Autor Tópico: Cientista Fala sobre os Preconceitos contra a TC  (Lida 16160 vezes)

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
Re.: Cientista Fala sobre os Preconceitos contra a TC
« Resposta #50 Online: 24 de Junho de 2005, 23:13:31 »
Puxa...nós somos sortudos né Edson, veja:

1. Nosso cérebro é o mais evoluido
2. Nosso planeta o mais bem localizado
3. Nossa atmosfera protege nosso sistema de meteoritos
4. A vida aconteceu examente aqui
5. Nós e nossos animais  adaptamos de forma esplendida para aproveitar a natureza
a. Sentimos o cheiro das flores
b. Degustamos diversos sabores
c. Desenvolvemos habilidade de compor e ainda escutar musicas divinas
d. Desenvolvemos um olho de ultima geração
e. Sentimos prazer até ao ler pensamentos
10. Dominamos o planeta dos nossos primos, os animais

Que  sorte a nossa, viva a evolução! Viva os designios da materia!!!! Como dou graças a ela! Viva Darwin quem nos revelou tal magestosa obra!!! Louvores vamos render  e aos seus profetas, Dawkins, Sagan e Randi. :louva:
 :louva: :louva: :louva:
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Cientista Fala sobre os Preconceitos contra a TC
« Resposta #51 Online: 24 de Junho de 2005, 23:23:56 »
Citação de: Sodré
Puxa...nós somos sortudos né Edson, veja:

1. Nosso cérebro é o mais evoluido

Hein?

2. Nosso planeta o mais bem localizado

Você conhece todos os outros?

3. Nossa atmosfera protege nosso sistema de meteoritos

Fale isso pros dinossauros....
Ah, esqueci... eles se afogaram, porque queriam destruir a arca do Noé, e os anjos a protegeram...

4. A vida aconteceu examente aqui

Pelo menos

5. Nós e nossos animais  adaptamos de forma esplendida para aproveitar a natureza

Como esperado com ocorrência variações hereditárias e seus diferenciais reprodutivos de acordo com diversos graus de adaptação.

a. Sentimos o cheiro das flores

Dentre outras coisas, talvez mais importantes para a sobrevivência.

b. Degustamos diversos sabores

Essencial para sabermos se não comemos algo venenoso...

porque existem venenos....

por que Deus os fez? Sei lá... pra matar os coitados que não cozinham a mandioca, talvez... caminhos obscuros....

c. Desenvolvemos habilidade de compor e ainda escutar musicas divinas

Nosso cérebro é mesmo sexy

d. Desenvolvemos um olho de ultima geração

Nem tanto. As cnidárias (águas vivas) tem olhos praticamente iguais os nossos, apenas são hipermétropes, mas igual a algumas pessoas menos abençoadas...

e. Sentimos prazer até ao ler pensamentos

Nos permitindo um alto nível de desenvolvimento social

10. Dominamos o planeta dos nossos primos, os animais

Talvez com um excesso de confiança sobre esse domínio, o que não é bom...

Que  sorte a nossa, viva a evolução! Viva os designios da materia!!!! Como dou graças a ela! Viva Darwin quem nos revelou tal magestosa obra!!! Louvores vamos render  e aos seus profetas, Dawkins, Sagan e Randi. :louva:
 :louva: :louva: :louva:

No sermão da minha igreja hoje o doutor (não pastor) começou com a passagem"...E a evolução fez o as características do homem; e viu que eram seletivamente vantajosas"
Do livro de Darwin, página 215.

:lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 24 de Junho de 2005, 23:29:24 »
1. errado. nosso cérebro parece ser o único que chegou a este grau cognitivo.  e isto não é necessariamente bom nem ruim.
2.o mais bem localizado? veja bem como pensamos diferente. eu acho que nós nos adaptamos a este planeta. você acha que este planeta se adaptou a nós. além do que, pouquíssimos são os planetas que conhecemos pra comparar qual o "melhor localizado".
3. sério? a de vênus também deve proteger.
4. exatamente aqui e sabe-se mais onde. não conhecemos quase nada do universo pra dizer. e do pouco que conhecemos, é possível que achemos vida no nosso quintal: marte.
5. evolução explica. enquanto a aproveitar a natureza... os platelmintos que o digam!
a. inclusive daquelas flores gigantes que têm cheiro de carniça pra atrair moscas
b. caso não desgustássemos, ingeriríamos ácido clorídrico achando que era bom. comeríamos terra como comemos caviar. nem preciso te dizer o que isso significa em termos de seleção natural, né?
c. em outras palavras: mexemos com freqüências sonoras e isso nos agrada. parece ser algum ritual antropológico.
d. tanto que quando vc chegar nos seus 40, 50 anos, é bem possivel que vc sera atingido em cheio pela presbiopia. isso sem falar naqueles que já nasceram míopes ou hipermétropes, ou ainda aqueles que adquiriram catarata ou têm glaucoma. e mesmo os que têm visão sã, perto de alguns animais nosso olho é de geração passada.
e. sentimos prazer nos reproduzindo, isso é ótimo. pena que se sentirmos esse prazer acabamos indo pro inferno pra desfrutar de outros dons divinos: dor, angústia, enfim, sofrimento eterno e irremediável.
10. não esteja tão certo nem seja tão prepotente. os verdadeiros reis do planeta são os artrópodes. tem noção de quantos indivíduos artrópodes há para cada ser humano?

o objetivo do post foi o sarcasmo, não foi? é engraçado que alguns itens justificam logo a teoria da evolução...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 25 de Junho de 2005, 00:05:43 »
É, Sodré. Você realmente mostrou não saber nada de evolução.

E, outra coisa. Não tem vergonha na cara? Ficar apoiando o Edson nesses escapismo e bobagens, putz. Por que ao invés de juntare-se a ele não faz melhor?

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #54 Online: 25 de Junho de 2005, 01:19:00 »
Citação de: bruno
1. errado. nosso cérebro parece ser o único que chegou a este grau cognitivo.  e isto não é necessariamente bom nem ruim.

Parece? Poxa..quando o assunto é obscuro, os evolucionistas quase afirmam, recorrem a parcimoniedade, mas quando o assunto  é claro,  dizem: "pode ser".. legal heim????  8)

2.o mais bem localizado? veja bem como pensamos diferente. eu acho que nós nos adaptamos a este planeta. você acha que este planeta se adaptou a nós. além do que, pouquíssimos são os planetas que conhecemos pra comparar qual o "melhor localizado".

Não Bruno, foi uma coincidencia  incrivel, as coisas se encaixaram sabe..num passe mágico das coincidencias, depois de trilhões e mais trilhões de tentativas "puft", aconteceu, surgiu este esquema aqui..não é maravilhoso!!! :roll:

b. caso não desgustássemos, ingeriríamos ácido clorídrico achando que era bom. comeríamos terra como comemos caviar. nem preciso te dizer o que isso significa em termos de seleção natural, né?

Realmente, a felicidade que sentimos no paladar é só um detalhe

c. em outras palavras: mexemos com freqüências sonoras e isso nos agrada. parece ser algum ritual antropológico.

É mesmo né... engraçado que os sons possuem leis proprias, eles desenvolvem perfeitamente uma escala musical saltando 3 tons , um semi-tom  e 2 tons e um semi-tom , e isso se repete em diversas escalas tonais, uma  organização incrivel, uma lógica organizacional de sons, acordes, esquemas incrivelmente harmonica ..os passarinhos costumam  compor em prefeito e matematico ritmo...as musicas transmitem pensamentos que refletem a realidade sem necessitar da expressão verbal, inclusive dizem que há musicas que expressam coisas divinas... mas tudo isso, não passa de mexidas humanas, rituais..no máximo, um acúmulo de coincidencias que se encontraram em trilhões de tentativas das leis fisicas dos sons...pensar além disso é puro misticismo..nada a ver

d. tanto que quando vc chegar nos seus 40, 50 anos, é bem possivel que vc sera atingido em cheio pela presbiopia. isso sem falar naqueles que já nasceram míopes ou hipermétropes, ou ainda aqueles que adquiriram catarata ou têm glaucoma. e mesmo os que têm visão sã, perto de alguns animais nosso olho é de geração passada.

