Autor Tópico: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas  (Lida 21920 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #175 Online: 18 de Abril de 2008, 15:10:08 »
Uma galeria de arte não tem sistema de segurança gravando imagens  das entradas e saidas?
Se muitas no Brasil não têm, imagina na Nicarágua.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #176 Online: 18 de Abril de 2008, 15:24:14 »
Realmente...
No Brasil conseguiram roubar um Picasso e um Portinari.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 18 de Abril de 2008, 17:29:11 »
Uma galeria de arte não tem sistema de segurança gravando imagens  das entradas e saidas?
Se muitas no Brasil não têm, imagina na Nicarágua.

Não é tão caro que não dê para colocar...aqui em SP com R$500,00 vc já encontra algo disponivel na rua Santa Ifigênia, até mercadinho de favela tem câmera de segurança.

Realmente...
No Brasil conseguiram roubar um Picasso e um Portinari.

Roubaram e pegaram o cara porque tinha câmeras.

Já devolveram ao museu.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #178 Online: 23 de Abril de 2008, 12:39:27 »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 23 de Abril de 2008, 12:56:21 »
Habacuc, um artista de 32 anos que tirou seu apelido de um profeta bíblico, "porque soa bonito", montou "Exposición nº 1" usando cinco elementos que remetiam à morte do imigrante: a gravação do hino sandinista (movimento político nicaragüense) tocado ao contrário, um "incensário" onde se queimaram pedras de crack e alguns gramas de maconha, um cachorro que ganhou o nome de Natividad na obra, comida para cachorro (com biscoitos que formavam a frase "Você é o que você lê") e a representação dos vários tipos de mídia.

Eu tinha razão.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #180 Online: 23 de Abril de 2008, 13:10:52 »
Muito esclarecedor o link!

A morte do cachorro Natividad foi dada como certa por muitos que se depararam com a história acerca da instalação, mas a verdade é bem mais nebulosa - uma farsa pode ser a explicação para a "realização" da obra. Habacuc responde por escrito apenas que "Natividad morreu, os meios foram cúmplices", sem especificar qual Natividad morreu. Ele justifica a frase ambígua dizendo que "desconfia das mensagens claras". "Assim quero deixar uma dúvida clara. O pior que pode acontecer com uma obra é não produzir nada no espectador, por isso a obra não terminou no sentido de que seguem falando dela".

Procurada pelo G1, a diretora da Galeria Códice, Juanita Bermudez, se recusou terminantemente a dar entrevista, mas encaminhou um texto em que esclarece, na visão da instituição, o que aconteceu com o cão Natividad nos dias em que a instalação esteve aberta.
.
.
.
"O cão permaneceu no local por três dias, a partir das cinco da tarde da quarta-feira, 15 de agosto [de 2007]. Esteve solto o tempo inteiro no pátio interior, exceto pelas três horas que durou a mostra, e foi alimentado com comida canina que o próprio Habacuc trouxe. Surpreendentemente, ao amanhecer da sexta-feira, 17, o cão escapou passando pelas vergas de ferro da entrada principal do imóvel, enquanto o vigilante noturno que acabava de alimentá-lo limpava a calçada exterior do local", afirmava o comunicado assinado pela própria Juanita.

"Eu pensava em ficar com Natividad, mas ele preferiu retornar ao seu habitat", completava o texto.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #181 Online: 23 de Abril de 2008, 14:02:24 »
Habacuc, um artista de 32 anos (...)

Eu tinha razão.

Sobre o quê ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 23 de Abril de 2008, 17:08:32 »
Habacuc, um artista de 32 anos (...)

Eu tinha razão.

Sobre o quê ?

Sobre o "artista" ser um babaca imprestável.

Offline Luki4n

• Nível 05
  • *
« Resposta #183 Online: 23 de Abril de 2008, 21:54:10 »
Posso perguntar por que?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 23 de Abril de 2008, 22:00:49 »
Posso perguntar por que?

