Autor Tópico: Uma Saída para o Câncer - Sodré / Sang Lee  (Lida 39182 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re:Uma Saída para o Câncer - Sodré / Sang Lee
« Resposta #175 Online: 13 de Novembro de 2012, 17:07:24 »
Quando alguém participa de um fórum em que há pessoas com diferenças gritantes de conhecimento, é de bom alvitre ter paciência e, sobretudo, educação. Com certeza isto proporcionará um diálogo produtivo com o crescimento de todos, seja o intelectual da pessoa que desconhecia, seja o de rede de amizade e interação no fórum para a pessoa que se predispõe a explicar.

E isto vale para todos, inclusive para você cara Fabi. Imagine se para cada uma das inúmeras perguntas que você faz sobre física, alguem respondesse  "Que saco, esta senhorita fica perguntando sobre (assunto) ao invés de estudar no cursinho".
Eu sei, mas eu não estava me referindo a todos os foristas, é que existem pessoas que ficam esperando uma brecha pra ficar batendo num ponto nada a ver. Eu poderia explicar mais mas ultimamente eu to sem tempo pra ficar detalhando tudo. Na verdade vou te mandar uma MP explicando melhor o porque da minha resposta.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 13 de Novembro de 2012, 17:13:39 »
Tudo bem.
Foto USGS

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #177 Online: 13 de Novembro de 2012, 17:24:55 »
Na verdade vou te mandar uma MP explicando melhor o porque da minha resposta.

Creio que o correto seria que todos participassem do porquê daquela resposta tão ríspida. Afinal, a grosseria foi dirigida a um dos envolvidos nesse debate e ele, pelo menos no meu entender, mereceria um sincero pedido de desculpas e não uma fuga através de uma MP.

E isto vale para todos, inclusive para você cara Fabi. Imagine se para cada uma das inúmeras perguntas que você faz sobre física, alguem respondesse  "Que saco, esta senhorita fica perguntando sobre (assunto) ao invés de estudar no cursinho".

Essa colocação de Geotecton ilumina todo o caso. Fabi é freguesa do tópico de perguntas sobre física e sempre recebe paciência e boas explicações por lá. Sempre quem responde tem paciência e tempo para dedicar às dúvidas dela e nunca reclamam de que é dose explicar isso, é dose explicar aquilo.

Um pedido de desculpas não arranca pedaço de ninguém e, pelo contrário, eleva a moral de quem pede, demonstando humildade e senso de justiça. Quando eu erro, sempre peço desculpas a quem atingi. Não mando recado por PM.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #178 Online: 13 de Novembro de 2012, 18:27:14 »
É natural que nas áreas fronteiriças do conhecimento médico, onde muitas vezes o tratamento atual é ineficiente , custoso ou gere sofrimentos, sempre se busque algum "pulo do gato" .  Afinal quem não preferirira se tratar com jejum ou alimentação saudável em vez de quimioterapia?
Claro que isso é um prato cheio para a Mídia geral, que normalmente não tem muita preucupação com a acurácia das afirmações em qualquer matéria sobre Ciência e Medicina.

A questão é que no dia a dia nos deparamos com milhares de pesquisas e artigos médicos publicados nos mais diversos lugares do mundo, e que podemos acessar de forma praticamente imedicata através ods índex médicos na internet.

O atual paradigma médico utilizado é a famosa Medicina Baseada em Evidências.  As informações de milhares de trabalhos são analisadas e hierearquisadas conforme seu  Grau de Recomendação e Nível de Evidência , como podemos ver na tabela no site da Associaçaõ Médica brasileira (AMB) que posto resumido abaixo, :

A- Estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência.
B- Estudos experimentais ou observacionais de menor consistência.
C- Relatos de casos estudos não controlados.
D- Opinião desprovida de avaliação crítica, baseada em consensos, estudos fisiológicos ou
modelos animais.

Ou a tabela inteira nesse link http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/texto_introdutorio.pdf

Falando dos artigos do Valter Longo o que eu achei foram estudos experimentais em ratos (D) e um relato de uma série incipiente, não encontrei nem esse artigo (que seria um C).
Acho temerário afirmar que o jejum é benéfico com uma base tão frágil. 
O mais interessante é que quando essas figuras vão nos congressos médicos apresentar painéis eles sempre terminam como famoso "esse dados são promissores e devem sucitar novas investigações" e na hora de se comunicar como público em geral nunca tocam no assunto.