Lógico, esse planeta tem sofrido o minimo de manutençao inteligente, muito pelo contrario, a ECO-92 quem o diga.. e ainda a ciência não descobriu um remedio eficaz pra velhice e morte..pobres laboratorios, não conseguem AINDA  impedir a morte...mas tenho fé Bruno, que  num dia destes, um messias de jaleco quem sabe um dia virá e nos salvará com uma fórmula purreta..aí a gente vai vencer todas as nossas  limitações ....quanto  ao lado moral da humanidade se desfacelando,  não precisamos levar muito em conta, já que o que importa realmente é a sobrevivencia biologica

e. sentimos prazer nos reproduzindo, isso é ótimo. pena que se sentirmos esse prazer acabamos indo pro inferno pra desfrutar de outros dons divinos: dor, angústia, enfim, sofrimento eterno e irremediável.

O sexo é bom Bruno, dentro de casa..fora, causa muitos transtornos...e além de um inferninho familiar, um inferninho espiritual.. :cry: ....mas fica tranquilo que o inferno não será eterno

10. não esteja tão certo nem seja tão prepotente. os verdadeiros reis do planeta são os artrópodes. tem noção de quantos indivíduos artrópodes há para cada ser humano?

Quantidade não é qualidade Bruno. Se liga, vc é homem ou ...hahaha

o objetivo do post foi o sarcasmo, não foi? é engraçado que alguns itens justificam logo a teoria da evolução...

Não Bruno, eu estava defendendo a evolução :hipocrita:
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 25 de Junho de 2005, 01:56:24 »
Faltou o Danniel.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #56 Online: 25 de Junho de 2005, 02:25:53 »
O que eu estou lendo aqui em cima é basicamente o seguinte: "Acho que tudo é muito complexo e por isso acho que alguma coisa que não existe, mas existe de forma que nem eu sei explicar, criou tudo, incluindo as baratas, os escorpiões, os pernilongos, a malaria, o barbeiro, as tênias, as varises, os canceres, as centenas doenças do tão perfeitinho olho humano e o paladar."

Sodré, se você contesta um ponto de vista, é porque tem outro com uma explicação melhor.
então me diga: As baratas são seres complexos. Segundo seu raciocinio elas não poderiam ter evoluido.

Sendo o homem o animal "ápice" da criação, responda: Qual foi a intenção do criador em infestar o mundo com baratas de todos os tipos? porque as baratas são diferentes? (as baratas daqui, sao diferentes das baratas da oceania, ou da india, ou da africa e etc, mas como a evolução esta errada segundo o que tu dizes, com certeza você TEM de ter uma explicação melhor) Como o tal criador fez as baratas? Quando?

Se você falhar em explicar qualquer um destes pontos, vai funcionar como vocês fazem "funcionar" com o evolucionismo: qualquer coisinha não esclarecida e esta tudo totalmente errado.

Espero respostas.

"e não se esqueça de ser cientifico"...

Acho que isso é suficiente para limitar essas suas bobagens. Caso se interesse no debate e responda, ai eu faço algo mais aprofundado.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #57 Online: 25 de Junho de 2005, 02:52:32 »
Deus infestou o mundo de baratas diferentes para:
 :arrow: termos difrentes tipos de insetcida pra mata-las
 :arrow: sapos e outros animais que comem baratas poderem variar o cardápio
 :arrow: para existirem diferentes espécies depois de uma guerra nuclear.
 :arrow: não tinha mais que fazer
 :arrow: estava entediado
 :arrow: teve um acesso de inspiração "Maior Barato...meu"

:anjo: E eu ainda me digo Teísta! Minha nossa...

