Autor Tópico: Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)  (Lida 204105 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)
« Resposta #25 Online: 11 de Maio de 2008, 11:22:43 »
Com tanto poderes secretos e superiores, por que nenhum deles faz nada pelo bem da humanidade?

Não li quase nada da literatura deles, mas fica a impressão de que o conhecimento que realmente importa, aquele que dará ao iniciado os superpoderes, só será revelado quando ele atingir um certo grau de aprendizado.
Enquanto isto, ele fica lendo um monte de baboseiras que não servem para nada. E nunca chega ao "grau avançado" no qual os segredos lhe serão revelados.

Um bando de adultos brincando de "sociedade secreta", de "eu sei e você não sabe".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Maio de 2008, 14:55:47 »
Comentário de Lua
Afinal, não é qualquer um que pode fazer parte da Ordem...
Na AMORC é só se registrar e pagar pelas lições. Mas existem outras seitas que se dizem rosacruzes, mais fechadas, que só se entra através de convite.

Comentário de Lua
Tá aí, não sabia que Einstein era rosa cruz... achei que ele era maçon...

Muito cuidado nessa hora. Não existe nenhuma evidência que prova que Einstein era rosacruz ou maçon. Se você pesquisar no google vai achar uma infinidade de sites de misticismo afirmando e repetindo essa bobagem. O engraçado é que livro da AMORC (http://www.amorc.org.br/dominio2006.pdf) ele não é citado, veja abaixo:

Ao longo da história, muitas pessoas eminentes nos campos das ciências e das artes estiveram associadas à Ordem Rosacruz. Alguns deles foram: Leonardo Da Vinci (1452-1519), Cornelius Heinrich Agrippa (1486-1535), Paracelso (1493-1541), François Rabelais (1494-1553), Teresa de Ávila (1515-1582), João da Cruz (1542-1591), Francis Bacon (1561-1626), Jacob Boehme (1575-1624), René Descartes (1596-1650), Blaise Pascal (1623-1662), Baruch Spinoza (1632-1677), Isaac Newton (1642-1727), Gottfried Wilhelm Leibnitz (1646-1716), Benjamin Franklin (1706-1790), Thomas Jefferson (1743-1826), Michael Faraday (1791-1867), Marie Corelli (1855-1924), Claude Debussy (1862-1918), Erik Satie (1866- 1925) e Edith Piaf (1916-1963).

Veja Leonardo da Vinci, por exemplo, já se revirou tudo que ele deixou e não foi encontrado nada de rosacruz. Quem afirma tem que provar. Aonde estão as evidências históricas?

Leiam o link colocado no início do tópico pois ele esclarece alguns pontos de vista expostos aqui na nossa discussão.

[]s

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #27 Online: 12 de Maio de 2008, 09:08:30 »
As sociedades secretas servem apenas para alimentarem os mitos em torno delas, mais nada

Tem gente por ai que acha que a caveira e ossos, ou qualquer outra delas dominam o mundo e as nossas vidas e blá, blá, blá

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Maio de 2008, 18:48:22 »
Comentário de Lua
Afinal, não é qualquer um que pode fazer parte da Ordem...
Na AMORC é só se registrar e pagar pelas lições. Mas existem outras seitas que se dizem rosacruzes, mais fechadas, que só se entra através de convite.

Exato. A AMORC é uma das sociedades secretas que apresenta ramificações consideradas 'abertas', uma vez que qualquer pessoa poderá ingressar nela bastando que se filiei e pague uma taxa mensal. Quando me referi a "não é qualquer um que pode fazer parte da ordem" eu estava falando sobre o ar de mistério e poder que ronda a ordem rosa cruz. Não é algo acessível ao grande público, é algo mais reservado, algo que 'você' deve buscar por si mesmo.