Mas se algum de vocês tiver dificuldade em jejuar por três dias o Longo já resolveu seus problemas  lançando uma linha de alimentação substituta do jejum o:  Chemolieve http://www.l-nutra.com/products/
Sério, taqui http://naturalmedicinejournal.com/article_content.asp?edition=1&section=6&article=312
Com a palavra o Dr. Longo "In response to the request of virtually every cancer patient who tried fasting—but also in response to the low compliance among patients who attempted to fast as part of the clinical trial at USC Norris Cancer Center—we developed a substitution diet (Chemolieve, licensed to www.l-nutra.com) that replaces fasting by obtaining the same effects or better compared to those of fasting, while maximizing nourishment and minimizing cancer growth."

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 13 de Novembro de 2012, 18:46:59 »
[...]  Cabe ainda ressaltar que o tratamento antibiótico deve seguir a posologia indicada, usar 2 ou 3 comprimidos é um erro grave, induz a resistência bascteriana e não previne doenças graves como a FR.
[..]

Isso é uma novidade pra mim.

Tomar apenas uns 2 ou 3 comprimidos, interrompendo o tratamento no meio, atua como uma seleção artificial das cepas mais resistentes da bactéria ao antibiótico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 13 de Novembro de 2012, 18:56:48 »
Mas se algum de vocês tiver dificuldade em jejuar por três dias o Longo já resolveu seus problemas  lançando uma linha de alimentação substituta do jejum o:  Chemolieve http://www.l-nutra.com/products/
Sério, taqui http://naturalmedicinejournal.com/article_content.asp?edition=1&section=6&article=312
Com a palavra o Dr. Longo "In response to the request of virtually every cancer patient who tried fasting—but also in response to the low compliance among patients who attempted to fast as part of the clinical trial at USC Norris Cancer Center—we developed a substitution diet (Chemolieve, licensed to www.l-nutra.com) that replaces fasting by obtaining the same effects or better compared to those of fasting, while maximizing nourishment and minimizing cancer growth."

Interessante isso, considerando as acusações do Sodré sobre lucro e "tratamento médico convencional"...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:18:54 »

Eu sei, mas eu não estava me referindo a todos os foristas, é que existem pessoas que ficam esperando uma brecha pra ficar batendo num ponto nada a ver.

Citar exemplo de crianças africanas é um ponto nada a ver?

Se você coloca um argumento de que discordo, sinto muito, pode ser qualquer um que vou rebater.

Não tenho culpa se você não gosta de ser contrariada e leva pro lado pessoal. Se cada vez que alguém refutasse alguma idéia minha, eu fosse levar pro lado pessoal, só teria inimigos. Ninguém gosta de ter um argumento refutado, mas faz parte. Lembre-se você está num fórum.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:22:47 »
Canopus, você é um cara manero, correto.  :ok:

Obrigado por você ser assim, amigão!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:43:34 »
 Espero que não precise propor a união deste tópico com este outro: ../forum/topic=27057.0.html

:borboleta:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #184 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:45:56 »

Interessante isso, considerando as acusações do Sodré sobre lucro e "tratamento médico convencional"...

Também achei interessante.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #185 Online: 13 de Novembro de 2012, 22:06:20 »

É natural que nas áreas fronteiriças do conhecimento médico, onde muitas vezes o tratamento atual é ineficiente , custoso ou gere sofrimentos, sempre se busque algum "pulo do gato" .  Afinal quem não preferirira se tratar com jejum ou alimentação saudável em vez de quimioterapia?
Claro que isso é um prato cheio para a Mídia geral, que normalmente não tem muita preucupação com a acurácia das afirmações em qualquer matéria sobre Ciência e Medicina.
É realmente o que vc falou é bem chato, mas a começar por cima tb as próprias entidades médicas como associação de urologia com toda evidência contra rastreamento de cancer de prostata, tb não estão mto preocupadas.
http://www.umtoqueumdrible.com.br/
é so dar uma olha do Projeto diretrizes que vc mesmo postou lá fala pequena coisa.  Sem falar da inúmeras entidades ao redor do mundo que falam contra.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #186 Online: 13 de Novembro de 2012, 23:41:11 »

É realmente o que vc falou é bem chato, mas a começar por cima tb as próprias entidades médicas como associação de urologia com toda evidência contra rastreamento de cancer de prostata, tb não estão mto preocupadas.
http://www.umtoqueumdrible.com.br/
é so dar uma olha do Projeto diretrizes que vc mesmo postou lá fala pequena coisa.  Sem falar da inúmeras entidades ao redor do mundo que falam contra.

