Autor Tópico: Olimpíadas 2016  (Lida 45442 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Olimpíadas 2016
« Resposta #550 Online: 23 de Agosto de 2016, 02:23:34 »
Não basta só o vexame e o dinheiro jogado fora a toa? :hein:

Não, o contentamento máximo exige que a daqui seja especialmente desastrosa, e não desastrosa dentro dos padrões típicos de Olimpíadas.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #551 Online: 23 de Agosto de 2016, 04:56:39 »
Geo, no caso da Zica, afinal já estavam aqui há mais de quinze dias.
No caso dos assaltos, não me referia às ocorrências costumeiras no Rio de Janeiro, e sim ao grupo alvo, atletas, dirigentes, familiares, etc. Acho que vc não acompanhou o noticiário; não ficou sabendo do papelão dos nadadores americanos.
As entrevistas e comentários pipocaram pelo mundo, inclusive matéria feita sobre o assunto, nos Estados Unidos, com os americanos escandalizados com aquela farsa.
Na festa de encerramento, à qual o comparecimento não era obrigatório, poucos partiram com o fim de sua competição. O que se viu foi muita gente, mesmo debaixo de chuva, manifestando alegria, descontração e muitos aplausos.

Bom, eu estive lendo alguma coisa que o Washington Pravda e o New York Pravda andaram escrevendo sobre os Jogos.

Em geral aquele discursozinho mal informado e desinformador, superficial, repleto de clichês e preconceitos, que é característico dessa imprensa de terceira quando se debruça sobre o terceiro mundo. Não há porque esperar que o leitor dessas baboseiras se torne mais bem informado sobre o Rio e o Brasil do que o foi sobre as motivações para uma aventura militar criminosa no Iraque ou o real genocídio perpetrado naquele país.

E aquela bobagem sobre o biscoito Globo é um exemplo emblemático disso.

Mas contrariando clichês e expectativas, eu na verdade não sei qual foi a mágica que fizeram,  mas a Lagoa Rodrigo de Freitas nunca esteve tão limpa. A água estava realmente cristalina, parecia piscina.

Na minha cidade há um pequeno clube de vela. Pequeno mesmo. Pequeno em tudo. No clube só há um bar e uma modesta marina, e não chega a ter nem 200 sócios. Conheço bem porque minha família era sócia do clube vizinho, o "Brasileiro", onde eu mesmo, quando criança, tive uma breve experiência com o iatismo. Mas logo nas primeiras regatas com o meu bravo Optimst, velejando com ( contra ) filhos daqueles verdadeiramente lendários iatistas do clube vizinho, já deu pra cair na real: eu não tinha o menor jeito praquilo.

O clube a que me refiro é menos conhecido pelo nome do que pelo apelido. É o 'Sailing', uma verdadeira usina de campeões.

No bar há um sino. Quando alguém do Sailing vence uma competição de expressão eles tocam o velho sino anunciando uma rodada de graça pra todo mundo.

E acredite, este sino já tocou muito.

Os velejadores do Sailing conquistaram, quase que literalmente, incontáveis títulos brasileiros e sulamericanos. Se não me engano são seis ou sete campeonatos europeus e vários campeonatos dos Estados Unidos. E são DEZENAS de campeonatos e vice-campeonatos mundiais, em várias classes. O Sailing conquista medalhas nos Jogos Pan Americanos desde a década de 50, e, nos JOGOS OLÍMPICOS, são simplesmente 15 medalhas!

Sendo a última essa de ouro, agora, conquistada pela dupla Kunze e Martine Grael.

Para se ter uma ideia, em toda a América Latina, apenas 3 países ganharam mais medalhas olímpicas do que o Sailing: México, Cuba e o próprio Brasil.

E não estou com isso, claro, me referindo apenas às medalhas conquistadas pelos iatistas destes países, mas ao total de medalhas em todas as modalidades em todas as olimpíadas disputadas.

E aí você já está se perguntando: "mas o que isto tem a ver?"

Eu explico: talvez você nunca tenha ouvido falar nesse "modesto" clube, mas, no mundo inteiro, no mundo da vela, todos conhecem o Sailing. Se alguém for lá para o outro lado do mundo e mencionar o Sailing para algum velejador australiano, ele com certeza conhece e sabe onde fica.

Além disso a vela é um esporte que tem a particularidade de que, no alto nível, é preciso conhecer profundamente a raia e regime de ventos de onde se vai competir. É por isso que os atletas não chegam na véspera, nem com semanas de antecedência. Eles precisam vir muitos meses antes. É comum, para uma Olimpíada, que os velejadores cheguem vários anos antes dos Jogos e fiquem treinando na raia.

