Autor Tópico: As Ciências Sociais são científicas?  (Lida 24574 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:As Ciências Sociais são científicas?
« Resposta #150 Online: 12 de Julho de 2012, 21:58:36 »

Na Sociologia você pode duvidar e criticar de toda a estrutura de conhecimentos, até o mais básico. Na Física, você pode criticar e duvidar de qualquer teoria que afirme ser possível viajar no tempo, mas jamais pode duvidar de coisas básicas e óbvias como a gravidade, a eletricidade, o magnetismo, etc.

Desde quando a gravidade é óbvia ?

A gravidade é a força menos compreendida até o momento,  e  até hoje não se conseguiu unificá-la  com as  outras forças.

Sem falar que a TRG  que descreve a gravidade como uma deformação do espaço-tempo, nem de muito longe é algo óbvio.   Ou por acaso todo mundo ( ou quase todo mundo) compreende  e resolve de cara  as equações da TRG ? 

Me parece que você está cometendo um erro muito comum que é confundir o fenômeno realmente  óbvio da queda livre ( que só requer uma imediata percepção) ,   com o complexo fenômeno da  força gravitacional ,  cuja comprensão profunda exige o entendimento de complexas  cadeias de raciocínio e complexas equações da  física-matemática.

.
« Última modificação: 12 de Julho de 2012, 22:03:24 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 14 de Julho de 2012, 08:36:58 »
Não há uma dicotomia entre científico e pseudo-científico.

Ciências sociais não são consideradas ciência, a rigor, por não ser possível aplicar-lhes o método científico: Como se faz uma experiência com ciências sociais? Da mesma forma que matemática não é considerada ciência.

Ciências sociais  são consideradas ciências,  sim,  por muitas pessoas,  e o fato de uma certa quantidade de pessoas não as considerar como ciência não as torna  não ciências.

As ciências sociais utilizam, sim, métodos científicos,  utilizam-se de observações rigorosas, de formulação de hipóteses, e de testes de confrontação destas hipóteses com o que é observado,  utilizam-se e se apóiam-se  em boas  evidências, utilizam raciocínio lógico e rigoroso, utilizam-se de de boas e consistentes teorias,   utilizam-se também de pesquisas e de métodos estatísticos, e na medida do possível também fazem experimentos controlados em laboratórios  ( a psicologia faz, e até a economia faz !) , todas estas formas de obter conhecimento  são formas científicas . 

.
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 14:10:03 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 14 de Julho de 2012, 14:16:48 »
E além de realmente serem ciências, elas são das mais  relevantes, pois conhecer/compreender   o ser humano e sua sociedade  é algo  fundamental  para que possamos aperfeiçoar-nos e aperfeiçoar a vida em sociedade .

Ao meu ver o ser humano e sua sociedade são de longe os objetos de estudo mais  interessantes (e também complexos)   que existem.

.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 14 de Julho de 2012, 14:26:53 »
[...]
Ao meu ver o ser humano e sua sociedade são de longe os objetos de estudo mais  interessantes (e também complexos)   que existem.

A sua opinião é respeitável.

Mas, no meu entender, a Natureza é muito mais interessante. Sob todos os aspectos.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 14 de Julho de 2012, 15:15:38 »
E o ser humano não é parte da Natureza?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 14 de Julho de 2012, 15:49:57 »
E o ser humano não é parte da Natureza?

Voce certamente entendeu o contexto. :)
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 14 de Julho de 2012, 18:11:53 »
[...]

Mas, no meu entender, a Natureza é muito mais interessante. Sob todos os aspectos.

Eu também gosto , e muito, das ciências da natureza , sejam a física, química ou a  biologia , e também das ciências da Terra como a geologia.  Entretanto se eu quiser entender a mim mesmo e as outras pessoas , só estas ciências não bastam , fazem-se  necessárias as ciências humanas: a história , a psicologia,  a economia, a antropologia, a sociologia , as ciências políticas, e outras.

.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #157 Online: 14 de Julho de 2012, 19:01:49 »
[...]