Gelado,
Primeiro, existe uma diferença gritante entre o que a Sociedade de Urologia (SU) faz, e o que eu apontei sobre o forista Sodré e o Longo.

O meu óbice é a extrapolação de constatação laboratorial e experimentação animal para uso em Humanos sem ser para estritos fins de pesquisa clínica (ou com a advertência formal de ser um método experimental).  Tanto o Sodré quanto o Longo afirmam que os seus tratamentos funcionam sem ter as bases mínimas preconizadas pela ciência e pela ética médica.  Chega a ser imoral afirmar que seu método funciona numa situação desesperadora com o paciente com câncer.

A outra coisa, totalmente diferente, é a SU propor um estratégia diferente contra o rastreamento, pois a faz embasada em trabalhos científicos padronizados.

Entrando no mérito para lhe explicar:
Usamos o termo história Natural da doença para dscrever qual o comportamento padrão dela.  Exemplo:  A Hepatite A tem x dias d incubação, normalmente começam tal e tal sintomas, após tantos dias pode aparecer icteriia, depois de um ano a cura é 100%.
Existem vários subtipos de tumores prostáticos, com comportamento biológico distintos.  Existem tumores que são muito lentos no seu crescimento, e que tem um história natural benigna (normalmente o paciente morre com esse ca de prostata enão do ca de prostata).  Outros tem crescimento tão rápido que o tratamento não evita seu desfecho ruim.  E existe um grande percentual de tumores que quando diagnosticados precocimenete e tratados modificam sua HND.
A grande discussão, que já é antiga é qual o método de rastreio ideal pois é preciso a)detectar precoimente os tumores com HND ruins b) definir quais tumores são "benignos " na sua evolução é que devem ser deixados quietos.
Então novos trabalhos saem a toda a hora e está se questionando o rasteio para determinados subtipos de tumores em determinadas situações clínicas.
Como se vê não é uma discussão simples de tudo ou nada (pouca coisa é em medicina) mas os dois lados (contra o PSA e a favor) tem bases científicas profundas. 
Diria que atualmente o rastreio é um aspecto não concensual dentro da urologia.

Aí vem uma diferença importante, quando nos deparamos com pacientes nessa situação, nós médicos temos a obrigação de falar essas informaçoes (de maniera mais limitada para facilitar o entendimeno) para os pacientes.
Pratico isso no dia a dia do consultório, pois ssou clínico e é comum me perguntarem sobre esses assuntos.

Fui claro ou ficou confuso?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #187 Online: 13 de Novembro de 2012, 23:56:00 »
Falando dos artigos do Valter Longo o que eu achei foram estudos experimentais em ratos (D) e um relato de uma série incipiente, não encontrei nem esse artigo (que seria um C).
Acho temerário afirmar que o jejum é benéfico com uma base tão frágil. 
A quimioterapia já é um tratamento forte, a pessoa fica fragilizada, e ainda fazer jejum? É estresse demais pro corpo.

Um remédio/tratamento bom seria aquele que selecionasse somente as células cancerígenas, acho que talvez um dia consigam isso com a nanotecnologia.

Eu visito um blog de astronomia, e tem um astrônomo lá que desce o pau(pensei em uma palavra melhor mas não encontrei) nos pseudos. Como ele é astrônomo e os pseudocientistas adoram inventar alguma coisa como alinhamento de planetas, nibiru, os maias, inversão de campo magnético... e sempre tem alguém perguntando sobre isso então ele escreveu uns artigos.

Tem um sujeito que espalha que o fim do mundo está próximo, e ele vende muitos livros, e também uma espécie de poção que protegeria a pessoa do fim do mundo.

