Autor Tópico: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade  (Lida 57562 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Vitor Moura

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 824
Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Online: 13 de Abril de 2008, 10:35:40 »
O Globo Repórter de sexta-feira passada teve como tema fenômenos paranormais e mostrou 2 sensitivos que passaram em testes, o 1º inclusive filmado pela equipe. O vídeo com a reportagem completa se encontra aqui:

 http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-19583-3,00.html

Abaixo a reportagem transcrita:

Uma multidão. No meio de tanta gente, seria verdade que alguns podem ter dons? As pessoas têm pressa, nem olham para o lado ou não prestam atenção em quem passa. Problemas, sentimentos, preocupações são pequenas sutilezas que passam despercebidas. Mas você já imaginou como seria encontrar um desconhecido que com um simples olhar se diz capaz de revelar coisas da sua vida que nem você sabia?

De Joinville, litoral norte de Santa Catarina, o Globo Repórter recebeu uma mensagem eletrônica surpreendente: “Meu nome é Vanildo Selhorst Danielski. A questão é que eu gostaria de contatar-lhes porque meu pai tem um dom espiritual que transcende as questões mais misteriosas deste mundo”. Quem escreveu é um rapaz de 16 anos. Ele fala do pai. “Ele, no olhar para uma pessoa, devassa através de seu dom a vida e os problemas corporais e espirituais da mesma”, continuou.

O que estaria por trás do apelo de um filho? A equipe de reportagem do Globo Repórter percorreu um longo caminho para tentar desvendar e entender a mensagem, tão verdadeira e ao mesmo tempo tão enigmática.

O empresário Vanildo Danielski, pai do rapaz, foi encontrado trabalhando na pequena loja onde a família vende as molduras que fabrica. Ele é o homem que teria os tais poderes. Agitado, recebeu a todos ansioso. Nem foram apresentados e ele já começou a falar sem parar.

"Sua energia já está toda comigo. Essa dorzinha aqui (no abdômen) que você tem, essa fisgada, já está comigo. Essa ansiedade de querer saber as coisas rapidamente já está comigo. Às vezes você tem um formigamento pelo corpo, tipo um arrepio. Isso já está comigo", disse ele para a repórter Cláudia Gaigher.

Depois de dorzinha ser fisgada, ansiedade. Acertou de cara.

"Essa dor cansada é falta de postura", continuou.

Mas ele acabara de conhecer a repórter. Como, então, sabia que ela estava com tudo aquilo?

"Porque já está comigo", explicou. "Inclusive, você pode ver como meu estômago já está crescendo. É porque você tem facilidade de ter aquela queimação, azia, e inchar como estou agora", descreveu Vanildo.

Deve ser difícil captar tudo isso das pessoas.

"Sim. E outra coisinha: você tem rinite alérgica também", concluiu o empresário.

Como explicar que apenas com um olhar ele acertou quase tudo? E o mais curioso: Vanildo conta que as energias negativas que vê e sente nas pessoas passam para ele e prejudicam sua saúde. Por isso, gostaria de se livrar do dom.

"Isso me faz muito mal. Eu não quero ver", diz.

A equipe de reportagem do Globo Repórter foi atrás de alguém que já passou pelo olhar implacável de Vanildo: a aposentada Lia Fuchter.

"Ele falou que eu tinha um problema muito sério na coluna. Eu duvidei, porque eu não fui lá por causa da minha coluna. Fui por causa da minha comadre, que estava com um problema no joelho. Com certeza, eu tinha problema na coluna, porque logo em seguida começou a aparecer. O problema atacava muito as minhas pernas e eu não sabia que vinha da coluna", conta a aposentada.

E o problema era sério. A radiografia da coluna de dona Lia é, para ela, a maior prova dos poderes de Vanildo. Hoje, duas cirurgias depois, ele tem seis pinos que ajudam a sustentar os ossos enfraquecidos.

