Outros: O Solano Lopez, Kennedy, José Dirceu, o golpe de 64...
Ah, e antes de você falar que estou fugindo do assunto (de certa forma estou mesmo ). Para mim quando entramos em teorias das cordas, energia escura, etc.. não estamos no que exatamente eu espero de ciência.
Ok!
As cordas e a energia escura não são observáveis, e um dos critérios científicos mais importantes é:
A OBSERVAÇÂO DO FENÔMENO;
Nesse ponto as cordas e a energia escura têm algo em comum com os deuses, a gente não os observa.
Pois é, no caso das ciências sociais (para não misturar os tópicos), não creio que exista um método para fazer um livro de história, e que seja repetitível, reproduzível, elimine ou reduza o risco das interpretações enviesadas... Mas entendo seu ponto.
Já que você acha necessário o fenômeno objeto de estudo deva ser repetível , reproduzível para que a disciplina que o estude seja considerada científica , então:
- O Big Bang não é uma teoria científica (e essa parte da Física também não) , pois não podemos reproduzir o Big Bang ;
-A origem do Sistema Solar não é uma teoria científica(e essa parte da Física também não), pois não podemos reproduzir a origem do Sistema Solar (sequer conhecemos os detalhes) ;
- A origem do Sol não é uma teoria científica (e essa parte da Física também não) , pois não podemos reproduzir a origem do SOL;
-A origem da Terra não é uma teoria científica (e essa parte da Geofísica/Astronomia também não), pois não podemos reproduzir a origem da Terra (sequer conhecemos os detalhes);
-A evolução da fauna cambriana não é uma teoria científica (e essa parte da Biologia/Paleontologia também não) , pois não podemos reproduzir a evolução da fauna cambriana (sequer conhecemos os detalhes);
-A evolução dos dinos não é uma teoria científica (e essa parte da Biologia/Paleontologia também não), pois não podemos reproduzir a evolução dos dinos (sequer conhecemos os detalhes);
-A evolução das aves não é uma teoria científica (e essa parte da Biologia/Paleontologia também não), pois não podemos reproduzir a evolução das aves (sequer conhecemos os detalhes);
-A evolução do homem não é uma teoria científica (e essa parte da Biologia/Paleontologia também não), pois não podemos reproduzir a evolução do homem (sequer conhecemos os detalhes);