A título de exemplo, na classe 49erFX, na qual Martine ( eleita melhor velejadora do mundo em 2014 ) e Kunze são campeãs mundiais e agora olímpicas, as meninas da Nova Zelândia que ficaram com a prata, já moravam e treinavam no Sailing há quase três anos. E as dinamarquesas que pegaram o bronze já moravam há meses em Niterói e também tinham sua base no Sailing.

O mesmo com as espanholas que ficaram em quarto.

Dezenas ( talvez centenas ) de velejadores de todo o mundo já estavam no Rio de Janeiro há muito tempo, treinando para os Jogos, quando o New York Pravda "informava" a seus leitores sobre os perigos que os iatistas correriam, "quando chegassem", de contrair as mais terríveis doenças contagiosas na super contaminada Baía de Guanabara.

É claro que ninguém está afirmando que a baía é limpa, muito menos despoluída, mas a maior parte do que foi noticiado era extremamente exagerado, para não dizer totalmente falso. Quase tão falso quanto o assalto que sofreu o nadador fanfarrão, uma história fantasiosa que os jornais americanos compraram de pronto.

Os competentes profissionais destes prestigiosos "tablóides" foram incapazes de descobrir que a baía tem 400Km² de área, 16 municípios em seu entorno, e que não é homogeneamente poluída em toda a sua extensão. Existindo inclusive praias que são liberadas para banho quase durante todo o tempo.

Só ontem, em um artigo, ( já não lembro se no NYT ou no Post ), reconheceram que ninguém ficou doente e que realmente não parecia haver este perigo.

Mas deveria mesmo ser muito difícil para um jornalista descobrir aquilo que velejadores do mundo inteiro, incluindo os americanos, sabem: que dinastias de campeões como as famílias Soffiati e Grael vivem e treinam diariamente na raia que seria utilizada nos Jogos e nenhum morreu por causa disso. Nem ainda ficou doente. Nem uma micosezinha sequer.

O mesmo se pode dizer da Zika. Eu imagino o esforço de jornalismo investigativo necessário para se descobrir que as chamadas Olimpíadas de verão, quando realizadas no hemisfério Sul, acontecem na verdade no INVERNO. Justamente quando a incidência do Aedes cai a um mínimo.

Talvez, no Washington Pravda, ninguém tenha tido a ideia de consultar a Secretaria Municipal de Saúde. Poderiam ter se informado ( e informarem ) que em todo o mês de julho foram registrados apenas 249 casos suspeitos de zika em toda a região metropolitana, com mais de 12 milhões de habitantes.

E que, uma semana antes do início das Olimpíadas, houve apenas um único caso de zika!

No mesmo período foram confirmados 36 casos autóctones na Flórida, sendo 5 deles só em Miami Beach.

Ou seja, um gringo de Miami Beach que deixou de vir às Olimpíadas com medo da doença, por estar muito bem informado, correu 5 vezes mais risco de contrair zika na pequena parte da cidade conhecida como Miami Beach do que toda a região metropolitana do Rio de Janeiro.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/08/miami-beach-tem-5-casos-locais-de-zika-confirma-governo-da-florida.html

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #552 Online: 23 de Agosto de 2016, 05:34:08 »
Pedro, belíssimo texto e com informações muito interessantes. :ok: :ok:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #553 Online: 23 de Agosto de 2016, 07:21:54 »
E o nadador americano perdeu todos os patrocinadores, se não  me engano foram mais de 30 milhões  de dólares em contratos.

Precisam registrar o feito no livro dos recordes como a noitada mais cara do mundo.

Se pagasse o estrago no posto de gasolina e fosse dormir já  teriam encerrado o assunto.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #554 Online: 23 de Agosto de 2016, 07:28:37 »
Sou sócio do Rio Yatch Club, o "sailing", só não digo quem sou senão perde a graça. A propósito, o sino está rachado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #555 Online: 23 de Agosto de 2016, 07:32:00 »
Sou sócio do Rio Yatch Club, o "sailing", só não digo quem sou senão perde a graça. A propósito, o sino está rachado.

Pelo jeito tomaram muita birita. :)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #556 Online: 23 de Agosto de 2016, 07:35:19 »
Acho que vou pegar meu chapéu e me retirar. Aqui não é ambiente para pé rapado. :twisted:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #557 Online: 23 de Agosto de 2016, 08:04:11 »
Esse textão do Pedro foi uma das coisas mais ufanistas que eu já vi.