E não foi difícil encontrar outras testemunhas ali mesmo, na oficina onde a família trabalha. Clientes foram ao local pela segunda vez para comprar porta-retrato. Eles não conheciam o outro lado de Vanildo. O Globo Repórter resolveu, então, fazer um teste.

Globo Repórter – Olá, tudo bem? Vocês vieram comprar um porta-retratos?
Dalina Flores, dona de casa – Isso.
Globo Repórter – Nós somos do Globo Repórter e estamos aqui parar conversar com Vanildo porque ele tem um dom muito especial de olhar para as pessoas e descobrir o que elas pensam, sentem, têm. Eu queria saber se vocês já ouviram falar dele.
Dalina Flores - Sinceramente, não.

O casal aceitou ouvir o que Vanildo tinha a dizer. E ele não perdeu tempo e disparou um monte de informações.

Vanildo – Rinite alérgica com toda certeza.
Dalina Flores – Tenho.
Vanildo – E quanto tempo faz que a senhora trocou seus óculos?
Dalina Flores – Dois anos.
Vanildo – Já está na hora de trocá-los, porque já não estão mais valendo. A senhora continua coçando a vista.
Dalina Flores – Continuo.
Vanildo – E outra coisa repercute, pode ser pela haste: a senhora sente coceira nos dois ouvidos também.
Dalina Flores – Tenho bastante.
Vanildo - E esse "bichinho" na garganta incomoda?
Dalina Flores – Incomoda.
Vanildo – E, depois, é bom a senhora andar bastante descalça, por causa do calor que tem nos pés.
Dalina Flores – É verdade. Pega fogo.

Do homem, Vanildo não disse muita coisa, apenas que ele é teimoso. O aposentado Carlos Flores ficou muito desconfiado.

"Eu sou aquele cara que fica sempre com o pé atrás. Na minha opinião, não acho tanto que seja um dom. Acho que isso é mais treinamento e técnica", afirmou.

Dona Dalina tem outra opinião. "Eu fiquei bem impressionada. Mas, no momento, deixa quieto. É melhor não saber mais", disse.

É porque desde que começou a prever, Vanildo não tem um histórico de boas previsões. A primeira da qual ele se lembra aconteceu quando ainda era um menino e ganhava uns trocados como entregador de cucas, um tipo de pão doce bem tradicional no Sul do Brasil. Ele previu a morte de uma cliente.

"Quando eu cheguei em casa, disse para minha mãe: ‘Sabe quem morreu?’. Ela disse: ‘Não, meu filho’. Respondi: ‘A dona Maria Francisca’. Ela deu um ataque. Quase a matei. Na véspera, quando disse para minha mãe que ela iria morrer, eu apanhei. Claro que ela não acreditou. Ela nem sabia que eu tinha esse dom", lembra Vanildo.

Uma vida enxergando coisas, descobrindo aquilo que muita gente tenta esconder ou não quer saber. Vanildo nem precisa encontrar com as pessoas para descobrir que algo não está bem.

"O mais interessante é que ele consegue devassar o segredo até de pessoas que não vê", escreveu o filho dele.

Foi o caso da dona de cada Antônia Huber. Hoje, ela virou cliente, mas na primeira vez que encontrou Vanildo ficou com raiva. Ele disse que os exames que o marido dela estava fazendo iriam revelar um câncer na próstata.

"Ao cabo de uma semana, eu peguei os exames. Ele tinha que ser operado com urgência porque estava com dois tumores malignos na próstata. Quando ele falou isso tudo, não acreditei", dispara dona Antônia.

Hoje, ela agradece o alerta e não duvida de mais nada. "Depois, fui fazendo os exames e tudo aconteceu como ele falou. Meu marido tinha que ser operado com urgência – e foi. Foi um alerta. Eu sinto que ele tem um dom mesmo. Ele é obrigado a falar. Eu acho que se ele não revelar o que sente, até fica ruim", comenta.

Essa é a maior preocupação da família. Mulher e filhos acham que as visões têm um preço caro demais: a saúde do pai.

