Autor Tópico: Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)  (Lida 204108 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)
« Resposta #100 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 00:57:11 »
Eles têm uma "palavra perdida"? :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 01:09:24 »
Eles têm uma "palavra perdida"? :P

Pois é...um amigo rosacruz disse que já foi salvo em assalto depois de "mentalizar" a palavra perdida fixando atentamente o assaltante que resolveu dar no pé... :histeria: Mas não é qualquer palavra, ela vem da Atlântida!!!  :stunned:

P.S.
Pena que não ensinaram isso ao padre Marcelo para se livrar do vira-lata que quase lhe arrancou o olho, conforme descrito no outro tópico.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #102 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 01:13:49 »
:rola:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #103 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 09:09:51 »
Só me responda: o chefão da Rosa Cruz tem poder ou não pra transformar ferro em ouro?

:hihi:

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #104 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 09:26:38 »
Pelo menos algumas instituições/organizações fazem alguma coisa de relevante pra sociedade....

Não conheço sobre os rosacruzes muito além do que foi dito por aqui.
Fui maçon tendo chegado a MM (Mestre Maçon), depois me afastei e fui "apascentado".
Sobre a maçonaria, posso dizer que tem alguns ensinamentos morais interessantes. Nela quando se fala de alquimia, é para ficar claro que esta se falando da alquimia da "alma" (caráter, personalidade), na busca de ser uma pessoa melhor, para sí, para a família, a sociedade e o mundo.
Isso é legal. Realmente se amplia o círculo de amizades, tendo como em todos os meios pessoas boas e ruins.
Os membros ingressam pelos mais diversos motivos: status, curiosidade, tradição familiar, busca de vantagens pessoais e profissionais, conhecimento espiritual etc. Isso vai de cada um.
Crenças e superstições a parte, não da para desconsiderar que muitas dessas sociedades/irmandades/clubes prestam um serviço social relevante.
Maçonaria, Lions e Rotary, para ficar nas três que acho que são as maiores, mantêm escolas, creches, cursos profissionalizantes e outras frentes de trabalho junto especialmente as camadas mais pobres da sociedade.
Então, se os caras querem brincar de clubinho, fazer rituais ou seja lá o que for, deixa eles, problema deles. Se tem ganhos pessoais com isso, e daí?
Mas que tem um trabalho relevante, isso tem. Melhor que não fazer nada.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #105 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 09:46:46 »
Por outro lado a falta de senso crítico que tais sociedades desenvolvem é sempre preocupante -- especialmente quando o cidadão deixa essa falta de senso crítico se espalhar para as suas atividades fora da Ordem. Infelizmente já testemunhei 3 amigos terem bastante dificuldades na vida por conta disso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 09:52:04 »

Bulldog,

Concordo, pois caimos de novo na questão da liberdade de pensamento que é o direito que temos de abraçar qualquer idéia. No entanto, quando alguma instituição vende abertamente a idéia de superpoderes e conhecimentos ocultos que podem conferir vantagens exclusivas para conquistar adeptos, a coisa muda de figura. Entra em cena a desinformação, a manipulação e promoção da pseudociência. A idéias de os projeciologistas sairem por aí atravessando paredes, das materializações e curas de doenças em centros espíritas e da entoação de sons vocálicos da língua dos atlantes pelos rosacruzes podem parecer ingênuas e inofensivas mas trazem consigo o acobertamento da lógica e da razão e o desestímulo do pensamento crítico. Reconheço os pontos fortes, como você destacou, mas é preciso discutir e esclarecer essa parte que tira vantagem da ignorância ou desconhecimento das pessoas, em geral sobre o conceitos científicos e filosóficos básicos que são vendidos como segredos para alimentar o auto-engano.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, 09:56:39 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #107 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 11:44:15 »