Porque todo "artista" que não tem capacidade de fazer algo que possa ser admirado como uma escultura em pedra ou metal ou uma tela que  precise de técnica e habilidade para ser feita, acaba   fazendo esse tipo de trabalho em que o cara pega um balde e joga tinta em uma tela ou então  coloca uns troços jogados no chão iluminados por uma lâmpada, ou então no caso desse idiota  usa um animal para chamar atenção da mídia para sua própria pessoa.

É fácil ser artista, basta ter um penteado esquisito, se vestir igual um demente, falar coisas sem nexo  e fazer algo ofensivo para chamara a atenção  de alguém.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 23 de Abril de 2008, 22:06:23 »
É fácil ser artista, basta ter um penteado esquisito, se vestir igual um demente, falar coisas sem nexo  e fazer algo ofensivo para chamara a atenção  de alguém.
E viva a arte....  :lol: E faltou o desfecho da obra: E apelar para "vcs não têm um nível para me entender...".  :hihi:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 23 de Abril de 2008, 22:18:53 »
E viva a arte....  :lol: E faltou o desfecho da obra: E apelar para "vcs não têm um nível para me entender...".  :hihi:

Mas é por aí mesmo...veja bem, estávamos comentando as coisas que vimos  nessas exposições de "arte".

Um cara coloca uma fechadura de porta iluminada por spots, outro coloca uma escada sob lâmpadas coloridas que ficam piscando, outro fica apitando no meio da multidão que visitava a exposição, outro prende um cachorro em uma coleira curta, outro pega um balde de tinta e joga em uma tela de tecido, outro ...

Quando falei do "Fazer algo ofensivo para chamar a atenção de alguém", me referia a uma "artista" que no ano passado fez dois pênis desenhados com crucifixos. Todo mundo aqui sabe que não morro de amores por  religião ou igrejas, mas  será mesmo que para ser artista tem que fazer esse tipo de coisa?

Precisa de alguma técnica especial para ser artista desse modo?

Offline Luki4n

• Nível 05
  • *
« Resposta #187 Online: 23 de Abril de 2008, 22:37:19 »
A arte vai muito além de uma pintura ou escultura. No fim do século 19 a arte sofreu uma evolução.... "brusca". Hoje em dia o que difere arte de uma coisa qualquer é a intenção de fazer arte, e é tudo isso que torna as coisas interessantes. Atualmente se pode fazer arte por meio de pinturas e esculturas, mas também por meio de performances, estalagens, objetos já prontos (readymade), etc. Existem vários meios de se fazer arte e é essa diversidade que torna tudo tão embasbacante.

Eu particularmente achei a idéia do cachorro do cara fantástica, não porque a obra em si foi genial, mas porque a coisa cresceu numa magnitude que acho que nem o próprio artista esperava, e algumas coisas acabaram fazendo sentido. A frase "Você é o que você lê" caiu como uma luva na história toda, e a obra se ampliou muito mais do que a intenção inicial aparente. Sobre o sentido inicial da estalagem do cara, eu só arriscaria comentar se eu tivesse visitado de fato. Sem estar lá nem arrisco comentários, assim como não vou ficar aqui discutindo algo idiota como se o cachorro morreu ou não.

E pra ser artista desse modo "alternativo" é necessário muito mais inteligência e estudo do que se imagina. Concordo que hoje em dia a definição de arte é meio estranha, aliás, absolutamente estranha. Eu mesmo já fui poeta e fazia poesias sem sentido algum (feitas para não ter sentido algum, de fato. O sentido delas era exatamente não ter sentido e as pessoas atribuírem sentido à obra) e as pessoas achavam magníficas as poesias e ficavam atribuindo mil sentidos diferentes, dizendo coisas como "ele quis expressar sua tristeza e mimimimi" quando eu só quis mostrar pra mim mesmo que uma obra uma vez mostrada ao público foge das rédeas do artista e toma o rumo que as pessoas quiserem dar praquilo que elas estão vendo, visto que arte não é matemática, é algo subjetivo, não objetivo e exato. A questão é: será que se eu dissesse pra pessoas que aquilo que elas liam não tinha sentido algum, aliás, havia sido feito pra não ter sentido, eu iria atingir o objetivo da minha obra, as pessoas atribuiriam sentido praquilo? Eu provaria pra mim mesmo o que eu queria?