"Já teve vezes que ele ficou doente. Chegou até cair no hospital. Por causa da pressão alta das pessoas, a dele também subiu", conta a costureira Janete Danielski.

Para se fortalecer, Vanildo busca o contato com a natureza.

"Ele diz que tem anjos que sopram no ouvido dele ou espíritos, quem sabe. Eu acho que é Deus", diz Janete.

"Eu realmente creio que seja uma habilidade sensorial que todos nós possuímos, mas que em algumas pessoas é mais aguçada. Acredito nisso. E ele consegue transformar isso em sensações e, depois, em palavras", diz o filho Vanildo Selhorst Danielski.

"Por favor, é muito importante para todos nós da família, já que também queremos ter maiores esclarecimentos sobre este dom que tanto nos fascina e intriga”, agradeceu o jovem na mensagem eletrônica enviada ao Globo Repórter.

De Joinville para a Capital Federal em busca de explicações. O Globo Repórter convidou Vanildo para conhecer um centro de pesquisas na Universidade de Brasília (UnB).

O encontro foi com o professor Álvaro Tronconi, um cientista com um currículo respeitável. Doutor em física, estudou magnetismo na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e hoje ensina e pesquisa nanotecnologia na UnB. Ele é o coordenador do Núcleo de Estudos dos Fenômenos Paranormais.

"Talvez eu diga alguma coisa que o senhor não goste", advertiu Vanildo. Esse é o jeito dele. Logo começa a falar – e muito.

"Com toda certeza, o senhor tem problema de coluna e falta de circulação", revelou.

"O senhor seria capaz de especificar onde seria esse problema?", perguntou o professor Álvaro Tronconi.

"Dor terçada, nesta região (apontando para a lombar), e dores de estresse nesta região aqui (nos ombros)", descreveu Vanildo.

O encontro dura algumas horas. Tempo suficiente para convencer o professor de que há mesmo algo diferente em Vanildo.

"Na nossa convivência no Núcleo de Estudos dos Fenômenos Paranormais na UnB, temos visto esse quadro se repetir. Há estudos que mostram que as pessoas que apresentam algum tipo de sensibilidade e alegam ver coisas, são capazes de fazer diagnóstico, apresentam mesmo essa instabilidade emocional. Ficam muito ansiosas", diz Álvaro Tronconi.

Mas e a história da coluna do professor?

"Eu realmente tenho problema na coluna, na vértebra S2", confirmou. "Ele apontou inclusive o local certo".

Vanildo foi convidado a participar do estudo na UnB junto com outros sensitivos. As pesquisas de paranormalidade hoje consideram esses poderes mais uma entre muitas capacidades humanas. Uma nova inteligência surgindo, assim como a inteligência matemática, artística, corporal. Muitas pessoas estariam desenvolvendo a inteligência parapsíquica, outrora conhecida por intuição, sexto sentido.

"Este é mais um estágio da evolução do ser humano. Se é um estágio evolutivo, é porque as necessidades da nossa evolução estão requerendo esse novo atributo do ser humano. Então, isso é encarado como sendo uma evolução mental do ser humano", explicou Álvaro Tronconi.

Como essa nova inteligência funciona e em que área do cérebro ela se manifesta são grandes mistérios para a ciência desvendar. Mas o professor já considera normal o que até agora foi chamado de paranormal. Um alívio para Vanildo.

"Até mesmo porque quem apresenta uma sensitividade igual à dele e considera que isso não é normal pode desenvolver uma patologia em função disso", afirma Álvaro Tronconi.

Muitos videntes são rejeitados por amigos e parentes. Então, para quem tem um potencial semelhante, o conselho do professor é tentar conter os impulsos da mente sem pôr em risco a saúde. Para isso, é fundamental ter hábitos saudáveis, apoio da família e controle da ansiedade. Vanildo voltou para casa animado. Ele está no caminho certo.

A equipe de reportagem foi até Juazeiro do Norte, no Ceará, em busca de uma vidente, a mulher que teria o olhar de um raio X.

