Autor Tópico: As Ciências Sociais são científicas?  (Lida 24575 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:As Ciências Sociais são científicas?
« Resposta #175 Online: 16 de Agosto de 2012, 11:55:19 »
Filosofia e Sociologia são completamente inúteis.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #176 Online: 16 de Agosto de 2012, 12:18:27 »

Depende do que se ensina, se fossem explicado conceitos como ética, moral e etc seria interessante.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 16 de Agosto de 2012, 13:32:59 »

Não. Não são.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #178 Online: 16 de Agosto de 2012, 13:50:52 »

Não. Não são.

Novamente, depende de como e o que são ensinados...... Dependendo do método de ensino, podem ser inúteis, úteis e até perigosas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 16 de Agosto de 2012, 16:50:56 »

A utilidade ou inutilidade de alguma coisa é completamente dependente do sujeito, e da situação em que se encontra o sujeito.

Algo pode ser útil para um sujeito A em determinado momento e situação, e completamente inútil para um sujeito B em um  momento e situação semelhantes.

Eu acho espantoso que pessoas não entendam algo tão simples. Será que é necessário dar exemplos ?

.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, 17:01:31 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 16 de Agosto de 2012, 17:00:46 »
Na Sociologia você pode duvidar e criticar de toda a estrutura de conhecimentos, até o mais básico. Na Física, você pode criticar e duvidar de qualquer teoria que afirme ser possível viajar no tempo, mas jamais pode duvidar de coisas básicas e óbvias como a gravidade, a eletricidade, o magnetismo, etc.
Desde quando a gravidade é óbvia ?
A gravidade é óbvia desde quando não se pode discutir se é errado ou não O EFEITO que ocorre ao se atirar alguém de uma janela do 10º andar de um edifício na Terra.

O EFEITO que ocorre ao se atirar alguém de uma janela do 10º andar de um edifício na Terra é um deslocamento do ponto A para o ponto B.  O efeito visível para qualquer pessoa  é mero movimento de um ponto mais alto em relação ao solo para um ponto mais baixo/próximo do solo.

As explicações para as causas deste deslocamento não são nada óbvias, e já foram mudadas pelo menos umas três vezes desde que se começou a pensar nelas.

A atual explicação envolve uma longa cadeia de raciocínio, que de óbvia não tem nada.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 16 de Agosto de 2012, 17:12:24 »

Se para você  filosofia é completamente inútil , então tentar caracterizar o que é um comportamento certo e o que é um comportamento errado, é  para você, algo completamente inútil,  impensável e sem sentido. Deste modo, para ser coerente você jamais deveria sequer tentar julgar, como certo ou errado, o comportamento de qualquer pessoa, pois se o fizesse você estaria  entrando no inútil terreno da Ética.

Mas certamente você é uma pessoa coerente, e jamais tentou caracterizar/julgar  o comportamento de qualquer pessoa como certo ou errado, ok ?

E certamente como a Ética é algo completamente inútil, você  não segue (sequer tenta)  nenhum sistema ético (nem mesmo parcialmente). O seu comportamento é todo pautado pelo seu mero capricho pessoal em cada momento,  correto ?

.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, 17:18:13 por JJ »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 16 de Agosto de 2012, 17:18:19 »

Se para você  filosofia é completamente inútil , então tentar caracterizar o que é um comportamento certo e o que é um comportamento errado, é  para você, algo completamente inútil,  impensável e sem sentido. Deste modo, para ser coerente você jamais deveria sequer tentar julgar, como certo ou errado, o comportamento de qualquer pessoa, pois se o fizesse você estaria  entrando no inútil terreno da Ética.

Mas certamente você é uma pessoa coerente, e jamais tentou caracterizar/julgar  o comportamento de qualquer pessoa como certo ou errado, ok ?

E cerrtamente como a Ética é algo completamente inútil, você  não segue (sequer tenta)  nenhum sistema ético (nem mesmo parcialmente). O seu comportamento é todo pautado pelo seu mero capricho pessoal em cada momento,  correto ?.

Bom, já sei que interpretação de texto continua sendo algo necessário.

Veja bem, nós estamos falando de ser ensinado nas escolas. É completamente inútil ensinar estas duas disciplinas na escola, pois pode parecer absurdo, mas eu consigo julgar/caracterizar comportamento de outras pessoas e também consigo seguir sistemas éticos sem nunca ter tido nenhuma aula de ética ou sociologia.