E quanto a Einstein e outras personalidades históricas serem consideradas maçons, rosacruzes, gardnerianos, hermetistas, etc etc, acho que ficou claro que a maior parte dessas correntes se apropria do nome dessas pessoas no intuito de agregar valor às suas concepções e contribuições à humanidade. Como eu já disse em algum momento, para determinadas pessoas (mais esclarecidas) é realmente interessante saber que esse ou aquele personagem histórico fez parte daquela determinada corrente filosófica ou seita.

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2008, 22:18:12 »
Me desculpem a franqueza, amigos, mas pra mim essas sociedades "secretas" como maçonaria e rosa-cruz são desculpas que homens maduros têm para sair de casa, bater papo com os amigos, fazer novos amigos, falar de futebol, política e mulher. O resto é baboseira.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 27 de Maio de 2008, 01:11:46 »
Me desculpem a franqueza, amigos, mas pra mim essas sociedades "secretas" como maçonaria e rosa-cruz são desculpas que homens maduros têm para sair de casa, bater papo com os amigos, fazer novos amigos, falar de futebol, política e mulher. O resto é baboseira.
Algumas dessas sociedades ditas "secretas", incluindo a AMORC, prega que o desenvolvimento dos seus membros deve acontecer através do estudo individual em local privativo. As pessoas podem se reunir, mas não é necessário. Esse desenvolvimento das pessoas é marcado por iniciações que podem acontecer nesse local de estudo, numa cerimônia individual ou em templos ou "lojas" numa cerimônia teatral com a presença de outras pessoas ao estilo dos ritos maçônicos. Essa parte social existe, mas não se mistura com o conhecimento "secreto". Teoricamente, existe um sistema de palavras "de passe", palavras "mágicas" ou "sinais", como diferentes apertos de mão ou traços específicos numa assinatura, por exemplo,  para que essas pessoas se reconheçam e troquem conhecimentos comuns a determinado nível na hierarquia da organização.

Acho que esses são os principais diferenciais de marketing. Quanto mais "secreto" ou mais difícil de entrar, maior será a vontade de se filiar para comungar de um sentimento de pertencer a algo importante, exclusivo e inacessível para a maioria das pessoas, mesmo que comunhão exija isolamento. A divisão das pessoas em categorias de afiliados formando uma hierarquia garante que não surjam questionamentos inoportunos, que poderiam colocar em risco os "segredos" que "não podem ser comentados" por aqueles que ainda não estão preparados para recebê-los. É dito popular nas ciências ocultas que "o mestre só aparece quando o discípulo está preparado" (aliás, existe uma versão semelhante da frase no espiritismo de Kardec, certamente emprestada de alguma seita mística daquela época, mas não me recordo agora).

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 16 de Junho de 2008, 18:27:47 »
Com tanto poderes secretos e superiores, por que nenhum deles faz nada pelo bem da humanidade?

Não li quase nada da literatura deles, mas fica a impressão de que o conhecimento que realmente importa, aquele que dará ao iniciado os superpoderes, só será revelado quando ele atingir um certo grau de aprendizado.
Enquanto isto, ele fica lendo um monte de baboseiras que não servem para nada. E nunca chega ao "grau avançado" no qual os segredos lhe serão revelados.

Um bando de adultos brincando de "sociedade secreta", de "eu sei e você não sabe".

Eles dizem que há conhecimentos demasiadamente "elevados" para serem revelados aos seres humanos...
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 16 de Junho de 2008, 19:51:42 »

Geralmente acreditam que estão fazendo algo pelo bem da humanidade.  Algo na base de "distribuir vibrações positivas" é muito comum.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Junho de 2008, 22:50:23 »

Geralmente acreditam que estão fazendo algo pelo bem da humanidade.  Algo na base de "distribuir vibrações positivas" é muito comum.