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Atomic Garden

• Nível 18
  • *
« Resposta #58 Online: 25 de Junho de 2005, 02:55:52 »
Não tem a opção: "Todas as respostas acima"?

:P

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
Cientista Fala sobre os Preconceitos contra a TC
« Resposta #59 Online: 25 de Junho de 2005, 11:25:51 »
O modelo criacionista "prevê" para o passado

1. Uma constante degradação dos seres vivos onde o fator mais degradadado é o diminante, sob o prisma do modelo criacionista, a seleção natural apenas preserva, sobrevive, e não determina a evolução, senão uma adaptação que incui perdas e ganhos adaptativos  

2. Prevê mutações adaptativas, especiações que em geral perdem caracteristicas anteriores como tamanho, forma, e certas capacidades.

3. Prevê  um DI no lugar de trilhões de coincidencias milagrosas

4. Prevê  tambem  um EI (enemy) explicando as contradições complexas tanto no mundo biologico, geologico, e moral.

5. Relata espinhos e cardos como novidade na natureza

6. Relata que a natureza não seria mais pródiga e que o homem teria de cultivá-la.

Esta visão engloba toda a realidade humana, cientifica, espiritual, fisica, metafisica,  e não a reduz a uma viseira materialista de mecanismos autonomos e coincidencias auto-replicantes, que apesar de existirem, não representam toda a realidade.

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #60 Online: 25 de Junho de 2005, 11:32:34 »
É necessario um modelo que englobe toda a realidade e não reduza nossa leitura dos fatos.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Junho de 2005, 12:22:51 »
Ha.. um modelo que englobe toda a realidade?
Então precisamos jogar os trabalhos de Newton e Eistein sobre a gravidade, porque a atual teoria não explica o surgimento do universo...

1. Uma constante degradação dos seres vivos onde o fator mais degradadado é o diminante, sob o prisma do modelo criacionista, a seleção natural apenas preserva, sobrevive, e não determina a evolução, senão uma adaptação que incui perdas e ganhos adaptativos

Esta em seu livre exercicio democrático. Excelente.

Agora falta explicar, evidenciar, citar os estudos...
2. Prevê mutações adaptativas, especiações que em geral perdem caracteristicas anteriores como tamanho, forma, e certas capacidades.

Então é uma teoria do acaso cego, pois como você não sabe, o fator determinante na teoria da evolução é a seleção natural, que não é aleatória.

E algum dia você vai encontrar sobre Mayr e vai entender que é baixa a necessidade de mutação para a especiação.

3. Prevê um DI no lugar de trilhões de coincidencias milagrosas

Então esta teoria não existe, visto que não existem "coincidencias milagrosas".

Não temos plaquetas no sangue por obra do acaso, pelo contrario, elas foram projetadas para exercer a função que exercem.
Pena que não são perfeitas e são acompanhadas de muitas falhas. (doenças)

4. Prevê tambem um EI (enemy) explicando as contradições complexas tanto no mundo biologico, geologico, e moral.

Uh?

Esta visão engloba toda a realidade humana, cientifica, espiritual, fisica, metafisica, e não a reduz a uma viseira materialista de mecanismos autonomos e coincidencias auto-replicantes, que apesar de existirem, não representam toda a realidade.

Toda a realidade...Certo.
Vamos tratar de "toda a realidade"... A barata é um ser complexo, ou como o mais atrasados gostam de dizer, é um sistema irredutivelmente complexo. Logo não poderia ter evoluido e sim sido criada.
Quem cria e faz um projeto, o faz com uma intenção.

Segundo a sua religião, qual foi a intenção do tal Designer em desenhar baratas de todos os tipos e tamanhos?

