Autor Tópico: Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)  (Lida 204104 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)
« Online: 08 de Maio de 2008, 23:54:34 »
Quais são os "segredos" rosacruzes?

O estudo dos poderes psíquicos faz parte dos ensinamentos da Ordem, como por exemplo a telepatia, telecinesia, radiestesia, clarividência, projeção psíquica, etc. O desenvolvimento desses poderes, porém, não são considerados como critério para a evolução espiritual, sendo atribuída a eles uma importância secundária. Do ponto de vista Rosacruz, o que importa acima de tudo é o despertar das virtudes próprias como a humildade, a generosidade, a tolerância, a auto-estima e outras. (ref.: http://www.terra-quadrada.com.br/terra/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=178&mode=thread&order=0&thold=0)

Veja também o link abaixo, que apesar de católico, fornece um panorama da AMORC.

"SEGREDINHOS" DA ROSA-CRUZ - Trechos de monografias, sinais, palavras de passe - A FARSA - http://catolicismo.wordpress.com/2007/11/27/segredinhos-da-rosa-cruz-trechos-de-monografias-sinais-palavras-de-passe-a-farsa/

Alguém tem mais informação?

« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 00:14:34 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2008, 13:49:50 »
Rosas-cruzes sao aqueles malucos que se separaram da maçonaria séculos atras?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2008, 16:41:00 »

Sei que você pode se 'filiar' à AMORC pagando uma quantia por mês, recebe alguns livros para estudo e, se desistir, precisa devolver... E pelo pouco que sei, a Ordem RosaCruz não teve vínculos de origem com a Maçonaria. A associação deve acontecer em razão de ambas serem sociedades tidas como 'secretas'... Pelo menos é o que consta nos meus parcos conhecimentos...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2008, 16:51:39 »
Os coitados são resultado do melhor hoax da história.

No início do século XVII circularam uns escritos anônimos referindo-se a um tal Cristian Rosenkreuz, que teria tido acesso a segredos esotéricos antigos. Falavam de uma ordem secreta que seguia seus ensinamentos, mas era tão secreta que não dizia como se juntar a ela.
Com o tempo surgiram grupos que se assumiram como discípulos de Rosenkreuz e daí vem a história dos rosacruzes.
Foi uma pegadinha que pegou mesmo.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2008, 17:08:20 »
Pois é, é que tem muita desinformaçao sobre estas coisas

Em uma destas revistas que a gente ve por ai em bancas  " Tudo sobre sociedades secretas, buuuuuuu" 
da Abril eu li que os rosas cruzes foram chegados do maçons , ou foram responsáveis por um cisma na maçonaria  ou algo assim

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2008, 17:16:42 »
Os coitados são resultado do melhor hoax da história.

No início do século XVII circularam uns escritos anônimos referindo-se a um tal Cristian Rosenkreuz, que teria tido acesso a segredos esotéricos antigos. Falavam de uma ordem secreta que seguia seus ensinamentos, mas era tão secreta que não dizia como se juntar a ela.
Com o tempo surgiram grupos que se assumiram como discípulos de Rosenkreuz e daí vem a história dos rosacruzes.
Foi uma pegadinha que pegou mesmo.

É a soberba humana. Tudo o que não fazem para não se sentirem detentores de um conhecimento superior e secreto. Pertencentes a um grupo de seres iluminados e superiores ao resto da humanidade.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2008, 17:19:03 »
Pois é, é que tem muita desinformaçao sobre estas coisas

Em uma destas revistas que a gente ve por ai em bancas  " Tudo sobre sociedades secretas, buuuuuuu" 
da Abril eu li que os rosas cruzes foram chegados do maçons , ou foram responsáveis por um cisma na maçonaria  ou algo assim

rs. As revistas da Abril são uma piada, diga-se de passagem. Se for a Super então... ai ai... Sem comentários...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2008, 17:25:03 »
É a soberba humana. Tudo o que não fazem para não se sentirem detentores de um conhecimento superior e secreto. Pertencentes a um grupo de seres iluminados e superiores ao resto da humanidade.