Eu também gosto , e muito, das ciências da natureza , sejam a física, química ou a  biologia , e também das ciências da Terra como a geologia.  Entretanto se eu quiser entender a mim mesmo e as outras pessoas , só estas ciências não bastam , fazem-se  necessárias as ciências humanas: a história , a psicologia,  a economia, a antropologia, a sociologia , as ciências políticas, e outras.
Se você quiser "entender a si mesmo" da forma como se aplica no contexto, ainda te resta o recurso de filosofar, se te apraz. Mas, cientificamente, não é possível "entendermo-nos" da forma como quer, pois não existe ciência neste nível para isso.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 14 de Julho de 2012, 19:12:11 »
[...]

Se você quiser "entender a si mesmo" da forma como se aplica no contexto, ainda te resta o recurso de filosofar, se te apraz. Mas, cientificamente, não é possível "entendermo-nos" da forma como quer, pois não existe ciência neste nível para isso.

Cientista,

A psicologia é perfeitamente aceita e vista como ciência  nas universidades, e isto me basta  ( além do que eu também considero que seja),  portanto se você  acha que não é,  isto não me importa,  e eu  não entrarei em polêmicas  inúteis com você  ou com outros por causa disto.

:ok:

.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #159 Online: 14 de Julho de 2012, 20:09:05 »
Na Sociologia você pode duvidar e criticar de toda a estrutura de conhecimentos, até o mais básico. Na Física, você pode criticar e duvidar de qualquer teoria que afirme ser possível viajar no tempo, mas jamais pode duvidar de coisas básicas e óbvias como a gravidade, a eletricidade, o magnetismo, etc.
Desde quando a gravidade é óbvia ?
A gravidade é óbvia desde quando não se pode discutir se é errado ou não O EFEITO que ocorre ao se atirar alguém de uma janela do 10º andar de um edifício na Terra.

A gravidade é a força menos compreendida até o momento,  e  até hoje não se conseguiu unificá-la  com as  outras forças.
Não vejo como a gravidade seja a "força" (seria melhor ficar só com gravidade mesmo, como fenômeno sem caracterizações extras) menos compreendida, dispondo-se dos melhores, relativamente, recursos analíticos para se lidar com ela. Quanto a uma suposta "possível" unificação, eu inverteria a direção: não se conseguiu criar um contexto teórico de unificação *das* "outras forças" *com* ela.

Me parece que você está cometendo um erro muito comum que é confundir o fenômeno realmente  óbvio da queda livre ( que só requer uma imediata percepção) ,   com o complexo fenômeno da  força gravitacional ,  cuja comprensão profunda exige o entendimento de complexas  cadeias de raciocínio e complexas equações da  física-matemática.
Não se trata de ser "óbvio" (fácil, você quer dizer) ou não para todos ou para a maioria. Trata-se da confiabilidade e da invariabilidade dos resultados. É por isso, inclusive, que economia não é ciência, como você, acertadamente, em outro tópico, pareceu entender. Não é, de fato, nem mesmo pela impossibilidade de fidedignidade realista nesses contextos de "estudo" que nada disso é ciência. O apelo de ciência nessas coisas é o mesmo do religioso qualquer que, ao não ser capaz de obter respostas que deseja, não se conforma com o desconhecimento e inventa um conhecimento artificial para pôr no lugar. Assim criam-se as chamadas ciências sociais. O problema maior nem seria esse em si. O problema mesmo surge quando, como em qualquer religião, os seguidores querem aplicar tal "conhecimento" nas sociedades como se tivessem (o próprio conhecimento e os seguidores) legitimidade científica para isso, que não existe em grau nenhum aí.

Sem falar que a TRG  que descreve a gravidade como uma deformação do espaço-tempo, nem de muito longe é algo óbvio.   Ou por acaso todo mundo ( ou quase todo mundo) compreende  e resolve de cara  as equações da TRG ?
E você acha que a simples aquisição de compreensão e habilidade linguística matemática de manejo das esquações de campo de Einstein tornam óbvia a deformação da trama espaço-temporal, *no sentido exato de obviedade que o contexto aqui determina*? Não. Só dão os resultados. A "obviedade" fica sempre por nossa conta.