Bem, talvez eu seja um prodígio.

Não. Não são.

Sim, são sim. São completamente dispensáveis e não necessárias no currículo escolar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 16 de Agosto de 2012, 17:23:09 »

Não. Não são.

Sim, são sim. São completamente dispensáveis e não necessárias no currículo escolar.

Quais são os seus  critérios para caracterizar uma disciplina como indispensável e necessária  no currículo escolar ?

:?:

:?:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 16 de Agosto de 2012, 20:11:27 »

E certamente como a Ética é algo completamente inútil, você  não segue (sequer tenta)  nenhum sistema ético (nem mesmo parcialmente). O seu comportamento é todo pautado pelo seu mero capricho pessoal em cada momento,  correto ?
Pra isso descrito, sobre o certo ou o errado, não é necessário um curso de filosofia. Toda sociedade tem sua moral e o homem é, inclusive, um animal bem moral. Sabemos diferenciar o sofrimento alheio desde sempre, e muitas vezes chamamos isso de injustiça.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, 20:13:35 por _tiago »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 16 de Agosto de 2012, 20:14:42 »
Crianças, no mais alguém poderia me dar uma ideia do que é ensinado das duas disciplinas nas escolas?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 16 de Agosto de 2012, 22:59:47 »
Não. Não são.

Então eu perdi algo porque eu não sabia que a sua objeção era sobre elas serem disciplinas do ensino fundamental e médio.

Ainda assim eu acho que alguns conceitos básicos destas disciplinas são importantes para crianças eadolescentes.
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #187 Online: 16 de Agosto de 2012, 23:13:13 »
Filosofia não é útil? O ensino médio não precisa ensinar o que é útil, ué. O que importa haverem infinitos números primos? Nada. Mas satisfaz nossa curiosidade. O ensino médio não é profissionalizante apenas - ele ensina o básico das disciplinas para que as pessoas tenham contato com a cultura e conhecimento que adquirimos, e entender o mundo que estão e o lugar que ocupam nele.

Filosofia é tão útil quanto matemática em treinar raciocínio, e é uma disciplina interessante de ser ensinada até no ensino fundamental, dada a quantidade de perguntas filosóficas que crianças se fazem.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #188 Online: 16 de Agosto de 2012, 23:32:44 »
Mais alguém além de mim está vendo uma propaganda no post acima, escondida na palavra matemática?
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 17 de Agosto de 2012, 00:08:14 »
Eu acho que todo mundo tá dizendo sim ou não, mas ninguém apresenta motivos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 17 de Agosto de 2012, 01:12:25 »
Não. Não são.

Então eu perdi algo porque eu não sabia que a sua objeção era sobre elas serem disciplinas do ensino fundamental e médio.

Ainda assim eu acho que alguns conceitos básicos destas disciplinas são importantes para crianças eadolescentes.

Foi uma falha totalmente minha. É que estava sendo discutido em outro tópico e eu acabei confundindo e respondendo aqui.

Eu não sabia que Sociologia e Filosofia eram disciplinas obrigatórias (pois na minha época não eram) e quis tecer o comentário de que eram completamente desnecessárias no currículo escolar atual.

Minha opinião é que o currículo atual já está com excesso de conteúdo, na sua maioria inútil, e que não acrescenta em nada à formação dos jovens. Filosofia e Sociologia é um acréscimo inútil, que só está ocupando espaço e deixando o currículo escolar mais extenso e cansativo. Deveria ser feito uma revisão completa das disciplinas e suas matérias, deixando-as mais enxutas, acabando com essa tradição de "decoréba" e oferecendo ao aluno conteúdo úteis e interessantes, fazendo-o se interessar pelo que esta sendo ensinado e, consequentemente, realmente aprender o que o colégio está oferecendo.

Eu dou um exemplo: Você não deveria ensinar em Física, para um aluno do ensino médio, como calcular a dilatação da água quando esta passa de um estado para o outro. Isso não vai interessa-lo, e ele não vai lembrar das fórmulas dois dias depois da prova. Você deveria ensiná-lo sobre o Big Bang, sobre Newton, sobre dilatação temporal, sobre buracos negros, sobre relatividade, etc, coisas realmente interessantes e que o cercam no dia a dia. Claro, você não se aprofundaria muito nos assuntos, mas daria uma pequena noção ao aluno, e se ele realmente se interessasse, ele veria isso mais a fundo na faculdade. Isso é o que nossas escolas deveriam oferecer! Deveriam oferecer cultura e disseminar o interesse de seus alunos para as matérias oferecidas, e não simplesmente incentivar a "decoréba".

