Autor Tópico: Esterilização obrigatória - quais os impedimentos morais?  (Lida 16594 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Esterilização obrigatória - quais os impedimentos morais?
« Online: 02 de Junho de 2008, 00:26:59 »
Mais 95% [chute] dos filhos não são planejados. Nas classes mais baixas deve de passar dos 99%.
Baseado nisso, qual outra implicação moral, fora a religião, para isso?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Esterilização obrigatória - quais os impedimentos morais?
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2008, 19:17:09 »
Vontade.

Eu não tenho intenção alguma de me tornar esteril.

Você tem? se sim, por que?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2008, 19:18:11 »
Mais 95% [chute] dos filhos não são planejados. Nas classes mais baixas deve de passar dos 99%.

compaixão.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2008, 22:33:44 »
Imagina vc sendo pobre, e alguém te fala: Vou esterilizar você, qual seria sua reação>

1- Ah, Ok, sou pobre então não posso ter um filho
2- Não, sou pobre mas posso me tornar um dia classe média e aí gostaria de ter um filho
3- Sou pobre e quero ter um filho, e o estado não tem nada a ver com isso.

O modelo de estado que defendemos, não intrusivo, não pode ser não intrusivo apenas para os mais bem posicionados, se não passa de liberal para uma oligarquia.

Sem contar questões humanas, os adeptos de um estado liberal tem que pensar em políticas de incentivos que possam fazer com que as coisas se ajustem. Os incentivos para o pobre não ter um filho deve estar consonante com a necessidade do estado de que a (extrema) pobreza não tenha filhos demais.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2008, 22:47:21 »
Absurdo.

Seria o mesmo que dizer: olha aí, gulosos, o mundo está em crise por falta de alimentos, vocês comem demais, então serão todos obrigados a fazer redução de estômago.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2008, 01:39:20 »
Imagina vc sendo pobre, e alguém te fala: Vou esterilizar você, qual seria sua reação>

1- Ah, Ok, sou pobre então não posso ter um filho
2- Não, sou pobre mas posso me tornar um dia classe média e aí gostaria de ter um filho
3- Sou pobre e quero ter um filho, e o estado não tem nada a ver com isso.

O modelo de estado que defendemos, não intrusivo, não pode ser não intrusivo apenas para os mais bem posicionados, se não passa de liberal para uma oligarquia.

Sem contar questões humanas, os adeptos de um estado liberal tem que pensar em políticas de incentivos que possam fazer com que as coisas se ajustem. Os incentivos para o pobre não ter um filho deve estar consonante com a necessidade do estado de que a (extrema) pobreza não tenha filhos demais.
(Quem falou em classe social?)

Como eu falei, chuto que deva estar em menos de 1% a média de filhos planejados, a maioria é por acidente. Será que realmente compensa a liberdade de 1% diante de 99% largando bomba?

Além de tudo uma vascularização é reversível. E uma parcela pequena o qual não é, ainda existe a possibilidade de fazer um procedimento dos espermatozóides direto dos testículos, mesmo sendo mais caro. Devido ao baixo número de indivíduos que planejam ter filhos, não é tão difícil imaginar o estado arcar com os custos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2008, 03:19:01 »
Acho que antes de tal nível de autoritarismo ser realmente necessário/aceitável, se tem medidas bem mais éticas disponíveis, como ONGs promovendo barulhentamente a conscientização sobre planejamento familiar ou até "abstinência" de filhos; fornecimento de métodos contraceptivos mais duradouros (ou mesmo permanentes) voluntários gratuitamente, seja algo de campanha não governamental ou governamental; além de talvez se tirar aquela regra de que tem que ter tido N filhos antes de poder fazer vasectomia num hospital público e ter mais de tantos anos.

Antes de um governo sequer pensar em cogitar devanear sobre talvez promover esterilização em massa num futuro apocalíptico, seria no mínimo decente algo do tipo; e similarmente a sociedade que se preocupa com os problemas relacionados à pobreza e superpopulação ainda tem tempo de recorrer a esse tipo de alternativa bem menos problemática para propor, ou ir pondo em prática no que puder fazer como ONG ou algo do tipo.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2008, 13:19:47 »