Não estrague/interfira (in)justo o que determinei *mais ou menos* como salvador desse tópico.
Não há uma dicotomia entre científico e pseudo-científico.

Ciências sociais não são consideradas ciência, a rigor, por não ser possível aplicar-lhes o método científico: Como se faz uma experiência com ciências sociais? Da mesma forma que matemática não é considerada ciência.
Ciências sociais  são consideradas ciências,  sim,  por muitas pessoas,  e o fato de uma certa quantidade de pessoas não as considerar como ciência não as torna  não ciências.
Ainda não consegui entender de onde sai uma coisas dessas (passei uns dez minutos tentando). É ciência porque muitas pessoas consideram assim? Outras pessoas que não consideram assim não mudam isso? O que, o... "fato"? É um cabo-de-guerra? O lado que vence é o que determina o que é? É, não dá para negar que é assim mesmo. Mas aí some toda aquela linda beleza da sociabilidade humana, sem guerras e matanças por coisas bobas como simples opiniões até...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #160 Online: 14 de Julho de 2012, 20:29:01 »
Sim , as  ciências sociais, são científicas, as ciências sociais  utilizam metódos científicos e são baseadas em evidências. 

Elas  são muitíssimo mais bem fundamentadas do que o senso comum,  entretanto  pela complexidade de seus objetos, elas não tem a mesma capacidade de previsão de uma física ou química.

.
Os objetos de estudo dessa coisa que chamam de ciências sociais são sistemas físico-"químicos"(até quando?). Isso evidencia a parca capacidade de previsão que se pode ter, por meio de física, desses sistemas. Não temos ciência para isso. Esta a simples razão de não existir tal coisa como ciências sociais. É nisso que a LaraAs comquistou minha atenção ao muito criteriosamente bem definir tais tentativas como "pedanteria". É puro pedantismo definir como ciência algo que é de domínio do livre pensamento. Dizer que existe alguma coisa como "ciência do direito", só como exemplo dessas aberrações, é uma escandalosa vergonhosa escancarada manipulação do sistema humano. Dizer o que é melhor ou pior, o que é mais certo ou mais errado, mais bonito ou mais feio, o que deve ou não ser feito, não é atributo de nada que se possa chamar ciência. Por enquanto, para "nós" (vocês, na verdade...), humanos, essas são coisas em relação as quais simplesmente se vive. O pensador científico reconhece que NÃO tem respostas para elas, e não inventa nenhuma. Alguns, para viverem particularmente melhor, querem dominar os outros pelo pensamento, usando um termo -- ciência -- de grande respeitabilidade, adquirido contra, exatamente, tudo isso que, agora, usurpa-se dessa respeitabilidade, com todo o costumeiro imortal camaleônico cretinismo ordinário de sempre.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #161 Online: 14 de Julho de 2012, 20:29:30 »
Francamente, é incoerência demais que você expõe.
Na Física, você pode criticar e duvidar de qualquer teoria que afirme ser possível viajar no tempo, mas jamais pode duvidar de coisas básicas e óbvias como a gravidade, a eletricidade, o magnetismo, etc. São verdades incontestáveis, portanto a Física é uma ciência objetiva, mesmo que na Idade Média os físicos desconhecessem estas verdades, elas sempre existiram, nunca mudaram e nunca mudarão.
O que se entende como "gravidade" e "interação eletromagnética" mudou ao longo do tempo. Podemos manter a mesma palavra, mas nossa visão sobre elas mudaram. Então não acredito que sejam "verdades incontestáveis".

Mas é claro, se alguém testar, seja agora ou daqui a mil anos, que Força da gravidade = mMG/R^2 a baixas velocidades e energias, ou seja, no contexto de fenômenos em que ela foi descoberta, espera-se que o resultado seja o mesmo, e nesse sentido são "resultados objetivos". Mas incorretos, mesmo assim.