Caso você responda, ai eu aprofundo um pouco mais esta questão do "designer inteligente e seus desenhos sem sentido"
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Junho de 2005, 12:39:53 »
Perseus, primeiro que não gosto de sua forma agressiva de debater, segundo que dentro do que falei já expliquei o que perguntou, não porque vc havia perguntado(porque perguntas deseducadas não merecem respostas) , mas pelas pessoas que nos lêem. Não só as baratas são extremamente complexas, mas qualquer manifestação de  vida, uma só celula é extremamente complexa, se os cientistas são capazes de criar/transformar em laboratorio formas monstruosas, que dirá um EI. O criacionismo prevê duas forças antagonicas inteligentissimas atuando nos bastidorews de um universo paralelo. Ignorar a origem do mal é pior que acreditar em baboseiras como sopas mágicas  para a origem da vida.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #63 Online: 25 de Junho de 2005, 12:50:52 »
Vou responder apenas as que vale a  pena responder:

O modelo criacionista "prevê" para o passado

"Seleção natural que apenas preserva e não determina a evolução?"?!?!Sinto muito, mas você nunca ouviu falar de uma mutação benéfica no mosquito Culex pipiens que aumentou sua resistência ao DDT.É um exemplo claro onde a seleção natural beneficiou uma variação genética produzida.

"Mutações adaptativas"? Mutação não surge para produzir adaptação, ele surge ao acaso.Quem tem o fator adaptativo é a seleção natural.

3. Prevê  um DI no lugar de trilhões de coincidencias milagrosas.

De onde é que você tirou que seleção natural é coincidência milagrosa? É a seleção que permite a redução da incerteza prévia para a certeza posterior(a escolha bem-sucedida entre as probabilidades prévias).
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #64 Online: 25 de Junho de 2005, 13:19:38 »
"Seleção natural que apenas preserva e não determina a evolução?"?!?!Sinto muito, mas você nunca ouviu falar de uma mutação benéfica no mosquito Culex pipiens que aumentou sua resistência ao DDT.É um exemplo claro onde a seleção natural beneficiou uma variação genética produzida.

Não sei se faz parte  desta experiencia, aplicação de inseticidas que causaram especiação e que, ao cessarem as aplicações, os organismos retornaram a especie  original....(isto ressalto em função de necessidade mudança PERMANENTE  de ambiente para ocorrer acúmulo significativo)

Mas quanto a questão acima explico:

A variação genetica produzida pela aplicação,  fez o organismo sobreviver, aumentando sua resistencia.. determinando uma evolução adaptativa.

Essa evolução adaptativa, ou degradação sobrevivente, por sobreviver os aspectos mais basicos e resistentes ..muitas vezes estas transições fazem é perder aspectos originais que num cenario ameaçador , passam a não ter prioridade

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Junho de 2005, 13:29:46 »
Sodré continua fazendo confusão sobre os conceitos da Evolução.Quanto a mutação do mosquito Culex pipiens, pesquise em sites de busca sobre esse caso e  vc poderá desfazer essa confusão.

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #66 Online: 25 de Junho de 2005, 13:40:03 »
Dantas, favor me explicar  esta citação abaixo

Um exemplo de mutação benéfica vem do mosquito Culex pipiens. Nesse organismo, um gene que era envolvido com a quebra de organofosfatos – ingredientes comuns de inseticidas – duplicou-se. A progenia do organismo com essa mutação rapidamente alastrou-se dentro da população mundial de mosquitos. Há numerosos exemplos de insetos desenvolvendo resistência à químicas, especialmente DDT que foi uma vez largamente utilizado nos Estados Unidos. E, mais importante, mesmo as “boas” mutações ocorrendo muito menos freqüentemente que as “más”, organismos com “boas” mutações são fortalecidos enquanto organismos com as “más” acabam morrendo.

