Primeiramente olá a todos. Decidi me registrar para clarificar uma possível falácia lógica apresentada aqui.
Bom, nunca foi provado a capacidade do ser humano poder realizar atividades miraculosas, porem NUNCA FOI PROVADO QUE NÃO PODE!
Bom, seguindo uma linha de raciocínio de acordo com o método científico, essa premissa não tem valor de argumento ou evidencia.
Por exemplo, nunca foi provado que fadas existem,´porem nunca foi provado que elas não existem, então a possibilidade da existencia de fadas seria real?
Se alguem alega a existencia de algo, esse alguem tem que fornecer a prova para tal argumentação. Não é possível provar a inexistencia de algo. Propor isso seria inversão do ônus da prova. Leia nas listas de falácias no inicio deste forum. Pesquise tambem por :Dragão de Garagem" e verá uma explicação ascessível sobre isso.
É verdade que o ônus da prova está em quem afirma. Porém (e isso soa como um absurdo), é impossível tecer qualquer comentário confiável sobre a possibilidade da existência de fadas.
Ao afirmar que fadas não podem existir, comete-se a falácia lógica conhecida como argumentum ad ignorantium. Esta falácia se resume em:
"Não existem evidências que provem/refutem X, portanto, X é falso/verdadeiro."
Note que ela se aplica para os dois lados, tanto para quem afirma ou quem nega conclusivamente que fadas existem.
A atitude lógica seria reconhecer que não existem evidências suficientes para sustentar qualquer afirmativa nesse sentido. Na lógica da computação, isto é conhecido como um valor NULO (que é diferente de um valor VERDADEIRO ou FALSO).