No mais, talvez comente mais depois, porque agora tenho que ir dormir.
Podemos duvidar de tudo o que pensamos, mas não podemos duvidar do que realmente existe lá fora (da nossa mente). Então o drama humano é: como saber se o que pensamos que existe, realmente existe?
Você acabou de afirmar que não podemos duvidar do que existe "lá fora" (da mente). Então não tem drama humano nenhum aqui: sabemos que o que "pensamos" existe ou não, aferindo sistemática e constantemente (idealmente, em tempo real -- ainda podemos chegar lá) com o que está fora da mente. Este é o processo empírico. Basicamente, nada que pensamos, sem alimentação empírica, existe. De fato, só "pensamos" a realidade quando ela constrói nossos pensamentos. "Pensar" realidades é a representação delas na máquina cognitiva. A alternativa a isso é a transcendência mágica.

E não podemos descartar a possibilidade de evidências empíricas para isso, claro (deve ser...), embora visse haver uma verdadeira batalha de acúmulo de evidências para tanto, visto que o repertório de evidências de nossa INexistência transcendente já se faz grande demais e sem exceções. Se um artefato altamente imaginário como o boson de Higgs e seu éter e seu mecanismo, por exemplo, um remendo de remendo de remendo, ad hoc ultrasuperposto, produto do mais inveterado pensamento desejoso, puder realmente existir, então, há possibilidade de sermos trancendentes. Mas seria preciso confirmação independente, de outro(s) ponto(s) de vista, uma "triangulação", porque a própria máquina cognitiva tem que ser investigada e analisada em seu processo físico-complexo de geração de pensamentos e teorias, isso em conjunto com análises empíricas dos processos e sistemas físicos com que tal máquina interage, para que se verifique se a mesma não já tinha, de fato, elementos empíricos suficentes para a dedução. É preciso um sistema cognitivo mais amplo, abrangente que o humano para isso.

Descartes nos deu uma resposta completa, partindo do seguinte raciocinio: primeiramente ele duvidou de tudo que sabia, de modo que pudesse ver o mundo de uma perspectiva totalmente nova, vazia de qualquer noção pré-concebida. Dessa forma, ele chegou à primeira conclusão: penso, logo, existo. A partir daí, ele começou a estabelecer verdades sólidas e confiáveis, baseadas na lógica.
Resposta completa????? Duvidou de tudo o que sabia????? Não duvidou! Não duvidou do mais importante: de si mesmo. Não viu o mundo de perspectiva nova coisíssima nenhuma. A crença na alma foi corrente em toda a história e, muito provavelmente, até na pré-história, pelos processos já incorporados que deram surgimento à comunicação do tipo humana, gráfica, que permite deixar registros mais permanentes mas que já se embasava em processos de pensamento linguístico do tipo que gera fantasmas como o "eu". Ele não teve pioneirismo algum nessa "primeira conclusão", ela é automática na máquina humana. Chega mesmo a ser o que poderíamos chamar de covardia, armadilha perversa da natureza (dentro da mesma perspectiva mágica associada a tal ilusão). A máquina humana não tem meio autônomo nenhum de, sequer, considerar a questão. O processo de realimentação empírica do pensamento de algumas aberrações cognitivas humanas (pensadores científicos) foi o que libertou a máquina humana(algumas, claro) desse fantasma.

Descartes tinha um problema terrível diante de si. De fato, muitos foram na onda do absurdo dele (e até ele mesmo!) mas essa declaração axiomática da "primeira das obviedades" ele declarou, como um brado de salvação de si mesmo, exatamente pelo fato de já perceber que não era verdade. Ele entendeu que criaturas vivas não eram mais que máquinas, mas, o homem, ele mesmo, nãããão, isso ele não conseguiu suportar e, num "feito" 'pequeno-estagirítico', disse uma coisa ridícula na qual TODOS que não eram pensadores científicos já acreditavam, mas, na forma de uma sentença de filosofia natural, como o que seria, hoje, algo científico, pareceu muito mais respeitável, ...e novo até! Foi, justamente, por reconhecer que não era verdade que ele declarou! Ninguém mais viu isso? Esse, o conflito de Descartes.