Quem sabe um dia.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 22 de Agosto de 2012, 22:03:24 »
Não. Não são.

Foi uma falha totalmente minha. É que estava sendo discutido em outro tópico e eu acabei confundindo e respondendo aqui.

Eu não sabia que Sociologia e Filosofia eram disciplinas obrigatórias (pois na minha época não eram) e quis tecer o comentário de que eram completamente desnecessárias no currículo escolar atual.

Minha opinião é que o currículo atual já está com excesso de conteúdo, na sua maioria inútil, e que não acrescenta em nada à formação dos jovens. Filosofia e Sociologia é um acréscimo inútil, que só está ocupando espaço e deixando o currículo escolar mais extenso e cansativo. Deveria ser feito uma revisão completa das disciplinas e suas matérias, deixando-as mais enxutas, acabando com essa tradição de "decoréba" e oferecendo ao aluno conteúdo úteis e interessantes, fazendo-o se interessar pelo que esta sendo ensinado e, consequentemente, realmente aprender o que o colégio está oferecendo.

Eu dou um exemplo: Você não deveria ensinar em Física, para um aluno do ensino médio, como calcular a dilatação da água quando esta passa de um estado para o outro. Isso não vai interessa-lo, e ele não vai lembrar das fórmulas dois dias depois da prova. Você deveria ensiná-lo sobre o Big Bang, sobre Newton, sobre dilatação temporal, sobre buracos negros, sobre relatividade, etc, coisas realmente interessantes e que o cercam no dia a dia.

Você parece insistir na idéia errada de que o que você acha “realmente interessante” , é interessante para todo mundo,  mas realmente não é, não adianta você acreditar que seja.   

A verdade é que  a maioria das pessoas não tem interesse em estudar ou até mesmo apenas ouvir sobre dilatação temporal,  buracos negros,  relatividade, e coisas semelhantes.   

.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 22:05:29 por JJ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 22 de Agosto de 2012, 22:47:29 »
[...]
A verdade é que  a maioria das pessoas não tem interesse em estudar ou até mesmo apenas ouvir sobre dilatação temporal,  buracos negros,  relatividade, e coisas semelhantes.   

A verdade é que a maioria das pessoas não tem condições de entender a maior parte dos conceitos científicos e nem sequer domina uma matemática básica.

Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 23 de Agosto de 2012, 12:56:05 »
[...]

A verdade é que a maioria das pessoas não tem condições de entender a maior parte dos conceitos científicos e nem sequer domina uma matemática básica.

Isso não deve ser ensinado no ensino médio, já que 99% dos alunos não vão seguir uma carreira em física e, portanto, nunca mais vão usar esses cálculos. Você não deve ensinar um aluno do ensino médio a calcular a entropia de um buraco negro, isso não faz sentido. Você deveria apresentar pra ele o conceito, explicar o que vem a ser, e tentar faze-lo se interessar pelo assunto. Caso ele se interesse, ele veria os cálculos e tudo mais no curso superior de física.

E não é uma questão de eu achar interessante, é uma questão de o professor tentar fazer com que o aluno se interesse. O exemplo que eu dei acima, sim, foi uma opinião exclusiva minha, mas foi só um exemplo do que eu estava querendo dizer.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #194 Online: 23 de Agosto de 2012, 13:14:16 »
[...]

Isso não deve ser ensinado no ensino médio, já que 99% dos alunos não vão seguir uma carreira em física e, portanto, nunca mais vão usar esses cálculos. Você não deve ensinar um aluno do ensino médio a calcular a entropia de um buraco negro, isso não faz sentido. Você deveria apresentar pra ele o conceito, explicar o que vem a ser, e tentar faze-lo se interessar pelo assunto. Caso ele se interesse, ele veria os cálculos e tudo mais no curso superior de física.

E não é uma questão de eu achar interessante, é uma questão de o professor tentar fazer com que o aluno se interesse. O exemplo que eu dei acima, sim, foi uma opinião exclusiva minha, mas foi só um exemplo do que eu estava querendo dizer.