Diante de uma porta fechada, a cozinheira Cícera Messias, que mora a 30 quilômetros do local, esperava. Até que surgiu uma figura pequena, toda de branco, com voz de criança. Era dona Maria do Carmo. Cícera foi para uma revisão. Na primeira visita, ela reclamou que sentia dores ao sentar. Tinha prisão de ventre e dor na coluna. Maria do Carmo revisou calmamente os remédios que receitou. Dona Maria do Carmo segurou o punho de Cícera e sentiu a pulsação. E depois olhou fixamente para o peito e a barriga de Cícera.

"Eu fico imaginando como ela está me vendo por dentro. Só isso, não sei outra coisa", diz Cícera.

Mas a conversa não havia acabado. Maria do Carmo perguntou se a menstruação de Cícera tinha vindo. A cozinheira disse que sim.

"Que coisa boa! Você não pode parar o remédio agora", recomendou dona Maria do Carmo. Ela sempre diz que não cura, apenas indica o tratamento. Mas o que um médico diria de tudo isso?

O Globo Repórter convidou o médico e professor Aloysio Fonseca, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para analisar a consulta de dona Cícera. Ele diz que os remédios estão certos, mas apenas um tem poder de cura. Os outros apenas aliviam os sintomas.

"Dona Maria está bastante atualizada. Pelas receitas que eu vi, ela não está defasada no tempo. Tem acesso a alguma literatura ou, de alguma forma, sabe de remédios novos", comenta o médico.

Maria Raio X: uma frágil velhinha e muitos mistérios que a envolvem desde que começou a atender os pobres de Juazeiro do Norte. Ela conta que tudo começou nos anos 60. Muito doente, foi desenganada pelos médicos. À beira da morte, ela teve uma visão. Uma imagem divina teria aparecido na frente dela.

"Ele me levantou com a mão. Assim que eu fui, perguntei: 'E como é o seu nome?'. Ele respondeu: 'Emanuel, o Messias. O Jesus, filho de Deus'. Ele me mandou atender os irmãos. A partir daí, foi uma multidão grande", conta Maria do Carmo.

Ela diz que, no começo, via o que não queria, até mesmo a data da morte das pessoas. Quantos sustos. Um dia, uma amiga veio pedir ajuda para o irmão doente.

"Ela disse assim: 'Meu irmão está doente'. Eu disse que já sabia. Eu vinha da matriz e ele vinha descendo. Fiquei olhando para trás e disse: 'Valha-me, Deus, Zezinho vai morrer. Não tem mais pulmão, não tem mais duodeno, não tem mais fígado. Como é que ele está andando?'. Três dias depois ele foi internado no hospital", lembra Maria do Carmo.

Mesmo aflita com seu estranho poder, dona Maria do Carmo atendia quem buscava ajuda. "Acho que é Deus quem fala isso para mim", suspeita.

Em Juazeiro do Norte, acreditar no impossível faz parte da vida. Naquela terra de devotos, quem contestaria um poder tão surpreendente?

Pequenas chamas guardam pequenos pedidos, graças alcançadas. Um gesto singelo simboliza tamanha devoção que faz o povo respeitar e até mesmo acreditar em mistérios. Na terra de Padre Cícero, hoje, ninguém ousa levantar a voz contra as crenças populares, nem mesmo contra a pequena senhora que diz conversar com Deus.

Mas quem imaginaria? Até frei Barbosa, pároco da Igreja de São Francisco das Chagas, não duvida do olhar de Maria Raio X.

"Eu já fui lá. Tenho um problema de cálculo renal, e ela me ajudou. Ela não sabia que eu tinha e disse. Me deu um remédio e, graças a Deus, eu expulsei as pedras", lembra frei Barbosa. "É uma pessoa sensitiva. A pessoa sensitiva é aquela que tem sensibilidade além do normal. Eu sempre gosto de comparar aqueles estudantes que tem um QI muito alto".

