Autor Tópico: As Ciências Sociais são científicas?  (Lida 24576 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:As Ciências Sociais são científicas?
« Resposta #200 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:39:56 »
E aprender é se prejudicar?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:46:23 »
E aprender é se prejudicar?

Pois é. Também não entendi essa.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #202 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:12:54 »
Se você tiver que gastar anos e anos para aprender algo do qual voce não fará uso prático, contra a sua vontade, sim, é.

E mesmo que não fosse, você está sugerindo que o governo obrige todos a fazerem o que é mais benéfico para eles? Se eu não quero aprender determinadas disciplinas e elas não terão grande impacto em minha vida acadêmica, deveria poder ingressar em uma universidade mesmo assim.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:15:22 »
Se você tiver que gastar anos e anos para aprender algo do qual voce não fará uso prático, contra a sua vontade, sim, é.

E mesmo que não fosse, você está sugerindo que o governo obrige todos a fazerem o que é mais benéfico para eles? Se eu não quero aprender determinadas disciplinas e elas não terão grande impacto em minha vida acadêmica, deveria poder ingressar em uma universidade mesmo assim.

Voce está sugerindo, então, que cada um possa fazer a sua própria grade disciplinar?
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:15:41 »

Vendedor de Power Balance agradece.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #205 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:33:59 »
Voce está sugerindo, então, que cada um possa fazer a sua própria grade disciplinar?

Sim.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #206 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:35:45 »
Claro, porque crianças e adolescentes são conhecidos por fazer otimas escolhas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #207 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:50:19 »
Eles não são capazes de fazer escolhas então devemos escolher por eles?
Uma criança ou adolescente tem plena capacidade para determinar o que lhe interessa mais as disciplinas ensinadas na escola. O ensino Poderia começar abrangendo tudo e ir se especificando mais a cada ano, direcionado as crianças/adolescentes a aprender não apenas aquilo que não apenas lhes interessa mas também será útil no ensino superior.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 24 de Agosto de 2012, 21:26:30 »
Da onde vc tirou que eles fazem boas escolhas?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 25 de Agosto de 2012, 00:58:55 »
Uma criança ou adolescente tem plena capacidade para determinar o que lhe interessa mais as disciplinas ensinadas na escola.
[...]

Voce poderia mostrar dados em uma série histórica que suportem tal afirmação?
Foto USGS

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #210 Online: 25 de Agosto de 2012, 10:13:29 »
A afirmação de que as crianças gostam mais de umas matérias do que de outras e sabem disso?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 25 de Agosto de 2012, 10:26:20 »
Não, de que elas fazem boas escolhas.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #212 Online: 25 de Agosto de 2012, 10:32:51 »
Eu não disse isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 25 de Agosto de 2012, 10:50:02 »
A afirmação de que as crianças gostam mais de umas matérias do que de outras e sabem disso?

Não, de que elas fazem boas escolhas.

Eu não disse isso.

Então explique o que é que voce disse exatamente, porque as suas frases, abaixo reproduzidas, sugerem que 'sim, elas (crianças) fazem boas escolhas'.

Uma criança ou adolescente tem plena capacidade para determinar o que lhe interessa mais as disciplinas ensinadas na escola.
[...]
Foto USGS

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #214 Online: 25 de Agosto de 2012, 11:02:54 »
Eu disse exatamente o que está escrito, que crianças podem determinar o que lhes interessa mais entre as disciplinas da escola, ou seja, podem dizer de qual matéria mais gostam.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #215 Online: 25 de Agosto de 2012, 11:13:36 »
Eu disse exatamente o que está escrito, que crianças podem determinar o que lhes interessa mais entre as disciplinas da escola, ou seja, podem dizer de qual matéria mais gostam.

A questão não é escolher a matéria que ele mais gosta, é decidir com pouca idade que tipo de profissão ele vai ter no futuro. A maioria chega no 3 ano do colegial sem ter idéia de que profissão seguir, imagina no ginásio. E lembre-se, adolescentes são conhecidos pelas escolhas estúpidas que fazem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 28 de Agosto de 2012, 11:01:29 »
Filosofia e Sociologia são completamente inúteis.

Não. Não são.

Novamente, depende de como e o que são ensinados...... Dependendo do método de ensino, podem ser inúteis, úteis e até perigosas.

A inutilidade não é a disciplina em si, mas groselhas que se travestem como tal.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 28 de Agosto de 2012, 16:11:52 »

Você quer mesmo que as crianças cursem apenas as matérias de que gostam?

Eu tenho certeza que isso leva a um mundo em que a figura abaixo seria sinal de progresso:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 29 de Outubro de 2013, 21:54:51 »
↑  "Acham que tomates comuns não têm genes, mas tomates geneticamente modificados têm" :histeria: ....  :'(

Queria que isso fosse d'the onion...