É isso mesmo. A AMORC publica uma revista disponível a membros e não-membros chamada O ROSACRUZ. Nessa revista consta uma tabela de horários (e fusos horários ) para que os rosacruzes possam "mentalizar" num mesmo instante, em todo o mundo, uma personalidade apontada pela revista, que geralmente é um lider mundial. O objetivo é enviar vibrações positivas para que esse lider tome decisões em proveito da humanidade.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Junho de 2008, 23:09:07 »

É isso mesmo. A AMORC publica uma revista disponível a membros e não-membros chamada O ROSACRUZ. Nessa revista consta uma tabela de horários (e fusos horários ) para que os rosacruzes possam "mentalizar" num mesmo instante, em todo o mundo, uma personalidade apontada pela revista, que geralmente é um lider mundial. O objetivo é enviar vibrações positivas para que esse lider tome decisões em proveito da humanidade.

:histeria:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Junho de 2008, 23:23:13 »

:histeria:

Tá rindo...é...Mas sabe porque essa mentalização não funciona? Se funcionasse as orelhas desses líderes ficariam em carne viva de tão quentes...já pensou? :histeria: Ninguém iria aguentar ser líder por muito tempo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Junho de 2008, 10:25:30 »
Interessante é que no rito escocês da maçonaria, atribui-se no grau 18 a denominação de Príncipe Rosa-Cruz (ou Cavaleiro Rosa-Cruz no rito francês ).

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #37 Online: 17 de Junho de 2008, 10:49:11 »
Ctrl+C  Ctrl+V 

O Cavaleiro Rosa Cruz, é, como o próprio nome diz, um grau cavaleiresco e se constitui no 18º Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito. A sua origem hermetista e a sua integração na Maçonaria, durante a Segunda metade do século XVIII, leva a marca dos ritualistas alquímicos, que redigiram naquela época os rituais dos Altos Graus.

O hermetismo atribuído ao Grau 18 é perceptível no símbolo do grau, que tem uma Rosa sobreposta à Cruz, representando esta, o sacrifício e a Rosa op segredo da imortalidade, que nada mais é do que o escoterismo cristão, com a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a tipificação da transcendência da Grande Obra.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #38 Online: 17 de Junho de 2008, 21:32:06 »
Homens maduros na faixa dos 50 anos têm várias formas de driblar a modorra e o desconforto doméstico: comprar uma Harley-Davidson, entrar na Maçonaria, ser sócio do Rotary, virar cavaleiro Rosa Cruz...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 17 de Junho de 2008, 22:02:41 »
Homens maduros na faixa dos 50 anos têm várias formas de driblar a modorra e o desconforto doméstico: comprar uma Harley-Davidson, entrar na Maçonaria, ser sócio do Rotary, virar cavaleiro Rosa Cruz...

:biglol:

Eu faço parte da ala "jovem" do Rotary (se assim posso dizer): Rotaract.

No Rotary não tem essas babaquices de esoterismo e o escambau. Também, junto com a maçonaria, é um lugar de status, dependendo da cidade. E como na maçonaria, tem gente que vai pra ter esse status, pra jogar conversa fora, pra aumentar a lista de contatos (já que os bam-bam-bam de cada região são de Rotary ou coisa parecida), etc. E tem gente também que vai pra trabalhar, prestar serviço, etc. O Rotary realiza um grande serviço à população, poderia fazer muito mais, mas já faz de bom tamanho...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Junho de 2008, 23:19:45 »
O Rotary é "Papai, quando eu crescer quero ser maçom"...  :biglol:

Pesa menos do que ter sido escoteiro:histeria:

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Junho de 2008, 00:20:00 »
O Rotary é "Papai, quando eu crescer quero ser maçom"...  :biglol:

Pesa menos do que ter sido escoteiro:histeria:

Uma boa parte dos rotarianos são maçons. Quase tudo é status...