Quantas gerações de cearenses já se trataram com essa vidente de 66 anos? Avó, filhos, netos e bisnetos. Todos pacientes. O comerciante José Henrique Isidoro está aliviado com o tratamento que vem recebendo.

"Eu tinha fígado inchado, a vesícula. Ela passou os remédios e eu fiquei bem. Eu não fui a outros médicos", conta.

"O problema dele era vesícula. Eu disse que não podia operar porque estava muito grande", lembra Maria do Carmo.

"Ela falou que a vesícula estava muito grande e muito para trás e que isso contra-indicaria uma cirurgia. Tecnicamente, isso não existe", contesta Aloysio Fonseca.

Mas o que os especialistas de Juazeiro do Norte dizem de dona Maria Raio X? O dentista Geraldo Barbosa é um homem da ciência. Há 35 anos, Maria do Carmo bateu no consultório dele pela primeira vez.

"A enfermeira disse que havia uma cliente lá fora que tinha vindo extrair uns dentes e que foi a mando do Pai do Céu", conta o dentista.

Doutor Geraldo Barbosa achou graça, mas resolveu atendê-la. Viu que o caso era grave e precisaria mesmo retirar um dente.

"Eu disse que ia fazer uma extração. Ia demorar um pouco, mas não ia doer nada. Ela disse que eu podia fazer porque o Pai do Céu havia dito que não doeria nada. Como eu ia acreditar em um negócio desses?", diz o dentista.

Nesses 35 anos, doutor Geraldo Barbosa procurou provas para explicar ou desmascarar os tais poderes sobrenaturais da Mulher Raio X. Chegou a formar uma junta médica, mas não conseguiu encontrar uma explicação racional.

“Eu não tinha mais a quem apelar, a não ser para a divindade", conta o dentista.

Logo que Maria do Carmo começou a receitar, foi feita uma investigação policial contra ela. Mas o caso não foi levado adiante.

O Conselho Regional de Medicina não tem notícia de queixas contra a Mulher Raio X. O patologista Gleidiston Lima da Silva tem uma explicação para tanta fé nos poderes da vidente.

"Menos de 3% ou 4% das pessoas têm acesso a plano de saúde. Esse povo que está à margem do sistema de saúde vai procurar qual assistência?", questiona o especialista.

Doutor Gleidiston Lima da Silva reprova qualquer prática médica ilegal, mas não condena quem recorre à Maria do Carmo. “Eu não teria resposta para isso. Não posso fazer uma crítica mordaz. Quem sou eu? Não sou o dono da verdade para dizer que o conforto espiritual que alguém possa fornecer a alguém não venha a ajudar no seu problema de saúde”, constata.

"O dom dela vem de Deus. Quando ela fala, pode se cuidar", afirma uma moradora da cidade.
« Última modificação: 13 de Abril de 2008, 12:06:39 por Vitor Moura »

Danieli

  • Visitante
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2008, 12:32:47 »
Citar
De Joinville, litoral norte de Santa Catarina, o Globo Repórter recebeu uma mensagem eletrônica surpreendente: “Meu nome é Vanildo Selhorst Danielski. A questão é que eu gostaria de contatar-lhes porque meu pai tem um dom espiritual que transcende as questões mais misteriosas deste mundo”. Quem escreveu é um rapaz de 16 anos. Ele fala do pai. “Ele, no olhar para uma pessoa, devassa através de seu dom a vida e os problemas corporais e espirituais da mesma”, continuou.

Não me falem desse Vanildo maldito aí, que chegaram a ligar aqui para casa perguntando se era meu pai...  :sleepy:

Tudo que me faltava, além de uma mãe crente um pai vidente... Aff

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2008, 13:05:22 »
A imparcialidade das abordagens da Globo no assunto é pra lá de questionável... Estamos falando da mesma emissora que faz apologia ao espiritismo/espiritualismo em boa parte de suas tele-novelas.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Vitor Moura

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 824
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2008, 13:19:49 »
Mas pelo menos elas fez testes, filmados. Os céticos não tem nenhuma explicação RAZOÁVEL para os acertos do Vanildo?