Acho que o artista e o cachorro estão no mesmo patamar indagatório.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 23 de Abril de 2008, 23:16:56 »
E pra ser artista desse modo "alternativo" é necessário muito mais inteligência e estudo do que se imagina. Concordo que hoje em dia a definição de arte é meio estranha, aliás, absolutamente estranha.

Que nível de inteligência e estudo o cara precisa ter para entrar em uma loja de ferragens, comprar uma fechadura e colocar sobre um pedestal iluminado?

Offline Luki4n

• Nível 05
  • *
« Resposta #189 Online: 23 de Abril de 2008, 23:59:00 »
De que trabalho você se refere e de que artista?

Onde o trabalho foi o exposto?

No que consistia o trabalho?

Ele acrescentou alguma coisa a mais na ferradura? De que forma a ferradura estava posicionada? Como era o pedestal? De que era feito? Como eram as luzes? Como estava disposta a iluminação? Ela era colorida? Se sim, estava em contraste, tríade ou cores vizinhas (as cores da iluminação)? Sobre o que era o trabalho, o autor se manifestou sobre ele? Etc, etc.

É muito cômodo defender um ponto de vista pegando um trecho de um trabalho, sem descrição pormenorizada e lançando uma pergunta em cima disso. É como perguntar se um professor tem credibilidade baseado em uma única afirmação errada dele. Eu tenho um professor de química altamente foda que a única vez que vi ele se enganar sobre algo foi quando tava explicando sobre grau de liberdade. Ele se enganou ali, se eu quisesse defender o ponto de vista de que ele não tem credibilidade, eu poderia pegar somente esse trecho e esquecer todas as outras coisas hiperfodas que ele explicou certo, usando mais de 5 livros diferentes de fontes, com direito a citações dos mesmos. Assim como se eu quisesse defender que ele tem credibilidade eu poderia esquecer esse incidente que ele errou na explicação e falar somente das coisas hiperfodas.

Ou você fala tudo, TODO O TRABALHO, com fotos e tudo o mais, ou pra mim torna-se uma visão um tanto quanto parcial pra defender o ponto de vista do seu interesse, não necessariamente a realidade.

Offline Luki4n

• Nível 05
  • *
« Resposta #190 Online: 24 de Abril de 2008, 00:04:13 »
E.... tipo, uma das maiores obras de arte de todos os tempos, "A Fonte", foi feita por Marcel Duchamp. Ele comprou um pinico, virou de cabeça pra baixo, escreveu "A Fonte" (em francês, eu acho), colocou a data, assinou e mandou pra ser avaliada. A obra foi reprovada na época porque eles não tinham a visão artística que existe hoje, e cujos alicerces o próprio Duchamp ajudou a construir. Vale lembrar que Duchamp também virou uma bicicleta em cima de uma mesa, no canto de uma sala e disse que era arte. Qualquer um poderia ter feito isso, a questão é que ninguém fez. É preciso um determinado grau de inteligência pra ir de encontro aos conceitos de sua época e revolucionar, que foi o que Duchamp fez. Na teoria, qualquer um poderia ter feito o que ele fez, na prática, precisava ser alguém corajoso e genial. Nem tudo é tão ridículo quanto parece, uma obra de arte também deve ser avaliada pelo contexto da época e pela sua intenção, não somente pelo que aparenta ser ou pela facilidade da sua construção.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 24 de Abril de 2008, 07:40:57 »
De que trabalho você se refere e de que artista?

Onde o trabalho foi o exposto?

No que consistia o trabalho?

Não recordo o nome do artista, exposto no Masp,só  uma fechadura comum  de porta sobre um pedestal.

Mas tb tinha outros em outras mostras...que tal três pedras comuns sobre três pedestais?

A artista disse algo assim  na tv "É porque as pedras emitem luz no subsolo, emitem luz na escuridão!"...vá entender.