"Verdades sólidas e confiáveis, baseadas em lógica" me foi útil para me divertir bastante. Obrigado.

A lógica é a ferramenta mais confiável que temos para saber o que é real ou não, pois ela sustenta a si mesma. Mas, como toda ferramenta, ela pode ser mal utilizada.
Mas para aprender a usar uma "ferramenta" corretamente é preciso "instrução" (leia-se doutrinação). Ou, por outra, o "aprendizado" de uso é inato, indepedente. De sorte que lógica não serve para nada além do que já está verificado empiricamente. Se se tentar aplicar lógica em pensamentos puros, tal pode ser definido como o "mal uso da ferramenta" (de fato, usar lógica, dessa forma, é mal uso da mente). Então, a ferramenta mais confiável é o processo empírico.

Além do mais, uma coisa que é confiável porque sustenta a si mesma padece de um defeito *lógico* (hahahaha...) que chamam de circularidade. Lógica não serve nem para ela própria.

Para que seja confiável, a lógica deve ser baseada em fundamentos irrefutáveis (como "penso, logo, existo"). Do contrário, podemos criar pseudociência, utilizando a lógica sobre premissas falsas. Por exemplo: partindo da idéia falsa de que extraterrestres abduzem todas as pessoas que hoje estão desaparecidas, eu posso criar uma explicação completa e lógica (em si mesma) sobre este "fenômeno", inclusive explicando por que ainda não conseguimos provar claramente a existência de alienígenas na terra.

A lógica é como uma cola que forma estruturas de conhecimento, mas para estas estruturas serem confiáveis, devem repousar sobre uma base sólida. Essa base são as premissas. E um cético como eu, gosta de questionar tudo com a intenção de fazer a discussão retornar às bases sólidas para, a partir daí, criar novos conhecimentos sólidos e confiáveis.

Mas nada disso invalida o que existe objetivamente "lá fora" da nossa mente, independentemente de sabermos ou não. Esse é o drama humano de "saber se o que sabe é real". Isso é ciência.
Quer dizer que a coisa toda se iniciou na dúvida sistemática de tudo e criou um monstro que, "para ser científico", tem que se basear em fundamentos irrefutáveis?

Em resumo, porque estou escrevendo isso com alguma pressa, a única base sólida que sustenta lógicas funcionais e úteis são produtos empíricos, não premissas. ISSO é ciência.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 15 de Julho de 2012, 07:14:01 »

Não se trata de ser "óbvio" (fácil, você quer dizer) ou não para todos ou para a maioria. Trata-se da confiabilidade e da invariabilidade dos resultados. É por isso, inclusive, que economia não é ciência, como você, acertadamente, em outro tópico, pareceu entender.

Cientista,

Ainda bem que você escreveu  “pareceu entender”  , pois eu considero  que a economia é sim uma ciência ,  só que não é uma ciência  de alta precisão como  a física e a química, e  para confirmar isto basta reler e ver que o máximo que eu fiz foi chamá-la de cienciazinha  de terceira categoria ( ou algo do tipo) , mas eu não afirmei que a economia não era ciência.

.
« Última modificação: 15 de Julho de 2012, 07:16:40 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 15 de Julho de 2012, 07:23:42 »
Sim , as  ciências sociais, são científicas, as ciências sociais  utilizam metódos científicos e são baseadas em evidências. 

Elas  são muitíssimo mais bem fundamentadas do que o senso comum,  entretanto  pela complexidade de seus objetos, elas não tem a mesma capacidade de previsão de uma física ou química. .

Os objetos de estudo dessa coisa que chamam de ciências sociais são sistemas físico-"químicos"(até quando?).

Só digo que  quem  tentar entender as pessoas e a sociedade usando as teorias da física e da química , e desprezando as teorias das ciências sociais, ...

- está perdido ...

- está numa mata  (fechada)  sem cachorro...

- está sem a faca e sem o queijo na mão...

- enfim ,  tá lascado...