Rhyan

  • Visitante
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2008, 13:26:39 »
James Randi está esperando...

Danieli

  • Visitante
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2008, 13:30:36 »
Esse tópico não deveria estar na sessão de Ceticismo? :?

Offline Vitor Moura

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 824
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2008, 13:34:04 »

Rhyan

  • Visitante
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2008, 14:29:18 »
Que texto horrível, nem dá pra ler inteiro, quanta choradeira...

Offline Vitor Moura

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 824
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2008, 14:49:07 »
Rhyan, que argumentação sua horrível, felizmente foi pequena e deu pra ler inteira e ver que não tinha nada que prestasse :)

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #9 Online: 13 de Abril de 2008, 14:56:21 »
Citar
Vanildo – Rinite alérgica com toda certeza.
Dalina Flores – Tenho.
Vanildo – E quanto tempo faz que a senhora trocou seus óculos?
Dalina Flores – Dois anos.
Vanildo – Já está na hora de trocá-los, porque já não estão mais valendo. A senhora continua coçando a vista.
Dalina Flores – Continuo.
Vanildo – E outra coisa repercute, pode ser pela haste: a senhora sente coceira nos dois ouvidos também.
Dalina Flores – Tenho bastante.
Vanildo - E esse "bichinho" na garganta incomoda?
Dalina Flores – Incomoda.
Vanildo – E, depois, é bom a senhora andar bastante descalça, por causa do calor que tem nos pés.
Dalina Flores – É verdade. Pega fogo.

E onde está o 'ler mentes' aqui ? O que ele diz é fruto da observação clínica, como vemilhão dos olhos, inchaço do nariz por usar óculos, tom da voz, etc.

Pode ser um bom Sherlock Holmes, mas é algo elemental, meu caro Vitor...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2008, 17:13:20 »
Claro que é dedução. Como operam todos os videntes?

Engraçado que foi a própria Globo que mostrou como operam os videntes em um seriado do Fantástico, a "Operação Bola de Cristal".
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Vitor Moura

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 824
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2008, 17:21:20 »
Julián Catino,

a 'leitura de mentes' está aqui:

Mas ele acabara de conhecer a repórter. Como, então, sabia que ela estava com tudo aquilo?

"Porque já está comigo", explicou. "Inclusive, você pode ver como meu estômago já está crescendo. É porque você tem facilidade de ter aquela queimação, azia, e inchar como estou agora", descreveu Vanildo.


Há a transmissão das sensações e dos problemas de saúde, manifestações físicas. O filho ainda diz que o pai percebe os problemas de quem não está presente, o que elimina por completo leitura fria. Porque os céticos não investigam? Medo de terem suas crenças derrubadas? E depois, já postei aqui VÁRIAS evidências de fenômenos paranormais com psíquicos que JAMAIS foram pegos em fraude, como Sean Harribance e Ingo Swann que passaram em testes científicos sérios, feitos por Michael Persinger, e ambos passaram em outros testes feitos por outros investigadores. Jamais foram pegos em fraude. Tenho os artigos de Persinger, e um deles está online, publicado numa revista SÉRIA, INDEXADA, em http://neuro.psychiatryonline.org/cgi/content/full/13/4/515

Medimos dois indivíduos que foram considerados os melhores exemplos de psíquicos. O primeiro, Sean Harribance, é um homem de meia-idade que sofreu ao menos dois traumas cerebrais quando uma criança e adolescente. [...]. O Sr. Harribance declara que percebe imagens rápidas, normalmente no campo superior visual esquerdo, sobre a pessoa com quem ele fala ou o quadro que ele toca. Os quadros são tocados com o rosto para baixo. A informação, que ele informa espontaneamente, contém afirmações extremamente detalhadas assim como declarações gerais que de longe excedem uma leitura fria.