Até o prefeito do Rio admitiu que a lagoa é poluída e que não daria pra limpar a tempo, testes foram feitos na água por médicos brasileiros e agências estrangeiras e mostraram as condições ruins, o Toben e o Lars Grael reclamaram da sujeira, mas o problema é algum jornal gringo escrever que a água está suja.

Enquanto não houver condição para o Brasileiro assumir com responsabilidade o filho feio, não vamos sair do buraco.

Vivemos no Tupiquinistão, não adianta maquiar, a coisa é brava.

Agora, no geral, sobre as Olimpíadas, eu achei que superou muito as expectativas. Tudo foi bastante legal. Talvez só não tenha gostado da cerimônia de encerramento.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #558 Online: 23 de Agosto de 2016, 08:55:26 »
"Eu fui ao Rio muitas vezes e nunca fui assaltado e neste mesmo tempo um primo meu, que mora em New York a 20 anos, foi assaltado uma vez. Logo no Rio não tem bandido ou a violência lá é muito menor que em New York."

Quanto a questão do zika, a explicação dele é algo que beira o inacreditável. Houve milhares ou dezenas de milhares de casos autóctones de zika no Brasil (que continuam surgindo na faixa das centenas), enquanto que em todo o território continental do EUA teve trinta e seis, todos ocorridos (pela reportagem) na Flórida, sendo que cinco em uma área menor que 10km2. E a "conclusão" foi: Viver em Miami é mais perigoso que no Rio, no que tange ao zika.

Nacionalismo pouco é bobagem.
Foto USGS

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #559 Online: 23 de Agosto de 2016, 09:00:22 »
Desculpe, JC, o texto realmente ficou longo e talvez você não tenha prestado atenção, mas eu mesmo disse que a baía é suja e poluída. E não teria nada demais que jornal algum, daqui ou de qualquer outro lugar, fizesse uma matéria sobre o que é fato.

Eu só estou registrando o exagero, o sensacionalismo e distorção ( quase sempre na direção negativa da mídia internacioal, em especial americana ). Como você mesmo disse o próprio Torben reclamou, e com razão, da qualidade da raia.

Mas com toda a certeza, se fosse o esgoto a céu aberto que alguma mídias tentaram fazer parecer
que era, ele não teria deixado a própria filha competir em condição tão insalubres.

Na chegada da regata da vitória, metade do pessoal que você viu pular dentro d´água pra festejar
era gente do Rio Yatch Club. Talvez até o Gigaview estivesse lá, quem sabe... Mas o Torben estava!
Ou esse pessoal é completamente idiota, ou é louco, ou tavez já tenham desenvolvido algum tipo de
resistência contra hepatite. Ou será que são ainda mais "ufanistas" do que eu?

Ou pode ser que  o risco e a insalubridade tenham sido um pouco exagerados, como no final admitiu o próprio NYT?

Eu só estou tentando mostrar que existe uma grande diferença entre alguém tomar banho na praia de Ramos e tomar banho na praia de Icaraí, onde, nesta última, os testes demonstram qualidade da água aceitável para o banho de mar.

Então, entre Ramos e Icaraí, há um amplo leque para se escolher que baía da Guanabara se
quer mostrar.

A realidade da competição não foi nem uma e nem outra, mas escolheram fazer da baía uma
gigantesca praia de Ramos.

Eu não acho que este seja um bom jornalismo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #560 Online: 23 de Agosto de 2016, 09:02:18 »
[...]
Os competentes profissionais destes prestigiosos "tablóides" foram incapazes de descobrir que a baía tem 400Km² de área, 16 municípios em seu entorno, e que não é homogeneamente poluída em toda a sua extensão. Existindo inclusive praias que são liberadas para banho quase durante todo o tempo.
[...]

Isto ocorre com qualquer corpo aquoso em condições similares.

Se a baia estava relativamente "limpa", foi por uma conjuntura favorável das correntes e das marés, que dispersaram os poluentes e ou os carregaram para o oceano Atlântico. Não houve nenhum mérito da população do entorno e muito menos dos políticos locais.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #561 Online: 23 de Agosto de 2016, 09:06:42 »
Desculpe, JC, o texto realmente ficou longo e talvez você não tenha prestado atenção, mas eu mesmo disse que a baía é suja e poluída. E não teria nada demais que jornal algum, daqui ou de qualquer outro lugar, fizesse uma matéria sobre o que é fato.

