Existe alguma punição (para militares) por continência respeitosa fora das situações em que ela é exigida?
Punição, não. Mostra apenas que é um mocorongo e leva um esporro (e motivo de piadas...)
Estranho e tosco.
Será essa a recepção dos atletas devido a isso? 
Claro que não. A condescendência também é comum para alguns. O que não torna menos errada a contingência.
Existe só um problema: um recruta que está em treinamento que presta contingência a paisana como poderá ser corrigido pelo sargento? O recruta pode dizer que o sargento Nory, por exemplo, presta contingência a paisana.
O que me lembra uma anedota que ouvi na caserna, que não sei a veracidade. Até há algum tempo não se podia prestar contingência sem cobertura, na época em que eu estava no CM era assim, isso mudou quando um militar prestou contingência ao general ministro do exército de então, nos corredores do forte apache, e o general retribuiu. Só que ele estava sem cobertura. O militar o lembrou que estava sem cobertura e ele não contou conversa: publicou uma portaria modificando os procedimentos da continência, permitindo que se prestar contingência sem cobertura... Com a data do dia anterior ao ocorrido. Como se conta como galhofa: oficial não erra, no máximo se engana. Se ocorreu mesmo ou não, não sei.