Se mutantes benéficos não surgem freqüentemente, as únicas diferenças na aptidão em uma população serão devidas à novos mutantes deletérios e aos deletérios recessivos. A seleção será simplesmente uma remoção de variantes inaptas. Apenas ocasionalmente um alelo benéfico irá se propagar por uma população. A ausência geral de grandes diferenças de aptidão segregando-se em populações naturais aponta que realmente mutantes benéficos não surgem com freqüência. Ainda assim, o impacto de um mutante benéfico no nível da variação de um locus pode ser grande e duradouro. Levam varias gerações para um locus recuperar níveis apreciáveis de heterozigosidade após uma seleção positiva.

Gostaria de saber mais sobre os conceitos destacados

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #67 Online: 25 de Junho de 2005, 13:45:36 »
Basta olhar o número de respostas que nós demos e o número de contra argumentações fornecidas para constatar: mais bobagens.

Mas agora temos um fator novo realmente. O tal "problema do mal".

Ja deu para ver tudo... Nosso amigo quer chamar este "problema" (bem relativo alias) de ciência.
Como não vale a pena alongar muito com um assunto tão vazio, sem nexo nenhum (dentro de um contexto cientifico, que fique claro), apenas alguns pontos que necessitam de esclarecimento:

- A inteção aqui é óbvia. "O mal existe, e temos de combate-lo usando a ciência para evangelizar todo mundo e fazer todo mundo acreditar no meu deus"
Enfim, mais um crime criacionista contra a democracia.

- O que pode ser "malefico" e "imoral" para você, pode não ser para mim. Então crie para você quantos deuses e demonios você quiser, eu-o respeito. Apenas não invada meu quintal.
A constituição me garante que posso defende-lo, com uso de violnecia se necessario.

- Leia um livro que nada tem haver com ateísmo ou teísmo, criacionismo ou evolução, e sim com ciência e moral, dependendo do ponto de vista: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

é um livro barato que você acha facilmente por 8 reais por ai, não é muito grande, e serve para destruir certas barreiras da mente, como por exemplo, achar que o que você pensa sobre determinado assunto, é o que pessoas de épocas passadas e futuras pensaram e pensarão. A moral é extremamente mutavel, sendo impossivel dar uma definição clara e universal de o que é e o que não é moral. Sua moral cristão, não é igual a minha moral. E a partir do momento que você tenta me impor seu ponto de vista, tendo a cara de pau de se auto proclamar cientifico, invocando bichinhos vermelhos que não existem e que querem criar confusão, apesar de não existirem, mas existirem de forma que nem você consegue explicar, você extrapola do direito, e isso, é muito pior do que ser agressivo.

sou agressivo, mas respeito suas crenças e é por isso que não me importo com o que você pensa ou não pensa: me importo com você querer impor esta sua crença a outras pessoas que nada querem com ela.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #68 Online: 25 de Junho de 2005, 13:51:03 »
Exemplo de evolução adaptativa (degradação sobrevivente)

Depois de algumas aplicações de DDT, (Deus , deistas e teólogos), veja o que especie se produz:

Perseus

tendo a cara de pau de se auto proclamar cientifico, invocando bichinhos vermelhos que não existem e que querem criar confusão, apesar de não existirem, mas existirem de forma que nem você consegue explicar, você extrapola do direito, e isso, é muito pior do que ser agressivo.

sou agressivo, mas respeito suas crenças e é por isso que não me importo com o que você pensa ou não pensa: me importo com você querer impor esta sua crença a outras pessoas que nada querem com ela.

Assim percebemos que Nnão só bacterias e mosquitos  ficam mais resistentes e se especiam em tempo real..mas parte da grandeza de pensamento de um homem torna mais adaptável, resistente, apto e extremamente, agressivo. Eis a evolução, aliás, involução

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #69 Online: 25 de Junho de 2005, 14:31:27 »
Dantas, favor me explicar  esta citação abaixo

Um exemplo de mutação benéfica vem do mosquito Culex pipiens. Nesse organismo, um gene que era envolvido com a quebra de organofosfatos – ingredientes comuns de inseticidas – duplicou-se. A progenia do organismo com essa mutação rapidamente alastrou-se dentro da população mundial de mosquitos. Há numerosos exemplos de insetos desenvolvendo resistência à químicas, especialmente DDT que foi uma vez largamente utilizado nos Estados Unidos. E, mais importante, mesmo as “boas” mutações ocorrendo muito menos freqüentemente que as “más”, organismos com “boas” mutações são fortalecidos enquanto organismos com as “más” acabam morrendo.