Eu só estou registrando o exagero, o sensacionalismo e distorção ( quase sempre na direção negativa da mídia internacioal, em especial americana ). Como você mesmo disse o próprio Torben reclamou, e com razão, da qualidade da raia.

Mas com toda a certeza, se fosse o esgoto a céu aberto que alguma mídias tentaram fazer parecer
que era, ele não teria deixado a própria filha competir em condição tão insalubres.

Na chegada da regata da vitória, metade do pessoal que você viu pular dentro d´água pra festejar
era gente do Rio Yatch Club. Talvez até o Gigaview estivesse lá, quem sabe... Mas o Torben estava!
Ou esse pessoal é completamente idiota, ou é louco, ou tavez já tenham desenvolvido algum tipo de
resistência contra hepatite. Ou será que são ainda mais "ufanistas" do que eu?

Ou pode ser que  o risco e a insalubridade tenham sido um pouco exagerados, como no final admitiu o próprio NYT?

Eu só estou tentando mostrar que existe uma grande diferença entre alguém tomar banho na praia de Ramos e tomar banho na praia de Icaraí, onde, nesta última, os testes demonstram qualidade da água aceitável para o banho de mar.

Então, entre Ramos e Icaraí, há um amplo leque para se escolher que baía da Guanabara se
quer mostrar.

A realidade da competição não foi nem uma e nem outra, mas escolheram fazer da baía uma
gigantesca praia de Ramos.

Eu não acho que este seja um bom jornalismo.

É óbvio que houve um mau jornalismo dos tablóides estadunidenses citados por você, ao não informarem aos seus leitores sobre as condições gerais e a varabilidade delas ao longo de toda a baia.

Mas o que me incomoda é que você parece acreditar piamente que os brasileiros tem algo de especial. Não temos. Assim como nenhum outro povo o tem sobre a superfície deste planeta.

Sobre o "se jogar na água". Por conta de uma de minhas atividades (geólogo) eu cansei de ver, por este Brasil afora, pessoas de todas as classes se banhando, nadando ou desenvolvendo atividades (pescar, velejar, surfar) em locais na qual a água estava poluída.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, 09:10:45 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #562 Online: 23 de Agosto de 2016, 09:22:10 »
Pedrão, eu também acho que há preocupação maior em demonstrar o feio mais do que pintar o cenário todo (que eu acredito continuar sendo ruim).

Só não entendo o motivo de se explicitar o ponto sobre a "mídia internacional", quando a daqui também publicou coisas no mesmo tom na maioria das vezes, contando com respaldo técnico e opinião de buteco de habitantes tupiquinistaneses.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #563 Online: 23 de Agosto de 2016, 09:23:43 »
"Eu fui ao Rio muitas vezes e nunca fui assaltado e neste mesmo tempo um primo meu, que mora em New York a 20 anos, foi assaltado uma vez. Logo no Rio não tem bandido ou a violência lá é muito menor que em New York."

Quanto a questão do zika, a explicação dele é algo que beira o inacreditável. Houve milhares ou dezenas de milhares de casos autóctones de zika no Brasil (que continuam surgindo na faixa das centenas), enquanto que em todo o território continental do EUA teve trinta e seis, todos ocorridos (pela reportagem) na Flórida, sendo que cinco em uma área menor que 10km2. E a "conclusão" foi: Viver em Miami é mais perigoso que no Rio, no que tange ao zika.

Nacionalismo pouco é bobagem.

Distorção pouca é que parece bobagem.

O que eu disse, EXATAMENTE, é que a histeria criada em torno do fantasma da zika não tinha nenhum fundamento, sabendo-se ( e sendo muito fácil saber-se ) que os Jogos serão realizados em agosto, quando surtos de zika e dengue seriam bastante improváveis para serem considerados.

E a distorção continua... Todo o território do EUA não é propício para a proliferação desse tipo de mosquito,  portanto não se espere casos de dengue e zika além da Flórida. Sendo que lá os casos estão apenas começando, e por aqui também não começou com 7 mil casos... mas com 5, depois 40, depois 100...

Por fim, a conclusão não é de que, NO MOMENTO, alguém, a médio prazo, tenha mais chances de contrair zika na Flórida do que no Brasil. Mas sim de que esse "nacionalismo" da mídia americana, um tipo especial de nacionalismo ufanista que você parece achar tolerável por alguma razão, usava um duplo padrão para,
por um lado, pintar um quadro histérico de pânico diante de uma quase impossível epidemia de zika no INVERNO carioca, mesmo diante de dados cabais da ocorrência de apenas um caso na semana que antecedeu a abertura dos Jogos, e ao mesmo tempo ter um outro peso e outra medida para os 36 casos
que se registravam no verão da Flórida no mesmo período.

