, video. Alguns motivos por não procura-lo
Motivo 1: Tudo que vivenciamos, TUDO, pode ser explicado sem ele
Motivo 2: Ele resolveu se esconder? Não vou ser eu que vou encontrar, nem vc. Alias, estão tentando há milhares de anos
Motivo 3: Bom, se Deus deixa criancinhas morrendo de fome, eu não compartilho com ele a noção de justiça, então não me importo também. E se ele deixa milhões morrerem de fome, certamente não vai se importar em me dar meu aumento de salário.
Motivo 4: Quando eu morrer e SE derrepente ver que deus existe. Bom, ele vai entender o motivo de minhas duvidas, que eu não poderia acreditar em estorinhas etc.. se ele não entender e me disser que eu deveria ter ficado gritando na igreja ou tomando passe, entao neste caso eu quero que ele se dane mesmo

[ ]s

modificado: coloquei o SE para melhor entendimento

« Última modificação: 30 de Abril de 2008, 21:25:32 por Agnostico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Maio de 2008, 12:08:37 »

Veja, se eu tivesse que escolher uma religião talvez ficasse com o Budismo. (não quero discutir sobre as religiões, apenas respondendo rapidamente à sua pergunta). Certamente não seria o cristianismo, judaismo muito menos o espiritismo.
Agora, vc sabe o que isso quer dizer? Nada, absolutamente nada. Nem mesmo que o budismo é melhor que qualquer um dos outros dois.

Qual deus é mais provável de existir? Pense bem nessa pergunta. Só porque a invenção de um deus por uma religião é melhorzinha do que o da outra não aumenta a probabilidade dele existir.

Quanto a procurar por deus, video. Alguns motivos por não procura-lo
Motivo 1: Tudo que vivenciamos, TUDO, pode ser explicado sem ele
Motivo 2: Ele resolveu se esconder? Não vou ser eu que vou encontrar, nem vc. Alias, estão tentando há milhares de anos
Motivo 3: Bom, se Deus deixa criancinhas morrendo de fome, eu não compartilho com ele a noção de justiça, então não me importo também. E se ele deixa milhões morrerem de fome, certamente não vai se importar em me dar meu aumento de salário.
Motivo 4: Quando eu morrer e SE derrepente ver que deus existe. Bom, ele vai entender o motivo de minhas duvidas, que eu não poderia acreditar em estorinhas etc.. se ele não entender e me disser que eu deveria ter ficado gritando na igreja ou tomando passe, entao neste caso eu quero que ele se dane mesmo

[ ]s

modificado: coloquei o SE para melhor entendimento

Pois bem, só faltou dizer qual budismo.
 Mas vamos em frente.
- Não estou certo se todas as coisas que existem não carecem de uma explicação, acho que talvez vc esteja satisfeito com as que vc tem.
 -Deus se mostra na sua criação, assim como um pintor se mostra em seus quadros, talvez mais uma vez isto não seja suficiente para vcs. E vou te adiantando, qualquer criador que existir não vai dá entrevista na CNN para satisfazer a vontade dos céticos. Lembrando também que "coisas" existem antes mesmo de a conhecermos, já estava lá, as pessoas só não enxergavam.
 -Criancinhas só morrem de fome por uma lei que chamamos "causa e efeito", só temos aquilo que merecemos, OU PRECISAMOS PASSAR. Se isso não for justiça, não sei mais o que é!
 -Deus já te entende.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Maio de 2008, 13:43:40 »

Que tal um deus que já nos criasse bons e sem necessidade de sofrer por milhões de reencarnações?
Que tal um deus que nos criasse já prontos para viver felizes com ele?

Ah, já sei, você vai dizer que aí "não há mérito" etc. etc.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Maio de 2008, 13:59:21 »

Que tal um deus que já nos criasse bons e sem necessidade de sofrer por milhões de reencarnações?
Que tal um deus que nos criasse já prontos para viver felizes com ele?

Ah, já sei, você vai dizer que aí "não há mérito" etc. etc.

Sr. Fernando, se já sabe o quanto a questão Mérito já esta clara, por que ainda insiste em fazer tais perguntas?
Aqui pra nós, só pra nós, o que vc tem contra a ter que se esforçar e assim por mérito se orgulhar (no bom sentido) de ser quem é?
Sinceramente, não lhe entendo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 01 de Maio de 2008, 14:03:22 »
A religião apenas precisa definir como seria este posivel deus, removendo os absurdos, e assim definindo um "possivel" deus. Não há arrogância nenhuma nisso.[/color]
A religião não precisa definir nada porque a religião não precisa existir.
Podemos até, por falta do que fazer, ficar imaginando como seria um deus se ele existisse, mas depois iríamos cuidar da vida e esqueceríamos o assunto.
Me responda vc!
Simples: o universo existe. Não preciso imaginar nada. Deus eu nunca vi. É apenas uma hipótese.
A sabedoria se mostra no processo, quando aquele que errou tem a chance de poder "ajeitar" o que fez de errado. O sofrimento humano tem sua causa, nele mesmo.
A causa do sofrimento humano é o fato de ter sido criado por Deus para ser exatamente deste jeito: sofredor.
Esta pergunta tem que ser feita para um crente. Errou de pessoa seu Fernando.
Vale para você também, independente da crendice que escolheu. Estou perguntando se você aceitaria qualquer coisa, mesmo que não gostasse, só porque vem de Deus.

Pode ser diferente. Não pode ser menor.
A noção de justiça foi dada por ele, logo a dele é mais justa, e nunca menos justa.
Vc repete isso toda hora, não é possivel que não tenha entendido.
Se a justiça foi dada por Deus, então "justiça" é definida em função de Deus e não um valor absoluto.
E é você que ainda não entendeu que aquilo que nós achamos que é justo talvez não seja o mesmo que Deus acha.
Você só consegue ver um pedaço muito pequeno da realidade. Se conseguir ver tudo, do jeito que Deus vê, talvez perceba que seus conceitos estão errados.