Em um estudo nós pedimos que 3 pessoas diferentes fornecessem 10 fotografias, cada, de um indivíduo da sua família. O Sr. Harribance gerou narrativas enquanto segurando cada um destes quadros, com o rosto para baixo. As narrativas então foram escritas e foram dadas à pessoa que forneceu os quadros. Sob condições de duplo-cego, a pessoa leu cada narrativa e indicou quem ele ou ela pensavam que talvez fosse. Ao passo que a probabilidade pelo acaso seria de 1 em 10, os participantes exatamente identificaram entre 6 e 8 das 10 narrativas como as pessoas específicas.

O segundo indivíduo com capacidades especiais que nós examinamos foi Ingo Swann, artista de meia-idade que desenvolveu os processos de visão remota. O procedimento era muito simples. Os quadros de revistas eram colocados em envelopes e armazenados em outro lugar. Um envelope por julgamento foi selecionado por uma pessoa não envolvida com a experiência e colocado numa mesa neste lugar. Enquanto o Sr. Swann sentava-se com outro experimentador numa câmara acústica e desenhava suas imagens sobre os estímulos escondidos, a atividade eletroencefalográfica era registrada. Em nossas experiências sobre vários dias, mais de 20 estímulos foram empregados.

Classificações cegas por outros pesquisadores indicaram congruência significativa entre os estímulo e desenhos do Sr. Swann e comentários. No entanto, de uma perspectiva neurocientífica, a descoberta mais importante era a correlação (de r de aproximadamente 0.6) entre os números da incomum atividade de ponta de 7 Hz sobre sua região occipital (fonte lateral direita principalmente) e a exatidão da congruência entre os estímulos e seus comentários (Figura 3). Estas descargas paroxismais ocorreram só quando ele se empenhava na "visão remota".


Outros artigos que comprovam a paranormalidade de tais psíquicos - e que possuo também:

01. Remote viewing with the artist Ingo Swann: neuropsychological profile, electroencephalographic correlates, magnetic resonance imaging (MRI), and possible mechanisms. Percept Mot Skills. 2002 Jun;94(3 Pt 1):927-49.

02. Possible disruption of remote viewing by complex weak magnetic fields around the stimulus site and the possibility of accessing real phase space: a pilot study. Percept Mot Skills. 2002 Dec;95(3 Pt 1):989-98.

03.Neurobehavioral and neurometabolic (SPECT) correlates of paranormal information: involvement of the right hemisphere and its sensitivity to weak complex magnetic fields.Int J Neurosci. 2002 Feb;112(2):197-224.
O mecanismo neural pelo qual esta informação, que é altamente específica, é extraída pelo Sr. Harribance resta ser identificado.


Rhyan

  • Visitante
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2008, 19:24:28 »
Vitor, quando comprovarem a paranormalidade você me avisa, ok...

Offline Vitor Moura

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 824

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #14 Online: 13 de Abril de 2008, 19:28:48 »
No dia que algum desses "cientistas" ganhar um Nobel, nos avise.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Vitor Moura

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 824
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #15 Online: 13 de Abril de 2008, 19:31:17 »
Então tô avisando AGORA!!! mesmo ganhadores do Prêmio Nobel autenticaram os fenômenos mediúnicos, valendo-se para isso de seus próprios experimentos, como Charles Richet, John Strutt e o casal Pierre e Marie Curie. Atualmente, o Nobel Brian Josephson também considera que o paranormal está cientificamente provado, e o neurocientista Nobel John Carew Eccles (falecido em 1997) concluiu que a mente é uma entidade separada do cérebro, podendo existir independente dele.

Rhyan

  • Visitante
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #16 Online: 13 de Abril de 2008, 19:32:52 »
Que fonte confiável, mas não vejo essa notícia nos principais jornais ou revistas.

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #17 Online: 13 de Abril de 2008, 19:37:12 »
Então tô avisando AGORA!!! mesmo ganhadores do Prêmio Nobel autenticaram os fenômenos mediúnicos, valendo-se para isso de seus próprios experimentos, como Charles Richet, John Strutt e o casal Pierre e Marie Curie. Atualmente, o Nobel Brian Josephson também considera que o paranormal está cientificamente provado, e o neurocientista Nobel John Carew Eccles (falecido em 1997) concluiu que a mente é uma entidade separada do cérebro, podendo existir independente dele.