Se mutantes benéficos não surgem freqüentemente, as únicas diferenças na aptidão em uma população serão devidas à novos mutantes deletérios e aos deletérios recessivos. A seleção será simplesmente uma remoção de variantes inaptas. Apenas ocasionalmente um alelo benéfico irá se propagar por uma população. A ausência geral de grandes diferenças de aptidão segregando-se em populações naturais aponta que realmente mutantes benéficos não surgem com freqüência. Ainda assim, o impacto de um mutante benéfico no nível da variação de um locus pode ser grande e duradouro. Levam varias gerações para um locus recuperar níveis apreciáveis de heterozigosidade após uma seleção positiva.

Gostaria de saber mais sobre os conceitos destacados

Esse texto mostra que a seleção natural não cria variação genética, ela apenas seleciona aquelas que são mais favoráveis.E essas variações não surgem do nada, é nada mais é que fruto da mutação.Alelo é a versão alternativa de um gene criada por mutação.No caso das seleções observadas na época de Darwin, sabia-se que a seleção natural agia sobre uma variabilidade existente, mas não se sabia o que a provocava essa variação. Por isso, muita gente já chegou a pensar que a evolução apenas “preserva”, mas como vimos nesse caso do mosquito foi detectado até como foi produzida a variação (ou seja , como o alelo mutante foi produzido).A maioria das mutações são neutras, não causam nenhuma diferença com relação a aptidão do organismo.Agora, dentre aquelas que provocam algum efeito fenotípico a maioria são deletérias.Dessas, a maioria se perde no pool genético, porque geralmente o organismo portador não se reproduz(não alcança a maturidade sexual) para passar o alelo adiante.Porém, um alelo que aumenta a aptidão(alelo benéfico), aumenta também a sua chance de fixação e foi isso que aconteceu no exemplo.Outra, existe uma noção equivocada de que mutações benéficas só podem influenciar a evolução se foram imediatamente aproveitadas.Uma mudança no ambiente pode dar valor seletivo a alelos anteriormente considerados “neutros”.Qualquer dúvida a mais consulte esse texto aí “Introdução a Biologia Evolutiva”, que apesar do título, é recomendável não só para iniciantes, mas para aqueles que querem aumentar seu conhecimento sobre Evolução.

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #70 Online: 25 de Junho de 2005, 14:47:34 »
Valeu Dantas!!! :)

Aparentemente estes comportamentos dos organismos em nada afetam a teoria criacionista, que entesta mais apenas na projeção audaciosa que se faz dos mesmos para o distante passado. Daí que percebemos os contrastes das duas teorias se apresentarem mais nos campos da geologia e paleontologia.  Apesar que devo concordar que este comportamento evolutivo e adaptativo das especies gradualista, apóie mais a TE que a TC. (dentro da perspectiva gradualista uniformitarianista é claro) Salvo tambem, a questão da rapidez de especiações em mudança drástica e PERMAMENTE de ambientes, que favore mais a Teoria criacionista que sempre apostou numa biodiversidade acontecendo apartir de tipos básicos  em menos de 4500 anos.

