Pelo menos algumas instituições/organizações fazem alguma coisa de relevante pra sociedade....
Não conheço sobre os rosacruzes muito além do que foi dito por aqui.
Fui maçon tendo chegado a MM (Mestre Maçon), depois me afastei e fui "apascentado".
Sobre a maçonaria, posso dizer que tem alguns ensinamentos morais interessantes. Nela
quando se fala de alquimia, é para ficar claro que esta se falando da alquimia da "alma" (caráter, personalidade), na busca de ser uma pessoa melhor, para sí, para a família, a sociedade e o mundo.
Isso é legal. Realmente se amplia o círculo de amizades, tendo como em todos os meios pessoas boas e ruins.
Os membros ingressam pelos mais diversos motivos: status, curiosidade, tradição familiar, busca de vantagens pessoais e profissionais, conhecimento espiritual etc. Isso vai de cada um.
Crenças e superstições a parte, não da para desconsiderar que muitas dessas sociedades/irmandades/clubes prestam um serviço social relevante.
Maçonaria, Lions e Rotary, para ficar nas três que acho que são as maiores, mantêm escolas, creches, cursos profissionalizantes e outras frentes de trabalho junto especialmente as camadas mais pobres da sociedade.
Então, se os caras querem brincar de clubinho, fazer rituais ou seja lá o que for, deixa eles, problema deles. Se tem ganhos pessoais com isso, e daí?
Mas que tem um trabalho relevante, isso tem. Melhor que não fazer nada.