Autor Tópico: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas  (Lida 21921 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #200 Online: 24 de Abril de 2008, 17:33:19 »
Aqui tem uns caras que fazem quadros super complexos na beira do mar. Fica há poucos metros de um enorme centro cultural bastante conhecido por aqui... Ah, os caras são fudidos e a prefeitura manda confiscar os quadros de vez em quando....

Meu pai viajava muito a trabalho , e certa vez passando por uma estrada qualquer em Mina Gerais  acabou parando em um estabelecimento de beira de estrada em que um cara  esculpia e vendia carrancas de madeira, então acabou comprando uma que temos aqui em casa.

Um P* trabalho em madeira, super detalhado e difícil de fazer que o cara produzia com um facão e umas ferramentas manuais bem rústicas.

Eu trabalho com madeira e posso dizer que não é qualquer um que faz uma coisa daquela  do modo como foi feita, o cara precisa ser muito bom mesmo ...

Valor do trabalho : R$ 30,00 em 1995

Se você levar em um Shopping em uma daquelas lojas de artesanato, deve conseguir vender por uns 400 reais... :lol:

Ou até mais se algum "artista" famoso assinar a coisa.

Certa vez eu vi uma propaganda de presentes que tinha uma caixinha de acrilíco comum montada com umas esquadrias de alumínio a R$1.200,00...acho que não tinha 30x30x30 cms e o custo do material e da fabricação não passava de uns R$100,00.

Mas como estava sendo vendida em loja de bacana lá na área nobre de SP, vc sabe como é....

Isso é para os ricos tomar no .... Aquelas madames chifrudas e mal amadas e patricinhas que compram uma porra dessa. Não têm com o que gastar ficam comprando essas coisas super valorizadas, ao inve's de socar esse dinheiro todo no .... Fico puto da cara com isso. :x
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #201 Online: 24 de Abril de 2008, 18:52:29 »
Ainda vamos te indicar para o Darwin Awards!

Seria uma honra.

Mas só aceito se na entrega eu puder mandar um beijo para a mamãe, para o papai e para a Xuxa.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 25 de Abril de 2008, 10:07:34 »
Aqui tem uns caras que fazem quadros super complexos na beira do mar. Fica há poucos metros de um enorme centro cultural bastante conhecido por aqui... Ah, os caras são fudidos e a prefeitura manda confiscar os quadros de vez em quando....

Meu pai viajava muito a trabalho , e certa vez passando por uma estrada qualquer em Mina Gerais  acabou parando em um estabelecimento de beira de estrada em que um cara  esculpia e vendia carrancas de madeira, então acabou comprando uma que temos aqui em casa.

Um P* trabalho em madeira, super detalhado e difícil de fazer que o cara produzia com um facão e umas ferramentas manuais bem rústicas.

Eu trabalho com madeira e posso dizer que não é qualquer um que faz uma coisa daquela  do modo como foi feita, o cara precisa ser muito bom mesmo ...

Se você levar em um Shopping em uma daquelas lojas de artesanato, deve conseguir vender por uns 400 reais... :lol:

Certa vez eu vi uma propaganda de presentes que tinha uma caixinha de acrilíco comum montada com umas esquadrias de alumínio a R$1.200,00...acho que não tinha 30x30x30 cms e o custo do material e da fabricação não passava de uns R$100,00.

Mas como estava sendo vendida em loja de bacana lá na área nobre de SP, vc sabe como é....

Não tem um que gastou um absurdo em dinheiro por uma lata de merda leiloada de um artista muito famoso? (Ou não...? Soube disso faz anos.... Não sei... :hihi:)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 25 de Abril de 2008, 11:04:59 »

Não tem um que gastou um absurdo em dinheiro por uma lata de merda leiloada de um artista muito famoso? (Ou não...? Soube disso faz anos.... Não sei... :hihi:)

Se aconteceu mesmo eu não sei dizer, mas como merda de artista tb é arte se for exposta sob a iluminação correta, acho que deve ter quem pague. :lol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 25 de Abril de 2008, 11:38:22 »
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2646639-EI6789,00.html

O charme discreto do cocô

"À primeira vista, a última exposição inaugurada pelo Museu de Ciências naturais da cidade de Trento não me parece muito atraente. Pelo menos, quando li o título, não deu vontade de pegar um trem e percorrer 600 km para ver "O cocô: história natural do inominável".

Mas, pensando melhor, o assunto pode até ser atraente. Antes de mais nada, é bom lembrar que o tema ganhou dignidade artística na Itália desde 1961, quando o artista Piero Manzoni decidiu enlatar as suas fezes em 90 latinhas numeradas, com o rótulo "Merda de artista". Os críticos se dividiram sobre o significado da obra. Alguns falaram de uma metáfora irônica da origem profunda do trabalho artístico; outros frisaram o sentido mais amplo de produção e criação; houve até quem se comoveu, considerando as latinhas como o símbolo de uma dádiva do artista que se desfaz de uma parte de si para seu público.