Como eram as luzes? Como estava disposta a iluminação? Ela era colorida? Se sim, estava em contraste, tríade ou cores vizinhas (as cores da iluminação)? Sobre o que era o trabalho, o autor se manifestou sobre ele? Etc, etc.

É muito cômodo defender um ponto de vista pegando um trecho de um trabalho, sem descrição pormenorizada e lançando uma pergunta em cima disso.

Grande diferença! Uma fechadura iluminada diretamente com uma lâmpada de 100w tem um significado inverso a uma fechadura iluminada com uma lâmpada de 60w iluminada  lateralmente!

Agora que sei a diferença tb vou montar uma exposição no Masp.

E.... tipo, uma das maiores obras de arte de todos os tempos, "A Fonte", foi feita por Marcel Duchamp. Ele comprou um pinico, virou de cabeça pra baixo, escreveu "A Fonte" (em francês, eu acho), colocou a data, assinou e mandou pra ser avaliada. A obra foi reprovada na época porque eles não tinham a visão artística que existe hoje, e cujos alicerces o próprio Duchamp ajudou a construir

Fica difícil avaliar assim...

O pinico era novo ou velho, estava sujo ou limpo, em que direção a aste apontava (Norte, sul, leste ou oeste?), cheirava mal ou foi desinfetado e perfumado, estava iluminado ou nas sombras?

Se não prestar atenção nisso , fica mesmo dificíl entender o que ele quis mostrar com um pinico virado . :lol:

Será que o tal artista consegue fazer  algo que  realmente precise de técnica e habilidade manual ou só consegue fazer isso?
« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 07:53:51 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 24 de Abril de 2008, 08:05:30 »
Só para constar, há uns anos atrás a revista veja publicou uma reportagem sobre gente famosa (Cantores, atores,escritores...) que se meteram a fazer esse tipo de arte...Paul McCartney , Yoko Ono e um bando de gente conhecida na Inglaterra...

Uma obra com a assinatura deles vale  mais que o dobro de uma obra do mesmo artista que não foi identificada com a tal assinatura.

Ou seja, se um critico não identificar o "artista" a opinião dele sobre a tal obra muda completamente...

Será que o tal pinico  seria considerado tão genial se fosse  colocado lá na mesma mostra, no mesmo lugar, na mesma posição e condições  se isso tivesse sido feito por um total desconhecido?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 24 de Abril de 2008, 09:46:43 »
Aqui tem uns caras que fazem quadros super complexos na beira do mar. Fica há poucos metros de um enorme centro cultural bastante conhecido por aqui... Ah, os caras são fudidos e a prefeitura manda confiscar os quadros de vez em quando.... Fico me perguntando o que é a arte de verdade hehe.. A "arte" é uma bosta. Existem várias obras que são belas e complexas, mas não sei o que é arte em si, já que matar um cachorro, dar a bunda em público ou algo supérfluo-extravagante-chamativo é arte...

Ah!!!! Agora estou entendo! Vou estuprar alguma irmã ou mãe de algum que defenda o caso do artista aí para mostrar o quanto deixamos a injustiça acontecer.... O quanto o ar complexo da matéria pensativa-emotiva não percebe o quanto as mulheres sofrem.... O quanto são sensíveis e indefesas.... O quanto a maldade pode afetar tanto numa sociedade sem que ela perceba o real sentimento de ser estuprado(a), por exemplo.... Ah, agora compreendo a arte.   :feliz:

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #194 Online: 24 de Abril de 2008, 10:17:23 »
Ah sim...

E isso automaticamente me imputa o nobre dever de assassinar crianças na próxima Bienal como forma de arte e como forma de jogar na cara das pessoas a violência da sociedade moderna.

Que tal jogarmos uma da janela do Pavilhão da Bienal? Afinal de contas, a vida imita a arte.

Desculpe desenterrar o post, mas essa não deu pra aturar.

Não vi nada demais na "obra de arte".