Configurando ali, talvez, o início de uma possível epidemia.

Apenas o que eu não pude deixar de observar, pela ironia da coisa, é que se alguém reside em Miami Beach
e deixou de vir aos Jogos graças a desinformação prestada por uma péssima e tendenciosa mídia, então, por ironia, esta pessoa correu 5 vezes mais risco de contrair zika que toda a população da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Deu para entender agora?

Porque um jornal responsável, decente, deveria se limitar a informar ao seu leitor que surtos de zika e dengue seriam improváveis no período dos jogos. Em com os casos já caindo para 249 já em julho, e apenas um já na semana da abertura, qualquer risco razoável já estava virtualmente afastado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #564 Online: 23 de Agosto de 2016, 09:34:29 »
Não basta só o vexame e o dinheiro jogado fora a toa? :hein:

Não, o contentamento máximo exige que a daqui seja especialmente desastrosa, e não desastrosa dentro dos padrões típicos de Olimpíadas.

Mas podemos considerar que já é assim, já que a necessidade de compensação da síndrome de vira-latas nos levou a nos colocarmos numa situação inerentemente mais desastrosa do que países em melhores condições de sediarem olimpíadas, por terem as outras prioridades muito menos gritantes, em menor gravidade, e com menor necessidade de maquiagem. Podemos então estufar o peito, orgulhosos de que, quaisquer que sejam os números absolutos, estamos certos em nossos corações de que fizemos um desperdíco proporcionalmente mais grave do que qualquer outro antes na história das Olimpíadas, negligenciando aspectos muito mais importantes para o povo. :brasil:

Bem, talvez a China tenha na verdade ficado na frente nesse aspecto. Mas ficar em segundo diante deles ainda é uma honra, já que estão dentre aqueles que temos como nossos mais inspiradores modelos contra aquilo que é ditado pelo imperialismo neoliberal.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #565 Online: 23 de Agosto de 2016, 09:36:46 »
[...]
[...]

Isto ocorre com qualquer corpo aquoso em condições similares.

Se a baia estava relativamente "limpa", foi por uma conjuntura favorável das correntes e das marés, que dispersaram os poluentes e ou os carregaram para o oceano Atlântico. Não houve nenhum mérito da população do entorno e muito menos dos políticos locais.

Não exatamente. Como eu já mencionei antes, o programa de despoluição da baía começou na década de 90; Há cidades, como Niterói, que tratam quase 100% dos seus afluentes. Outras não.

Além, um ponto que felizmente avançou bastante, foi o tratamento dos resíduos industriais.

A baía não é homogeneamente poluída em toda a sua área. Há lugares onde não se pode nem molhar o pé, e outros onde o banho é regularmente liberado, e não tem nada a ver com correntes e marés.

Evidentemente, as condições da áreas escolhidas para as raias olímpicas estavam longe das ideais, e eu não tenho intenção de negar isso. Porém, essas condição eram muito menos desfavoráveis do que a maioria das pessoas, aqui e lá fora, foram levadas a crer.

É claro, se tivessem feito regata na praia de Ramos os gringos iriam voltar todos hepatite e febre bubônica!

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #566 Online: 23 de Agosto de 2016, 10:15:52 »
Bem, talvez a China tenha na verdade ficado na frente nesse aspecto. Mas ficar em segundo diante deles ainda é uma honra, já que estão dentre aqueles que temos como nossos mais inspiradores modelos contra aquilo que é ditado pelo imperialismo neoliberal.

Não sei, já tivemos Londres (parcialmente destruída) em 1948, Cidade do México em 1968 e Atenas em 2004, provavelmente a gente esteja brigando no máximo pela medalha de bronze nessa modalidade.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #567 Online: 23 de Agosto de 2016, 10:31:41 »
Acho que vou pegar meu chapéu e me retirar. Aqui não é ambiente para pé rapado. :twisted:

Começo a entender o motivo de eu ser o único usuário que gosta de Fuscas por aqui.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #568 Online: 23 de Agosto de 2016, 11:47:53 »
Distorção pouca é que parece bobagem.