Por uma impossibilidade da existencia de um deus, baseado em que ele pode ser qualquer troço que a mente humana possa conceber, é argumento muito fraco... fraquissimo.
:no:
Na verdade, a mente humana, por ser limitada, não é capaz de entender quem é Deus e como ele pensa.
Qualquer coisa que a gente ache a respeito do que ele é e do que pretende fazer pode estar errada.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Maio de 2008, 14:07:46 »
Sr. Fernando, se já sabe o quanto a questão Mérito já esta clara, por que ainda insiste em fazer tais perguntas?
Aqui pra nós, só pra nós, o que vc tem contra a ter que se esforçar e assim por mérito se orgulhar (no bom sentido) de ser quem é?
É, já percebi que não entende.
Você é como os crentes: mistura os assuntos humanos com os assuntos divinos.
Eu gosto de ser reconhecido por outras pessoas pelos meus méritos. É a situação em que eu vivo e não tenho como mudar o mundo.

Por outro lado, preferia que Deus já tivesse me feito feliz e sem ter que passar por tanto sofrimento. E Deus tem esse poder, mas preferiu assistir de camarote enquanto bilhões de pessoas sofrem horrores ao longo de  sei lá quantas reencarnações.

Acho que ele estava de saco cheio de não ter nada para fazer na eternidade e resolveu criar um "Big Brother" para assistir.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #47 Online: 01 de Maio de 2008, 14:17:59 »
É, já percebi que não entende.
Você é como os crentes: mistura os assuntos humanos com os assuntos divinos.
Eu gosto de ser reconhecido por outras pessoas pelos meus méritos. É a situação em que eu vivo e não tenho como mudar o mundo.

Por outro lado, preferia que Deus já tivesse me feito feliz e sem ter que passar por tanto sofrimento. E Deus tem esse poder, mas preferiu assistir de camarote enquanto bilhões de pessoas sofrem horrores ao longo de  sei lá quantas reencarnações.

Acho que ele estava de saco cheio de não ter nada para fazer na eternidade e resolveu criar um "Big Brother" para assistir.

Não colega, vc é que não entende.
Não entende que o que temos com referencia, é exatamente com deveriamos entender um pretenso deus! O Humano e divino são semelhantes. Coisa muito dificil de entrar na sua cabeça.
Pra vc deus deveria ser como um professor que entrega o gabarito da prova pra ver todo mundo feliz por ter passado de ano.
Acostume-se com isso, tem que ralar muito pra ser feliz.
Como isso pode ser ruim.... nem deus sabe.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 01 de Maio de 2008, 14:27:36 »
Não colega, vc é que não entende.
Não entende que o que temos com referencia, é exatamente com deveriamos entender um pretenso deus! O Humano e divino são semelhantes. Coisa muito dificil de entrar na sua cabeça.
O "seu" deus talvez seja assim, mas nem todos são. Nem todas as religiões têm um paraíso ou um final feliz. Para eles, a gente morre e pronto. Ou morre e vai para um depósito de almas onde não vai ser nada.
Pra vc deus deveria ser como um professor que entrega o gabarito da prova pra ver todo mundo feliz por ter passado de ano.
E qual o problema? Você imaginou o deus que quis, eu imagino o que eu quiser.
Acostume-se com isso, tem que ralar muito pra ser feliz.
Como isso pode ser ruim.... nem deus sabe.
E voltamos ao início: qual deus?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Maio de 2008, 14:40:40 »
A religião não precisa definir nada porque a religião não precisa existir.

A religião precisa existir para aqueles que precisam dela. E são muitos, e isto é um fato.
Se vc não precisa, melhor pra vc.

Simples: o universo existe. Não preciso imaginar nada. Deus eu nunca vi. É apenas uma hipótese.

Então o existir é auto explicativo. Se uma coisa existe, pronto não é preciso conhencer sua origem.
Se uma garrafa de coca cola for mandada pro passado, quem achar tem apenas que aceitar este fato. Se existe não precisa ser explicada a sua origem. Interessante.

A causa do sofrimento humano é o fato de ter sido criado por Deus para ser exatamente deste jeito: sofredor.

Não, a causa do sofrimento é sua e não de deus!
Se meu filho não brinca com o videogame por ser mau criado, a culpa é dele, não minha.
Fomos craidos pra ser feliz, se não somos não culpe deus.

Vale para você também, independente da crendice que escolheu. Estou perguntando se você aceitaria qualquer coisa, mesmo que não gostasse, só porque vem de Deus.

Ai é que esta, não vale! Não há possibilidade de um deus me impor certas situações.
Quando isto vai entrar na sua cabeça.
Seu mau meu caro, é que quer fazer de um pretenso deus, aquilo que seus desejos gostariam que fosse.
Sinto muito, não é assim.

Se a justiça foi dada por Deus, então "justiça" é definida em função de Deus e não um valor absoluto.
E é você que ainda não entendeu que aquilo que nós achamos que é justo talvez não seja o mesmo que Deus acha.

A justiça que conhecemos não pode ser mais justa, daquele que nos ensina o que é justiça. Diferente não é a mesma coisa, que menor.
Não é dificil de entender isso, faça uma força.

Na verdade, a mente humana, por ser limitada, não é capaz de entender quem é Deus e como ele pensa.
Qualquer coisa que a gente ache a respeito do que ele é e do que pretende fazer pode estar errada.

Por isso apenas temos uma noção do que ele não PODE DEIXAR DE SER.
O discernimento nos é dado pra isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!