Pelo menos algumas instituições/organizações fazem alguma coisa de relevante pra sociedade. Já essa tranqueira de Rosa Cruz não serve pra porra nenhuma.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 18 de Junho de 2008, 11:22:21 »
Eu sempre achei "suspeita" essa ligação entre Rotary e Maçons. Na verdade, eu pensava que Rotary era um "braço" da Maçonaria, assim como Lions' Club.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #43 Online: 18 de Junho de 2008, 20:50:31 »
Eu sempre achei "suspeita" essa ligação entre Rotary e Maçons. Na verdade, eu pensava que Rotary era um "braço" da Maçonaria, assim como Lions' Club.

Nunca ouvi falar do Lions ser um braço da Maçonaria...

O Lions e o Rotary, pelo que vejo, não têm ligações com a maçonaria, já que muitos membros do Lions e do Rotary nem são maçons e nesses clubes nem têm segredos a serem revelados, pois as reuniões são abertas. Talvez o fundador de cada organização fosse maçon.
« Última modificação: 18 de Junho de 2008, 23:00:07 por Jack Torrance »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Junho de 2008, 22:46:41 »
Sei lá, é uma impressão que eu tinha, sem fundamento mesmo...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #45 Online: 27 de Junho de 2008, 15:36:27 »
Gente, eu fui da Ordem Juvenil (proselitismo começa cedo!) dos 8 aos 14 anos, e lhes digo, nada digno de nota.

O boato de levitação existe, e alguns membros levam a sério. Outros, não. Ele é bem famoso entre as columbas, que são garotinhas que, durante a reunião, tacam incenso por toda a sala, e fora da reunião me davam foras (a vida não é feliz na pré-adolescência :lol:)

Segundo os rosacruzes, a diferença entre eles e os maçons é meramente de qual linha segue; rosacruz = egípcia, maçon = hebréia. Segundo eu mesmo, o primeiro é misticagem estado-unidense, e o segundo é misticagem francesa.

A AMORC se auto-proclama uma fraternidade mística, para estudos de coisas como parapsicologia/psicotrônica, astrologia, mediunidade, consciência espiritual, energia cósmica, espírito, Eu Superior... ah, com isso dá pra ter noção.

A maior parte dos membros faz parte de uma religião, já vi lá budista, espírita, católico (às pencas, Brasil, né?), hare krishna, e até evangélico. Tem outros, que são panteístas (a minha mãe, por exemplo), ou monoteístas não participantes de nenhuma organização religiosa.

A AMORC é religião? Não sei dizer. Acho que depende do que você chama de religião. Embora haja uma reunião semanal (o Pronaos), ela é bastante optativa, não há a mesma pressão que teria de ir ao culto evangélico. Mas a reunião tá mais no formato das palestras dos espíritas.

Vou esperar a minha mãe sair, hoje de noite, pra postar algo SOBRE uma monografia aleatória dela. Não posso postar a monografia em si, porque tem copyright e eles enchem o saco com isso.
« Última modificação: 27 de Junho de 2008, 15:38:52 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #46 Online: 27 de Junho de 2008, 17:13:14 »
Aqui na minha região o pessoal costuma atribuir a qualquer recinto que receba com certa frequencia os bacanas e endinheirados da cidade o título  de "Lugar de encontro dos maçons "  :ghost: :caveira:

Qualquer lugar, de clube de xadrez a Lan House

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 27 de Junho de 2008, 17:33:42 »

Prefiro a Harley Davison....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mori

• Conselheiro Honorário
  • Nível 03
  • *
« Resposta #48 Online: 28 de Junho de 2008, 04:30:45 »
Interessante a discussão. Escrevo uma coluna no blog S&H, o Dúvida Razoável:
http://www.sedentario.org/category/colunas/duvida-razoavel/

Que é meio q um contraponto à coluna do Marcelo Del Debbio, que defende essas idéias "ocultistas":
http://www.sedentario.org/category/colunas/teoria-da-conspiracao/

Sobre os Manifestos Rosacruzes, há um artigo no CA:
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/rosacruz.htm

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #49 Online: 28 de Junho de 2008, 07:42:15 »
Kentaro Mori, da antiga lista Ceticismo Aberto? :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!