"Vamos proibir essas pobres de ter filhos. Afinal, eu mesmo já decidi por elas que elas não querem e que todos os filhos que elas já tiveram não eram desejados. Ainda bem que eu, homem que vive longe dessa miséria, não tenho nada a ver com elas, né?"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2008, 16:25:44 »
Isso sim que seria uma ditadura. Nem o direito animal e natural de replicabilidade genética seria permitido. Seria a castração do gene egoísta  :susto:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2008, 16:31:56 »
"Vamos proibir essas pobres de ter filhos. Afinal, eu mesmo já decidi por elas que elas não querem e que todos os filhos que elas já tiveram não eram desejados. Ainda bem que eu, homem que vive longe dessa miséria, não tenho nada a ver com elas, né?"
Você que está sugerindo classe-social, não eu.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2008, 16:39:33 »
O problema moral da esterilização é o de ser um procedimento fisiológicamente invasivo e que lida com o principal valor social, que é o de família, o da construção de uma família. Seria por muitos a privação de liberdade máxima, sendo que muitos pais dariam suas vidas pela de seus filhos e o desejo de maternidade e de paternidade é muito grande em toda a sociedade.

O ideial é a educação através da importância do planejamento familiar, mostrando que flihos necessitam de investimentos e fazendo assim com que os candidados a pais tomem a melhor decisão. O problema não é nem demográfico, numérico e sim de pessoas sem condições de manter financeiramente uma família terem vários filhos. Ninguem se importaria com o oposto, filhos bem criados e educados e com grades possibilidades de contribuição para a sociedade.

É o velho problema da ecologia humana.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2008, 21:26:36 »
Filhos vem por acidente!
Filhos vem por acidente!
Filhos vem por acidente!
Vascularização é reversível!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2008, 21:31:56 »
Filhos vem por acidente!
Filhos vem por acidente!
Filhos vem por acidente!

Então faça-nos um favor...........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2008, 22:10:57 »
E.C é algo autoritário que vai contra tudo o que eu acredito.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2008, 22:30:43 »
Esterelização é algo por demais sério para se pensar em impor.  Encorajar, adotar voluntariamente, sim, mas nunca impor.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 03 de Junho de 2008, 22:51:19 »
Filhos vem por acidente!
Filhos vem por acidente!
Filhos vem por acidente!

:| Alguns filhos vem por acidente, e sabe, seus 95% é um valor meio fora da realidade.  Até porque, acredite, muitos filhos que parecem ser acidente foram muito bem planejados.

Ao menos pelo que vi até hoje, muitas meninas, tiveram filhos "por acidente" para segurar namorado ou para suprir carência afetiva.  :| Não entrando no mérito da questão se isso foi algo errado ou não, o fato é que o número de crianças que não são de maneira alguma planejadas, eu diria que não chega a 50%.

E, bem, me lembro de ter aprendido aqui no CC que vascularização é um processo na MAIORIA das vezes reversível. Em alguns casos a pessoa fica permanentemente infértil e:

O problema moral da esterilização é o de ser um procedimento fisiológicamente invasivo e que lida com o principal valor social, que é o de família, o da construção de uma família.

:| O risco valeria a pena?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 04 de Junho de 2008, 00:00:09 »
Então faça-nos um favor...........
Não entendi.
Esterelização é algo por demais sério para se pensar em impor.
Não é não, é o que eu tenho dito até agora!!
E.C é algo autoritário
Não é não se o número de pessoas for bem baixo e ainda for uma situação reversível.
Neutral Alguns filhos vem por acidente, e sabe, seus 95% é um valor meio fora da realidade.  Até porque, acredite, muitos filhos que parecem ser acidente foram muito bem planejados.

Ao menos pelo que vi até hoje, muitas meninas, tiveram filhos "por acidente" para segurar namorado ou para suprir carência afetiva.  Neutral Não entrando no mérito da questão se isso foi algo errado ou não, o fato é que o número de crianças que não são de maneira alguma planejadas, eu diria que não chega a 50%.
Mas ainda foi "acidental" para um dos lados. Seja como for, convenhamos, impedimento de golpe da barriga não é o melhor exemplo dos malefícios de uma esterilização, não concorda?
Em alguns casos a pessoa fica permanentemente infértil
Eu já comentei isso no tópico... apesar de um custo elevado (e custo talvez não seja problema com as soluções advinhas da redução populacional).
« Última modificação: 04 de Junho de 2008, 00:02:52 por Ilovefoxes »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 04 de Junho de 2008, 01:31:00 »
Esterelização é algo por demais sério para se pensar em impor.
Não é não, é o que eu tenho dito até agora!!

