Se é mundano ou não, isso é subjetivo demais. Tem gente que vê Deus no nascimento de uma criança. Tem gente que acha a impressora (que faz exatamente isso: colocar tinha no papel) um milagre tecnológico, uma realização extraordinária, magnífica. Assim, seu argumento é inválido, e não só por isso: há muita variedade na qualidade psicográfica, por exemplo, médiuns que escrevem mensagens diferentes pelas duas mãos e ainda ditam uma 3ª mensagem ao mesmo tempo. Essa capacidade não é nada mundana, sendo raríssima. Ou vc é capaz de fazer isso? Smile
(Um marabalista então é paranormal?)
Sei lá, você começa a frase falando bem, com um comentário inteligente como "tem gente que vê Deus no nascimento de uma criança", e termina mal a frase, muito mal.
É engraçado como o sobrenatural, ao invés de apresentar o sobrenaturais, apresenta "capacidades raríssimas" como você descreve.
Mas vc não é nenhuma das coisas. Nenhuma-nenhuma-nenhuma. Se fosse tão mundano como vc acredita, seria fácil de você provar o que diz... bastaria se fingir de médium, escrever uma carta "psicograda" com a letra de um morto e enganar um perito. Mas... vc é incapaz disso, não é? Smile
Ou seja, você assume que se eu fosse um bom ator e tivesse prática em falsificar assinatura, você já estaria de queixo-caído e babando, né não?
Lógico, paranormalidade é tão comum, os céticos só não vêem porque não querem. Smile
"Comum" traduza-se como "não difere de fenômenos não-paranormais".
Me engana que eu gosto Smile
Não seria muito difícil comprovar a mediunidade pelo que é descrito. Alguns bons testes em laboratório com gente de confiança e aprisionamento acústico-visual seria uma boa.
Pena que o medium precisa bater papo diretamente com pessoas... que bom seria se esses fenômenos "curvassem-se a nossa vontade", como você costuma dizer.
Falso, há médiuns que passaram em testes científicos, sujeitando-se a todo e qualquer tipo de controle (Piper, Osborne...)
O engraçado é que se analisarmos a quantidade de testes e mediuns por aí, não deve de superar p<0,0001...
p< 0,0000000000000000000000000000001 ainda seria sorte? Smile
Depende da situação. Não por exemplo se a quantidade de testes for oposta, como 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.
Ah, esse número é bem grande, que bom seria os mediuns fossem tão bons... ao menos os que trabalham em delegacias nunca vencem os especialistas em análise criminal.
Se para você "conferir histórias" não é científico, então História não é Ciência?
Nunca foi. É preciso uma maneira precisa para conferir. Não é ciência da mesma forma que psicanálise não é ciência.
Depende do caso. Se o espírito de fulano disser na carta: "fui morto porque o assassino descobriu que o filho que ele acreditava ser dele era na verdade meu". Aí basta fazer um exame de DNA para checar a história.
E você vai acusar o pai/padastro do crime baseado somente nisso??
Vc é capaz de ir num tribunal e resolver um crime por leitura fria? Smile
Muitos policiais são especialistas em leitura fria e o conseguem no interrogatório de um suspeito. Eles não alegam serem paranormais, vale lembrar.