Hoje em dia, as latinhas são conservadas em várias coleções de arte em todo o mundo. A que eu vi (a nº 4) estava na Tate Modern Gallery de Londres. Algumas explodiram, pela pressão interna do gás ou por causa da corrosão da lata. Em 2007, num leilão de Sotheby's, em Milão, um colecionista europeu pagou 124.000 euros por uma das latinhas, a n° 18. Um amigo de Manzoni declarou que, na verdade, as latas não contêm fezes, mas simplesmente 30 gramas de gesso. Ninguém, até agora, ousou abrir uma delas para verificar. Como Manzoni morreu em 1963, não podemos tirar a limpo a dúvida...."

Os críticos se dividiram sobre o significado da obra. Alguns falaram de uma metáfora irônica da origem profunda do trabalho artístico¹; outros frisaram o sentido mais amplo de produção e criação²; houve até quem se comoveu, considerando as latinhas como o símbolo de uma dádiva do artista que se desfaz de uma parte de si para seu público³.

¹Que significado tem um monte de merda enfiado numa lata ?

²Sentido amplo de produção e criação: O cara deu um barro depois de se empanturrar na hora do almoço.

³Esse público com certeza mereceu isso.

Hoje em dia, as latinhas são conservadas em várias coleções de arte em todo o mundo. A que eu vi (a nº 4) estava na Tate Modern Gallery de Londres. Algumas explodiram, pela pressão interna do gás ou por causa da corrosão da lata. Em 2007, num leilão de Sotheby's, em Milão, um colecionista europeu pagou 124.000 euros por uma das latinhas, a n° 18. Um amigo de Manzoni declarou que, na verdade, as latas não contêm fezes, mas simplesmente 30 gramas de gesso. Ninguém, até agora, ousou abrir uma delas para verificar. Como Manzoni morreu em 1963, não podemos tirar a limpo a dúvida...."

Qual o significado artistico de ter uma lata de merda guardada  dentro de uma vitrine na sala de estar?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 25 de Abril de 2008, 15:48:20 »
Primeiro o que me chama atenção é alguém pagar mais de 100.000 euros em merda enlatada.
Talvez porque quem comprou achou uma similaridade entre a lata e o próprio crânio, no sentido que os dois contém merda.

Eu sei que é piegas, e sei que as coisas não são tão simples, liberdade, etc..

Mas tanta gente não consegue dois reais para uma lata de feijão e um cara paga +100K em uma lata de merda... Algo difícil de arrumar está errado
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #206 Online: 25 de Abril de 2008, 15:50:18 »
Acho que você devia fazer algum curso na área de artes.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 25 de Abril de 2008, 15:58:04 »
Não entendi...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #208 Online: 25 de Abril de 2008, 16:06:47 »
Você não! O Arcanjo. :D

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 25 de Abril de 2008, 16:29:41 »
Primeiro o que me chama atenção é alguém pagar mais de 100.000 euros em merda enlatada.

Ué...quem compra merda enlatada tem que pagar caro mesmo! :lol:

Acho que você devia fazer algum curso na área de artes.

Acho que já estou ficando bom em "arte", conversando com vcs aqui no CC já descobri a diferença entre iluminar uma fechadura com vários tipos de lâmpadas, a diferença entre colocar um penico de ponta cabeça com a aste virada para o norte ou sul,e o significado artistico de dar um barro numa lata  de  Nescau ou numa lata de cera para assoalho. :lol:

Será que o artista teve algum preparo especial para dar o barro de acordo com o que ele queria expressar? Tipo...

1-Comeu caviar para criticar a diferença entre ricos e pobres no mundo?

2-Estava com desinteria e resolveu criticar as condições  sanitárias  da cidade onde vive?

3- Resolveu fazer dentro de uma lata para criticar a indústria capitalista que só se preocupa em ter lucro esquecendo que em certas regiões do mundo o pessoal faz no mato mesmo?

4-Por que 90 latas, algum significado especial? Não podiam ser 100 latas?

5- Todas tem o mesmo peso para que os felizes compradores  sejam igualmente premiados com um pedacinho da obra do artista? :biglol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 25 de Abril de 2008, 16:32:52 »
E porque usou latas ao invés de vidros transparentes onde a "obra" pode ser melhor apreciada?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #211 Online: 25 de Abril de 2008, 16:35:30 »
Faça um curso. Se depois dele você ainda pensar assim, desista de tentar entender arte (se é que isso é possível).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 25 de Abril de 2008, 16:37:27 »
Não adianta, Orbe...

Não consigo levar a sério que alguém ache que merda enlatada é uma forma de expressão artistica.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 25 de Abril de 2008, 16:38:14 »
Humm, ok.

Bom, tem obras de arte que aprecio sem curso mesmo.