E com que base você (ou quem quer que seja) se dá o direito para concretamente chegar até alguma outra pessoa e dizer que ela não pode ter (mais) filhos?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2008, 03:07:42 »
La vascularizione eres reversible!!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2008, 05:58:11 »
Vascularização seria vasectomia?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasectomia

Se for, é uma cirurgia _relativamente_ simples e segura. Mas certamente não o suficiente para servir como medida obrigatória: há riscos como em qualquer cirurgia, inclusive o de causar dor crônica.  A reversibilidade também está mais para provável do que para garantida.

Mas essa nem é a questão verdadeira.  Eticamente não se pode impor a outros uma intervenção cirúrgica de esterelização, a não ser que haja uma situação realmente emergencial (e olhe lá!).

E por que não se pode?  Porque ao invadir dessa forma a integridade física do aparelho reprodutor masculino e as escolhas do casal sobre sua vida sexual e planos para o futuro, o Estado (ou outra autoridade) cria insegurança e ressentimento incompatíveis com o contrato social.  Essencialmente, a mensagem que se passa é a de que o cidadão precisa ver o Estado como um inimigo.  Outro motivo, estreitamente relacionado, é a incompetência de quem está de fora para avaliar o que a fertilidade pode efetivamente significar para um homem (ou casal).  Um terceiro motivo, também relacionado, é que ao se dar o poder de decidir quem pode ou não ser fértil, o Estado desencoraja os cidadãos a exercitar essa responsabilidade, o que causa mais dano do que benefício.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2008, 10:29:42 »
O custo social com tratamento psicológico, violência derivada da revolta, instabilidade social e os próprios procedimentos de esterlização / desesterlizaçao em si além de demais sequelas derivadas dessa decisão invasiva hitleriana ofereceriam um balanço fortemente negativo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Junho de 2008, 11:14:57 »
Não digo que esterilização deva ser coisa obrigatória, mas com certeza é uma algo que deveria ser incentivado para evitar um bando de crianças morando sob pontes.

Certa vez eu vi uma reportagem sobre isso, uma mulher morava em um barraco de madeira de uns 10m² com 11 filhos pequenos, sem comida, banheiro ,fogão  ou qualquer coisa do tipo.

Uma conhecida minha que mora bem próxima, tem duas filhas irresponsáveis que  juntas já arrumaram 8 filhos de 8 pais diferentes (A maioria dos pais eram gente que viram uma única vez na vida e conheceram em festas de carnaval, feriados na praia, outros estão mortos ou na cadeia..) e as crianças  passam todo tipo de dificuldade porque as mães são alcoólatras e drogadas desempregadas.

O problema é a mentalidade do "Deixa nascer porque foi Deus que mandou" dos religiosos exploram essa miséria ou a mentalidade do "Se não tiver uma penca de filhos para mostrar para vizinho não vão achar que sou macho".

Acho que em um caso desses até  esterilização obrigatória seria uma opção aceitável.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Junho de 2008, 11:23:04 »
Deve ser complexo classificar esses casos. Quer dizer, uma junta chega e fala: Vamos analisar o grau de responsabilidade dessa pessoa, ou de milhares, ou de milhões  (deve haver em algum momento um critério de pre-seleção para não analisarmos o Brasil inteiro, o que teria 100% de chance de gerar injustiças)

Depois da pre-seleção, os candidatos a esterilização vão ser interrogados por uma junta utilizando a metodologia X, que demorariamos 25 anos para definir, juntando num mesmo balaio religiosos, filosofos, advogados, ONGs, pre-conceituosos, etc..

Existe uma grande diferença em se afirmar: "teoricamente, não gostaria de ver essa mulher ter filhos" E concluir que isso se pode firmar em uma política exequível, viável financeiramente, politicamente e até moralmente.

Alterado o E (tinha ponto)
« Última modificação: 04 de Junho de 2008, 17:11:41 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Rhyan

• Visitante
« Resposta #23 Online: 04 de Junho de 2008, 16:56:23 »
Obrigatória por parte de quem?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Junho de 2008, 17:25:36 »
OK, aguardaremos essa criançada  crescer sem pai ou mãe e na miséria total chegar a idade de se reproduzir e despejar na rua outras crianças que serão geradas na mesma miséria.

Mas ainda prefiro uma esterilização que ver recém nascido jogado no lixo da calçada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!