Gente, eu fui da Ordem Juvenil (proselitismo começa cedo!) dos 8 aos 14 anos, e lhes digo, nada digno de nota.
O boato de levitação existe, e alguns membros levam a sério. Outros, não. Ele é bem famoso entre as columbas, que são garotinhas que, durante a reunião, tacam incenso por toda a sala, e fora da reunião me davam foras (a vida não é feliz na pré-adolescência
)
Segundo os rosacruzes, a diferença entre eles e os maçons é meramente de qual linha segue; rosacruz = egípcia, maçon = hebréia. Segundo eu mesmo, o primeiro é misticagem estado-unidense, e o segundo é misticagem francesa.
A AMORC se auto-proclama uma fraternidade mística, para estudos de coisas como parapsicologia/psicotrônica, astrologia, mediunidade, consciência espiritual, energia cósmica, espírito, Eu Superior... ah, com isso dá pra ter noção.
A maior parte dos membros faz parte de uma religião, já vi lá budista, espírita, católico (às pencas, Brasil, né?), hare krishna, e até evangélico. Tem outros, que são panteístas (a minha mãe, por exemplo), ou monoteístas não participantes de nenhuma organização religiosa.
A AMORC é religião? Não sei dizer. Acho que depende do que você chama de religião. Embora haja uma reunião semanal (o Pronaos), ela é bastante optativa, não há a mesma pressão que teria de ir ao culto evangélico. Mas a reunião tá mais no formato das palestras dos espíritas.
Vou esperar a minha mãe sair, hoje de noite, pra postar algo SOBRE uma monografia aleatória dela. Não posso postar a monografia em si, porque tem copyright e eles enchem o saco com isso.