Ganharam o Nobel por provarem a existência da mediunidade?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Vitor Moura

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 824
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #18 Online: 13 de Abril de 2008, 19:38:42 »
Não, e daí? Várias descobertas importantes não ganham o Nobel. Einstein não ganhou o Nobel pela Relatividade, por exemplo.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #19 Online: 13 de Abril de 2008, 19:40:05 »
Vitor, primeiro "detonando o rand" realmente parece uma chorumela.

Citar
Nos testes de telepatia em ganzfeld a taxa da meta-análise com sujeitos aleatórios atinge 32% onde a expectativa do acaso é de 25%. Se estes 32% de taxa são o efeito "real" de telepatia, então para nós termos uma probabilidade de 99% para conseguir um efeito significativo em p menor que 0.005, nós precisaríamos de 989 testes.

Bom, chorumela pura...

Agora o tema apresentado é bom.

Primeiro, a parte básica:
Citar
O encontro foi com o professor Álvaro Tronconi, um cientista com um currículo respeitável. Doutor em física, estudou magnetismo na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e hoje ensina e pesquisa nanotecnologia na UnB. Ele é o coordenador do Núcleo de Estudos dos Fenômenos Paranormais.

Foram para o cara errado se querem ser imparciais.

Todavia.... ví um programa no Discovery Channel (sim conheço o instituto discovery fundamentalista defensor dos investigadores paranormais, mas ouçam ) onde uma russa alegava ter poderes parecidos, mas com a tal da visão raio X. Fazia sucesso em toda a cidade dela e arredores.
A reportagem estava estupefata, da mesma maneira que a Globo, e o modo como foi conduzida demonstra o ponto de vista dos produtores, mesmo que esses queiram ser imparciais.
Bom, lembrem-se que ela estava prestando vestibular para medicina e era a melhor aluna da escola

Ela foi encaminhado para um grupo de cientistas (que cagam para o paranormal) para uma análise.
O método utilizado foi o seguinte: (não me lembro de detalhes faz muito tempo)
Foram dois testes:
O primeiro conduzido da maneira que ela estava acostumada. Tagarelando um monte, conversando com a pessoa.
Os cientistas acharam algo eficiente o diagnóstico dado.


O segundo teste:
1- Colocaram 10 pessoas em uma sala, todos com óculos escuros e sem permissão para interagir
2- Deram para ela 10 diagnóstico reais dessas pessoas.
3- Ela teria que ligar os diagnóstico às pessoas.
4- Seria considerado relevante se ela acertasse 8 dos 10.

Ela reclamou de algo que iria atrapalha-la e aceitaram diminuir para 6/10.

Ela acertou 5/10.


O que vcs acham? comentem que tenho umas questões sobre o assunto

[ ]s
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne


Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #21 Online: 13 de Abril de 2008, 20:54:43 »
Não, e daí? Várias descobertas importantes não ganham o Nobel. Einstein não ganhou o Nobel pela Relatividade, por exemplo.

Mas a Relatividade é um consenso na comunidade científica, o que a mediunidade está longe de ser.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #22 Online: 13 de Abril de 2008, 21:11:49 »
Não, e daí? Várias descobertas importantes não ganham o Nobel. Einstein não ganhou o Nobel pela Relatividade, por exemplo.

Mas a Relatividade é um consenso na comunidade científica, o que a mediunidade está longe de ser.

A Parapsychological Association é credenciada pela American Association for the Advancement of Science:ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Globo Repórter do dia 11 de abril de 2008 - Tema: Paranormalidade
« Resposta #24 Online: 13 de Abril de 2008, 23:07:22 »
A Parapsychological Association é credenciada pela American Association for the Advancement of Science:ok:
e?
Erro meu, entendi como sendo a parapsicologia uma área não científica. Por isso a minha citação.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!