::) Por um precinho módico e alguns momentos de estudo, você também poderá ascender à categoria de mestre das artes secretas... :histeria:

Bem, com todo respeito, mas eles passam uma imagem imponente e respeitável, isso é fato. Esse ar de mistério, de que nem todos estão aptos a atingirem níveis elevados dentro da sociedade acaba despertando a curiosidade de muita gente (eu quase me filiei à juventude Rosa Cruz há alguns anos atrás... :vergonha:). O fato de não ser uma religião acessível como o cristianismo faz com que os rosacrucianos (com exceções, claro) se sintam pessoas especiais... Afinal, não é qualquer um que pode fazer parte da Ordem...  ::)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2008, 18:11:07 »
Eu fui rosacruz por um ano. Um dia um colega meu, também rosacruz, afirmou que o imperator, como é chamado o chefão da ordem, era capaz de transformar ferro em ouro apenas com as mãos. Que tempo perdido e quanta besteira eu acabei lendo...
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2008, 21:37:22 »
Eu fui rosacruz por um ano. Um dia um colega meu, também rosacruz, afirmou que o imperator, como é chamado o chefão da ordem, era capaz de transformar ferro em ouro apenas com as mãos. Que tempo perdido e quanta besteira eu acabei lendo...

Po, e os caras tem que cobrar por livrinhos??
Conta mais...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2008, 22:51:36 »

::) Por um precinho módico e alguns momentos de estudo, você também poderá ascender à categoria de mestre das artes secretas... :histeria:

Pior é que é assim mesmo. Já tive oportunidade de dar uma fuçadinha as escondidas nos livros da minha mãe. :vergonha:

A parte mais engraçada de todas é quando eles falam das origens milenares da AMORC. Não é pra qualquer um não, tem que ter muito controle para não cair na gargalhada.

Já minha mãe... Acho que ela encara a ordem como se fosse um spa de lunaticos, pela morada do silcencio e outras instalações rosacruzes em Curitiba, se me lembro bem.

Eu ja mandei uma carta pra Amorc solicitando um exemplar de um livreto chamado "xxxxxx da vida", ou algo do tipo. Anexado com ele vinha uma folinha para eu me afiliar... vou ver se da pra eu escanear e postar aqui. :ok:
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2008, 00:29:39 »

Dá pra se filiar pela internet mesmo, Nohai... rs... Acho que depois vc imprime o boleto ou paga no cartão de crédito e logo receberá os exemplares dos livrinhos da ordem. :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2008, 00:33:14 »

Pior é que é assim mesmo. Já tive oportunidade de dar uma fuçadinha as escondidas nos livros da minha mãe. :vergonha:

A parte mais engraçada de todas é quando eles falam das origens milenares da AMORC. Não é pra qualquer um não, tem que ter muito controle para não cair na gargalhada.

Já minha mãe... Acho que ela encara a ordem como se fosse um spa de lunaticos, pela morada do silcencio e outras instalações rosacruzes em Curitiba, se me lembro bem.

Eu ja mandei uma carta pra Amorc solicitando um exemplar de um livreto chamado "xxxxxx da vida", ou algo do tipo. Anexado com ele vinha uma folinha para eu me afiliar... vou ver se da pra eu escanear e postar aqui. :ok:

Esta é a versão em vídeo (chatíssima) do livreto. Duvido que alguém suporte assistir até o final.

<a href="http://www.youtube.com/v/i4277KrK5ko" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/i4277KrK5ko</a>

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Maio de 2008, 01:01:44 »

É uma mescla de empreendedorismo, auto-ajuda, auto-sugestão consciente, etc etc... E sim, eu vi o vídeo inteiro... ¬¬ Aproveitei o link para dar uma olhada em alguns vídeos sobre maçonaria... \o/ Rir de madrugada não tem preço (o drama da reprodução de imagens maçônicas ao som de assustadores cantos gregorianos... brrrrr, que medo... :P)...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #14 Online: 10 de Maio de 2008, 08:53:59 »
Segundo a lenda a ordem foi fundada pelos egípcios e as pirâmides, construídas para celebração de ritos. Os faraós aproveitaram e se enterraram lá. Esses egípcios que fundaram a ordem eram oriundos do continente perdido de atlântida que acumulou todo o conhecimento possível, exceto, é claro, de se preservarem. Jesus também era um membro da ordem, um ser muito evoluído, um avatar. Segundo os arquivos secretos, ele não morreu, mas foi salvo pelos membros. Depois ele errou pelo mundo, fixou-se na Índia onde se tornou um grande mestre espiritual. Os rosacruzes acreditam mesmo nisso...
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #15 Online: 10 de Maio de 2008, 13:32:59 »
:histeria: Eu tinha ouvido uma versão menos patetica... Cruzes, é pior do que eu achava!
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Maio de 2008, 13:37:08 »
A história que conheço é mais ou menos essa também. Uma mescla de atlântida, civilização egípcia, etc etc. Eu acho bem interessante as adaptações que as religiões costumam fazer: para o espiritismo, Jesus existiu e foi um espírito evoluído; para os rosacruzes, Jesus era um ser evoluído que se tornou grande mestre espiritual. O mesmo para outras religiões que também aceitam a figura de Jesus. Todo mundo adapta o grande mestre de forma a atrair adeptos do cristianismo que não estão satisfeitos com as doutrinas exclusivamente cristãs (em conformidade com a bíblia).