Então as pessoas deveriam aprender somente as operações básicas, ler e escrever e conceitos sobre futuros cursos superiores?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 23 de Agosto de 2012, 14:34:28 »
[...]

Então as pessoas deveriam aprender somente as operações básicas, ler e escrever e conceitos sobre futuros cursos superiores?

Sem entrar no detalhe do currículo escolar, minha ideia é de que o ensino fundamental e médio deveriam servir para, basicamente, dar uma bagagem cultural ao aluno e apresentá-lo a vários conceitos de diversas áreas do conhecimento humano. Mas apenas uma introdução desses assuntos, o suficiente para fazer o aluno entender do que se trata e, se possível, deixá-lo interessado.

É, dadas as devidas diferenças, por favor, como um home school. Depois de apresentado os conceitos, você teria condições de escolher o que gostaria de estudar, no curso superior.

Citação de: tópico citado
Sem educação formal, irmãos ganham prêmios

Fora de escola desde 2006, os jovens estudam em casa apenas os temas que lhes interessam e não pensam em cursar faculdade

Claro que nem todas os assuntos seriam apenas introdução. Aqueles considerados importantes para o crescimento cultural do aluno, continuariam a ser visto mais a fundo. Vou tentar explicar.

Eu sei que talvez vou deixar matemáticos brabos, mas só como um exemplo, não existe absolutamente NENHUM motivo (exceto que cai nos vestibulares, mas isso também seria mudado, óbvio) para se ensinar a fórmula de Báskara para alunos do ensino médio. Se você não está de má vontade com o que estou falando, sabe que 99.9% das pessoas nunca mais usam isso após terminarem o segundo grau. Não tem porquê não deixar isso para ser visto em uma faculdade de engenharia, por exemplo.

Você pode, claro, falar sobre e explicar em que aplicações práticas é utilizada, quem inventou, etc, e tentar fazer com que se interessem, mas não existe nenhum motivo no mundo para que você faça seus alunos decorarem a fórmula à exaustão, em exercícios sem sentido, para 99.9% deles esquecerem assim que terminarem o ensino.

Eu estou de saída agora, e não se se consegui esclarecer a dúvida, mas também é só uma ideia fantasiosa minha de como deveria ser, nada perto da nossa realidade.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #196 Online: 24 de Agosto de 2012, 13:18:57 »
Eu acho que as disciplinas deveriam ser opcionais, com um número mínimo que voce deveria escolher, e os vestibulares só cobrariam as disciplinas relacionadas ao curso. Após ser introduzida a todas as matérias, a criança escolheria aquelas que gosta mais. Se não tivesse certeza, poderia continuar aprendendo todas até que decidisse. Isso não só tornaria o ensino muito mais interessante para os alunos mas também diminuiria drasticamente o tempo necessário para a formação do aluno e sua ingressão no curso superior.

A grade curricular é enorme sendo que a maioria das profissões não vai usar uma pequena fração do que foi ensinado. Obrigar um futuro médico a estudar história não faz o menor sentido, assim como ensinar física a um advogado. Daqui a pouco vão estar ensinado música e culinária nas escolas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #197 Online: 24 de Agosto de 2012, 13:31:12 »
No Japão, na Coréia  e na China se aprende musica e culinária.

O problema de deixar o aluno optar é se ele mudar de idéia sobre qual curso escolher, se ele chega na faculdade de medicina e resolve que prefere engenharia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #198 Online: 24 de Agosto de 2012, 13:33:13 »
Essa idéia de que absorver conhecimento é inutil e só deveriamos aprender o que vamos usar me assusta.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #199 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:31:02 »
No Japão, na Coréia  e na China se aprende musica e culinária.

O problema de deixar o aluno optar é se ele mudar de idéia sobre qual curso escolher, se ele chega na faculdade de medicina e resolve que prefere engenharia.

E por causa desses deve-se prejudicar todos?  E não vejo qual seria o problema nesse caso, ele teria que deixar a faculdade e estudar as outras matérias. Todos teria a opção de estudar tudo, assim se alguém fosse indeciso a ponto de mudar de área completamente teria chances de faze-lo sem perder muito tempo.

Na verdade, esse problema já existe, muitos alunos ingressam em algum curso e o deixam depois de perceber que não é o que eles queriam.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!