Cientistas dos EUA tendem a exagerar resultados, diz estudo

Uma análise estatística de mais de 1.100 pesquisas sobre genética, hereditariedade e psiquiatria indica que os estudos realizados nos Estados Unidos, ou que têm coautores americanos, tendem a informar efeitos mais contundentes do que os esperados pela média dos trabalhos que investigam os mesmos assuntos, o que sugere que a taxa de sucessos na literatura produzida pelos americanos pode ser exagerada. (Leia mais a respeito disso e de outros assuntos na coluna Telescópio, do Jornal da Unicamp).
Postado por Carlos Orsi

http://carlosorsi.blogspot.com.br/2013/09/cientistas-dos-eua-tendem-exagerar.html

(Não encontrei a matéria referida no link, apenas o estudo original)

US studies may overestimate effect sizes in softer research
Daniele Fanellia,1 and John P. A. Ioannidisb,c,d
Author Affiliations

Edited by Stephen E. Fienberg, Carnegie Mellon University, Pittsburgh, PA, and approved July 19, 2013 (received for review February 14, 2013)

Abstract
Many biases affect scientific research, causing a waste of resources, posing a threat to human health, and hampering scientific progress. These problems are hypothesized to be worsened by lack of consensus on theories and methods, by selective publication processes, and by career systems too heavily oriented toward productivity, such as those adopted in the United States (US). Here, we extracted 1,174 primary outcomes appearing in 82 meta-analyses published in health-related biological and behavioral research sampled from the Web of Science categories Genetics & Heredity and Psychiatry and measured how individual results deviated from the overall summary effect size within their respective meta-analysis. We found that primary studies whose outcome included behavioral parameters were generally more likely to report extreme effects, and those with a corresponding author based in the US were more likely to deviate in the direction predicted by their experimental hypotheses, particularly when their outcome did not include additional biological parameters. Nonbehavioral studies showed no such “US effect” and were subject mainly to sampling variance and small-study effects, which were stronger for non-US countries. Although this latter finding could be interpreted as a publication bias against non-US authors, the US effect observed in behavioral research is unlikely to be generated by editorial biases. Behavioral studies have lower methodological consensus and higher noise, making US researchers potentially more likely to express an underlying propensity to report strong and significant findings.

http://www.pnas.org/content/110/37/15031

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #219 Online: 30 de Outubro de 2013, 14:29:40 »
A Associação Americana de Antropologia (AAA) recentemente fez uma pequena alteração na redação de um de seus documentos principais. Embora pouco extensa, a mudança provocou uma grande repercussão, porque “ciência” foi a principal palavra retirada. Para o público leigo, o assunto chegou na forma de uma reportagem do New York Times, no dia 9 de dezembro, intitulada: “Antropologia é ciência? Declaração aprofunda um conflito”. A “declaração” referida é o plano de intenções de longo prazo da associação. Antes ele dizia que o objetivo da entidade era “promover o avanço da antropologia como a ciência que estuda a humanidade em todos os seus aspectos”. Agora diz que “os propósitos da associação devem ser a promoção do avanço do entendimento público da humanidade em todos os seus aspectos”. Em mais dois pontos do texto a palavra “ciência” foi removida. Ela subsiste, no entanto, em outros documentos importantes da AAA, como sua declaração de princípios.

http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/03/16/antropologia-n%C3%A3o-%C3%A9-ci%C3%AAncia/

Alguns proponentes das Ciências Sociais clássicas (excluo, portanto, as ditas ~ciências sociais aplicadas~) parecem cada vez menos preocupados com uma validação de seus estudos como científicos, em um sentido mais positivista como o de Merton, justamente por serem críticos das próprias noções racionalistas, cartesianas ou iluministas. A aparente reformulação dos paradigmas kuhnianos por Habermas demonstra esse clima intelectual, essa preocupação maior com sua metodologia interna e com suas ferramentas de apreensão da realidade.
O interessante, creio eu, é que muitos teóricos estão mais preocupados com os discursos sobre a ciência (Foucault), desconstrução (Derrida), investigação do capital simbólico e cultural (Bourdieu), visualizar as estruturas da produção científica humana e criticar a tal objetividade científica do que atingir o status de ciência, como almejavam os positivistas.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 09 de Janeiro de 2014, 22:24:20 »
How to be a Nostradumbass
Author: Noah Smith

...or, in case you're me, a "Noahstradumbass".

Here's a quick guide for making easy ("dumbass") predictions that are nearly guaranteed to be borne out by events, thus making you look like a sage. The key is to make non-time-sensitive predictions of things that are very likely to happen at some point in the infinite future.

For example: "The S&P 500 will eventually hit 6,000." OK, sure. Suppose that stock prices are a random walk (or if you prefer, stock returns are a fractional Brownian motion with drift, driven by tempered stable innovations with ARMA-GARCH volatility clustering blah blah blah). Well, the variance of a random walk goes to infinity as you look farther and farther into the future. So if you wait long enough, it's a statistical certainty that someday the S&P will hit 6,000. And your prediction will be "vindicated". But at (almost) any point in time, 6000 is NOT the optimal forecast for the future price of the S&P.

Lots of things in finance are pretty similar to (lognormal) random walks. Exchange rates, stock prices, etc. So you can be a Nostradumbass by making predictions about these things but conveniently leaving out the time frame (e.g. "all fiat currencies go to zero eventually"). Make sure to make up a neat story to "explain" your prediction. If the dollar is at 0.8 euros and you predict that someday it'll go to 0.4 euros, make sure to call a "bubble". Actually, the "bubble" story is an especially handy one, since you can say "No one can predict the timing of a bubble burst, but it has to burst eventually, and the fundamentals point to a true value of 0.4."

(If anyone asks you where you got your prediction, tell them you got it from many years of carefully studying the Human Action Axiom.)

[...]

http://noahpinionblog.blogspot.ae/2013/07/how-to-be-nostradumbass.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!