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Maio de 2008, 13:37:36 »
:histeria: Eu tinha ouvido uma versão menos patetica... Cruzes, é pior do que eu achava!

A parte do imperator transformar o que toca em ouro deve ter saído da lenda do rei midas... :histeria:

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Maio de 2008, 13:44:59 »
Por isso que nem perco tempo com crentes.
Esses esquisitoides superam e muito os crentes.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #19 Online: 10 de Maio de 2008, 14:28:45 »
Há também a história da palavra perdida. É uma palavra mágica que é capaz de influenciar as pessoas. Os maçons também acreditam nela. Eu não me lembro mais - já faz tempo isso. Posso assegurar que não funciona.

Uma coisa sempre presente nos textos rosacruzes é a alquimia. Ela representa também uma mudança espiritual. O neófito deve desenvolver a capacidade de entrar em contato, através do seu inconsciente, com os símbolos do cósmico - termo usado para deus. O inconsciente trará à luz as mensagens dele através de símbolos que deverão ser interpretados. Bem isso pelo menos serviu para despertar minha curiosidade por Jung. Para isso você deverá meditar, ou seja, não pensar. Mas meditar é uma capacidade de difícil aprendizado. Nas monografias há uma série de exercícios que o neófito deve praticar para desenvolvê-la. Um deles é o seguinte: sentado numa cadeira, você se concentra numa parte do corpo apenas até que a concentração obtida seja a máxima, quando então você se concentra em outra, assim sucessivamente. Outro exercício e se concentrar nas batidas do coração até que a percepção cesse.

Outro mais interessante é projetar seu corpo astral. Deitado na cama você imagina estar flutuando um metro acima da cama. De repente, púf, você está flutuando no meio do quarto.

Meu supracitado colega dizia poder ler os pensamentos e projetá-los nas mentes de outras pessoas de tal forma que eles passavam por seus. Faz vinte anos que não o vejo. Não sei o que anda fazendo do seus superpoderes...

Mais interessante é a lista de membros famosos que foram da ordem. De Gothe a Newton. A famosa fórmula do Einstein já era conhecida da ordem que só não a divulgou para que os homens não construissem a bomba.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #20 Online: 10 de Maio de 2008, 15:40:00 »
Engraçado como todos os vultos históricos foram Maçons, Rosacruzes, Templários, Homossexuais, whatever...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Maio de 2008, 15:53:17 »
Ouvi falar nessa história da palavra perdida através da maçonaria e nem sabia que também estava presente entre os rosacruzes. Acho que as duas 'seitas' tem muita coisa em comum, pelo visto.

E assim como você, meu interesse por Jung começou logo nessa época em que tentei me dedicar aos estudos da ordem rosacruz (e quase ingressei nela) e outras coisas (teosofia, hermetismo, etc). Não me aprofundei mais pq me deparei com essas questões um tanto quanto 'mágicas' demais.

Ah, até tinha um livro de projeção astral. Li inteiro e achei que aprenderia algo que preste. O resultado é que nunca me projetei pra lugar nenhum (acho que minha mente cética sempre me impediu de delirar a esse ponto).

Tá aí, não sabia que Einstei era rosa cruz... achei que ele era maçon... :hein:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Maio de 2008, 15:54:28 »
Engraçado como todos os vultos históricos foram Maçons, Rosacruzes, Templários, Homossexuais, whatever...

Existe algo melhor para arrebanhar pessoas digamos, mais desenvolvidas intelectualmente, do que dizer que esta ou aquela personalidade da história era de determinada seita/religião?
« Última modificação: 10 de Maio de 2008, 16:18:19 por Lua »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2008, 16:08:20 »
Não, como falou o Dbohr, Einstein era Maçon, Rosacruz, Templário, Homossexual alem de whatever
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Maio de 2008, 16:41:31 »
Já tive uma pessoa muito próxima me falando que acreditava que existiam pessoas que eram capazes de levitar em templos orientais escondidos em montanhas.
Também ja li cada coisas em textos, muitos deles ditos secretos, que ria e não conseguia acreditar que existia pessoas que realmente acreditavam.
É até onde leva a soberba do ser humano.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!