Bulldog,

Concordo, pois caimos de novo na questão da liberdade de pensamento que é o direito que temos de abraçar qualquer idéia. No entanto, quando alguma instituição vende abertamente a idéia de superpoderes e conhecimentos ocultos que podem conferir vantagens exclusivas para conquistar adeptos, a coisa muda de figura. Entra em cena a desinformação, a manipulação e promoção da pseudociência. A idéias de os projeciologistas sairem por aí atravessando paredes, das materializações e curas de doenças em centros espíritas e da entoação de sons vocálicos da língua dos atlantes pelos rosacruzes podem parecer ingênuas e inofensivas mas trazem consigo o acobertamento da lógica e da razão e o desestímulo do pensamento crítico. Reconheço os pontos fortes, como você destacou, mas é preciso discutir e esclarecer essa parte que tira vantagem da ignorância ou desconhecimento das pessoas, em geral sobre o conceitos científicos e filosóficos básicos que são vendidos como segredos para alimentar o auto-engano.
Então até aqui nao discordamos em nada. :hihi:

Por outro lado a falta de senso crítico que tais sociedades desenvolvem é sempre preocupante -- especialmente quando o cidadão deixa essa falta de senso crítico se espalhar para as suas atividades fora da Ordem. Infelizmente já testemunhei 3 amigos terem bastante dificuldades na vida por conta disso.

Até por isso, citei nominalmente as que conheço e não fazem uso do marketing dessas idéias que voces referiram acima (superpoderes e tals...). Fujo das generalizações.Elas me apavoram.
Quanto as pessoas que perdem o senso crítico e criam dificuldades para sí mesmas, acho que  quase todos conhecemos histórias assim. Elas são fruto das obsessões de qualquer natureza, das de fé e da ciência, do ceticismo e da crendice, enfim.
Penso que isso vai muito da estrutura psicológica do sujeito. Se ele não se obcecar com a fé vai se obcecar com a falta dela. Vai buscar sempre algo para se auto-compensar e só vai alimentar o desquilíbrio. O que é uma pena, mas é humano.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 12:08:38 »
Citação de: Bulldog
Até por isso, citei nominalmente as que conheço e não fazem uso do marketing dessas idéias que voces referiram acima (superpoderes e tals...). Fujo das generalizações.Elas me apavoram.

Não é caso da AMORC - este trecho foi extraído do livreto "O Domínio da Vida" - de divulgação.

fonte: http://www.amorc.org.br/dominio.htm

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #109 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 16:35:37 »
Realmente, soh faltou incluir nessa lista a Verdade Sobre o Pe Grande, O Poder dos Cristais, A Maldicao do Chupacabra
e a Assombracao da Perna Cabeluda. Que lixo.  :enjoo:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #110 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 17:14:07 »
Achei incrivel nao ter a palavra "quantica" ou variacoes dela na lista.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #111 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 02:22:00 »
Tem o ultimo nivel q envolve a palavra cosmica serve? ::)
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 07:30:25 »
E é preciso uma sociedade "discreta" para se produzir tanto bullshit?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #113 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 10:08:09 »

É que eles ainda estão na era do Magnetismo. Sério.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 16:45:35 »

É que eles ainda estão na era do Magnetismo. Sério.

Diria mesmerismo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 17:58:31 »
Até pouco tempo atrás, A AMORC ensinava a seus membros que modelo de Dalton era a estrutura atômica mais adequada para explicar alguns mistérios da natureza. O conhecimento esotérico já estava entrando em conflito com o conhecimento exotérico constante dos livros escolares. Há alguns anos as monografias (escritas há mais de 90 anos) foram reformuladas. Estava cada vez mais difícil sustentar idéias baseadas no conhecimento do séc. XIX.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 00:00:12 »
Até pouco tempo atrás, A AMORC ensinava a seus membros que modelo de Dalton era a estrutura atômica mais adequada para explicar alguns mistérios da natureza. O conhecimento esotérico já estava entrando em conflito com o conhecimento exotérico constante dos livros escolares. Há alguns anos as monografias (escritas há mais de 90 anos) foram reformuladas. Estava cada vez mais difícil sustentar idéias baseadas no conhecimento do séc. XIX.
Coisa que os espiritas conseguem "contornar" com muito malabarismo mental e o uso da incrível "lógica" espírita...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mistico

• Nível 00
  • *
« Resposta #117 Online: 25 de Março de 2010, 21:33:04 »
Bem,
Não adianta ficar chiando, ou falando besteira sobre a ordem Rosacruz,
somente quem é rosacruz e ja chegou aos graus superiores entende,
é besteira ficar especulando e digo pois tenho 33 anos de idade e 17 de ordem e me sinto muito bem, não transformo ferro em  ouro, muito menos fico por ai falando besteira.
É uma pena que pessoas inteligentes como vcs fiquem difamando a ordem e perdendo seu tempo