Mas vou fazer um curso de arte para apreciar merda enlatada.
Boa dica.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #214 Online: 25 de Abril de 2008, 17:41:38 »
Vocês estão se atendo muito ao material. Eu também poderia dizer que uma escultura é apenas metal moldado. O que não deixa de ser verdade.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 25 de Abril de 2008, 17:44:03 »
Mas precisa saber moldar o metal, encher uma lata qualquer um consegue.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 25 de Abril de 2008, 17:54:17 »
A questão é: Quanto vale a minha (Agnóstico) merda na lata?
Resposta: Nada

Quanto vale a merda enlatada do artista em questão? 130.000 euros

Mesmo que a minha lata e a minha merda sejam iguais. OK, minha merda não vai ser exatamente igual a dele, mas who knows?

Então, não estão comprando a arte, como representação de algo, mesmo que abstrata.
Estão comprando a merda do cara famoso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 25 de Abril de 2008, 18:20:17 »

Vamos ver...30gr x 90 latas=2,7 KG

:hihi:
« Última modificação: 25 de Abril de 2008, 18:29:18 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #218 Online: 25 de Abril de 2008, 18:33:49 »
Mas não é o talento no molde de metais que valoriza a obra.

E muito menos o dono da merda.

Pelo menos em teoria.

Infelizmente, na prática, a maioria das pessoas compra pelo nome do artista. Compra pelas boas críticas ao artista. Pela possibilidade de valorização da obra. Pelo estatus de ter essa obra em casa. E não pelo valor artístico. Infelizmente as pessoas querem algo caro na estante e não algo que tenha significado.

Eu considero essas latas de merda uma clara contestação do artista sobre isso. As pessoas deturparam tanto o sentido de arte e valor artístico que são capazes de pagar fortunas por merda enlatada. A obra dele é ao mesmo tempo valiosa por contestar isso e sem valor algum por ser apenas a merda dele. Só a ironia de ver pessoas aparentemente inteligentes pagando fortunas por latas de merda já faz dessas latas uma obra genial.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 25 de Abril de 2008, 18:44:30 »
Mas a questão é essa mesmo, seria uma obra genial se fosse a merda de um desconhecido, ou a obra é genial porque o cara é famoso?

Se EU for até uma exposição de arte e deixar um troço desse lá, ainda seria arte ou me chamariam de idiota?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #220 Online: 25 de Abril de 2008, 18:55:01 »
Mas é justamente isso que o artista contestou. Um monte de tolos pagando por merda só porque ela veio de alguem dito artista. Se as pessoas pagassem pela merda de qualquer um, não haveria o que contestar, não haveria ironia alguma. É justamente esse pagar pelo nome e não pelo significado que está sendo contestado e da sentido às latas de merda.

É uma situação meio paradoxal. Comprar uma dessas latas é ser chamado de imbecil fútil pelo artista. Ao mesmo tempo que é uma boa compra, porque é uma obra inteligente de contestação da idéia de valor artístico. Comprar isso é ser inteligente e imbecil ao mesmo tempo.

Edit: Claro que essa é só minha humilde opinião. Posso estar errado e o artista realmente se achava tão incrível que considerava sua merda valiosa. Tudo é possível.  :nojo:
« Última modificação: 25 de Abril de 2008, 18:57:19 por Orbe »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 25 de Abril de 2008, 19:06:54 »
Mas é justamente isso que o artista contestou. Um monte de tolos pagando por merda só porque ela veio de alguem dito artista.

E é isso que tenho dito até agora, um bando de gente perde tempo vendo fechaduras iluminadas em pedestais ou  umas manchas de tinta só porque o "Fulano de Tal" fez.

Agora , sobre as latas seria mais fácil o cara  escrever a opinião dele em um jornal porque  seria bem mais claro e não teria dúvida alguma sobre o que pensa a respeito disso.

Os críticos se dividiram sobre o significado da obra. Alguns falaram de uma metáfora irônica da origem profunda do trabalho artístico; outros frisaram o sentido mais amplo de produção e criação; houve até quem se comoveu, considerando as latinhas como o símbolo de uma dádiva do artista que se desfaz de uma parte de si para seu público.

....e o trecho escrito acima tb me deixa claro que ninguém se tocou que é só uma lata de merda mesmo, do mesmo modo que uma fechadura em um pedestal é só uma fechadura em um pedestal mesmo....

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 25 de Abril de 2008, 19:09:47 »
Edit: Claro que essa é só minha humilde opinião. Posso estar errado e o artista realmente se achava tão incrível que considerava sua merda valiosa. Tudo é possível. 

A julgar pela arrogância que esses "artistas" mostram em público, é o mais provável...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #223 Online: 25 de Abril de 2008, 19:45:01 »
Agora , sobre as latas seria mais fácil o cara  escrever a opinião dele em um jornal porque  seria bem mais claro e não teria dúvida alguma sobre o que pensa a respeito disso.

Se ele fizesse isso não seria um artista. Entregar a mensagem pura e simplesmente é coisa de jornalista ou crítico de arte.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 25 de Abril de 2008, 20:07:58 »
Ei, se tão dando essa grana toda por uma lata de merda, então manda pra cá que eu dou um balde cheinho....

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!