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A verdade é que a maioria das pessoas não tem interesse em estudar ou até mesmo apenas ouvir sobre dilatação temporal, buracos negros, relatividade, e coisas semelhantes.
A verdade é que a maioria das pessoas não tem condições de entender a maior parte dos conceitos científicos e nem sequer domina uma matemática básica.
Isso não deve ser ensinado no ensino médio, já que 99% dos alunos não vão seguir uma carreira em física e, portanto, nunca mais vão usar esses cálculos. Você não deve ensinar um aluno do ensino médio a calcular a entropia de um buraco negro, isso não faz sentido. Você deveria apresentar pra ele o conceito, explicar o que vem a ser, e tentar faze-lo se interessar pelo assunto. Caso ele se interesse, ele veria os cálculos e tudo mais no curso superior de física.
E não é uma questão de eu achar interessante, é uma questão de o professor tentar fazer com que o aluno se interesse. O exemplo que eu dei acima, sim, foi uma opinião exclusiva minha, mas foi só um exemplo do que eu estava querendo dizer.
Então as pessoas deveriam aprender somente as operações básicas, ler e escrever e conceitos sobre futuros cursos superiores?
Sem entrar no detalhe do currículo escolar, minha ideia é de que o ensino fundamental e médio deveriam servir para, basicamente, dar uma bagagem cultural ao aluno e apresentá-lo a vários conceitos de diversas áreas do conhecimento humano. Mas apenas uma introdução desses assuntos, o suficiente para fazer o aluno entender do que se trata e, se possível, deixá-lo interessado.
É, dadas as devidas diferenças, por favor, como um
home school. Depois de apresentado os conceitos, você teria condições de escolher o que gostaria de estudar, no curso superior.
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Claro que nem todas os assuntos seriam apenas introdução. Aqueles considerados importantes para o crescimento cultural do aluno, continuariam a ser visto mais a fundo. Vou tentar explicar.
Eu sei que talvez vou deixar matemáticos brabos, mas só como um exemplo, não existe absolutamente NENHUM motivo (exceto que cai nos vestibulares, mas isso também seria mudado, óbvio) para se ensinar a fórmula de Báskara para alunos do ensino médio. Se você não está de má vontade com o que estou falando, sabe que 99.9% das pessoas nunca mais usam isso após terminarem o segundo grau. Não tem porquê não deixar isso para ser visto em uma faculdade de engenharia, por exemplo.
Você pode, claro, falar sobre e explicar em que aplicações práticas é utilizada, quem inventou, etc, e tentar fazer com que se interessem, mas não existe nenhum motivo no mundo para que você faça seus alunos decorarem a fórmula à exaustão, em exercícios sem sentido, para 99.9% deles esquecerem assim que terminarem o ensino.
Eu estou de saída agora, e não se se consegui esclarecer a dúvida, mas também é só uma ideia fantasiosa minha de como deveria ser, nada perto da nossa realidade.