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 25 de Março de 2010, 21:40:44 »
Bem,
é besteira ficar especulando e digo pois tenho 33 anos de idade e 17 de ordem e me sinto muito bem, não transformo ferro em  ouro, muito menos fico por ai falando besteira.
É uma pena que pessoas inteligentes como vcs fiquem difamando a ordem e perdendo seu tempo
Mistico,

Antes de tudo bem vindo, há um tópico de apresentação, dá uma passada lá.

Quanto a sua opinião, apenas leia o que foi postado até aqui.
Apresentamos fatos e deduções lógicas, essa "ordem" não tem nada de mistico ou "conhecimentos" secretos que realmente façam alguma diferença mistica, mental ou afins, mas apenas o beneficio que qualquer sociedade desse tipo pode trazer.

Se quiser refutar, fique a vontade. Prove alguma das alegações desse grupo, apresente fatos, evidencias. Somos um forum cético, discutimos em torno de evidencias, fatos, provas, por isso sua  opinião pessoal foi dada e devidamente ignorada por não conter nenhum argumento, não leve a mal.

Quanto a perder nosso tempo, de modo algum! Já aprendemos algumas coisas do ponto de vista antropológico discutindo grupos de modo geral e suas crenças, como por ecemplo a maçonaria, etc.
Se voce tiver fatos ou argumentos novos, será interessante discutí-los.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 25 de Março de 2010, 23:28:27 »
Bem,
é besteira ficar especulando e digo pois tenho 33 anos de idade e 17 de ordem e me sinto muito bem, não transformo ferro em  ouro, muito menos fico por ai falando besteira.

Bullshit. Você acha que ficar sozinho num quarto escuro diante de um espelho à luz de velas entoando sons vocálicos como uma gata no cio, lendo um livrinho que você acha que é secreto, ficar fantasiando iniciações egípcias, brincar de fazer as mesmas experiências do laboratório químico juvenil ou acreditar que consegue projetar a sua consciência para satisfazer seu voyerismo ou se enganar acreditando que pode curar à distância lhe trás algum benefício?

A parte útil do conhecimento rosacruz é justamente a parte exotérica e está presente de forma completa nos livros de filosofia e história. O resto é besteira.

Esse papo xarope de graus superiores e décadas de Ordem não significam nada. Dedique o seu tempo ao estudo da ciência e da filosofia e guarde o seu dinheirinho na poupança.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #120 Online: 26 de Março de 2010, 06:03:14 »
Bom Giga, eu preferiria que você recepcionasse o colega novo como o Contini. Você anda com a tolerância a bullshit bem baixa ultimamente, não? :cool:

De outra forma, Mistico, sinto dizer que ambos os colegas acima têm razão. De nada adiantam 17 anos de Ordem se o que se ensina lá dentro sobre como o mundo real funciona está totalmente furado. Você pode até se sentir bem, o que nem vou entrar no mérito; mas se sentir bem a respeito de uma filosofia não faz dela correta.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 26 de Março de 2010, 06:42:37 »
Bom Giga, eu preferiria que você recepcionasse o colega novo como o Contini. Você anda com a tolerância a bullshit bem baixa ultimamente, não? :cool:

De outra forma, Mistico, sinto dizer que ambos os colegas acima têm razão. De nada adiantam 17 anos de Ordem se o que se ensina lá dentro sobre como o mundo real funciona está totalmente furado. Você pode até se sentir bem, o que nem vou entrar no mérito; mas se sentir bem a respeito de uma filosofia não faz dela correta.

OK. Você tem razão. Sorry a todos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 26 de Março de 2010, 06:43:31 »
Místico,

Seja bem vindo e como se costuma dizer na AMORC: Paz profunda.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #123 Online: 26 de Março de 2010, 09:56:08 »
:ok:

E toca-se o barco. Mistico?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #124 Online: 26 de Março de 2010, 10:53:28 »
Acho que esse ja foi embora

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!