As mesmas pessoas que supostamente se revoltam com isso, são as que passam pelos animais de rua e os ignoram como se fizessem parte da paisagem.

O que deixou todos revoltados, na verdade, foi o artista esfregar na cara de todo mundo uma realidade que as pessoas finjem não ver: animais morrem de fome e doença nas ruas todos os dias e ninguem se importa com isso.

Na rua é mais fácil ignorar do que na galeria de arte.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 24 de Abril de 2008, 11:40:21 »
Aqui tem uns caras que fazem quadros super complexos na beira do mar. Fica há poucos metros de um enorme centro cultural bastante conhecido por aqui... Ah, os caras são fudidos e a prefeitura manda confiscar os quadros de vez em quando....

Meu pai viajava muito a trabalho , e certa vez passando por uma estrada qualquer em Mina Gerais  acabou parando em um estabelecimento de beira de estrada em que um cara  esculpia e vendia carrancas de madeira, então acabou comprando uma que temos aqui em casa.

Um P* trabalho em madeira, super detalhado e difícil de fazer que o cara produzia com um facão e umas ferramentas manuais bem rústicas.

Eu trabalho com madeira e posso dizer que não é qualquer um que faz uma coisa daquela  do modo como foi feita, o cara precisa ser muito bom mesmo ...

Valor do trabalho : R$ 30,00 em 1995

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #196 Online: 24 de Abril de 2008, 13:47:51 »
Aqui tem uns caras que fazem quadros super complexos na beira do mar. Fica há poucos metros de um enorme centro cultural bastante conhecido por aqui... Ah, os caras são fudidos e a prefeitura manda confiscar os quadros de vez em quando....

Meu pai viajava muito a trabalho , e certa vez passando por uma estrada qualquer em Mina Gerais  acabou parando em um estabelecimento de beira de estrada em que um cara  esculpia e vendia carrancas de madeira, então acabou comprando uma que temos aqui em casa.

Um P* trabalho em madeira, super detalhado e difícil de fazer que o cara produzia com um facão e umas ferramentas manuais bem rústicas.

Eu trabalho com madeira e posso dizer que não é qualquer um que faz uma coisa daquela  do modo como foi feita, o cara precisa ser muito bom mesmo ...

Se você levar em um Shopping em uma daquelas lojas de artesanato, deve conseguir vender por uns 400 reais... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #197 Online: 24 de Abril de 2008, 16:07:41 »
Não vi nada demais na "obra de arte".

As mesmas pessoas que supostamente se revoltam com isso, são as que passam pelos animais de rua e os ignoram como se fizessem parte da paisagem.

O que deixou todos revoltados, na verdade, foi o artista esfregar na cara de todo mundo uma realidade que as pessoas finjem não ver: animais morrem de fome e doença nas ruas todos os dias e ninguem se importa com isso.

Na rua é mais fácil ignorar do que na galeria de arte.
Ah sim...

E isso automaticamente me imputa o nobre dever de assassinar crianças na próxima Bienal como forma de arte e como forma de jogar na cara das pessoas a violência da sociedade moderna.

Que tal jogarmos uma da janela do Pavilhão da Bienal? Afinal de contas, a vida imita a arte.

Desculpe desenterrar o post, mas essa não deu pra aturar.

Se você quiser fazer isso, pode ficar seguro de que eu não vou lhe criticar. :D
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #198 Online: 24 de Abril de 2008, 16:11:46 »
Ainda vamos te indicar para o Darwin Awards!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 24 de Abril de 2008, 16:25:32 »

Se você levar em um Shopping em uma daquelas lojas de artesanato, deve conseguir vender por uns 400 reais... :lol:

Ou até mais se algum "artista" famoso assinar a coisa.

Certa vez eu vi uma propaganda de presentes que tinha uma caixinha de acrilíco comum montada com umas esquadrias de alumínio a R$1.200,00...acho que não tinha 30x30x30 cms e o custo do material e da fabricação não passava de uns R$100,00.

Mas como estava sendo vendida em loja de bacana lá na área nobre de SP, vc sabe como é....

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!