No final é essa pseudociência que lucra, sem nem ligar se a coisa funciona ou não. E na verdade, não existe uma organização científica do mal que quer lucrar com os pobres ignorantes, como o Sodré quer crer.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #188 Online: 14 de Novembro de 2012, 00:09:08 »
Essas abordagens sobre jejum e restrição calórica como terapia anti-aging e oncológica tem por base estudos de populações longevas.  Existem áreas em diferentes partes od globo em que os moradores tem uma espectativa de vida muito maior que a média (interioda  Ucrçania, acho que uma parea no japão, etc..).  Há alguns anos saíram alguns estudos que demostravam que o fator comum a essas populações era a restrição calórica, pois alimentação é  mais difícil de ser obtida (áreas rurais).  Seguido a isso saíra algumas demostrações teóricas sobre a RC e o jejum e sua ação anti-oxidante e anti-envelhecimento, mas desconheço qualquer trabalho clínico nesse sentido.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #189 Online: 14 de Novembro de 2012, 00:36:00 »
Eu ouvi alguma coisa sobre isso, acho que deve ser o mesmo princípio da vacina anti alérgica, você expõe o indivíduo a um estresse moderado (jejum) aí o organismo fica mais resistente. Mas isso funcionar em pacientes com câncer, que ficam tão fracos que os ossos quebram, privar essa pessoa de comida é matar.

Aliás, tinha um tópico sobre a cura do câncer com bicarbonato de sódio. De onde vem essas ideias bizarras para curar o câncer? Um dia o CC vai ter tanto material, que vai dar pra escrever um livro só sobre essas bizarrices.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #190 Online: 14 de Novembro de 2012, 00:55:45 »
Eu ouvi alguma coisa sobre isso, acho que deve ser o mesmo princípio da vacina anti alérgica, você expõe o indivíduo a um estresse moderado (jejum) aí o organismo fica mais resistente. Mas isso funcionar em pacientes com câncer, que ficam tão fracos que os ossos quebram, privar essa pessoa de comida é matar.

Aliás, tinha um tópico sobre a cura do câncer com bicarbonato de sódio. De onde vem essas ideias bizarras para curar o câncer? Um dia o CC vai ter tanto material, que vai dar pra escrever um livro só sobre essas bizarrices.

E outros 10 só com refutações... :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 16 de Novembro de 2012, 10:02:19 »
Essas abordagens sobre jejum e restrição calórica como terapia anti-aging e oncológica tem por base estudos de populações longevas.  Existem áreas em diferentes partes od globo em que os moradores tem uma espectativa de vida muito maior que a média (interioda  Ucrçania, acho que uma parea no japão, etc..).  Há alguns anos saíram alguns estudos que demostravam que o fator comum a essas populações era a restrição calórica, pois alimentação é  mais difícil de ser obtida (áreas rurais).  Seguido a isso saíra algumas demostrações teóricas sobre a RC e o jejum e sua ação anti-oxidante e anti-envelhecimento, mas desconheço qualquer trabalho clínico nesse sentido.

Só reforçando, não confundir restrição calórica com jejum.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 27 de Outubro de 2014, 17:30:20 »
Tinha gente imprimindo esse tópico agora. Talvez fosse interessante a moderação, nessas recomendações "médicas" pseudocientíficas, inserir um aviso mais gritante de alerta na mensagem original. :/

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #193 Online: 27 de Outubro de 2014, 18:11:40 »
Sim, relendo eu fiquei com saudade do tempo que eu tinha tempo e paciência de dar respostas completas como nesse tópico

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 27 de Outubro de 2014, 18:16:00 »
Tinha gente imprimindo esse tópico agora. Talvez fosse interessante a moderação, nessas recomendações "médicas" pseudocientíficas, inserir um aviso mais gritante de alerta na mensagem original. :/

Imprimindo? Como sabe?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #195 Online: 27 de Outubro de 2014, 18:16:47 »

Imprimindo? Como sabe?

Pelo barulho, era uma impressora jato de tinta :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 27 de Outubro de 2014, 18:25:04 »
Aparece isso como "status" do que os visitantes estão fazendo no link de "usuários online":

../forum/action=who

Mas talvez esteja só gravando em PDF, ou ainda, talvez um "bot" bugado.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 27 de Outubro de 2014, 18:58:00 »
Tem gente/bot que navega o fórum no modo de impressão porque é mais leve.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 27 de Outubro de 2014, 19:09:08 »
Clique em "imprimir".
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!