O que eu disse, EXATAMENTE, é que a histeria criada em torno do fantasma da zika não tinha nenhum fundamento, sabendo-se ( e sendo muito fácil saber-se ) que os Jogos serão realizados em agosto, quando surtos de zika e dengue seriam bastante improváveis para serem considerados.

É claro que tem fundamento, sob a análise de um europeu ou de um estadunidense, ambos acostumados com um padrão médio sanitário e de saúde maior do que o brasileiro, ainda mais se de latititudes mais altas.

O inverno no Rio de Janeiro tem temperaturas muito mais amenas para o zika do que o que predomina na maior parte dos territórios do EUA e da Europa, especialmente na área mais setentrional, como você mesmo observou.

E a distorção continua... Todo o território do EUA não é propício para a proliferação desse tipo de mosquito,  portanto não se espere casos de dengue e zika além da Flórida. Sendo que lá os casos estão apenas começando, e por aqui também não começou com 7 mil casos... mas com 5, depois 40, depois 100...

Toda a parte centro-sudeste do EUA é propícia para desenvolver o mosquito da zika durante o verão do hemisfério setentrional, em especial aquelas áreas alagadas da Louisiana e Tennessee.

Por fim, a conclusão não é de que, NO MOMENTO, alguém, a médio prazo, tenha mais chances de contrair zika na Flórida do que no Brasil. Mas sim de que esse "nacionalismo" da mídia americana, um tipo especial de nacionalismo ufanista que você parece achar tolerável por alguma razão, usava um duplo padrão para, por um lado, pintar um quadro histérico de pânico diante de uma quase impossível epidemia de zika no INVERNO carioca, mesmo diante de dados cabais da ocorrência de apenas um caso na semana que antecedeu a abertura dos Jogos, e ao mesmo tempo ter um outro peso e outra medida para os 36 casos que se registravam no verão da Flórida no mesmo período.

Então você nunca prestou a atenção em minhas postagens, porque EU SEMPRE CRITIQUEI o nacionalismo e o ufanismo dos estadunidenses, ainda que eles tenham muito mais motivos para isto do que os brasileiros.

Depois eu continuo.

A 'radiopatroa' está chamando.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #569 Online: 23 de Agosto de 2016, 12:33:54 »

Eu sempre desconfiei, Sr. Ian Lucas de Bragança e Lins!!!!

<a href="https://www.youtube.com/v/hwBcY-BDeWk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/hwBcY-BDeWk</a>
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #570 Online: 23 de Agosto de 2016, 16:16:54 »
Não confunda Rio Yatch Club com Yacth Club do Rio de Janeiro.

http://rycsailing.com.br
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #571 Online: 23 de Agosto de 2016, 16:36:39 »

Não sei, já tivemos Londres (parcialmente destruída) em 1948, Cidade do México em 1968 e Atenas em 2004, provavelmente a gente esteja brigando no máximo pela medalha de bronze nessa modalidade.
:hein:
Mas será que alguma dessas localidades teve maior pobreza e desigualdade, e maiores esforços de maquiagem desses problemas do que o nosso GRANDE BRASIL??

:brasil:

BraSil com ÉÇE, não com ZÊ, e com MUINTO ORGUNLHO.

(Parece que Londres está fora da competição: "London's 1948 Olympics: the real austerity Games   Despite the air of shabbiness, London 1948 was considered a remarkable success – and made a profit of almost £30,000". Deixaram o LUCRO acima do espírito esportivo e da união dos povos, mesmo logo após uma guerra e um genocídio motivados pela ganância e o racismo capitalistas.)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #572 Online: 23 de Agosto de 2016, 21:41:05 »
É, mas Londres foi quase destruída pela Luftwaffe e pelas V2 de Von Braun na The Battle of Britain e aproveitou isso para incluir a infraestrutura das olimpíadas no orçamento de reconstrução da cidade e promover um sleight of hand olímpico para os americanos esconderem o caso Roswell do mundo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #573 Online: 24 de Agosto de 2016, 16:57:13 »
Geo, o Zika é uma doença sazonal. O fato de haver uma diminuição grande do número de casos no período se deve aos períodos chuvosos. Ele segue o mesmo padrão epidemiológico da Dengue.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #574 Online: 24 de Agosto de 2016, 17:23:08 »
http://riocomsaude.rj.gov.br/Publico/MostrarArquivo.aspx?C=DmjDDb%2BR24E%3D

Verifique você mesmo no diagrama de controle da dengue do Rio de Janeiro, no boletim epidemiológico acima (esse é da 10a. semana epidemiológica, mas pode observar os limites históricos).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!