.
« Última modificação: 15 de Julho de 2012, 07:41:30 por JJ »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 15 de Julho de 2012, 09:23:13 »
Entre vcs dois, Cientista e JJ, qual a definição de ciências?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 15 de Julho de 2012, 09:46:16 »
Você vai se arrepender de ter perguntado isso... :nao3:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 15 de Julho de 2012, 10:46:06 »

Existem várias definições de ciências, dadas por autores diversos, no momento eu vou apenas citar novamente  algumas das características que   ao meu ver  servem como marcas distintivas/critérios :

..., métodos científicos,  utilizam-se de observações rigorosas, de formulação de hipóteses, e de testes de confrontação destas hipóteses com o que é observado,  utilizam-se e se apóiam-se  em boas  evidências, utilizam raciocínio lógico e rigoroso, utilizam-se de de boas e consistentes teorias,   utilizam-se também de pesquisas e de métodos estatísticos, e na medida do possível também fazem experimentos controlados em laboratórios  ( a psicologia faz, e até a economia faz !) , todas estas formas de obter conhecimento  são formas científicas .

Depois posso colocar aqui uma das definições de um autor,  que acho razoável. Mas será apenas ilustrativa,  há várias que são igualmente razoáveis.

.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #167 Online: 15 de Julho de 2012, 19:34:02 »

Não se trata de ser "óbvio" (fácil, você quer dizer) ou não para todos ou para a maioria. Trata-se da confiabilidade e da invariabilidade dos resultados. É por isso, inclusive, que economia não é ciência, como você, acertadamente, em outro tópico, pareceu entender.

Cientista,

Ainda bem que você escreveu  “pareceu entender”  , pois eu considero  que a economia é sim uma ciência ,  só que não é uma ciência  de alta precisão como  a física e a química, e  para confirmar isto basta reler e ver que o máximo que eu fiz foi chamá-la de cienciazinha  de terceira categoria ( ou algo do tipo) , mas eu não afirmei que a economia não era ciência.
Ciência não é micrômetro para ser de alta precisão. A caracterização fundamental de ciência não está na precisão com que seus produtos ferramentais analíticos podem produzir resultados, está numa sistemática de correspondência com a realidade, sistemática esta só verificada ser obtida por procedimentos sempre empíricos. Volto a repetir: o procedimento empírico é sempre prévio, nunca posterior, A MENOS QUE a mente humana possa transcender sua 'localidade imediada' dentro da realidade, coisa que implicaria em atributos do sistema cognitivo físico que só podem ser, dentro das possibilidades atualmente conhecidas, alegados por postulações mágicas. Se alguém acredita que tal coisa é possível, por mim é livre.

Subcategorizar ramificações de ciência já não é sustentável, muito menos graduações de nível de excelência. Ou algo é ciência ou não é. A ciência de Einstein não torna a de Newton menos ciência nesse sentido;  a ciência de Newton não é uma "cienciazinha de terceira" nem de segunda, comparativamente. Economia não é ciência porque, onde ela é aplicável, como você próprio apresentou evidências lá, os recursos utilizáveis para as análises não foram melhores os dos especialistas, usuários do suposto ferramental científco para tal. Lixeiros fizeram melhores análises. Em escala mais ampla, foram apresentadas evidências de que o que chamam de macroeconomia é algo que, simplesmente, nada permite, nada pode oferecer. Se você pode dispensar cientistas ou versados em ciência, não se trata de ciência a coisa. Só pedantismo, como ficou bem estabecido pelo "magnífico argumento" de um: "então você poderia colocar sua empregada para presidir o banco central?". Uma pobre tentativa de intimidação. Bom... não sei se minha empregada teria pendor para tal, mas alguns lixeiros passaram na prova ...deixando economistas para trás. Neste sentido, meteorologia, por exemplo, não é ciência, é apenas técnica de coleta de dados e de cálculo/simulação, mas fundamentada em ciência. Se você encontrar melhores resultados sistemáticos apresentados por lixeiros/domésticas/... do que por meteorologistas especializados talvez possa descartar a representação científica da meteorologia. Mas é muito difícil porque quem não tem especialização não saberá nem mesmo lidar com os necessários equipamentos. Se meteorologia já é tão fraca em sua eficácia, deixando tanto a desejar que muitos tentam hierarquizá-la em cientificidade, algo sempre absurdo, o que pode-se dizer de economia? Não é ciência e nem se baseia em ciência, porque matemática NÃO é ciência, só o modo como se a usa *pode* ser. E o modo de usá-la em economia não é científico, porque os modelos são constructos arbitrários totalmente irrealistas, baseados em indexações espúrias da realidade. Não se pode analisar os sistemas da produção ao consumo usando uma invenção humana arbitrária e não rigorosa -- dinheiro -- como parâmetro.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #168 Online: 15 de Julho de 2012, 19:52:27 »