Uma das frases que refletem bastante  desta realidade de convergencia e absorção de observações darwinistas-evolutivas  na biologia interpretada pelos criacionistas é do Marcus Valerio:

"Comparado a outras formas de Criacionismo, a linha Terra Jovem do ICR é a mais evolucionista de todas. Eles incorporam todos os elementos de Deriva Genética e Seleção Natural que caracteriza o Neodarwinismo e só discordam justamente da parte onde de fato existem as maiores dúvidas no próprio meio científico, onde não se nega a dificuldade de se explicar uma série de pontos obscuros do processo evolutivo, nem a possibilidade de que um dia o próprio Neodarwinismo possa dar lugar a uma outra teoria evolutiva".

http://www.evo.bio.br/LAYOUT/GISH-XR.html

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 25 de Junho de 2005, 16:07:52 »
"Comparado a outras formas de Criacionismo, a linha Terra Jovem do ICR é a mais evolucionista de todas. Eles incorporam todos os elementos de Deriva Genética e Seleção Natural que caracteriza o Neodarwinismo e só discordam justamente da parte onde de fato existem as maiores dúvidas no próprio meio científico, onde não se nega a dificuldade de se explicar uma série de pontos obscuros do processo evolutivo, nem a possibilidade de que um dia o próprio Neodarwinismo possa dar lugar a uma outra teoria evolutiva".
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/GISH-XR.html

Discordo muito disso.

O ponto de discordância entre esses crias e os evos é a macroevolução, que não é posta em dúvida no meio científico. Pois pode ser comprovada independentemente do neodarwinismo ou de qualquer mecanismo evolutivo. Basta que se suponha a evolução ser consideravelmente gradual (vacas terão bezerros; não peixes, samambaias, dragões, ou camelos), seja lá quais foram seus mecanismos, e isso já basta para fazer as previsões da hipótese de ancestralidade comum universal.

A árvore é clara; não é como se uns defendessem que somos parentes próximos das lacraias, enquanto outros defendem que somos próximos dos chimpanzés, outros dos cogumelos, e todos com evidências de força aproximadamente igual. (Até o criacionismo "ID" está incluído aqui, ao aceitar as evidências da ancestralidade comum universal)

Não são todos os graus de parentesco possíveis de serem estabelecidos, apenas pode-se afirmar seguramente certas relações, num padrão preciso demais para ser por puro acaso, como seria nos criacionismos tipo-fixistas.

As dúvidas que há no meio científico são justamente as minúcias, como qual seria a explicação neodarwinista (ou por outro mecanismo) ou outra para a evolução de determinada estrutura; não se há ancestralidade comum universal ou não. Graus de parentesco mais preciso entre seres dos quais há parentesco bem estabelecido também podem entrar em questão, mas não há evidências pondo em dúvida a ancestralidade comum universal.

Além disso, não há aceitação plena do neodarwinsmo ou de qualquer outro mecanismo. Onde quer que um mecanismo evolutivo entre em conflito com as "conclusões-premissas", ou "pré-conclusões" criacionistas, ele deverá ser considerado falho.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 25 de Junho de 2005, 16:11:25 »
3. Prevê um DI no lugar de trilhões de coincidencias milagrosas

Eu já pedi para citar em outros tópicos (talvez já tenha feito, mas ainda não vi) quais seriam essas coincidências, porque seriam milagrosas, e como seriam evidência contrária à ancestralidade comum universal.

Em segundo lugar, isso não é previsão, é premissa.
As previsões deveriam servir para verificá-la, testá-la, não ser uma repetição dela.

4. Prevê tambem um EI (enemy) explicando as contradições complexas tanto no mundo biologico, geologico, e moral.

O ad-hoc perfeito!!!  "Resolve" tudo!! :lol:
E onde não houver design inteligente, taí a explicação!!

Todas as observações possíveis são compatíveis com os criacionismos, que são irrefutáveis.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #73 Online: 25 de Junho de 2005, 16:56:53 »

Que  sorte a nossa, viva a evolução! Viva os designios da materia!!!! Como dou graças a ela! Viva Darwin quem nos revelou tal magestosa obra!!! Louvores vamos render  e aos seus profetas, Dawkins, Sagan e Randi.

Sodré, pára de viajar, o que Randi tem a ver com evolução?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!