Elas  são muitíssimo mais bem fundamentadas do que o senso comum,  entretanto  pela complexidade de seus objetos, elas não tem a mesma capacidade de previsão de uma física ou química. .

Os objetos de estudo dessa coisa que chamam de ciências sociais são sistemas físico-"químicos"(até quando?).

Só digo que  quem  tentar entender as pessoas e a sociedade usando as teorias da física e da química , e desprezando as teorias das ciências sociais, ...

- está perdido ...

- está numa mata  (fechada)  sem cachorro...

- está sem a faca e sem o queijo na mão...

- enfim ,  tá lascado...
Não posso concordar porque, simplesmente, é muito pior que tudo isso. Olhe para suas palavras. Consegue ver a semelhança com um religioso "padrão"? "Se não pudermos contar com ciências sociais..." ("Se não pudermos contar com deus...") Não podemos.

Exatamente

como

eu

DISSE

loguinho mais adiante do trecho que você delimitou na citação, *não temos ciência para isso*. Temos, rigorosamente, NA-DA. Agora, se você quer fugir dessa realidade se refugiando em ilusões, acredite no que quiser (o que sua natureza te determina). Ou reconheça, como *não* fazem os crentes, que você não sabe, que você não tem. Não invente/caia em ilusões.

Entre mim e JJ?????? Como assim???

Quanto a mim, francamente, o que mais faço aqui é dizer do que se trata ciência. Leia aleatoriamente uns 5 posts meus e a probabilidade de encontrar é grande.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 15 de Julho de 2012, 21:26:45 »
Você vai se arrepender de ter perguntado isso... :nao3:
Hum...Agora eu entendi!

:P

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 27 de Julho de 2012, 19:18:43 »
Eu não consigo adquirir conhecimento sobre psicologia através do método cientifico?
Acho que sim, não. Como, por exemplo, Milgram experiment.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 27 de Julho de 2012, 22:34:43 »
Mas também tem o Hawthorne effect que paradoxalmente diz* que o fato de conscientemente se estar sendo "pesquisado" pode alterar seu comportamento, possivlemente até invalidando/dificultando muito as conclusões. Até as próprias ciências sociais refutam as ciências sociais, é uma situação simplesmente deplorável.  :nao3:

* ao menos numa de suas variadas interpretações/descrições

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 27 de Julho de 2012, 22:56:53 »
Eu vi também. Uma das estratégias utilizadas pra tentar engabelar os sujeitos é não dizer o momento do estudo. Eles começam lendo algo, depois jogam algo, depois conversam com alguém, depois fazem cambalhotas e, ao final, dizem pra eles que o estudo era sobre cambalhotas e pedem pra retornar no dia seguinte quando eles tem de repetir tudo novamente. Depois, descobre-se que o estudo era sobre algo que estava na sala enquanto liam algo. Mas não sei se há como inferir o quanto de viés se consegue neutralizar ou diminuir nesses casos.

Buck, tipo, acho melhor/preferível, ao menos para mim/outros não sei, que vc economize nos travessões. Fica ruim/estranho/sem sentido de se ler. :P

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 16 de Agosto de 2012, 09:40:15 »
MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Da folha.com

Minha dúvida é, o que é ensinado em filosofia e sociologia nas escolas? Ambos não poderiam simplesmente render parágrafos das aulas de história?
Nessa lista do MEC eu incluiria Direito para Mobrals. Uma parte mais, deveres, direitos e obrigações. :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!